È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

Respostas

    ?

    cristina bagatella Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 15h41min

    Adrianus, notei no seu discurso que quer generalizar, existem realmente muitas pessoas que fingem estar doentes, falsificam atestados médicos, enfim, fazem de tudo para não ter que trabalhar, mas entendo que o Inss paga médicos perítos para saber diferenciar quem está realmente doente, voce não acha? Se não for assim porque manter esses perítos? Qualquer funcionário da agencia poderia atestar a capacidade ou não dos segurados. Agora não é justo que os bons pague pelos pecadores. Eu particularmente não tenho nada com isso, se alguém finge estar doente o problema não é meu, o problema é de quem administra, se conhece aquele ditado "quem não tem competencia não se estabeleça" Se voce tem uma empresa mau administrada, que só te dá prejuizos, oque voce faz? acho que a primeira providência seria colocar uma boa administração . Nosso País é uma grande empresa, e diga-se de passagem bem mau administrada, infelizmente, saúde, ensino, um escandalo, e enquanto isso o nosso presidente distribui cartões, bolsa escola,bolsa família, vale gás, vale leite, esse povo ai não quer esmolas quer trabalho, e se não bastasse vem pessoas como voce defender esse governo corrupto, procure ler mais jornais, assista telejornais, se informe mais antes de falar essas bobagens, cuidado amanhã a vítima pode ser voce ou uma pessoa de sua família. Para finalizar quero dizer que nós seguardos honestos(os desonestos não me interessa) só queremos oque é de direito, não sei se voce sabe, existem LEIS . Estão ai para serem cumpridas.

    P

    Paulino Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 15h59min

    Sr. Orlei nós estamos acordados, unidos e lutando sempre e no aguardo de sugestões que serão bem vindas.
    Quanto ao Sr. Adrianus, nem vale a pena responder.
    Nenhum de nós aqui desse fórum, se “enquadra” nos personagens que ele citou.
    Abraços a todos.

    A

    Arcanjo Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 18h32min

    Sr. Roque,

    Ao ver está discussão salutar iniciada pela Sra. Cristina, mas enriquecida com palavras de pessoas que vivenciaram fatos parecidos. Pois na união e na disseminação dos nossos conhecimentos tácitos tornando explícitos é a melhor forma de possuir nossos direitos em prática. Parabéns a todos.

    Gostaria de saber como localizar e/ou ter acesso a um fato citado por vossa pessoa a 1 dia atrás, onde salientou sobre uma explanação feita pela Dra. Aska demonstrado o porque que certo atos questionáveis eram inconstuticionais com suas respectivas Leis. Ficaria grato em saber como posso ter acesso a esta citada explanação. Desde já agradeço vossa atenção.

    Atenciosamente,
    Arcanjo

    M

    Maria das Dores Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 18h35min

    Oi Sr. Roque, o senhor é um doente engraçado e bem humorado. Gosto de ler seus comentários. Desejo muito boa sorte na perícia do dia 13. Olha, a gente não deve perder as esperanças nunca. São momentos de altos e baixos que a gente enfrenta e nossos pensamentos oscilam, mas estou acompanhando os programas do Gaspareto da Rede TV News e ele sempre diz que a gente tem que ser a gente mesmo. Nada de querer valorizar o outro mais q a gente mesmo. E quem sabe das nossas dores, somos nós mesmos e Deus é claro que conhece nossa limitação, né? Nenhum perito pode julgar a intensidade do sofrimento de uma pessoa. Entretanto os exames dizem alguma coisa e nos cartazes do INSS ( a apresentação de exames é opcional). Não é interessante que eles ignorem também além do médico que nos acompanha, nos opera, os resultados dos exames? Como eles podem julgar incapacidade de alguém, através da advinhação? Olha, eu aqui me revoltando de novo. Só entrei aqui para desejar-lhe boa sorte! Boa Sorte Sr. Roque!

    O

    Orlei Araújo Padilha Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 19h17min

    O CRM (Conselho Regional de Medicina) reprova a atitude dos peritos médicos do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), que têm emitido laudos sem assinatura para trabalhadores doentes que passam pelo órgão. Muitos deles têm sido liberados para retornar ao trabalho mesmo sem condições de saúde.

    O Diário tem noticiado várias denúncias de trabalhadores que possuem atestados médicos de seus convênios, comprovando a necessidade de afastamento, e que mesmo assim são liberados pelo instituto. Segundo o INSS, os laudos dos peritos não possuem assinatura por reivindicação dos próprios médicos, que afirmam temer represálias.

    "É inadmissível a falta da assinatura do perito. Na forma legal, a identificação pode ser feita por extenso e legível ou através de um carimbo informando o nome e o CRM do profissional que realizou a perícia. O laudo é um ato médico. Se não receber assinatura e nem o número do CRM, fica absolutamente irregular”, comenta o conselheiro do CRMSP, Antônio Pereira Filho.

    P

    Paulino Terça, 12 de fevereiro de 2008, 1h51min

    Sr. Orlei, se o proprio INSS confirma que os peritos temem represarias é porque ai tem!!!
    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!!!!
    Abraços.

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Terça, 12 de fevereiro de 2008, 7h20min

    ARCANJO, boa tarde , meufio é o seguinte referente a sua pergunta, neste mesmo link , voce procura o tema "INSISTO EM SABER... COMO DERRUBAR A ALTA PROGRAMADA", ok. la voce vera as explicações que me fofram dadas !!!!
    um abraço

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Terça, 12 de fevereiro de 2008, 7h27min

    OI,CICI obrigado pelas palavras , e muito obrigado ,pela sua visita, pois eu desejo a voce , muita sorte na sua pericia também , e não esquenta que vai dar tudo certo. ok
    volte sempre ,não vai deixar nos falando sózinhos. hein!!!!
    um abraço e até mais !!!

    N

    Nilce_1 Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 17h31min

    Eaí Roque que conta de novo? soube de alguma novidade para nos contar? na filinha básica?
    Qual foi boa que ouviu lá? srsrs

    Bjs

    N

    Nilce_1 Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 17h35min

    Meus amigos, antes de sermos "eliminados" aqui pela tropa de elite, não gostaria de perder o contato, aprendi um montão de coisas com vocês se quiserem escrever, ok
    [email protected]

    N

    Nilce_1 Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 17h40min

    Olá Paulino, deu muito trabalho para os peritos? fez ele te entender? srsrs
    Qual foi a boa da sua visita ao "especialista"? srsrs

    Bj

    J

    João Bosco pires de Almeida Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 18h33min

    Acho que foram minhas orações, meu desespero e o desejo de ser ouvido e ajudado, que me trouxeram este site.
    Cristina Bagatella
    Estou com problema serio junto a perícia do INSS, a qual fui submetido no dia 21/01/2008, mas só tive a resposta de indeferimento do meu pedido, ontem dia 13/02/2008, com data retroativa, de 21 de janeiro, um absurdo.
    Estou indignado, não sei o que fazer, sofro de depressão fortíssima,
    DEPRESSÃO NERVOSA

    A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas

    Depressão maior

    Os pacientes com este tipo de depressão apresentam pelo menos 5 dos sintomas listados a seguir, por um período não inferior a duas semanas:

    Desânimo na maioria dos dias e na maior parte do dia (em adolescentes e crianças há um predomínio da irritabilidade)

    Falta de prazer nas atividades diárias

    Perda do apetite e/ou diminuição do peso

    Distúrbios do sono — desde insónia até sono excessivo — durante quase todo o dia

    Sensação de agitação ou languidez intensa

    Fadiga constante

    Sentimento de culpa constante

    Dificuldade de concentração

    Idéias recorrentes de suicídio ou morte específicos.

    fui negligenciado pelo perito do INSS.
    João Bosco

    A

    Adrianus Sexta, 15 de fevereiro de 2008, 2h19min

    Não importa o tamanho da mentira, a VERDADE sempre aparece! A Verdade não pode ser oculta, por mais que se tente...
    Com relação a algumas afirmações dispostas neste fórum, tenho a dizer o seguinte:
    Alguém alegou que 95% dos "bons peritos" do INSS deixaram seus cargos por "discordarem" das "regras" do Instituto. Tais "peritos" eram na verdade médicos credenciados, terceirizados, que não faziam parte do quadro de funcionários do INSS, mas foram recrutados para atender às demandas em 2001 devido à carência de peritos médicos efetivos do órgão.
    Entre 2001 e 2005, com a participação desses credenciados, houve um aumento assustador na emissão de auxílios-doença, um salto bastante expressivo nas concessões desse benefício. O que ocorreu nessa época para justificar isso? Houve uma grande catástrofe? Aconteceram grandes epidemias? Na verdade, os médicos credenciados, embora "especialistas" em várias áreas, não tinham conhecimento de Legislação Previdenciária e não estavam comprometidos com a seriedade do sistema, mas apenas interessados nos seus elevados ganhos financeiros (muitos chegavam a faturar mais de R$ 20.000,00 por mês!). Ganhavam por consulta, e para eles era interessante - mas muito interessante mesmo - que a "clientela" aumentasse, levando conseqüentemente a uma maior remuneração para eles.
    Tal realidade acabou culminando em um dos quadros mais tenebrosos da história da Previdência Social brasileira e deu margem à instituição de uma indústria especializada em fraudes previdenciárias (escritórios de advocacia, despachantes, agenciadores, intermediários, médicos assistentes que emitem atestados graciosos, laboratórios que forjam resultados de exames duvidosos, servidores públicos corruptos). Muitos benefícios fraudulentos, concedidos indevidamente, cheios de irregularidades, nasceram do trabalho dos médicos peritos "especialistas" credenciados. Através de um decreto federal, a terceirização da perícia médica do INSS chegou ao fim. Por exigência do Tribunal de Contas da União e do Conselho Nacional de Previdência Social, houve a necessidade de realização de concursos públicos para provimento de cargos de perito médico. Muitos dos médicos credenciados também se submeteram a tais concursos, porém não conseguiram obter aprovação. Se são considerados tão competentes, mais capazes do que os atuais peritos que muitos alegam não possuírem especialidades, por que então não foram aprovados? Com os novos concursados, médicos peritos efetivos do quadro do INSS, houve maior comprometimento com o órgão e maior responsabilidade, ajudando no combate às fraudes e evitando a concessão de benefícios irregulares, embora os peritos atuais recebam salários muito inferiores aos recebidos pelos credenciados.
    Agora vamos discorrer sobre outra questão: do ponto de vista legal, o médico assistente, aquele que acompanha e trata o segurado, não tem a prerrogativa, o direito, o dever de avaliar a incapacidade laborativa do seu paciente. Isso fere o Código de Ética Médica e está claramente definido também nas Resoluções do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP. O médico assistente não pode ser perito de seu próprio paciente. O que está em jogo são conflitos de interesses éticos e financeiros.
    É definido por Lei Federal que, no que concerne a processos para concessão de auxílio-doença e outros benefícios previdenciários, o perito médico do INSS é o único que detém a prerrogativa legal para avaliar os segurados e definir se suas situações enquadram-se nas normas que norteiam as concessões de benefícios. Não basta apenas estar doente, mas é necessário que se caracterize incapacidade para não apenas uma atividade, porém para várias (incapacidade laborativa multi e omniprofissional).
    O que falta ao povo brasileiro, infelizmente, é informação, leitura, crítica, conhecimento. Falta também, na maior parte das situações, bom senso, ética, caráter, honestidade!
    O advogado que desconsiderar o que está claramente definido na Legislação mereceria ter seu diploma cassado. O mesmo é válido para médicos assistentes mercantilistas e aqueles que extrapolam seus limites de atribuições legais, enveredando-se por questões que não são da sua competência, alçada ou esfera de atuação.
    Os peritos médicos do INSS, os concursados que atualmente exercem funções de caráter judicante no âmbito previdenciário, estão subordinados à Legislação Previdenciária e sujeitos às penalidades previstas em lei. Caso algum perito cometa algum ato de improbidade administrativa, não sendo fiel ao cumprimento das normas e regras atualmente vigentes, fatalmente será merecedor das punições cabíveis e o resultado, na maioria das vezes, é a exoneração sumária do cargo.
    Mais uma vez quero exaltar o trabalho de órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, com ações efetivas e contundentes no combate às fraudes e irregularidades no sistema previdenciário e no serviço público.

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Sexta, 15 de fevereiro de 2008, 13h30min

    E, ai nilce tudo legal, eu fui o primeiro eliminado ,a boa foi do dia da pericia, uma mulher fando para outra , o perito demorou tanto tempo para aposentar meu marido que passou uma semana ,ele moreuu.... a outra , falou o meu caso é identico ao seu !!!!! eu dei risada pra caramba, entõa , NILCE , MARCELO, EU E ETC... SEGURA AS PONTAS AI É FALAR COM SÃO PEDRO , DAR UM TEMPO ... SENÃO NÃO VALE , E OUTRA JA NOTARAM QUE O ADRIANUZ NÃO TEM MAIS O QUE FALAR E EMTODAS DISCUSSÕES , ELE TRAZ O JORNAL .

    ABRAÇO A TODOS

    N

    Nilce_1 Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 6h06min

    Olá pessoal!
    Roque, lembra que foi dito aqui que eu poderia solicitar a pericia la no hosp. qdo estiver internada?
    Tudo papo furado, hoje, tive na agencia para informar que não poderia ir na pericia dia 21/02, pq estarei em cirurgia dia 20/2.
    Me falaram lá que eu tinha que mandar alguém da minha familia me representar no dia da pericia! srsrs, para ser remarcada! kkkk
    Para eu ter esta informação, foi uma zona, o cara entrava numa sala, saia, entrava em outra, perguntava para um...para outro...conclusão: demorei 3 horas para saber isto! srsrs, já esperava que iria passar por este tormento!
    Ah sabe que o atendente me disse? kade o relatorio! eu disse que relatório? eu so vim aqui dizer com esta declaração que não poderei vir no dia da pericia...., na proxima vez que eu for na pericia, levarei um nariz de palhaço, foi extamente esta sensação que eu tive hj!

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 8h24min

    OI , NILCE BOM DIA,
    Esses caras , estão de brincadeira . como anuciam um lei imposta por eles , e não cumprem , uma pessoa ligada ao inss me disse que isso pode ser feito , se o segurado em qualquer hipótese, não puder ir para a agencia( digo se locomover), eu acredito no que o marcelo disse que ganham 4 x a mais para tal visita , não venham me notificar , por eu falar que esse pessoal é mentiroso;brincalhões e fanfarrões. Pois não falo mais por respeito aos participantes, alem disso a assessoria de imprensa do inss , falou que neste censo da invalidez os médico irão avaliar que não tem condições de ir a agencia. COITADO DOS TIOZINHOI!!! E VEM GENTE FALANDO AQUI QUE NÓS E QUE SOMOS OS VAGABUNDOS E ESCORÕES DO INSS .ISTO É UMA VERGONHA,
    ESTÃO SE DESENTENDO ENTRE ELES . FUI NUMA AGENCIA PEGAR UMA INFOMAÇÃO BASICA , AI FOI A MESMA COISA UM PASSOU para o outro que , mandou para o outro, emandou dirigir a outro . que disse : esquece tudo o que falaram para o sr , a minha é que vai prevalecer. Legal escutei o cara , agradeci e sai com mais duvidas do que estava , [...]
    UM ABRAÇO

    N

    Nilce_1 Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 13h21min

    Meus caros, de forma alguma, duvidei doque disseram a respeito da tal pericia em domicilio! inclusive eu disse ao atendentende, que havia ligado no 135 e deram esta informação. Ele debruçou no balcão de me disse: ahhhhh, esse 135 só arruma pra nossa cabeça!
    Ah tem mais...ele disse pra mim...a senhora quer fazer a pericia agora? (antecipada?), claro respondi, ai o atendente: troxe o laudo? e eu: laudo? hj não é minha pericia? e sim dia 21! e ele: é mesmo sem laudo não dá para fazer!
    Ai questionei...ué? não é o perito que decide a minha vida? pra que laudo? ai já sabem....sai pela porta rapidinho srsrsrs

    Bjs

    N

    Nilce_1 Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 13h33min

    Tem mais..., quando perguntei se o perito poderia ir até eu la no hosp. para realizar a pericia, o atendente me disse, qtos dias ficará no hosp? eu respondi, o medico q irá operar disse que mais ou menos uns 5 dias, ai ele responde: ahhhhh srª ta muito em cima do dia! (são 5 né?).
    Nesta hora não deu para calar, e indaguei..., muito engraçado, muitas pessoas ficam meses sem receber...assim como eu estou...., muitos esperam meses para passar em pericia...., anos (uma vida) para aposentar, muitos levam, SEGUNDOS PARA SER RETIRADO O BENEFICIO (INDEFERIDO), agora...., para o médico me periciar no hospital, tá muito encima do dia! AH TÁ OBRIGADA! só gargalhando mesmo!

    Bjs

    M

    M.SOL Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 16h55min

    OI gente sou nova aki, mas com os mesmos problemas, Pericia INSSSSSSS - a minha foi indeferida - e farei outra em 25/02 - tenho oito lesões nos ombros e depressão - tenho laudos de psiquiatra e ortopedistas. Qual acha que sera minha chance????

    N

    Nilce_1 Segunda, 18 de fevereiro de 2008, 18h00min

    Olá TITE, seja bem vinda!
    Como pode ver a maioria aqui ta: sem grana, sem beneficio, sem remédio, sem cartão..., sem aposentadoria...., mas dignidade..., não nos falta!
    Acho que depende..., quantos Indeferimentos teve? se foi um, ainda pode ser que tenha alguma chance, se passou disso, bote a barba de molho! (brincadeira), no meu caso como exemplo, depois do primeiro indeferimento, ai veio o 2º, o 3º, o 4º..., eles não cansaram de dar.... (vai ver que acharam que eu tinha tempo!)srsrs, aí não teve jeito, processo neles!
    Não espere tanto tempo, caso for direto os indeferimentos, achando que os peritos irão ter peninha de você!

    Sorte