PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
Já estou na 5 pericia do INSS e todas negadas, a ultima o medico que me atende me passou um remédio onde não posso dirigir de maneira alguma. pois posso ocasionar um acidente grave comigo e com terceiros, e mesmo assim o perito do INSS me mandou trabalhar...Vou entrar na justiça e mostrar tudo isso, pois agora percebi que realmente eles não sabem o que fazem, acredito que nem leiam os laudos que levamos... Obs> Necessito do carro para trabalhar, sou representante comercial. Tenho 2 Hernias de disco lombar, fortes dores, neste trabalho necessito de carregar peso, não consigo, estou sem trabalhar desde 10 janeiro de 2012, sem receber um centavo do governo e de onde trabalho. Mudei de Ortopedista duas vezes, e os dois me afastaram, estou indo agora para um especialista em coluna e vamos ver no que dá...
Ro_Ro, eu sou autônomo, pago como contribuinte individual, trabalhei por 27 anos como representante aqui de uma empresa em São Paulo, apos sair, resolvi continuar a negociar nos mesmos clientes que eu tinha dessa empresa, adquirindo mercadoria em São Paulo e vendendo aqui na região,e pago o INSS, como autônomo...
Segundo o perito, contribuinte individual, não é ele que dá o resultado, disse que era um coordenador e que eu esperasse uns 15 dias, pois tinha muita pericia para ele ver e decidir... Puxa eu como autônomo deveria ter a decisão logo. não esperar, disse que se eu trabalhasse em um empresa ai ele o perito é que decidiria e daria na hora o resultado...achei um absurdo isso também.
Moro em Minas Gerais, mas sou de Sao Paulo.
Jair Galtarossa
Qualquer perito está apto para dar o resultado da perícia médica para o segurado.
Eles não o fazem por medo da reação da pessoa, pois quando o benefício é negado, alguns chegam a agredir o médico do INSS...
Você tem razão... sendo autonomo, ninguém paga o seu salário, é você quem tem que se mexer para entrar a grana no bolso. Precisa saber a resposta imediatamente...
Infelizmente os peritos fazem esta diferença no tratamento, pois o segurado que é empregado precisa saber se teve uma alta na hora para que se apresente no dia seguinte ao trabalho... mas quase sempre esta alta é adiada por mais umas duas semanas, para dar tempo do segurado receber uma correspondência em casa... Alguns peritos informam na hora quando o benefício é prorrogado...
Você pode consultar o resultado da perícia inicial do benefício (se for o caso de uma perícia inicial), na página do INSS, na opção: Consulta aos processos de concessão inicial de benefícios.
Veja: http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html
Também pode saber se foi prorrogado ou não, ligando para o INSS (telefone 135). Informe o nº do seu benefício. Peça para que o atendente te informe a DCB (data da cessação do benefício), que aparece na tela INFBEN - Informações do Benefício.
Esta data é informada pela perícia médica. É a alta programada. Toda vez que você faz uma perícia, o perito fixa uma data limite.
Até 15 dias antes desta data chegar, caso você e o seu médico considerarem que você não está apto para retornar às suas atividas, você deve ligar para o telefone 135 e solicitar uma nova perícia: o PP - Pedido de Prorrogação.
Após o término da perícia, se o perito concordar com a prorrogação... alguns minutinhos após a perícia esta data é alterada com o novo limite médico. Se a data persistir é porque o perito negou o seu pedido... e aí só resta solicitar um PR - Pedido de Reconsideração. Você tem um prazo de até 30 dias.
Se for negado o benefício de novo... Você só poderá dar entrada em um novo requerimento de auxílio doença, após 30 dias da última negativa...
Não aconselho a dar entrada em Recurso pois demora muito para obter a resposta...
Você pode ajuizar uma ação contra o INSS, no Juizado Especial Federal de sua cidade. Lá tem atendimento gratuito. Não precisa de advogado. Você passará por uma perícia judicial. E o perito fará um laudo para o Juiz dar uma sentença favorável ou não para você. Nesta perícia estará presente um perito do INSS, o perito judicial e você. Será dado a opção de você ir acompanhado de um médico assistente (um médico particular)... mas não é necessário, além disso um médico assistente cobra caro...
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Abraços.
C_c e jair!
As informações da c_c estão corretas, somente algumas alterações que ocorreram nos últimos anos.
Se for negado o benefício de novo... Você só poderá dar entrada em um novo requerimento de auxílio doença, após 30 dias da última negativa... Isso foi alterado após a segunda alta o segurado pode marcar outra pericia imediatamente.......
Na pericia na jef, a minha como acidente de trabalho foi na estadual, não houve perito do inss e somente o medico do perito e o meu medico particular é caro sim, mas ele concordo em ser pago após receber na justiça. Se puder joao contrate sim, pois se o medico do juiz nao lhe der favoravel o seu medico ira rebater.....Ai a briga é boa pois e entre a mesma classe.
Abraços
Na segundona já darei entrada no processo. A perícia onde tive indeferimento foi em fevereiro/2012. Depois da lambança que o perito fez, meti 3 denúncias contra ele. Acho que por isto só agora cessaram meu benefício. Devo estar marcado. Mas enquanto houver justiça não tô nem aí. e olhe que sou pobre, pois no Brasil aparentemente a justiça só funciona (a favor) pra rico.
Ro_Ro
A perícia no Juizado Especial Federal é composta do perito judicial (designado pelo juiz), do perito que representa o réu (o INSS) e se for da vontade do autor da ação (você) poderá levar um médico de sua confiança... O Juizado Especial Federal só faz perícia para benefícios que não sejam originados de acidente de trabalho.
Benefícios acidentários é da competência da Justiça Estadual, conforme determina a Constituição Federal...
Assim como você Ro_Ro, eu também dei entrada numa ação na Justiça Estadual e o juiz na semana passada determinou que o processo seja encaminhado para perícia, ou seja, que seja designado dia e hora para a perícia.
Não era do meu conhecimento que na Justiça Estadual, durante a perícia, o INSS não esteja representado por um perito no local...
Quando foi a sua perícia? A minha deve ser marcada até o fim do ano... Não consegui nenhum médico para me acompanhar... Você teria um para me indicar?
Abraços. Cris.
Ola C_C
Não era do meu conhecimento que na Justiça Estadual, durante a perícia, o INSS não esteja representado por um perito no local... (No meu caso somente o perito do juiz e o meu medico contratado de minha confiança)
Quando foi a sua perícia? Após a entrada no processo levo um ano e 3 meses para ser efetuado a pericia. Ao no Rio não sei como é.
Não consegui nenhum médico para me acompanhar... Realmente esse médicos são raros eu levei um tempo para achar o meu medico. Eu peguntei aqui no fórum, vá a Justiça Federal fale com algum atende se conhece, fale com os seus médicos, tipo assim tem que procurar em tudo que e lugar.
Você teria um para me indicar? Teria sim se fosse em SP.
abraços
Ro_Ro
Uma pena vc estar em SP. Os médicos aqui no RJ pedem valores absurdos e segundo o meu advogado a única importância do acompanhamento é na hora de impugnar a perícia do médico da justiça... caso seja desfavorável...
Dei entrada no meu processo no dia 01.06.2011, e o INSS já pagou as custas dos honorários periciais e no dia 22.08.2012, o juiz despachou para que fosse marcada a perícia médica...
No cartório me informaram que marcam até o fim do ano.. mas o processo ainda está na sala do juiz... tudo é muito lento, haja visto a quantidade de processos...
Eu não sabia que na hora da perícia na Justiça Estadual, só tem o médico do judiciário, para mim era igual à perícia na justiça federal: o médico perito indicado pela justiça e o médico perito indicado pelo INSS. E o terceiro seria o que eu indicasse...
Cris.
Bom dia meus amigos !! estava ausente deste lindo forum....e com muita saudade....acreditem havia esquecido o meu email, e nada de conseguir entrar.....entao ate deixei recado em outro,mas ja que hoje a minha memoria ficou melhor cá estou...pra quem nao me conhece aqui do forum, tenho 56 anos lúpus,fibromialgia,hipertensao, síndrome de reynold, etc...... entao estava dede 2003 opelo insss, qdo ele acho que eu estava otima me mandou trabalhar ,isso em maio do ano passado, fui na defensoria publica de dei entrada na JFE, feita a pericia o perito da federal .mesmo cconfirmando que eu tenho esta patologia, disse que eu estou apta ao trabalho....e desde entao sem receber desde maio de 2011.vivendo de algumas vendas de bolos..etc...docinho que faço...continuo com dores.maos inchadas. tomando alguns remedios .me enchendo de diclofenaco para que as dores nao me pertubem muito. em fim é isso. maos inchadas e doem demais, pra dormir rivotril de 2 mg, msm assim acordo varias vezes na madrugada...estou com um péssimo humor, MAS.....fui procurar emporego, já que o INSS nao me quer mais....fiz provas,entrevistas, dinamicas de grupo acreditem passei em tudo ate nos exames médicos..isso porque vc msm coloca la...que nada tem....(VCS ACHAM QUE SE EU COLOCASSE QUE TINHA FICADO DESDE 2003 PELO INSS IA CONSEGUIR TRABALHO)tudo pronto para começar hoje ao trabalho...msm com dores ,com desanimo,maos e pes inchados. estava pronta seja o que DEus quisessse. sabado mem ligaram agora e disseram que: a vaga que eu ia preencher nao vai mais existir, ou eu trabalho de domingo a diomingo com uma folga na semana de 14 as 21 hs, ou pego meus documentos de volta........é o fim do mundo..memo ferrada nao consigo trabalhar......o que faço.....se de segunda a sexta neste msm horario ja nao era bom, mas eu ia..imagina de domingo a domingo ....ai msm ferrou de vez
abraços fraternos Rio_RO amigo Dr. Brito qta saudade
Baxter, Não entendi voce fez exames médicos, e com mãos e pés inchados, com fibromialgia, voce passou?? e está apto a trabalhar???, das duas coisas uma: 1 - Ou o médico desta empresa que voce vai trabalhar, é muito burro.
2 - Ou o INSS estava certo em te dá alta, pois se voce passa por um médico de uma outra empresa, ele te examina e diz que voce está apto a trabalhar, eu heim??
Boa noite, veja bem.....na realidade eu nao passei pelo medico e sim preenchi um questionário, uns 20 minutos apos, entrei mediu a pressão estava boa, pois estou tomando e controlando com 2 comprimidos de aradois. graças a Deus. neste momento tomei dois comprimidos de diclofenaco ,pois estou com muitas dores.as maos(dedos)continuam inchados. o pe esquerdo nao consigo pisar pois doi no tendão. amanha eu msm vou fazer exames de sangue no posto medico. que consegui.....pois meu fan nunca deu nagativo, vou ver como esta. e tb hemograma.e tpo tgp. pois havia dado uma alteração no figado.devido a medicação creio eu. vamos esperar. mas indeciso ainda nao começei a trabalhar nao..... eu nao sei se vou conseguir.ha uma necessidade muito grande de trabalhar..pois o inss nao me quer mais.e sem dinheiro nao se sobrevive nem se trata. se o medico da empresa me examinar to ferrada...mal consigo levantar os braços agora. fique com Deus queria ter muita saude. ou pelo menos nao sentir dores..ficaria mais feliz. sem elas....