Comprei um carro usado e estranhei um ruído que o carro fazia, mais o dono da revendedora disse que era pastilha do freio nova, mais com um mês e 12 dias , o barulho deixou realmente de existir mais também o carro de andar já que a caixa de macha quebrou, informei à revendedora que disse que não ia conserta, e procura-se a justiça. Quais os procedimentos que devo tomar e se posso acionar o revendedor no PROCON e juizado especial civil e criminal ao mesmo tempo, já que pelo código do consumidor os bens duráveis têm garantia de 90 dias, o revendedor disse que só dava garantia do motor e caixa de marcha, a caixa de marcha quebrou e o ar condicionado deixou de funcionar também posso pedir garantia também para o ar condicionado... (obrigado???)

Respostas

    A

    aksa _ suzane Sábado, 13 de setembro de 2008, 18h22min

    Por acaso vc fez alguma vistoria quando da venda do mesmo, teste driver, alguma prova de que, quando da venda o mesmo estava sem vícios?

    E

    Everton Jianoto Quinta, 25 de setembro de 2008, 8h37min

    Gostaria de saber!
    comprei uma s10 ano 95
    faz uns 20 dias e o caso é o seguinte!
    o dono da garagem onde comprei disse, você só vai subir e anda ta perfeita!
    ai apos 20 dias
    ai o escapamento caio no chão (Enferujado)!
    a suspenção inteira esta ruim, como não dava para andar mandei arrumar e ele falo que não vai pagar pois garantia de carro usado e só motor e cambio ele disse!
    o que posso fazer nesse caso!
    obrigado desde já!
    Everton Jianoto

    J

    jason_1 Segunda, 13 de outubro de 2008, 3h10min

    Gostaria de saber !
    Comprei um carro a quase 4 meses... ele estava apresentando barulhos na suspensão , quase ao término do prazo de garantia, finalmente consegui com que o dono da agência mandasse para revisar. quando o carro voltou passaram-se 30 dias e os barulhos voltaram e além disso quebrou o câmbio , os ventiladores de resfriamento do radiador, uma bomba do hidro -vácuo... enfim apresentaram-se vários defeitos..... gostaria de saber se consigo a troca do carro por outro na concessionária pois ele me garantiu que era revisado.... e se não me engano a garantia começa a valer a partir do momento que peguei o carro com a tal "revisão "... poderiam me ajudar quanto a essa dúvida????????

    A

    Alexandre_1 Terça, 14 de outubro de 2008, 19h10min

    Pessoal... também tenho uma dúvida...

    Comprei um carro a 2 meses atrás, antes de comprar verifiquei que o carro estava com alguns problemas visuais... o vendedor e o gerente me deram suas palavras que consertariam os problemas e eu acreditei.
    O carro ficou uma semana sendo prepadado. Fui buscá-lo numa sexta-feira e na segunda-feira próxima já retornei com o carro para a concessionária. Mais uma vez acreditei na palavra dos responsáveis e deixei o carro na oficina, lá permanecendo por quase um mês. Rodei mais 2 semanas com o carro e ele voltou a apresentar problemas novos me deixando enguiçado. Paguei um reboque e levei o carro diretamente pra oficina e lá ainda se encontra. Bom de todas essas indas e vindas, eu não tenho nenhum documento comprovando que o carro está apresentando estes defeitos.
    Qual documento a concessionária teria que me fornecer e quais os documentos que eu deveria gerar para documentar estes problemas?
    Minha garantia está acabando e estou com medo de que eles não façam todos os serviços que estão surgindo... também tenho dúvidas quanto a devolução do carro... eu posso devolver?

    Em Resumo:
    - Não tenho nenhum documento comprovando os defeitos apresentados
    - Não sei quais documentos a concessionária deveria me fornecer
    - Não sei quais documentos eu deveria gerar para comprovar as minhas reclamações
    - Não sei se posso devolver o carro, pois não tenho mais confiança no produto. Os defeitos apresentados são graves
    Como proceder?

    A

    aksa _ suzane Quinta, 16 de outubro de 2008, 9h40min

    EVERTON

    Imagino que vc comprou em uma oficina de usados, nesse caso deve juntar os comprovantes dos gastos com o concerto, e entar com uma indenização por danos materiais contra a mesma, no juizado civel que é mais célere e vc terá oportunidade de provar, que havia um vício oculto que se manisfestou no vinte dias após a compra (dentro do prazo legal para manifestação de vícios).

    A

    aksa _ suzane Quinta, 16 de outubro de 2008, 10h07min

    JASON

    De fato a garantia nesse caso começa apartir do momento que vc recebeu o mesmo revisionado, e, se o problema não foi solucionado visto que o defeito reapareceu 30 dias depois, vc pode pedir sim, a substituição do carro, uma vez que o defeito não foi sanado pela concessionária.

    Para isso formule uma notificação para a mesma explicando os motivos por que deseja a troca do veiculo, (especificando os prazos) a mesma se negar-se a fazê-lo, deverá manifestar-se por escrito também, junte esse documento com os demais do veículo da compra, revisão peça a mecânico que faça uma vistoria no carro para identificar o defeito, junte esse laudo aos documento mencionados e procure o juizado cível, para a solução da lide.

    A

    aksa _ suzane Quinta, 16 de outubro de 2008, 10h27min

    ALEXANDRE

    Pelo que entendi, quando vc foi escolher o carro o mesmo apresentava problemas visuais eos responsaveis disseram a vc que iriam concertá-lo, daí o carro passou duas semanas na oficina antes de vc recebe-lo e quando recebeu o mesmo apresentou problemas e teve de voltar a oficina, a oficina é da concessionária? ele está na concessionária para concerto ou vc procurou uma oficina para concerto do mesmo?

    Pois se a oficina é da concessionária o prazo da garantia está interrompido, uma vez que a mesma está resolvendo o problema, o Código de Defesa do Consumidor estabeleçe que se o defeito não for sanado no prazo máximo de 30 dias o consumidor dentre outros pode pedir a substituição do veículo, notificando a concessionária para tal. A maior prova do defeito é o carro na oficina, mas para sua maior segurança não faça nada verbalmento sempre por escrito.

    Se a mesma negar-se a fazê-lo procure o juizado!

    Peça uma vistoria em uma mecanica especializada que identifique o defeito

    A

    alex fernando Segunda, 20 de outubro de 2008, 17h04min

    ola estou com uma duvida, comprei um veiculo usado a aproximadamente 30dias e aparentemente o carro estava bom levei para revisao e tive que efetuar alguns reparos mais de menos só que a uma semana atrás estava indo ao trabalho eo carro quebrou após analise do mecanico ele constatou que o motor havia travado mandei abrir o motor e descobri uma verdadeira desordem pois o motor estava horrivel muito desgastado tive faze-lo por inteiro ficou em torno de 1500 reais e agora não sei pois fiquei na duvida para ligar ao ex-dono e informar pois nao tratamos nada de garantias so que eu nao quero levar todo prejuizo sera que eu tenho direito a reaver algo pois me quebrou as pernas tive que empresta dinheiro para conserta-lo alguem pode me ajudar tenho ou nao tenho direito de reinvidicar o valor pois era um defeito oculto

    A

    alexander_1 Quinta, 11 de dezembro de 2008, 22h35min

    Comprei um veiculo usado ano 2002 na concercssionaria ford da minha cidade e ao andar com o veiculo constatei que tinha que fazer embreagem pedi abatimento para
    o concerto da mesma e me foi dado um abatimento de 500,00 para concerto da mesma mais o vendedor me falou que o resto do veiculo estava em dia e o veiculo era de unica dona de otima procedencia .Ao ligar o veiculo de manhã no dia seguinte constatei que o motor metralhava até esquentar um pouco troquei o óleo do motor para ver se parava o barulho, não parou fui a concessionária e falei sobre o barulho
    e o vendedor arrogada mente me destratou e falou que não me daria garantia do veiculo que já me teria dado desconto para concerto da embreagem.Voltei no dia seguinte falei com recepcionista que deixaria o veiculo para concertar foi aberta uma ordem de serviço e foi constatado pelo gerente e o mecanico o barulho anormal
    no motor foi desmontado e não conseguiram concertar o motor eo mecanico me falou que era mais facil eu devolver o carro do que ele concertalo e me mandou ir andando para ver se o barulho parava , não parou ao voltar fui destratado de novo e agora é so descursão e me mandam procurar a justiça , porque estaria vendendo o veiculo e já se passou 3 meses da compra e não tenho direito de garantia. A ordem de serviço ainda esta aberta a quase seis meses, já liguei para o dono da concercionaria e nada agora deixei uma carta com protocolo para o diretor da impresa e nenhuma resposta. E ainda pesso a nota fiscal de compra até agora não emetiram já que a concerssionaria atravesso o recibo de compra e venda direto da ex propietaria para mimha esposa mais foi eu que comprei o veiculo e sempre vou a concerssionaria o que faço.

    R

    Rafael B. B. Sexta, 12 de dezembro de 2008, 12h57min

    Olá. Comprei um carro não faz nem um mês, e o motor dele estragou. O ex-proprietário do veiculo tem que pagar? Me parece que motor e caixa tem garantia de tres meses, mesmo se comprado o carro de pessoa física. Gostaria de saber se i isto realmente é verdade e se o ex-proprietario tem que pagar. Aguardo resposta.

    S

    samuel_1 Quarta, 17 de dezembro de 2008, 9h35min

    Olá comprei um carro do ano 94 em uma loja em São paulo o carro eu dei de presente para meu irmão não estava do meu gosto mais era aquele que ele queria o vendedor da loja me disse que carro abaixo de 96 a loja não fornecia garantia alguma .isso faz um mês e meio e o carro apresentou problema na transmissão e em algumas funções eletricas gostaria de saber se a loja é por lei obrigada a fornecer garantia pois reclamei com o vendedor e ele me dice que não existe garantia do veiculo e não cobrira mais nada de problema que o apresentar , posso recorrer á algum tipo de lei para que ele pague o prejuiso o troque o veículo ...obrigado

    D

    Derlico Sexta, 19 de dezembro de 2008, 6h26min

    Gostaria de saber o seguinte vendi um carro velho, pois não tinha condições de arrumar, estava queimando oleo e quando vendi detalhei os problemas que contavam o veiculo vendi pelo um valor inferior para que o comprador tivesse condições de arrumar detalhei todos os problemas que existiam e mesmo assim o comprador comprou. e se o comprador quiser me colocar na justiça ou no procon ele tem direito?

    E

    Evandro dos Santos Gama Terça, 23 de dezembro de 2008, 21h35min

    Olá comprei um carro fazem dois meses e o carro ja me apresentou varios defeitos como: caixa de direção; embreagem;cubos de roda traseiros; freios;ja gastei um tota de 1200 reais no carro, e a bomba d´agua ta vazando agua e o motor ta baixando o nivel de oleo levei no mecanico ele me disse que preciso fazer o motor tem garantia ainda deste motor mesmo sendo de particular?

    aguardo respostas urgente!

    M

    moita Segunda, 05 de janeiro de 2009, 19h03min

    Comprei um carro usado faz 1 mes mas o motor fundiu na enchente a garantia do motor vali para esta situação?

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Segunda, 05 de janeiro de 2009, 21h48min

    Penso que não, pois não decorreu do uso normal e sim de força maior.

    A

    Alexandre_1 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 0h45min

    Ola! Vendi um veiculo Gol 2005, unico dono, com 43mil km, sendo a ultima revisao feita aos 40mil, ele estava em perfeitas condiçoes, o comprador fez "test drive" e tudo em ordem porem agora, 20 dias depois de entregue ao comprador ele me liga dizendo que o motor do carro tinha travado e que ele guinchou ate o mecanico "ze da esquina" e este o disse que estragou o motor e tera que retificar, com isso o comprador quer que eu pague pela manutençao e o guincho que ele gastou; o gol de tabela esta 20mil, ja o vendi por 15mil pois tinha que vender logo (para pagar por outro que comprei). O comprador pode me cobrar? pois entreguei o veiculo em condiçoes, ele testou.... sei la o que ele fez nesses 20 dias pra ter que precisar de retifica um carro tao pouco rodado e com as devidas revisoes......

    Cordialmente,
    Alexandre

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Sexta, 09 de janeiro de 2009, 9h26min

    Neste caso não seria relação de consumo, pois o negócio foi realizado por particulares.

    Pelo que comentou, pode ser que a retifica seja decorrida do mau uso, já que as revisões estavam em dia, foi devidamente testado, a autorizada não lhe informou nenhum defeito.

    Penso que o comprador que deve arcar com o prejuízo, uma vez que testou e tem os certificados de revisão da autorizada.

    Sem contar o fato de que o veículo foi vendido bem abaixo do valor de tabela (mercado).

    T

    Tatiana_1 Segunda, 12 de janeiro de 2009, 23h34min

    Boa noite pessoal!! Tbém estou com um problema parecido com os que já li acima. Comprei um carro 2006 de uma agência grande e no final do mês fará 90 dias da data da compra, porém meu carro apresentou um barulho no motor, ou seja começou a rajar. Entrei em contato com a agência e eles disseram que era normal, mas tirei informação com outros mecânicos e eles disseram que não é normal. Levei o carro para a agência que fica em outra cidade na terça feira dia 06/01/09, o carro ficou lá para descobrirem o problema.
    Entraram em contato comigo no final da semana passada, dizendo que já haviam encontrado o problema e que era a valvula do cabeçote, já haviam trocado e revisado tudo de novo. Hoje me ligaram dizendo que o carro estava pronto e que um mecanico da volkswagem que é o fabricante do carro disse que é normal este modelo bater um pouquinho, A agencia que comprei o carro é de outro fabricante .Ainda no foi buscar o carro, estou com um pouco de medo, pedi para o gerente que quero nova garantia, em vista que a minha está acabando e o carro foi mexido, então acho que a garantia tem que começar de novo...Ele aceitou, mas não que me dar nenhum documento provando isto e nem tenho nenhum provando que o carro ficou lá. O que faço por favor!!! Tenho que buscar o carro mas também tenho que ter segurança, ele disse que posso confiar que não vou ter problemas, mas quem me garante? O que faço? Me ajudem por favor!!
    Desde já agradeço.

    M

    Marcelo_1 Sábado, 17 de janeiro de 2009, 17h07min

    Comprei um carro usado ano 2003 e logo que sai da loja o carro apresentou problemas ,a loja fez a manutenção mas demorou uma semana e trez dias para encontrar o defeito no carro, foi preciso que eu levasse o carro em diversos lugares para enfim solucionar . O problema é que o carro esta apresentando outros defeitos como ruído em diversas partes do motor.
    Eu entrei com com reclamação no procon mas eles não assinaram, pois diziam que iriam solucionar o problema ,Então eu fiz um pedido de devoluçao do meu dinheiro mas a loja foi me enrolando até dar os trinta dias de prazo (Sempre qndo eu me dirigia até a loja eles me diziam que não havia ninguém com autonomia para cancelar o contrato)..tbm não me deram notas comprovando manutençoes que fizeram anteriormente,.qndo solicitei , me deram apenas um sulfite descrevendo as peças substituidas ...O que devo fazer ja que agiram de má fé e eu perdi o interese pelo carro, ja que apresenta muitos problemas consecutivos?

    M

    Marcelo Costa Sábado, 17 de janeiro de 2009, 21h53min

    Comprei um carro usado faz 2 meses e meio, já gastei pra mais de R$ 1.500,00 em consertos sendo que o antigo proprietario não me avisou que o carro tinha tantos defeitos e ainda tem outras coisas para fazer, oq devo fazer nesse caso?