Senhores,

Meu sobrinho é pai de um garoto que nasceu há cerca de 20 dias. A mãe da criança registrou o filho sem constar o nome do pai, por estar sobre influência psicológica materna (avó). A mãe já concorda em incluir o nome do pai no registro. O cartório informou que só por meio judicial. gostaria de saber se é isso mesmo e qual o procedimento. Peço auxílio.

Respostas

    A

    Adrianoseg Segunda, 23 de agosto de 2010, 11h27min

    Caro (a) GLC.
    Foi o que eu quis dizer não emcontrei ninguém, como sou filho unico só eu e minha mãe.
    Mas mesmo com os documentos da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DO INSS que comfirmam que somos dependentes dele não é o suficiénte.
    Não tendo outros parentes acho que não há mais o que fazer.
    Emtão o melhor é desistir e deixar como esta? Passarei lá para informa-lo da situação para que não fique em aberto. As perguntas as vezes parecem que fiz ou estou praticando algum crime.
    Muito obrigado por tudo e um bom dia.

    J

    Joyce Urban Quarta, 01 de setembro de 2010, 21h56min

    Ola gostaria de saber como faco para colocar o sobrenome do meu marido em minha filha pos quando ela nasceu ele estava preso e como naum somos casados tive q registrar somente em meu nome agora ele ja esta solto minha filha tem 8 meses sera demorado ? ou vou ter q entrar com algum processo?

    G

    GLC Quinta, 02 de setembro de 2010, 18h00min

    Prezado Joyce:
    Você e seu companheiro devem procurar o Cartório munidos dos docuimentos (RG e CPF) para fazerem o Reconhecimento de Paternidade.

    G

    gfn Sexta, 03 de setembro de 2010, 14h43min

    Olá!
    Tenho um filho, ele vai fazer 5 meses, o pai registrou a criança, mas ao invés de colocar seu sobrenome, colocou o do pai dele e que ele não tem eu seu nome.
    Não somos casados, ele foi registrar meu filho sozinho..
    Gostaria de saber se o cartório errou aceitando o registro do meu filho com o sobrenome que não é do pai dele e como eu devo fazer para corrigir isso.
    Ele me disse que colocaria o sobrenome do pai dele, mas não disse qual, eu acreditei que ele se referia ao sobrenome que ele carrega e por isso aceitei..

    Desde já, agradeço a atenção de todos

    G

    GLC Sexta, 03 de setembro de 2010, 15h10min

    O Cartório registra a criança da seguinte forma: primeiro vem o sobrenome da mãe e por último o do pai. Caso o seu sobrenome não conste deve procurar o cartório para acrescer o sobrenome, contudo a exclusão de sobrenome a lei não permite a retirada. Como relata o fato para mim é estranho colocar um sobrenome que não tenha nos documentos do pai.
    Entendo que poderá haver uma retificação em cartório para acrescer o sobrenome do pai que não tenha na Certidão. OK

    G

    gfn Sexta, 03 de setembro de 2010, 15h34min

    Então não seria possivel retirar o sobrenome do avô e colocar o do pai?
    Nesse caso, o cartório errou registrando meu filho com um sobrenome que o pai dele não tem??

    G

    gfn Sexta, 03 de setembro de 2010, 15h53min

    Então não seria possivel retirar o sobrenome do avô e colocar o do pai?
    Nesse caso, o cartório errou registrando meu filho com um sobrenome que o pai dele não tem??

    G

    GLC Sexta, 03 de setembro de 2010, 19h01min

    Da forma que explica é possível, explicando minuciosamente que o sobrenome do pai não consta no Registro, pois houve engano. Aconselho a procurar um advogado ou a defensoria pública para tentar excluir o sobrenome e por o sobrenome do pai.
    Boa sorte

    T

    Tiagordj Sábado, 30 de outubro de 2010, 21h31min

    Boa Noite!

    Venho por meio desde e-mail pedir uma informação não sou registrado no nome do meu pai minha avó mãe dele sabe que sou filho dele e minha mãe também e claro. Queria sabe quais são os procedimentos para colocar na minha certidão e ter o seu sobrenome, mas ele faleceu quando tinha nove meses de nascido eu consigo o sobrenome dele?

    Atenciosamente,
    Tiago Rosa

    G

    GLC Sábado, 30 de outubro de 2010, 21h35min

    Requerer em juízo uma investigação de Paternidade com pedido de exame de DNA, devendo ser citados os avós. Para que isso ocorra deve procurar um advogado ou caso não tenha condições procurar a Defensoria Pública.
    Boa sorte.

    J

    Jose Batista Sábado, 02 de agosto de 2014, 7h06min

    Tenho 42 anos, meu pai nao me registrou, e nunca me procurou e nunca me tratou como seu filho. como eu posso fazer para adquirir meus direitos, principalmente o reconhecimento do nome dele nos meus documentos?

    G

    GLC Sábado, 02 de agosto de 2014, 9h42min

    Entrar com uma ação de Investigação de Paternidade com pedido de exame de DNA, após comprovada a paternidade será incluso o nome do genitor, para isso deve procurar um advogado e caso não tenha condições procurar a Defensoria Pública.

    Rafaela Santos

    Rafaela Santos Segunda, 20 de julho de 2015, 14h06min

    O pai da minha filha ja faleco mais eu e mae dele nao comsigo mais nois nao que faz o denia nao eaqola mim ajuda ai

    D

    Débora garbes Segunda, 09 de novembro de 2015, 13h49min

    Oi...meu marido tem uma filha só que ele descobriu ela já tava registrada pelo avô dela..e agora ela já tem 21anos e o avô dela morreu e a mãe dela foi embora pra bem longe e agora meu marido quer registra ela no nome dele como que ele faz? E de demora mto. Será que se avó dele for junto ele consegue registra? Me ajude por favor ele precisa resolve logo

    R

    Raiiana Kariine Segunda, 30 de novembro de 2015, 22h41min

    Registro o meu filho sozinha por birra e agora o pai quer registrar ele. Podemos fazer isso de forma amigável ou precisa fazer DNA? Não queríamos chegar a esse pónto porque demora muito. Essa história dele só precisar fazer uma declaração e mesmo verdadeira? Ou só vamos conseguir se fornos até um juiz e fazer o DNA?

    R

    Roseli Olivereira Segunda, 28 de março de 2016, 14h03min

    Boa tarde!
    Meu filho hoje com 23 anos correu atrás e ja descobriu o pai dele, ja fizeram o DNA ao qual deu positivo, o que te riamos que fazer agora em questão da certidão de nascimento, a inclusão do nome do pai, poderiam me ajudar?

    D

    diego WF Segunda, 18 de abril de 2016, 11h18min

    tenho uma suposta filha registrada no nome de outro homem recém falecido, com poucos meses de nascida eu e ela fizemos o dna que deu positivo porem foi feito em laboratório particular sem o suposto pai saber. gostaria de saber se a mae consegue na justiça o direito de um novo registro e uma pensão para a criança?

    Q

    Quelly Honorato Quinta, 08 de dezembro de 2016, 10h27min

    Bom dia.

    Minha mãe tem 40 anos e é a primogênita da mãe e do pai. Meu avô não a registrou e nunca demonstrou interesse em realizar o registro. Eu estou estudando Direito, estou no 4 período e gostaria de realizar o registro de paternidade para a minha mãe. Ainda não sei como entrar com este tipo de ação, uma vez que meu avô mora em João Pessoa, Paraíba e nós moramos em Goiânia, Goias. E hoje meu avô está com 60 anos e com Alzheimer avançado e não se lembra de mais nada, somente da mãe dele, minha bisavó que ainda é viva. Gostaria de saber como realizar este procedimento, pois meu avó tem um patrimônio significativo e os irmãos paternos da minha mãe não querem que ela participem. Então gostaria de prevenir colocando o nome do meu avó no registro da minha mãe enquanto ele está vivo, pra evitar processos maiores futuros, e também porque sempre foi o desejo de minha mãe ter o nome do pai.

    Camila Lays Victória

    Camila Lays Victória Terça, 13 de dezembro de 2016, 11h31min

    Como fazer para incluir o nome do pai sendo que ele tá em outro estado