Olá, Gostaria de saber se o patrão ou sócio da empresa tem o direito de gritar xingando qualquer um de seus funcionários, pois isso ocorreu comigo, meu chefe gritou e xingou na presença de outro técnico aqui da empresa, devido a finalização de um serviço, pois o mesmo quer que sejam feitas 3 coisas e sempre que estou fazendo uma ele pede para fazer a outra, sendo assim, fica complicado terminar.

Obrigado.

Respostas

    S

    SPF Quinta, 24 de janeiro de 2008, 8h31min

    Não é correto não. Você poderá mover uma ação trabalhista reivindicando danos morais. É muito importante que você "prove por A + B" todo o ocorrido. Mas atenção: não pense em ficar rico com a indenização da ação, pois isto certamente não ocorrerá.

    ?

    Rafael L. da Silva Quinta, 24 de janeiro de 2008, 9h31min

    hehehe, Obrigado Sergio, mas a questão não é nem o dinheiro, é apenas uma lição de moral para ele aprender a lidar com pessoas, pois ele age assim com todos aqui dentro.

    Obrigado pelo esclarecimento

    G

    GLC Quinta, 24 de janeiro de 2008, 10h09min

    Complementando: Pode inclusive pedir a demissão por rescisão indireta, conforme art. 483, alínea b.

  • -1
    J

    josé carnaúba de paiva Quinta, 24 de janeiro de 2008, 14h13min

    Rafael.

    No seu caso, inclusive, cabe a feitura de um boletim de ocorrência na delegacia de polícia, caso esse xingamento contenhas palavras que das quais se denota a intenção de denegrir a sua honra e decoro pessoal, perante os outros funcionários...
    é crime de injúria, capitulado no art. 140 do código penal...

    O mais como bem disseram os colegas acima, tal procedimento nas relações de trabalho, podem ser tidas como "assédio moral" com a intenção de abalar o funcionário psicologicamente e inibi-lo no labor... Portanto, tendo testemunhas cabais disso, é rescisão indereta do contrato de trabalho em face do mesmo, cumulada com reparação de danos de ordem moral, em decorrência do assédio moral enfrentado por vc... Sem culpa... Além do b.O.. Boa sorte paiva.

    V

    valquiria Sexta, 19 de junho de 2015, 21h34min

    fui cobrada na frende dos meus colegas um dinheiro que nao devia ao meu chefe e com maior grosseria e ainda me deu uma escala de trabalho me obrigando eu trabalhar na minha folga.isto é assédio moral?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 19 de junho de 2015, 21h56min

    Ao cobrar ele deixou claro que vc tinha roubado o dinheiro??? Se não o fez, então não é nada, nem assédio moral.

    Ter mudado sua escala pode estar previsto em contrato, portanto, se não avisou em cima da hora do dia de sua folga não há irregularidade.

    C

    Cristiane Anselmo Domingo, 27 de dezembro de 2015, 13h38min

    Trabalho no domingo e o patrao disse que as folga seria segunda ou terça. Desde sábado estou perguntando o dia da minha folga e ninguém me avisou, tive que falta segunda e terça quando fui trabalha na quarta me mandou volta pra casa e disse que eu tava de folga. Isto é correto?

    Patrick Carvalho

    Patrick Carvalho Quinta, 17 de março de 2016, 7h02min

    E se o patrão mi xingar pelo celular?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 17 de março de 2016, 10h06min

    Ele iria xingar por qual motivo?? Do nada??

    Patrick Carvalho

    Patrick Carvalho Sexta, 18 de março de 2016, 19h00min

    Tipo eu trabalho de segunda a sexta ai eu ñ quiz trabalhar no sábadoai ele ficou mi xingando

    R

    Rafael F Solano Sexta, 18 de março de 2016, 21h31min

    Vc nunca trabalhava aos sábados, o contrato (fisico ou verbal) estabelecia a jornada semanal em apenas 5 dias, de segunda a sexta. Cetto? Então vc foi convocado a trabalhar no sábado, e vc não quis ir, é isso??

    Ele explicou o motivo de lhe convocar para o sábado?? Havia alguma emergência que a empresa teria de atender?? O que vc disse a ele quando foi convocado?? Que xingamento ele usou com vc??

    Tudo isso vai estabelecer se há caso ou não de assédio moral.

    Albéres Queiroz

    Albéres Queiroz Terça, 22 de março de 2016, 15h59min

    Trabalho em uma loja, onde minha carteira esta assinada como vendedor, fui colocado para fazer cotações e ficar responsável pro notas fiscais, minha carteira não foi alterada, hoje e outros dias ocorreu o fato de ter 4 vendedor juntado comigo, um viajou, outro saiu pra resolver questão de medica e outro bancário, eu fiquei na loja sozinho responsável por tudo, estávamos com um problema na contadora onde o programador teria que ajeitar o programa fiscal, como sou responsável ele ligou pra mim para fazer todo o processo, o dono da loja ao chegar a loja me cobrou um envio de uns documentos, eu estava impossibilitado de enviar pq estava só atendendo e quando não aparecia cliente voltava pra aprender com o técnico o necessário, aprender a montar um relatório que exigido todo mês, o dono ao chegar na loja mandou, eu largar tudo e enviar o documento, falando que não era necessário e começou a gritar na frente de meus amigos de trabalho que chegou no mesmo momento, então me senti constrangido e comecei a gravar e isto não foi a primeira vez, outra vez ficou me gritando mandando eu ir embora que eu não fazia nada e sempre me ameça dizendo que vai colocar outra pessoa no meu lugar. Quais são meus direitos ? Obs: ainda trabalho na loja.

    Adri Anholete Neves

    Adri Anholete Neves Terça, 27 de setembro de 2016, 8h17min

    Meu patrão me chamou de desgraçada na frente de outra funcionaria, fiquei tao abalada que pedi conta, só que eles me obrigaram a escrever uma carta de demissão e ate agira não me entregaram minha carteira, isso tem 5dias ate hj o que eu faço

    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de setembro de 2016, 17h48min

    Ele te xingou do nada?!!!!!!!!

    F

    Fernando Jrc Sexta, 30 de setembro de 2016, 23h20min

    meu patrão foi a minha casa fora do horário de expediente e perturbou minha mãe. Não contente com isso, encontrou comigo na rua e gritou comigo por um trabalho que foi negligenciado por outro funcionário e que foi solicitado a minha ajuda (comprovada por mensagem). Não contente com a humilhação que me fez passar na rua, ainda mandou dois dias depois uma advertência por escrito dizendo que eu estava sendo insubordinado porque eu tentei ajudar o outro funcionário e, segundo ele não comuniquei ninguém. o que eu faço?

    F

    Fernando Jrc Sexta, 30 de setembro de 2016, 23h23min

    além disso. nesse dia que ele gritou comigo, me xingou de incompetente na rua com várias testemunhas me constrangendo e depreciando em relação a um trabalho que nem estava comigo. Ele pode fazer isso? Pode me dar uma advertência além disso?

    D

    Desconhecido Sexta, 30 de setembro de 2016, 23h39min

    Cara mova uma ação contra ele por perseguição, assedio moral , abuso de autoridade, exposição publica.

    Após isso peça uma rescisão indireta, aguarde o processo além disso abra um B.O fala que está com medo só pra ele ficar mais doido

    Rafael Alberto

    Rafael Alberto Terça, 11 de outubro de 2016, 11h55min

    Como fazer quando o patrao grita com vc na rua ???

    F

    Fran wiamazaki Terça, 08 de novembro de 2016, 22h25min

    O meu caso é o seguinte, trabalho com vendas de casa em cãs mas trabalho so pra fora viajando cada dia em uma cidade, quando entrei eu recebia o salário normal com o tempo meu patrão mudo para comissão o problema é que vc vende e tira uma porcentagem e recebe outra além funcionários inclusive eu de tanto desconto recebo por mês 200 e ja cheguei cheguei receber 100 reais de salário da empresa, so que assinamos o olerite como se tivéssemos recebendo aque salário fora quando não vou receber e a secretaria grita te trata mal como dizendo q a empresa não é obrigado a segurar um funcionário que não tira salário e trabalho mais de 10 hrs por dia e não recebo hora extra e nos sabado trabalho como se fosse um dia normal da semana e não recebo mas passo a digital de manhã e proibiram de passar a hr que chegamos do serviço fora q os vendedores tem que levar marmita da a casa pra comer não temos vale alimentação e nem horio de almoço se azedar a marmita vc fica sem comer o dia todos as vezes viajamos 2 hrs até chegar a cidade aonde vamos trabalhar. .

    Aline Jesus

    Aline Jesus Terça, 07 de fevereiro de 2017, 14h14min Editado

    como que fasso pra sai do meu trabalho sem pedir conta.fui muito perseguida la.so que to na estabilidade de 180 dias pois tava de licença maternidade tem como eu pedir uma resizao de contrato ? a e antes de sai de licença maternidade eu trabalhava na cozinha do hotel mas foi terserizada agora to trabalhando como camareira.a chefe das camareira alem de grita mi disse q nao mi queria la foi a gerente q mando eu ir pra aquele setor porq nao tinha minha funçao no hotel mais. e que ela nao era obrigada a mi engoli a chefe falo q no setor dela eu nao vo ficar e q vo ficar sentada na portaria ate termina minha estabilidade. fui levar a declaraçao pra justifica minha falta ela mi chingo na frente das outras camareiras falando q nao ia mi ingulir q ela nao era obrigada q nao tava nem ai pra ploblema meu q era pra min pedir conta porq sinao eu ia fica sen setor pra trabalhar porq no dela nao ia ficar.meu nenem tem tres meses como uma cuidadora vai levar meu filho no medico se toma conta de mais crianças.