Por favor, preciso de esclarecimento sobre o assunto. Moramos com minha mãe que é viúva e temos um imóvel sem a escritura. O único documento que temos é o contrato de compra e venda, onde o imóvel está devidamente quitado. Como devemos proceder pra que minha mãe adquira a escritura? Muito obrigado, DEUS abençoe pela ajuda, Fernando.

Respostas

    P

    PAULO DE FREITAS FRANÇA Domingo, 17 de abril de 2011, 0h19min

    Ao:
    Edson Castilho
    Consulte pessoalmente um Advogado. A sua saída aparente é ação de usucapião, mas tem muitos requisitos a serem preenchidos.

    R

    RDS Quarta, 20 de abril de 2011, 15h32min

    Boa tarde!
    Tenho um contrato de compra e venda e o recibo de quitação da minha casa. O imóvel estava em inventário que já terminou. A pessoa que o vendeu (1º) para a pessoa que comprou (2º) e me revendeu (3º) não quer passar a procuração para que eu possa registrar o imóvel e a pessoa que revendeu sumiu. Gostaria de saber como faço para registrar. Moro no loval há 11 anos?
    Gostaria de saber também se existe escritura gratuita para maiores de 60 anos. Moro no Rio de Janeiro.

    Att.

    Rosa da Silva

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 20 de abril de 2011, 18h24min

    Só através do processo do usucapião considerando o breve e pobre relato. Sem gratuidade para escritura.

    S

    Sra Smith Sábado, 25 de fevereiro de 2012, 11h29min

    Boa tarde!
    Moro numa casa há 9 anos. Mesmo sabendo que o imóvel não possuía escritura, comprei-o e o paguei em 4 anos. Tenho apenas o contrato de compra e venda e as promissórias devidamente pagas. Ocorre que a pessoa que me vendeu tal imóvel, é advogada e "diz" ter entrado com um processo de usucapião. Porém já faz exatos 8 anos e até agora nada. Essa advogada sumiu, nunca mais consegui contato com ela. Pra completar, desde o ano passado começou a vir cobrança de IPTU incluindo o terreno do meu vizinho, como de fossem um terreno só... Me deem uma luz, por favor! Como devo agir para regularizar a situação?

    Grata :)

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 25 de fevereiro de 2012, 14h39min

    Deve pessoalmente consultar um advogado de sua confiança apresentando toda documentação.

    A

    Aristocrata Segunda, 11 de junho de 2012, 6h54min

    Ola douto antonio td bem?

    veja so seguinte casos!

    1- A prefeitura pode me regulariza em uma posse em terrenos dela ?
    a mais de 20 anos? tenho termo da prefeitura doando o dito terreno a mais de
    20 anos... tenho IPTU a td pago e regularizado so nao tenho o registro do imovel ai eu queria saber se ela pode me regulariza no dito imovel?

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 11 de junho de 2012, 14h13min

    Boa tarde!!!

    Pode regularizar o terreno, uma vez que existe um termo de doação.

    Boa sorte.

    S

    sabatina Domingo, 21 de setembro de 2014, 22h47min

    Sr.Antonio como faço para dar entrada na partilha de bens em vida?

    L

    Leila Oliveira Terça, 20 de outubro de 2015, 18h45min

    ola boa noite comprei um lote não terminei de paga lo mais já esta em meu nome perdi a primeira via na chuva como faço para adquirir a segunda via pois foi feita pela imobiliária tenho que pagar
    como ja esta no meu nome posso passar diretamente o ipt sem precisar do antigo dono que ja e falecido obrigada