PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS

Há 18 anos ·
Link

È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

6079 Respostas
página 10 de 304
DIEGO MARTINES
Há 17 anos ·
Link

SO PARA LEMBRAR AOS PERITOS DO INSS E A DRA. CLAUDIA

JURAMENTO DE HIPÓCRATES

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Hipócrates

livia_1
Há 17 anos ·
Link

Diego martines

boa lembrança!!!!!!

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

Dra Claudia,

tá feia a coisa...

com os indeferimentos contínuos, tentam de toda forma forma nos jogar nas mãos de ex-funcionários do INSS, os quais trabalham para dar um jeitinho a troco do primeiro pagamento, ou quando não, um percentual sobre os atrasados, quem será que esta por traz disso tudo???

OPERAÇÕES DA PF PRENDEM DEZENAS DE PESSOAS POR FRAUDE À PREVIDÊNCIA

Operações da PF, para verificar só puxar na Internet

Cácere – PB Carone – PA Falsário – SP Flagelo – PA/MA Hemostasia – MG Higia – MA Iceberg – SC Mercado Negro – RJ Prevlider – MA/GO Sentença – MA Vila Balária – RN

Total de envolvidos 193 Aliciadores mais de 57 Funcionários do INSS mais de 28 Peritos do INSS mais de 8 Médicos particulares mais de 9 Advogados mais de 4

Não se preocupe, já mandei minha parte pro MP, tem 4 peritos e uma funcionária...

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

IMORAL Para falar conosco aqui , voce deve limpar sua boca com papel higienico, antes de começar. Pois não interessa a mim quem voce seja, pelas suas palavras esta procurando encrenca , e se for homen suficiente deve pedir desculpas a todos nós, se não sai do outro lado da tela , e como nos velhos tempos marque um lugar , que voce ja arrumou um adversario , mesmo doente eu quebro os seus dentes todos , para parar de falar m.... pois voce sim deve ser de quadrilha , ocultando-se atraz deste forum , e esta gente a quem voce se refere , são pesoas humildes correndo atraz de seus direitos honestamente . e outra se tiver algum salafrario pode começar a limpar ai de dentro do inss, e só para terminar contigo , é só marcar o lugar que mostrarei para voce quem é o bandido!!!!!! o desqualificado é voce ?????

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

O Claudia , só mais uma coisa , tenho amigos que sõa médicos formados e competentes , que sairam fora do inss , por não concordar com esta sujeira que voces aceitaram junto com o marinho e o marco antonio , Que que eu te falo quanto voces ganham , para praticar essa sujeiraiada toda ?

Cobucci
Há 17 anos ·
Link

Senhores: O INSS agora mudou sua função social. O segurados não podem mais se encostar no INSS, como disse este puxa- saco acima. Agora quem encosta no INSS, são estes puxa- sacos destes perítos, que estão aproveitando este belo cabide de emprêgo. Quem está mamando nas tetas do INSS, agora não são os segurados e sim estes páus mandados destes perítos.

DIEGO MARTINES
Há 17 anos ·
Link
  • Bom dia! Em primeiro lugar gostaria de dizer que este site foi criado para ajudar as pessoas a tirarem suas duvidas em relação ao descaso do INSS, julgar aqui sem provas quem esta mentindo ou falando a verdade sobre seu problema (doença) não leva a nada, este fórum interessa somente aqueles que foram lesados pelo INSS e aqueles que têm competência (advogados, procuradores, etc.) pessoas que entendam de leis e possam aqui esclarecer as duvidas e indicar o que deve ser feito nos devidos casos, eu concordo em um ponto com o Sr. Moral onde ele diz que não a nada mais gratificante que o trabalho, só que isso não da a ele o direito de julgar as pessoas que aqui estão atrás de ajuda, à fraude deve ser combatida sim no âmbito da lei tanto para os peritos corruptos quanto aos que se dizem doentes sem os mesmos estarem através de atestados comprados, então, por favor, quem não quiser ajudar a estas pessoas que não participe do fórum! Qual o brasileiro que não sabe como funciona o nosso excelente governo, o povo brasileiro só serve para pagar impostos, todos os direitos são exclusivos do governo, daí eu pergunto cadê o direito do cidadão quando chega a um hospital publico e não encontra atendimento adequado, não só em hospitais digo Também no geral, eu sempre paguei e pago meus impostos, mas infelizmente quando preciso de alguma forma de ajuda do governo onde o mesmo ali esta graças a todo o povo Brasileiro! Infelizmente a resposta e quase sempre a mesma, “hoje não podemos atender, desculpa, mas isto esta em falta, infelizmente não podemos fazer nada pelo senhor” estas são algumas respostas que encontramos no sistema publico geral, raras exceções onde somos atendidos com dignidade, quem nunca dependeu do INSS deve agradecer a DEUS todos os dias, pois o descaso da maioria dos peritos e grande, eu posso aqui dizer e afirmar, pois já dependi do INSS durante (07) sete anos da minha vida, só quem passa por essa situação sabe o quanto e humilhado e desprezados pelos peritos, raras algumas exceções, observe bem o tipo de atendimento dado pelo INSS, ex. o sujeito tem um problema cardíaco e passa numa pericia com um medico oftalmologista!!!! Isso e uma vergonha!!! Sem contar que realmente o que dizem aqui no site e verdade o medico perito na maioria dos casos não examina o doente, muitas vezes se quer sabe qual e o problema da pessoa, pois o mesmo não e qualificado naquela área da doença e o pior de tudo se quer olha na cara do doente, precisamos mudar essa situação!!! Eu consegui ter meus direitos através do juizado especial, então para aquelas pessoas que estão no descaso do INSS eu indico aos mesmos que não desistam, pois ainda existem pessoas dignas e tementes a DEUS que tem o poder nas mãos para fazer valer os direitos daqueles que foram injustiçados! Procurem o JUIZADO ESPECIAL FEDERAL, A DEFENSORIA PUBLICA, O MINISTERIO PUBLICO E ALGUNS CASOS A QUEM POSSA PAGAR PROCURE UM ADVOGADO PREVIDENCIARIO, com certeza seu problema com o INSS será resolvido, todos sabem que apartir do atual governo a medida repassada ao INSS e dar alta a todos mesmo que o cidadão não esteja em condições de retomar seu trabalho! Então não deixem que façam isso com vc´s, denunciem e procurem seus direitos, pois eles existem!!! Nem LULA nem INSS vão conseguir tirar nossos direitos!!! Todo aquele que crê em DEUS sabe que um dia todos nos seremos julgados por ele, o julgamento do homem e falho, mas o DEUS nunca!!! Então digo às pessoas que entram aqui no site para julgar que reflitam sobre isso, pois um dia vc Tb será julgado tanto pelos seus atos bons quanto pelos ruins!!!

Fiquem com Deus e Boa Sorte!!!!!

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

BOM DIA DIEGO Concordo , com tudo que voce falou ai. SÓ ME PERMITA A DISCORDAR DE UMA COISA , nós não podemos nos calar, diante de pessoas , com o IMORAL e a CLAUDIA , vir com ofensas sem saber , de cada caso , então eu fico imaginando que entraram neste fórum para arrumar encrenca mesmo , e quem defende-los também , eu estou sendo um soldado que estou sendo metralhado por estes brincalhões , mais vou morrer em´pé , isto é pau mandado meu amigo , então minha nota a eles é zeroooooooo !!!!!!!! ser chamado de vagabundo pelo o imoral é uma ofensa muito grande.... ai me chamou pro pau e eu aceito !!!!!!

          bom dia
Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

PALAVRAS DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho disse ontem (26-02-2008), na sessão em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado - 24 de janeiro-, realizada no Senado,que, quando assumiu a Previdência Social, em março do ano passado, teve a impressão de que o ministério estava abandonado, descuidado por décadas, com enormes demandas não atendidas. "Como uma casa assim podia funcionar bem?", questionou o ministro. Ele lembrou, no entanto, que as filas desrespeitosas já tinham ficado para trás, com a implantação do agendamento remoto, pela Central 135 ou no site www.previdencia.gov.br, mas era preciso melhorar a gestão do agendamento, contratar e qualificar servidores, reformar e construir novas Agências da Previdência Social (APS), entre outras necessidades urgentes. O ministro disse que, segundo relato de servidores, há mais de 15 anos não ocorria um processo de qualificação na casa. Para viabilizar essa e outras metas estabelecidas, Marinho contou que conseguiu liberar todo o orçamento do ano passado, e ainda um complemento de mais R$ 387 milhões, na reforma e na construção de novas unidades, para adequar o atendimento à demanda. "Tudo isso é para tratar vocês aposentados e pensionistas e também os trabalhadores da ativa que procuram nossas agências, com a dignidade e o respeito que vocês merecem", disse Marinho. Quanto à "blindagem do sistema", Marinho lembrou que a Força Tarefa Previdenciária, formada por servidores do Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público, vem desbaratando quadrilhas e prendendo fraudadores da Previdência. "Só no ano passado, 217 fraudadores foram presos em 41 operações. E já prometi à Polícia Federal dobrar os recursos para combater as quadrilhas este ano", disse Marinho. A verba vai passar para R$ 2 milhões/ano.

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

Prezada Sra. vem pela presente apresentar denúncia quanto ao procedimento adotado por alguns peritos médicos do INSS no exercício de suas atividades profissionais e que violam garantias legais dos segurados. As relações entre o segurado e o médico perito acabaram sendo extremamente prejudicadas por uma visão do órgão previdenciário de que os peritos médicos deveriam se comportar como defensores da instituição e não como peritos médicos. Por conta desta visão administrativa é que os peritos deixaram de comunicar o resultado do exame pericial para o segurado, bem como sequer se deixam identificar pelo nome e matrícula funcional quando da realização do exame pericial. Tais condutas violam princípios básicos da legislação previdenciária, administrativa e o código de ética médica, além de afrontar a Constituição Federal. O pedido de auxílio doença ou de aposentadoria por invalidez é um requerimento administrativo formulado perante o órgão oficial responsável por tal decisão. É direito do cidadão, que é o segurado e que mantém a entidade previdenciária, ser tratado com respeito e urbanidade, além de ter acesso imediato ao nome do servidor que está tratando de seu caso e o conteúdo da decisão proferida no seu requerimento, é o chamado princípio da publicidade dos atos administrativos. Pois bem, inacreditavelmente, sem qualquer base legal, o INSS determinou aos seus médicos peritos que não precisam se identificar ao segurado, bem como não precisam esclarecer os motivos da decisão administrativa de deferimento ou indeferimento do benefício pleiteado. Mas, os problemas não pararam por aí. Alguns médicos peritos sistematicamente tratam os segurados como criminosos fraudadores, ridicularizam suas doenças. Não são poucos os médicos peritos que tratam os segurados, que são trabalhadores que contribuíram e contribuem com a Previdência Social, mantendo os salários dos próprios médicos peritos, de forma grosseira e deselegante. Infelizmente não se consegue sequer identificar estes profissionais porque os médicos peritos não se identificam ao realizar o seu trabalho, em violação ao princípio da publicidade dos atos administrativos, como já referido. Ao proceder desta forma, o médico perito, ainda protegido pelo anonimato, acaba humilhando, fragilizando ainda mais o segurado. Há evidente violação pelo agente público de norma constitucional que garante como fundamento republicano, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, no artigo 1º, da Constituição Federal. Merecem transcrição alguns destes artigos que são claramente violados:

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. “Art. 6° - O médico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente. Jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano, ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade. Art. 16° - Nenhuma disposição estatutária ou regimental de hospital, ou instituição pública, ou privada poderá limitar a escolha, por parte do médico, dos meios a serem postos em prática para o estabelecimento do diagnóstico e para a execução do tratamento, salvo quando em benefício do paciente. Art. 22 - Apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à Comissão de Ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição. CAPÍTULO IV - DIREITOS HUMANOS É VEDADO AO MÉDICO: Art. 47 - Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto. Art. 48 - Exercer sua autoridade de maneira a limitar o direito do paciente de decidir livremente sobre a sua pessoa ou seu bem-estar. Art. 49 - Participar da prática de tortura ou de outras formas de procedimento degradantes, desumanas ou cruéis, ser conivente com tais práticas ou não as denunciar quando delas tiver conhecimento. CAPÍTULO XI - PERÍCIA MÉDICA É VEDADO AO MÉDICO: Art. 118 - Deixar de atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou auditor, assim como ultrapassar os limites das suas atribuições e competência. Art. 121 – Intervir, quando em função de auditor ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.

Veja-se que não são poucos os artigos do Código de Ética Médica que são flagrantemente violados pela conduta abusiva de alguns médicos peritos. apresenta a presente denúncia esperando que o MP providencie a imediata determinação para que os médicos peritos voltem a proceder os procedimentos periciais observando as disposições legais que tratam a matéria, especialmente respeitando os direitos do segurado. O Fórum Sindical exige que os médicos peritos se identifiquem junto ao segurado quando da realização do ato pericial, preservando a publicidade do ato administrativo necessária como garantia constitucional em favor do cidadão. O MP não deve permitir que trabalhadores tenham seus direitos violados e sejam tratados como criminosos, perigosos fraudadores da Previdência Social. Sem mais, aguardamos um posicionamento e mudanças no procedimento pericial, visando a garantia dos direitos à dignidade humana do segurado.

Atenciosamente

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

"O sistema de impunidade é também o promotor dos crimes." ( Marquês de Maricá ) "Qualquer falta cometida por muitos fica impune." ( Lucano ) "O problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura." ( Mário Covas ) "O maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade." ( Cícero ) "O esquecimento é o adubo que nutre a impunidade." ( Wesley E. Hayas ) "O Brasil não é diferente na criminalidade e sim na impunidade." ( Antônio Carlos Biscaia ) "A impunidade tolerada pressupõe cumplicidade." ( Marquês de Maricá ) "A impunidade promove os crimes, e de algum modo os justifica." ( Marquês de Maricá ) "A impunidade não salva da pena e castigo merecido; retarda-o para o fazer mais grave pela reincidência e agravação das culpas e crimes subseqüentes." ( Marquês de Maricá ) "A impunidade gera a audácia dos maus. " ( Carlos Lacerda ) "A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral." ( Marquês de Maricá ) "A impunidade é a matriz e a geratriz de novos e insensatos acontecimentos e o desmoronamento do que ainda resta de bom na alma humana." ( Leon Frejda Szklarowsky )

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

O perito que não consegue distiguir, um doente de um não doente, não reune condições para ocupar a função em questão, mas o problema é que eles próprios não admitem que estão balizados por metas a cumprir, e que estas metas estão se tornando dia-a-dia mais apertadas, devido o governo ter enfiado guela abaixo os antigos IAPs, os quais eram destinados a categorias distintas de segurados, dentro de um sistema unico, e posteriormente socou no rabo dos segurados as aposentadoria dos "barnabés" com salarios estratosfericos. paguei mais de 17 anos sobre 20 salarios minimos, numa manobra da equipe do Sarnei, desvincularam do salario minimo ate que 20 salarios referencias equipararam com 10 salarios minimos, e não existe legisla,cão que me de chance de recuperar, nem mesmo converter os 17 anos de contribuição dobrada em 34 simples; tomei e ninguem sabe o que aconteceu, foi golpe de mestre... assim o aposentado virou esmoleiro do sistema previdenciario que antes até financiava obras do governo, e agora esta deficitário, e veja se o governo limita os salarios dos barnabés nos niveis dos aposentados do setor privado...

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

DOCUMENTE-SE e entre no Ministério Publico com denuncia, pois os peritos ja estão entrando com denuncias por Danos Morais contra associações, acredita???

Veja nome da parte:
Associação dos Portadores de Ler de Concórdia - APLER

No site :
http://concordia.tj.sc.gov.br/cpopg/pcpoSelecaoPG.jsp

Roberto Oliveira_1
Há 17 anos ·
Link

do jeito que a coisa vai voce poderá ser o proximo a ser denunciado por Danos Morais, e vai ter que pagar para os peritos do INSS mais algum...

hahahahaha

Varlei_1
Há 17 anos ·
Link

Bom dia a todos, tirem um tempinho para ler este ótimo texto que sintetiza a palavra de todos cidadaos honestos que enfrentam praticamente os mesmos problemas com desrespeitos desta instituicao chamada INSS.

O grave problema das perícias médicas do INSS

É preciso lutar para manter a Previdência Social pública e de qualidade

Clarisse Regito, de Campinas (SP)

• A situação atual no setor de perícias médicas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é caótica e tem gerado sofrimento aos segurados que estão incapacitados para o trabalho e dependem do recebimento de benefício da Previdência para poder fazer tratamento de saúde e sobreviver ao mesmo tempo.

O quadro atual teve início com a implantação das altas programadas, em meados de 2005, pelo Ministério da Previdência Social (MPS). Com elas, o médico perito avalia o segurado hoje e antevê, como se isso fosse possível, a data na qual ele estará em condições de retornar ao trabalho. A definição dessa data ocorre, diversas vezes, sem que o perito leve em consideração o relatório do médico assistente (médico que acompanha o paciente no centro de saúde ou no convênio). Levar em consideração significa ao menos ler esse relatório, o que na maioria das vezes não acontece.

De maneira arbitrária, o médico perito define a data em que o segurado deve retornar ao trabalho, sem parâmetros clínicos para afirmar que haverá condições reais para isso na data marcada. O trabalhador pode discordar desta decisão por meio de pedidos de reconsideração da alta ou recurso à junta médica da Previdência, opções que sobrecarregam a já superlotada agenda das perícias médicas. Se o médico assistente já sabe que seu paciente não tem condições de voltar a trabalhar, qual o sentido de o médico perito insistir numa cessação de benefício que será contestada?

O segurado, então, tem de se desdobrar para agendar nova perícia e peregrinar atrás de relatórios e exames “fresquinhos” – os peritos não aceitam documentos que consideram “antigos”, contrariando as próprias resoluções internas do INSS. O perito não se dá sequer ao trabalho de fazer essas solicitações de procedimentos por escrito, através da Solicitação de Informações ao Médico Assistente (SIMA), como se os trabalhadores conseguissem fazer exames no centro de saúde ou hospital sem pedido médico.

Com medo de nova alta e diante da escassez de consultas e longas filas para exames no Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalhador, que está sem receber, acaba se endividando ainda mais ao pagar para fazer exames no sistema privado de saúde. Vale ressaltar que, em casos de doenças crônicas, os exames ou a própria situação de saúde geral do paciente não se alteram em períodos de tempo curtos, o que desmonta essa exigência absurda dos peritos por relatórios e exames recentes.

Até que esta situação se resolva, os trabalhadores ficam sem receber salário da empresa nem benefício do INSS. Muitas vezes, ficam à mercê do “empurra-empurra” entre INSS e empresas. As empresas, de um lado, não aceitam os trabalhadores de volta, alegando que esses não estão em condições de trabalhar e que não há outras funções adequadas para eles. O INSS, de sua parte, dificulta os afastamentos e a liberação dos benefícios.

Há casos de altas absurdas como o de um trabalhador rural, em Minas Gerais, que teve um dos braços amputados por uma colheitadeira e recebeu a instrução pericial de retornar às suas atividades sem o direito à reabilitação profissional, pois, afinal, restou ainda o outro braço para que ele trabalhe na lavoura. Muitos outros casos de altas indevidas estão acontecendo todos os dias e submetem os trabalhadores a situações de humilhação nas empresas e no INSS, além de os colocarem em situações de risco físico e psicológico.

Os maus tratos por parte de alguns peritos aos segurados da Previdência são freqüentes, por meio de exames físicos exagerados e pelo desrespeito aos direitos dos pacientes, como o atendimento com porta fechada e uma consulta em tempo mínimo para se fazer uma boa avaliação. Algumas perícias chegam a durar cinco minutos apenas. Ferindo o próprio código de ética da Medicina e com o aval do MPS, os médicos peritos não usam crachás de identificação, não assinam suas decisões periciais e não declaram o número do seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Assim, o trabalhador tem dificuldade até para prestar queixa sobre os maus atendimentos, pois não sabe o nome do perito que o atendeu.

A justificativa para isso é a necessidade de proteger os peritos da violência por parte dos segurados. Usam o caso da médica perita, assassinada em Governador Valadares, em 2006, por outro perito que faz parte de uma máfia que já cometeu várias fraudes contra a Previdência naquela região e que havia sido descoberto e denunciado pela vítima. Esse caso é veiculado, de forma mentirosa e apelativa, como se tivesse sido de autoria de um segurado do INSS.

Os problemas com relação ao setor de perícias médicas do INSS (como a exigência de exames e relatórios recentes) sempre existiram porque os governos sempre exigiram que os médicos peritos se colocassem “guardiões do dinheiro público”, partindo do pressuposto de que todos os segurados que precisam afastar-se do trabalho estão tentando roubar os cofres da Previdência. Entretanto, a situação se agravou no governo Lula por meio de uma política nacional de ataque aos direitos dos segurados que tem como principais eixos, no que se refere às perícias médicas, as metas de atendimento, a implantação das altas programadas, a não-identificação dos peritos e a dificuldade do acesso aos benefícios como auxílio-doença e aposentadorias especiais.

Os problemas não são casuais A imprensa burguesa também tem contribuído para incitar a sociedade contra os trabalhadores que se afastam por auxílio-doença, publicando matérias que apresentam pessoas que se fingem de doentes, os chamados “simuladores”, como se essa fosse a regra e não a exceção. Ao contrário disso, os casos de maus tratos em perícias e altas indevidas não são fatos isolados de um ou de outro perito mal-intencionado. Fazem parte, sim, de uma política nacional de ataque aos direitos dos segurados.

A razão para isso, segundo o governo, é o rombo que existe no caixa da Previdência. Entretanto, o estudo da pesquisadora Denise Gentil da UFRJ – A falsa crise da Seguridade Social no país – aponta um sistema de seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social) que não é deficitário.

De qualquer forma, a economia nos cofres da Previdência vem sendo considerável. Tal fato é constatado pelo escasso movimento de pessoas nas agências do INSS, devido à tática das altas programadas e maciças para o conjunto de segurados que estavam em auxílio-doença. Nesse contexto de “economia”, para continuar pagando a dívida e continuar enchendo os bolsos da burguesia, está a reforma da Previdência que vai atacar os trabalhadores, através da adoção da idade mínima para a aposentadoria e sua elevação, que pretende chegar aos 67 anos para homens, entre outros ataques.

Um sistema que não funciona, que gera prejuízo, que desagrada aos trabalhadores que o utilizam e que coloca parte importante da população contra ele: bons argumentos para “reformar” o sistema e, então, privatizá-lo de vez.

Os trabalhadores e a juventude precisam ficar atentos a essas formas de ataque aos seus direitos para organizar uma grande resistência a essa clara política de desmonte da Previdência Social. É preciso organizar a luta pela melhoria dos serviços prestados à população e pela manutenção da previdência social pública. Contra a reforma da previdência que vai atacar os direitos dos segurados do INSS e de toda a classe trabalhadora.

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

ROBERTO, É RUIM EU PAGAR DANOS MORAIS PARA PERITO HEIN!!!!! ahahahahah, eu acho até bom que entrem mesmo para levar bengaladas para caramba , ahahahahh . E eu vou fazer todos os movimentos que eles querem , braçada pra tudo quanto é lado . ai o IMORAL vai ver milagre .

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

Pessoal só mais uma coisinha , se mo imoral quizer eu vou até sp , levando minhas ct , e dar uma esfregadinha na cara dele , se é que é de sp , mostrar a ele quem é o vagabundo, e se possivel a claudia também !!!! Tanto estudo para pouca educação ???????

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

Não venham com conversa mole , os dois magnatas , que quem não pode com formiga não meche com formigueiro , vai arrumar confusão la na casa do chapéu !!!!! E espero que o pessoal do forum analisem o que esses dois babacas falaram sem provas sobre nós e de umas botinadas neles . Que alem de nos destratar no consultório do inss vem aqui para acabar de encher o sacooooooo!!!!!!! Mais uma vou rezar para voces dois .....

     Viva
FUMICO
Há 17 anos ·
Link

O claudia . é o seguinte , ninguem aqui ta defendedo segurado mal intencionado , que tem que ir para cana , a ouvidoria de voces é surda e se existe alguem jogando alguem , na vala são voces , peritos , marinho e o luiz argolo , fora o barbudo , alem de jogar na vala estão nos enterrando , pare um dia e reflita e não de uma de coitadinha , que voce tambem faz parte do batalhão , eu gostaria de estar falando isso , em uma rede de tv para mostrar a voces que aqui é brasileiro nato , e que não tem medo de represalias , e muito menos de andar de baixo das saias do governo se tornan tão incopetentes quanto eles . E uma grande banana para os dois !!!!!!!

FUMICO
Há 17 anos ·
Link

O CLAUDIA , cada vez que vou lendo seus relatos , eu sinto mais enojado do que antes , voce perguntou a profissão do nosso amigo , mais não falou em que voce se especializou , se é que se especializou , eu não vou perguntar porque voce ja percebeu que sou boca dura , poremisso só faço com quem merece chamar os outros de sem vergonha a chamar a si mesma se é que me entende.

viva
Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos