eu e minha esposa agora ex. decidimos nos separar e colocamos os papeis no advogado em maio de 2007 para dar inicio na separação agora o juiz deu a sentença mas agora so pegamos a Certidão de casamento com averbação de separação o que eu gostaria de saber é que se ja posso me casar novamente ou preciso ter a Certidão de divorcio?e se preciso quanto tempo preciso esperar para pegar a Certidão de divorcio???? por favor alguem pode me explicar?muito obrigado [email protected]

Respostas

    M

    mateus ad hoc Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 19h09min

    Acho que é melhor levar isso que você chama de averbação pra um advogado ver se é averbação mesmo.

    Se for, tem alguma coisa errada com esse cartório.

    Se não houvesse burocracia, os cartorários (e os advogados) morreriam de fome.

    I

    Isabel/SC Segunda, 26 de agosto de 2013, 21h20min

    Em 2005 meu marido fez a separação consensual da ex-esposa, neste ano resolvemos nos casar, então fiz o pedido da certidão de casamento dele pra que possamos entrar com o pedido de divorcio ( diga-se de passagem que em 2005 meu esposo já nao vivia com ela a 7 anos, mas a advogada fez separação ao invés de entrar com o pedido de divorcio) pois bem, minha duvida é a seguinte:
    Fiz o pedido e a certidão veio sem a averbação da separação, quem deveria ter pedido para averbarem a separação na certidão? A advogada, o Forum, meu marido? O que devemos fazer pra que esta averbação apareça na certidão e assim meu marido possa converter em divorcio?

    Agradeço desde já

    Isabel

    G

    GLC Terça, 27 de agosto de 2013, 10h10min

    O pedido de averbação deve ser feito por seu marido. Para que a averbação seja feita terá que apresentar o Mandado de averbação em cartório, caso não tenha em mãos solicitar no fórum e lavar ao cartório.

    G

    GLC Terça, 27 de agosto de 2013, 10h20min

    Se ele tem contato com a ex-esposa porque não fazer o divórcio direito em cartório, uma vez que se torna mais fácil e mais rápido.

    I

    Isabel/SC Quarta, 28 de agosto de 2013, 17h40min

    Olá, como já faz 7 anos que se separaram e a averbação nao foi feita, ele tbém nao tem mais esse papel com a sentença da separação, será que ele consegue essa carta lá ou vai precisar desarquivar o processo e pra isso ele tem que pegar advogado?

    Obs: A ex fez a separação consensual a 7 anos atras, mas agora nao aceita fazer o divorcio da mesma forma, então ele vai ter que dar entrada no pedido para o Juiz assinar.

    G

    GLC Quarta, 28 de agosto de 2013, 20h24min

    Para fazer a averbação terá que solicitar o mandado a fim de que o cartório faça a Certidão de Separação, em seguida constituir um advogado para requerer o divórcio em juízo.

    I

    Isabel/SC Quinta, 29 de agosto de 2013, 9h24min

    Esse mandado meu esposo mesmo pode pedir ou vai precisar de advogado?

    P.s: Sobre o divorcio entendi que precisa de adv. Obrigado!

    G

    GLC Sexta, 30 de agosto de 2013, 9h04min

    Ele mesmo pode pedir no Fórum, caso não consiga procure um advogado.

    I

    Isabel/SC Sexta, 30 de agosto de 2013, 16h33min

    Obrigado GLC, nos ajudou muito.

    Att

    Isabel

    C

    Claudinha Gab Sexta, 30 de agosto de 2013, 16h57min

    Eu entrei em contato com o meu ex-marido para saber sobre o nosso divórcio, mas ele disse que já estou divorciada, pois ele já foi há uma ano fazer a averbação da certidão, fiquei sem entender, mas liguei para o cartório no qual casamos, a atendende me orientou ir ao fórum onde foi dada a sentença de separação consensual e pedir a averbação de certidão de divórcio, pois já se passaram mais de dois anos que estamos separados, mas eu não tenho como pagar um advogado, pois atualmente não tenho renda, estou desempregada, vivo com um companheiro e que também não poderá me ajudar financeiramente para pagar um advogado, mas queremos também nos casar, o que devo fazer, caso a certidão de divórcio demore muito, posso só fazer a averbação da separação no cartório que sai mais rápido e assim poderemos ter o direito de união estável ou será melhor entrar pela Defensoria Pública do Fórum daqui de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro para averbação para divórcio? Por favor me ajudem e me orientem, pois sou leiga e fico pensando o que será melhor. Agradeço os esclarecimentos que puderem me dar. Ass: Cláudia.

    G

    GLC Sexta, 30 de agosto de 2013, 19h20min

    Claudinha, para ter certeza de que está divorciada, vá ao Fórum para saber se realmente está divorciada, caso esteja divorciada deve pegar o Mandado de Averbação e levá-lo ao cartório do Registro Civil,, caso não tenha sido feito o mesmo, procurar a Defensoria Pública para requerer o Divórcio.
    Mesmo sem o divórcio você já pode fazer a União Estável.

    E

    Erica Ribeiro Sábado, 29 de março de 2014, 23h01min

    Me separei do meu ex marido e fomos a jus, porém ele não me deu a averbação e eu pretendo me casar de novo, só que não tenho contato com ele a 10 anos, não sei onde mora, onde trabalha e não sei como encontrar a pessoa, também não sei em que cartório esta registrado pois só fomos ao fórum, assinei um papel e depois nunca mais vi a pessoa, como eu faço para resolver essa situação?

    G

    GLC Domingo, 30 de março de 2014, 9h48min

    Já procurou o Cartório onde seu casou para verificar se foi feita a Averbação? Caso não não tenha sido feita a averbação deve procurar o forum para adquirir o Mandado de Averbação e lavar para o Cartório para fazer o divórcio.

    C

    Catiana Tavares Segunda, 29 de setembro de 2014, 14h22min

    Olá boa tarde a todos!
    meu pai se separou, ele está precisando da certidão de separação averbada, a quem ele deve recorrer? Precisamos contratar um advogado pago ou do estado? Quanto tempo leva para sair a certidão de separação averbada? Alguém por favor poderia orientar, pois meu pai precisa urgente!

    C

    Catiana Tavares Segunda, 29 de setembro de 2014, 14h37min

    Olá boa tarde! O cartório onde meu pai se casou fica em são Paulo. Entramos em contato com o cartório, pois meu pai agora reside em Poços de Caldas/ mg. Falaram que não necessita que meu pai vá ao cartório, pois poderá fazer o pedido de certidão de separação averbada aqui mesmo. Como devemos proceder, precisaremos de um advogado?

    G

    GLC Segunda, 29 de setembro de 2014, 21h06min

    Catiana, não existe mais separação a ser averbada, mas o divórcio. Se não existiu é necessário que entre com o pedido de divórcio.

    V

    vera Segunda, 13 de outubro de 2014, 14h24min

    o mandado de averbação serve como certidão de divórcio? posso me casar novamente com a averbação se caso não quanto tempo pra pegar? estou com essa averbação desde 2012 .

    F

    Fernanda Freires Quinta, 13 de novembro de 2014, 10h03min

    Quando conheci meu marido ele já era sepado judicialmente... Viemos embora para outro estado e depois de 10 anos tivemos vontade de casar, mas não tínhamos mais contato com a ex... Nos informaram q se ele não fosse casado poderia pegar a certidão de casamento, caso contrário não pegaria. Como pegamos a segunda via da certidão de nascimento e concluímos q ele já estava divorciado e nos casamos no cartório... Agora depois anos a ex dele diz q quer o divórcio pois ela quer casar.. E agora? Ele é casado ou não comigo... Como pode casar novamente e o cartório permitir..

    F

    Fernanda Freires Quinta, 13 de novembro de 2014, 10h10min

    Quando conheci meu marido ele já era sepado judicialmente... Viemos embora para outro estado e depois de 10 anos tivemos vontade de casar, mas não tínhamos mais contato com a ex... Nos informaram q se ele não fosse casado poderia pegar a certidão de casamento, caso contrário não pegaria. Como pegamos a segunda via da certidão de nascimento e concluímos q ele já estava divorciado e nos casamos no cartório... Agora depois anos a ex dele diz q quer o divórcio pois ela quer casar.. E agora? Ele é casado ou não comigo... Como pode casar novamente e o cartório permitir?

    G

    GLC Sexta, 14 de novembro de 2014, 21h16min

    Fernanda, muitas vezes uma pessoa casa em outra cidade e o cartório não comunica ao cartório onde foi registrado para fazer a devida anotação, por isso quando foi tirar uma nova Certidão não constava que o mesmo fosse casado. Daí então ele ainda não foi divorciado e sim separado, é necessário que se faça a Conversão da separação em Divórcio, pois o casamento continua irregular.,