PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
marques .2 19/07/2010 17:14 OLA! pessoal alguem pode me ajudar? tenho um prosceso na JEF desde 2007 ganhei a centenca, mais o INSS recorreu ganhei novamente eu vou na JEF me disserao que o meu prosceso esta no INSS para calculos isto ja faz 5 meses. isto demora tanto asim mesmo?
Marques vc pode aconpanhar seu processo pela internet vc precisa saber o site ai da sua regiao colocar seu nome ou o numero do processo http://www.jfpr.gov.br/ este e o site onde eu vejo o meu processo (revisao de beneficio demorou 3 meses foi muito rapido e fui muito bem atendido) sem mais espero ter ajudado.
marques .2 19/07/2010 17:14 OLA! pessoal alguem pode me ajudar? tenho um prosceso na JEF desde 2007 ganhei a centenca, mais o INSS recorreu ganhei novamente eu vou na JEF me disserao que o meu prosceso esta no INSS para calculos isto ja faz 5 meses. isto demora tanto asim mesmo?
Marques vc pode aconpanhar seu processo pela internet vc precisa saber o site ai da sua regiao colocar seu nome ou o numero do processo http://www.jfpr.gov.br/ este e o site onde eu vejo o meu processo (revisao de beneficio demorou 3 meses foi muito rapido e fui muito bem atendido) sem mais espero ter ajudado.
Auxílio-doença está garantido durante a espera pela perícia 21/07/2010 - 09:21
Desde ontem, o direito ao auxílio-doença está garantido ao trabalhador que pedir a prorrogação do benefício enquanto espera pela perícia médica. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode mais fazer o corte automático do pagamento, caso o pedido de prorrogação
seja feito 15 dias antes de acabar a cobertura.
A decisão foi publicada ontem no “Diário Oficial” da União. Na região metropolitana, o tempo de espera por uma vaga para fazer a perícia ultrapassa 70 dias. Os peritos estão em greve há um mês.
Além disso, o instituto informou que os segurados que j`formalizaram o pedido de prorrogação e estão sem receber o benefício terão o pagamento reativado.
A nova orientação adotada pelo INSS ameniza os efeitos do sistema de alta programada, que está em vigor desde agosto de 2005. Pela regra, no primeiro exame, o perito do instituto define a data de cancelamento do benefício, conforme o tipo da doença ou acidente.
Quando está próximo de receber a alta, o segurado pode pedir a continuidade do benefício, desde que a solicitação seja feita 15 dias antes da alta marcada pelo perito.
Na data da alta, o pagamento do auxílio-doença é cancelado. “É um
sistema que causa muitas injustiças porque o tempo de recuperação varia de acordo com o indivíduo. A previsão de alta feita pelo INSS deixa o segurado sem nenhuma fonte de sustento, caso ele não se recupere dentro do prazo e isso é muito comum”, diz a advogada espe-
cializada em assuntos previdenciários Vanessa Vidutto.
Com a publicação da circular número 97, que suspendeu o cancelamento do benefício para quem pedia a prorrogação, o INSS acata uma decisão judicial, de 2009, em favor da ação civil pública proposta, em 2005, pelo sindicato dos bancários da Bahia contra a alta programada.
Segundo o INSS, o sistema de controle de pagamento dos benefícios já foi alterado para seguir as novas regras. O instituto, porém, não informou quantos segurados estão nessa situação. Atualmente, são cancelados cerca de 300 mil benefícios de auxílio-doença
por mês em todo o país. E, em média, concedidos 140 mil.
Em maio, ocorreram 27.161 acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias, segundo o INSS.
ANMP ● Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. Tel.: +55 (61) 3321-1200 / Fax.: +55 (61) 3321-1206
Boa noite!
Gostaria de saber se as pessoas que estão aposentadas por invalidez e que já está fazendo 02 anos estão sendo chamadas para perícia logo que completa o bienio (dois anos). A data é rigorosamente cumprida, eles mesmos programam e mandam correspondencia? Se alguem nessas condiçoes puder me responder eu agradeço.
marques .2 22/07/2010 17:00 boa tarde, gostaria de saber o que e B32 pedir diretamente ao perito? me fale mais, se possivel.. OBRIGADO
Marques se vc esta recebendo auxilio doenca vc esta no B31 o 32 e a aposentadoria quando o inss achar que vc nao tem mais condicoes de voltar ao trabalho e reabilitacao eles vao passar o seu beneficio para o B32 e vai ter aumento de salario de +9% veja tambem que pela lei o salario beneficio, eles tem que pegar a media de 94 para ca e atualizar e tirar os 20% menores salarios se vc ganha mais de um salario minimo vc vai ter um aumento. duvidas volte a escrever neste forum.
Olá! Alguem poderia me ajudar por favor. Tenho uma duvida urgente. Minha mãe tem 46 anos de idade, 26 anos de registro em carteita e esta a 05 anos em auxilio doença. Tem lupus, sindrome do anticorpo antifiosfoslipede, com isso teve 6 tromboses, infarte e avc. Ficando com o lado direito com restriçoes de movimentos. no ano passado foi indicada para reabilitação mesmo estando segundo o perito com incapacidade para o trabalho. O médico do trabalho atestou que nao tem como reabilita-la em nenhuma função, foi enviada a uma Ong do inss (nesta ong foi atestado pelos responsaveis, que nao teriam como reabilita-la e ã médica do inss tirou-a da reabilitação atestando incapacidade laborativa e a encaminhou novamente para o auxilio doença. Na semana passada ela passou em nova pericia medica, e a perita encaminhou novamente para reabilitação dizendo que foi extraviiado o documento que a ong llhes enviou e que estaria novamente em reabilitação. Por favor alguem pode nos orientar de como proceder. Pois os peritos atestam que sabem da doença , da gravidade dela mas por ser cronica e minha mae nao ter idade para aposentar ela ficaria assim nesse jogo de empurra.O que devo fazer? como agir nesse caso. Agradeço a quem puder me orientar.
PDS, claro que posso. por favor anote e desculpe que nao respondi antes. [email protected] ou [email protected] Obrigada mais uma vez.
aguia vc. sabe que para calcular seu salario de aposentado eles pegan a partir de 7/1994 pra ca e tem que espurgar os 20% de menores salarios e eles nao estao fazendo isso, comigo entrei na justica federal e ja me foi concedido no seu caso verifique na carta de concessao de calculo e verifique se foi espurgado ou nao. se precisar de ajuda vc posta de novo, ok. Como faço para pedir pra que eles espurgue 20% do salario, vou direto ao JEC? MUITO OBRIGADO DESDE JÁ