Estou necessitando com uma certa urgência de alguns esclarecimentos. Caso alguém possa me ajudar, eu ficaria muit grata. Sou estagiária em Maceió/AL e meu pai é advogado, entretanto não sabe nada acerca de direito internacional. Eu andei pesquisando algumas coisas, mas tenho dúvidas. Meu noivo é portugues e vem morar aqui em Maio, até eu terminar a faculdade e fazer o Exame de Ordem. Gostaria de saber como pode se dar a residência legal dele aqui, durante esse periodo, que será de cerca de 1 ano. Nós estamos pensando em casar aqui mesmo. Acontece que ele é divorciado lá. Se for possível, por favor me esclareçam quais as providências que temos que tomar e a documentação necessária. Muito grata.

Respostas

    R

    Rosangela_1 Segunda, 02 de junho de 2008, 20h45min

    Olá,
    Algo parecido se deu comigo.
    Meu companheiro é Português e divorciado em Portugal, veio morar aqui, tentamos nos casar, quando fomos surpreendidos com a exigência, no cartório, da homologação do divórcio dele aqui no Brasil no STJ.
    Contratamos um advogado lá em Brasília, todo processo demorou cerca de 2 anos.
    Quanto aos documentos, são a Identidade, cópia do divórcio, e não me lembro mais o resto.
    O mais dificil é uma declaração da ex esposa dele dizendo que concorda com o divórcio ou dá-la como desaparecida, daí vai ser preciso um anúncio no Diário oficial por dois dias.
    Espero tê-la ajudado, mas um advogado especializado e com residência em Brasilia facilitaria.
    Boa sorte!