Tutela ou Guarda?
Minha ex-esposa me pediu pra passar a tutela da nossa filha para o atual marido dela.Ela disse que é pra que ele a coloque no plano de saude.E que isso só é possivel se ele tiver a tutela.Me disse que nao tem nada a ver com Guarda que continuo responsavel pela nossa filha.com direitos e obrigações.Fiquei meio recioso.Pois nao quero abrir mão da minha filha.Oque eu devo fazer neste caso?
Guarda é a responsabilidade pelo cuidado e educação da criança.
Tutela é a indicação de um responsável quando a criança não tem os pais vivos ou não pode ser cuidada por eles, para representar legalmente a criança em questões específicas, como a inclusão no plano de saúde.
No entanto, a tutela não transfere a responsabilidade integral pelos cuidados da criança, ou seja, não exime os pais de suas obrigações e direitos em relação a ela.
Você pode continuar sendo responsável pela sua filha mesmo que ela esteja sob tutela do atual marido da sua ex-esposa.