INCLUSÃO DO NOME DO PAI NO REGISTRO DE NASCIMENTO
Senhores,
Meu sobrinho é pai de um garoto que nasceu há cerca de 20 dias. A mãe da criança registrou o filho sem constar o nome do pai, por estar sobre influência psicológica materna (avó). A mãe já concorda em incluir o nome do pai no registro. O cartório informou que só por meio judicial. gostaria de saber se é isso mesmo e qual o procedimento. Peço auxílio.
Caro (a) GLC. Foi o que eu quis dizer não emcontrei ninguém, como sou filho unico só eu e minha mãe. Mas mesmo com os documentos da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DO INSS que comfirmam que somos dependentes dele não é o suficiénte. Não tendo outros parentes acho que não há mais o que fazer. Emtão o melhor é desistir e deixar como esta? Passarei lá para informa-lo da situação para que não fique em aberto. As perguntas as vezes parecem que fiz ou estou praticando algum crime. Muito obrigado por tudo e um bom dia.
Olá! Tenho um filho, ele vai fazer 5 meses, o pai registrou a criança, mas ao invés de colocar seu sobrenome, colocou o do pai dele e que ele não tem eu seu nome. Não somos casados, ele foi registrar meu filho sozinho.. Gostaria de saber se o cartório errou aceitando o registro do meu filho com o sobrenome que não é do pai dele e como eu devo fazer para corrigir isso. Ele me disse que colocaria o sobrenome do pai dele, mas não disse qual, eu acreditei que ele se referia ao sobrenome que ele carrega e por isso aceitei..
Desde já, agradeço a atenção de todos
O Cartório registra a criança da seguinte forma: primeiro vem o sobrenome da mãe e por último o do pai. Caso o seu sobrenome não conste deve procurar o cartório para acrescer o sobrenome, contudo a exclusão de sobrenome a lei não permite a retirada. Como relata o fato para mim é estranho colocar um sobrenome que não tenha nos documentos do pai. Entendo que poderá haver uma retificação em cartório para acrescer o sobrenome do pai que não tenha na Certidão. OK
Boa Noite!
Venho por meio desde e-mail pedir uma informação não sou registrado no nome do meu pai minha avó mãe dele sabe que sou filho dele e minha mãe também e claro. Queria sabe quais são os procedimentos para colocar na minha certidão e ter o seu sobrenome, mas ele faleceu quando tinha nove meses de nascido eu consigo o sobrenome dele?
Atenciosamente, Tiago Rosa
Oi...meu marido tem uma filha só que ele descobriu ela já tava registrada pelo avô dela..e agora ela já tem 21anos e o avô dela morreu e a mãe dela foi embora pra bem longe e agora meu marido quer registra ela no nome dele como que ele faz? E de demora mto. Será que se avó dele for junto ele consegue registra? Me ajude por favor ele precisa resolve logo
Registro o meu filho sozinha por birra e agora o pai quer registrar ele. Podemos fazer isso de forma amigável ou precisa fazer DNA? Não queríamos chegar a esse pónto porque demora muito. Essa história dele só precisar fazer uma declaração e mesmo verdadeira? Ou só vamos conseguir se fornos até um juiz e fazer o DNA?
tenho uma suposta filha registrada no nome de outro homem recém falecido, com poucos meses de nascida eu e ela fizemos o dna que deu positivo porem foi feito em laboratório particular sem o suposto pai saber. gostaria de saber se a mae consegue na justiça o direito de um novo registro e uma pensão para a criança?
Bom dia.
Minha mãe tem 40 anos e é a primogênita da mãe e do pai. Meu avô não a registrou e nunca demonstrou interesse em realizar o registro. Eu estou estudando Direito, estou no 4 período e gostaria de realizar o registro de paternidade para a minha mãe. Ainda não sei como entrar com este tipo de ação, uma vez que meu avô mora em João Pessoa, Paraíba e nós moramos em Goiânia, Goias. E hoje meu avô está com 60 anos e com Alzheimer avançado e não se lembra de mais nada, somente da mãe dele, minha bisavó que ainda é viva. Gostaria de saber como realizar este procedimento, pois meu avó tem um patrimônio significativo e os irmãos paternos da minha mãe não querem que ela participem. Então gostaria de prevenir colocando o nome do meu avó no registro da minha mãe enquanto ele está vivo, pra evitar processos maiores futuros, e também porque sempre foi o desejo de minha mãe ter o nome do pai.