obtenção de escritura de imoveis

Há 18 anos ·
Link

Por favor, preciso de esclarecimento sobre o assunto. Moramos com minha mãe que é viúva e temos um imóvel sem a escritura. O único documento que temos é o contrato de compra e venda, onde o imóvel está devidamente quitado. Como devemos proceder pra que minha mãe adquira a escritura? Muito obrigado, DEUS abençoe pela ajuda, Fernando.

69 Respostas
página 4 de 4
PAULO DE FREITAS FRANÇA
Há 15 anos ·
Link

Ao: Edson Castilho Consulte pessoalmente um Advogado. A sua saída aparente é ação de usucapião, mas tem muitos requisitos a serem preenchidos.

RDS
Há 15 anos ·
Link

Boa tarde! Tenho um contrato de compra e venda e o recibo de quitação da minha casa. O imóvel estava em inventário que já terminou. A pessoa que o vendeu (1º) para a pessoa que comprou (2º) e me revendeu (3º) não quer passar a procuração para que eu possa registrar o imóvel e a pessoa que revendeu sumiu. Gostaria de saber como faço para registrar. Moro no loval há 11 anos? Gostaria de saber também se existe escritura gratuita para maiores de 60 anos. Moro no Rio de Janeiro.

Att.

Rosa da Silva

Adv. Antonio Gomes
Há 15 anos ·
Link

Só através do processo do usucapião considerando o breve e pobre relato. Sem gratuidade para escritura.

Sra Smith
Há 14 anos ·
Link

Boa tarde! Moro numa casa há 9 anos. Mesmo sabendo que o imóvel não possuía escritura, comprei-o e o paguei em 4 anos. Tenho apenas o contrato de compra e venda e as promissórias devidamente pagas. Ocorre que a pessoa que me vendeu tal imóvel, é advogada e "diz" ter entrado com um processo de usucapião. Porém já faz exatos 8 anos e até agora nada. Essa advogada sumiu, nunca mais consegui contato com ela. Pra completar, desde o ano passado começou a vir cobrança de IPTU incluindo o terreno do meu vizinho, como de fossem um terreno só... Me deem uma luz, por favor! Como devo agir para regularizar a situação?

Grata :)

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Deve pessoalmente consultar um advogado de sua confiança apresentando toda documentação.

Aristocrata
Há 13 anos ·
Link

Ola douto antonio td bem?

veja so seguinte casos!

1- A prefeitura pode me regulariza em uma posse em terrenos dela ? a mais de 20 anos? tenho termo da prefeitura doando o dito terreno a mais de 20 anos... tenho IPTU a td pago e regularizado so nao tenho o registro do imovel ai eu queria saber se ela pode me regulariza no dito imovel?

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde!!!

Pode regularizar o terreno, uma vez que existe um termo de doação.

Boa sorte.

sabatina
Há 11 anos ·
Link

Sr.Antonio como faço para dar entrada na partilha de bens em vida?

Leila Oliveira
Há 10 anos ·
Link

ola boa noite comprei um lote não terminei de paga lo mais já esta em meu nome perdi a primeira via na chuva como faço para adquirir a segunda via pois foi feita pela imobiliária tenho que pagar como ja esta no meu nome posso passar diretamente o ipt sem precisar do antigo dono que ja e falecido obrigada

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos