PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
selmar fernandes gonçalves Olá,boa tarde. Sou deficiente visual,com olho esquerdo nulo e direito com 0,2, ou seja 15% de visão. Entrei numa empresa de fabricação de pães,numa vaga de auxiliar de vendas internas. Trabalhava na loja de fábrica onde atendia os clientes, minha vaga é de pne. No entanto passado alguns meses me remanejaram para o escritório, onde trabalho organizando árquivos. Pedi para me mudarem de setor pois meus olhos estavam irritados e não estava conseguindo enxergar. O rh me disse que não iria mudar,acabei entrando em depressão pois estava difícil executar as tarefas, errei em algumas anotações e uma colega sorriu e disse também colocam cego para fazer árquivos. Ai piorei de vez, passei com a neurologista e ela me deu afastamento de 15 dias,quando levei na empresa , outra vez fui humilhada. O médico do trabalho disse que eu não tinha cara de quem estava doente,e se eu trouxesse mais um atestado iria me mandar embora. Minha neuro sabendo do ocorrido fez um relatório e após 15 dias me afastou mais 10. O médico da empresa então foi obrigado a me mandar para o inss,mas antes me alertou já vi pessoas chegarem lá de cadeiras de rodas e terem alta, imagine você com depressão Enfim, passei na perícia contei tudo e levei o laudo da minha neuro, cid F32/1, a períta me disse que a depressão ocorreu devido ao setor inadequado, e me afastou como acidente de trabalho, espécie B91 , 59 e 89 da lei 8213, artigo71,78 e 136 do decreto 3048. Marquei a reabilitação profissional para agosto. Perguntas: A empresa entrou com recurso, solicitando revisão do benefício, o processo é demorado ? Será que o inss pode mudar o meu benefício de B91 para B31? E quanto aos meus direitos na empresa? A empresa não me deu a cat, isso pode me prejudicar na próxima perícia? Cabe processo ,já que estou numa vaga de portador de deficiência e me colocaram para executar tarefas as quais uso minha visão,sem contar que não estão depositando o fgts e fora as humilhações que passei? Outra questão é que o convênio médico eu pago uma parte e a empresa o restante agora estou acumulando saldo devedor, pois a empresa disse que quando eu voltar será descontado da minha recisão. Isto é correto, já que estou afastada por auxílio B91 Obrigado pela atenção.
Boa noite cristal mello
a empresa entrou com recurso, solicitando revisão do benefício, o processo é demorado ? Sim, proc, administrativo é demorado, mas como voce mesmo sabe se é dificil voce ir contra o inss para a empresa também.
Será que o inss pode mudar o meu benefício de b91 para b31? Poder pode, mas desde 2005 se não me engano, os peritos podem entenderem dependendo da doença como acidente de trabalho e dar o b91
e quanto aos meus direitos na empresa? A empresa não me deu a cat, isso pode me prejudicar na próxima perícia? A cat era emitida anterioemente, a 2005 como diz, agora o perito ja pode dar b91, valendo como cat.
Cabe processo ,já que estou numa vaga de portador de deficiência e me colocaram para executar tarefas as quais uso minha visão, sim pode procurar um bom advogado trabalhista para isso.
Sem contar que não estão depositando o fgts e fora as humilhações que passei? O mesmo advogado ve isso, ja que acidente de trabalho da garantia de deposito do fgts.
Outra questão é que o convênio médico eu pago uma parte e a empresa o restante agora estou acumulando saldo devedor, pois a empresa disse que quando eu voltar será descontado da minha recisão. Pode pedir para o advogado entrar com uma liminar junto a operadora do convenio para voce fazer o deposito da parte que lhe cabe.
Isto é correto, já que estou afastada por auxílio b91 obrigado pela atenção.
Apenas não se esqueça de fazer copias de todos documentos: cartas de medico laudos etc... E quanto a empresa, voce esta teoricamente desligado(afastado), e cada palavra de agreção faça um boletim de ocorrencia, marcando os nomes de quem estava prsente, pois mesmo que a pesoa não quiser depor sera obrigada por presenciar.
Abraços.
Boa Noite a todos... Quem pode me ajudar? É a 1ª vez que sou afastada por doença, e estou um pouco confusa com tudo. Trabalhei em uma empresa por 24 anos, fui mandada embora em 1999, paguei por alguns anos como autonoma, porém, como a situação ficou um pouco díficil deixei novamente de pagar. Consegui entrar em uma empresa, porém, em 29/04/09 senti dores horriveis em meu braço. Mas já antes dessa data em meados de março já havia sentido esta dor, e o médico do PS em que fui me disse ser uma dor muscular, mandou ficar por 5 dias com uma tipóia e tomar um antinflamatorio...a dor ia e voltava, ate que consegui arrumar este emprego, fiz todos os exames solicitados e estava muito feliz em ter conquistado essa vaga. Fiz 2 semanas de treinamento; que eram de palestras sobre a empresa, depois sobre os produtos, e regras. E foi então nesse intervalo de tempo que começei a sentir a dor um pouco mais intensa...fui ao médico dia 29/04 e este, imobilizou meu braço (esquerdo) dizendo que era sindrome de impacto, deu-me 5 dias de afastamento e mobilizou meu braço, as dores porém pioraram voltei no PS e por sinal passei pelo mesmo profissional (ortopedista), deu-me novamente mais 4 dias até que eu passasse por um ortopedista especialista em ombro. O especialista depois de fazer os procedimentos e viu que eu não conseguia levantar meu braço e nem coloca-lo para trás, fez uma infiltração e mandou que eu fizesse fisoterapia (20 sessões) me afastou por 15 dias com capsulite adesiva, foi então que descobri que havia sido registrada em 24/05 e que deveria ser afastada pelo INSS, passando por uma perícia medica. O medico fez um laudo para que eu entregasse a eles, a empresa a papelada, passei pelo médico da empresa, enfim, fui fazendo o que me mandavam até que chegou o grande dia. A médica do INSS disse que esta doença era de muito tempo...tentei explicar todo o ocorrido mais ela não deu ouvidos e indeferiu meu pedido, apoiando-se no art. 59 da lei 8213/91 e art.71 do dec.3048/99. Já entrei novamente com o pedido de reconsideração e foi indefeferido novamente. Que faço? O médico não me libera, pois ainda sinto muitas dores e tenho que fazer mais fisioterapias, ainda tenho o ombro congelado. Peço a conta na empresa? Como devo proceder??? O emprego era tudo que eu queria (quero) e preciso... Agradeço de coração a quem puder me ajudar!
Boa tarde pessoal. Hj passei por uma assistente social e uma terapeuta ocupacional no Inss, e as mesma tão fazendo procedimento de reabilitação profissional, me disseram que no meu caso se der positivo a reabilitação eu teria direito a 50% do que ganho como uma pensao vitalicia, por estar com uma lesao sem cura no menbro superior direito, mas ja ouvi gfalar que é de 70%. Alguem pode confirmar esse valor pogao sobre salario atual, pois assim receberia um certificado e poderia trabalhar em qualquer empresa. Certo da atenção de voces.
dr cristina me ajude estou de aux doença ha mais ou menos 4 anos entre indas e vindasporem na ultima pericia foi indeferido.minha psiquiatra deu me novo laudo e entrei com novo pedido.minha cid e f33.3 ontem cai na mesma perita que me negou anterirmente pois na aps de minha cidade so tem ela.durante a pericia ela pedio que eu contasse minha historia de como começou essa doença etc e tal,perguntou como adquiri minhas queimaduras(tenho 50 por cento do corpo queimado tentativa de suicidio no auge da doença)que meus filhos minha cuida e etc e tal.no final ela levantou e disse que eu teria que provar tudo o que falei inclusive as queimadurasou seja o suicidio.chamou a assistente social e pediu um visita domiciliar para o beneficio levantamento socio economico a assistente disse que nunca tinha ouvido falar e so poderia fazer com autorizaçao da supervisao.nunca ouvi falar que aux doença cabe este tipo de levantamento meu beneficio nao foi nem negado n em dado esta em aberto esperando a resposta da pericia posso tomar alguma atitulde alguem me oriente
Ola gente estou aqui para compriendar como funciona sou do Estado de São paulo De Catanduva/Sp. Então estou sofrendo muito com meu Pai..Pois Está acontecendo o seguinte Sou Trabalhador...Vendo Roupas e Hoje atualmete meu pai tem 56 anos Já trabalho muito em sua Vida como todos os brasileiros. Então como ele está com uma idade avançada resolvi pagar para ele a previdencia registrei ele em minha Empresa E comecei a pagar a contribuircom INSS Sobre Um Salario De R$ 3.150,00 Mas agora está acontecendo o seguinte ele foi ao medico está com CID F069 F32.3 E não estou conseguindo afastar ele por ser mais incrivel ele nunca Utilizou o INSS é A Primeira vez que está Usando E não consigo fazer ele passar na Percia Media segundo um Uroligista falo que ele pode trabalhar ou sejá na verdade o INSS não quer aprovar ele pois o Valor a receber é muito Alto Gostaria de Saber pois tenho todos laudos medicos comigo com atenticaçao em cartorio gostaria de entrar na justiça mais meu medo é de demorar muito podem me Aconselhar Fico Muito Grato.
Ola gente estou aqui para compriendar como funciona sou do Estado de São paulo De Catanduva/Sp. Então estou sofrendo muito com meu Pai..Pois Está acontecendo o seguinte Sou Trabalhador...Vendo Roupas e Hoje atualmete meu pai tem 56 anos Já trabalho muito em sua Vida como todos os brasileiros. Então como ele está com uma idade avançada resolvi pagar para ele a previdencia registrei ele em minha Empresa E comecei a pagar a contribuircom INSS Sobre Um Salario De R$ 3.150,00 Mas agora está acontecendo o seguinte ele foi ao medico está com CID F069 F32.3 E não estou conseguindo afastar ele por ser mais incrivel ele nunca Utilizou o INSS é A Primeira vez que está Usando E não consigo fazer ele passar na Percia Media segundo um Uroligista falo que ele pode trabalhar ou sejá na verdade o INSS não quer aprovar ele pois o Valor a receber é muito Alto Gostaria de Saber pois tenho todos laudos medicos comigo com atenticaçao em cartorio gostaria de entrar na justiça mais meu medo é de demorar muito podem me Aconselhar Fico Muito Grato.
Boa Noite!!
Estou com uma grande duvida a respeito de pericias do inss.trabalho em uma empresa a 3 anos,estou gravida de 5 meses.trabalho com atendimento ao publico em uma faculdade.estou com muito medo da gripe suina,minha ginecologista nao quer deixar eu trabalhar esse periodo da gripe me deu 2 atestados de licenca de 15 dias.agora a empresa me encaminhou para a pericia no inss dia 3.como esta sendo essas consultas os peritos estao afastando as gravidas mesmo do trabalho como no meu caso gravida de 5 meses e no grupo de riscos?ou o perito vai me consultar e mandar voltar a trabalhar mesmo com esse risco que corro por estar gravida??
Boa noite cristina medrado Isso é quase lei, mais precisamente é umz ordem do governo, e fora isso vale o que a lei dia, se sua medica assistente acha que voce tem que ficar afastada do trabalho, o INSS deve acatar com certeza, isso, Ela apenas fez errado em dar duas cartas de 15 dias para a empresa, e sim deveria dar uma de 15 dias para a empresa, e voce deve pedir a ela, que faça uma para o INSS, com o CID, e solicitando o afastamento até o parto , que esta próximo, Abraços
Boa noite Lucas Das Neves Na verdade não é questao do salário alto, pois é feito uma média dos ultimos 10 anos, e paga-se 91% da base de calculo, O que conta mesmo é o que o médico esta solicitando no afastamento, não sei do que se trata, pois cada caso é um caso. procure saber com o medico assistente o problema correto de seu pai, e o que o INSS pode fazer é encaminhar para a reabilitação, ou seja encaixando em outro tipo de trabalho. Abraços
boa noite prismauti realmente é 50% do salário, isso que voce ouviu de 70%, é o que o inss, paga n segundo mes e a empresa 30%, e assim progressivo, empresa 50 inss 50 empresa 70 inss 30 empresa 100 inss 0 isso do 50% cabivel apos a reabilitação, e os R$50% do inss, é vitalicio, ou seja, se voce futuramente arrumar outro emprego que ganhe mais ou menos é problema seu, o 50% vai até quando aposentar , ou por idade ou tempo de contribuição, pois não acomula beneficio. Abraços
boa noite vi rodrigues Pegue todos os documentos , laudos, cartas etc... e va ao ministerio publico e faça uma denuncia formal contra a PREVIDENCIA SOCIAL, (que incluira, perito, assistencia social, etc..) Vá de cabeça erguida, voce é uma cidadã brasileira, que paga seus impostos. Abraços e fique com Deus.
Dra Cristina, acompanhei suas respostas e espero q possa me ajudar ! Fiquei afastada pelo inss por 11 meses, por acidente de trabalho ! Voltei ao trabalho em 25/05/2009 pq o inss me deu alta, mesmo eu ainda estando inflamada, com punhos inchados ( tenossinovite, sindrome do tunel do carpo e de durquein) . Trabalhei no mesmo setor de origem do problema, e no inicio de agosto, meu médico me afastou por 15 dias e solicitou 60 dias iniciais pelo inss. Fiz a perícia, e o inss indeferiu, alegando q o médico perito do trabalho deveria ter encaminha um laudo tb, para reforçar o laudo do meu médico . O médico do trablho informou q como o inss não fez essa solicitação por escrito, ele não vai emitir nenhum laudo, vale ressaltar q esse mesmo médico, me considerou INAPTA quando o inss me deu alta. Sei q assim q acabar minha establidade, serei mandada embora, por isso, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ser mandada embora, sem justa causa mesmo estando nesta estabilidade, pois só estaria antecipando o q ocorrerá em breve ! Existe algum tipo de negociação, de acordo q minha empresa pode me oferecer ? Conto com sua ajuda ! obrigada !
Selmar, obrigado pela resposta so nao entendi parte progressiva, pois vou fazer reabilitação, e segundo INSS ate fim da reabilitação recebe do inss apos comprovada a reabilitação fica por conta empresa e receberia 50% do salaria vitalicio.
Tentei achar algo sobre, custos, pois como vou ter que fazer reabilitação em SP, pois uma empresa comprou setor da empresa onde trabalhava em sorocaba, vc sabe dizer quem arca com despesas de ir e vim ate SP?
Certo atenção
Boa tarde prismauti é justamente isto que tentei explicar, a reabilitação é por conta do INSS, todo o custo de transporte etc..., e enquanto você estiver aprendendo a nova função na empresa onde esta sendo reabilitado, é por conta do inss, recebendo integral pelo mesmo(INSS) apos constatar que voce aprendeu a nova profissao, o inss começa a pagar regressivo seu salario, tipo: se voce recebe R$1000,00 R$500,00 passa a ser vitalicio e os outro R$500,00 fica assim (+ ou -) 1 mes o inss paga R$300 a empresa paga R$ 200 2 mes o inss paga R$200 a empresa paga R$ 300 3 mes o inss paga R$100 a empresa paga R$ 400 4 mes o inss se LIBERTA, e a empresa para R$500 depois fica normal. 50% vitalicio pelo inss e voce continua um empregado comum.. Abraços
Primeiramente gostaria de agradecer esse canal de comunicação para que pessoas leigas como eu possam tirar suas dúvidas.
Fiquei afastado durante 1 ano e 7 meses recebi alta sem ter condições nenhuma de trabalhar voltei faz 45 dias dessa alta trabalhei mas estou novamente com dores devido ao peso que tenho que carregar na minha função estou saindo pelo mesmo motivo anterior, a minha dúvida é volto imediatamente ao INSS ou a empresa só vai me colocar quando estiver no 16 dia do atestado ?