Comprei um carro usado e estranhei um ruído que o carro fazia, mais o dono da revendedora disse que era pastilha do freio nova, mais com um mês e 12 dias , o barulho deixou realmente de existir mais também o carro de andar já que a caixa de macha quebrou, informei à revendedora que disse que não ia conserta, e procura-se a justiça. Quais os procedimentos que devo tomar e se posso acionar o revendedor no PROCON e juizado especial civil e criminal ao mesmo tempo, já que pelo código do consumidor os bens duráveis têm garantia de 90 dias, o revendedor disse que só dava garantia do motor e caixa de marcha, a caixa de marcha quebrou e o ar condicionado deixou de funcionar também posso pedir garantia também para o ar condicionado... (obrigado???)

Respostas

    M

    marcelo brum Terça, 27 de janeiro de 2009, 1h07min

    Boa noite!
    Comprei um carro usado, ano 1999, numa garagem de carros seminovos, só que tive que fazer vários reparos nele, como troca de silenciador, a chave codificada estragou, as balanças tb, trocas de velas,fora correia e esticador que troquei no dia em que comprei, andei com esse carro usn 600km, agora passado a garantia, que a vendedora me deu, de tres meses, o carro apresentou problemas nas válvulas, vou ter que mandar abrir o motor, essa brincadeira vai me sair caro, por volta de 1000 reais, entrei em contato com a vendedora, esta me disse que não dá garantia, pois já se passou 11 dias da garantia, e agora?? tenho algum direito?? Acho que faltou bom senso ai né, pois 11 dias para um carro que já apresentou uns quantos problemas, poxa muita falta de consideração com o cliente!

    M

    maicon rocha Terça, 27 de janeiro de 2009, 21h07min

    Oi tenho um grande problema faz oito meses que comprei meu carro ele ja saiu da garantia e tive que refazer o motor dele. A garagentinha me garantido que este motor estava feito, como cobrar isto deles agora? se ja passou os seis meses.

    D

    diego de oliveira santos Quinta, 29 de janeiro de 2009, 15h30min

    ola, peço a ajuda de voces e que eu comprei um carro faz 34 dias hoje e no ato da compra depois de fechar negocio eu levei o carro no mecanico e eles me alertaram que o carro estava com defeito na caixa de direção hidraulica e que o amortecedor traseiro estava estourado, entao levei a informação ate eles e pedir que pelo menos trocasse o amortecedor porque segundo eles a garantia do carro é somente do motor e cambio e é só de 03 meses mas até hoje elesnaotrocaram e estão me enrolando já me fez ir 03 vezes no mecanico deles dizendo que ia trocar e não trocam sempre dizem para eu deixar o carro lá com eles que eles vao provindeciar o reparo mas tenho medo de deixar o carro e eles só dar uma maquiada e dizer que arrumou....bom queria saber se eu tenho direito sobre a troca do amortecedor e sobre o problema na caixa de direção hidraulica, caso eu nao consiga aonde posso ir ? tenho direito a esses reparos ?

    A

    Anselmo Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 13h06min

    Olá, adquiri um automóvel usado ano 2003 em grande concessionária de Curitiba, peguei o carro hoje!
    Nas primeiras impressões tudo certo, os pneus do veículo da marca yokohama R15 são usados, o que me foi informado corretamente no negócio e eu concordei.
    O problema é que todos os pneus estão com a prazo de validade vencidos! Todos possuem código DOT de 2003. O prazo de validade de pneus é de 5 anos então todos venceram ano passado.
    Visualmente os pneus tem boa aparência, mas a validade é por motivos de ressecamento da borracha e desgaste construtivo do pneu etc, etc. Ou seja corro riscos de acidentes.
    Embora tenha concordado com o fato de serem usados não discutimos o assunto prazo de validade.
    Gostaria de saber se prazo de validade vencido para pneus de veículos é obrigação dos revendedores tal qual produtos de supermercados? Posso reclamar com a revenda?
    O fato de serem pneus de marca famosa foi usado como um dos diferenciais do carro para fechar negócio, mas se eu for comprar 5 pneus novos (inclusive espete) dessa marca vou gastar mais de R$ 1000,00.
    Posso fazer exigência de pneus novos? eu acho que não, mas pelo menos usados da mesma marca e dentro do prazo de validade?

    J

    JOSELY LOURDES RAMOS Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 16h22min

    Meu problema é o seguinte, comprei meu primeiro carro, um ford ka 98/98 a vista no dia 14/11/2008 em uma loja de automoveis, me deram um recibo de compra e venda, o dono me garantiu que havia feita a revisão, mas assim que peguei o carro, ele morria, quando eu andava por muito tempo, no meio do percurso ele morria e voltava a pegar.
    Levei ele na loja e ele (o dono da loja) pesiu para eu voltar depois das festas de fim de ano para trocar a bateria.
    Voltei na data de 03/02/2008, pois nunca encontrava o mesmo no local e só ele resolve, bom ele trocou a bateria e pediu que eu andasse com o carro por uns 5 minutos, fiz isso, qunado parei o carro ele não pegou mais, esperei um pouco e tentei ligar novamente, começo a sair fumaça, pegou fogo nos fios que saem do alternador, entrei em panico, o extintor que marca que está cheio, está vazio e não funciona, ele levou o carro no mesmo dia alegando que iria arrumar, mas fez uma gambiarra, remendou os fios e isolou com fita isolante, agora o carro só pega empurrando, ele mesmo disse que era problema no alternador, que eu me vire, o que eu faço?
    O carro não estava no nome da loja e sim no nome da esposa do dono, ainda assim posso reclamar o reparo?

    R

    Rubemar Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 10h33min

    comprei uma picasso 0 km em 2006 e agora em dezembro fiz a revisão programada dos 30 mil em concessionária da citroen, sendo que 6 dias apos esta revisão o carro simplesmente quebrou o cambio automático quando estava em viagem com a familia, agora tenho a informação que a citroen so cobre a metade da despesa para conserto, gostaria de saber se tenho direito ao conserto total da caixa de cambio, pois quando ainda estava dentro da garantia de 2 anos apresentou problema no cambio e foi levado a concessionária e eles disseram que arrumaram.
    So desta vez o cambio quebrou enão apresentou mensagem nenhuma no computador de bordo.

    A

    andressa_1 Quinta, 12 de fevereiro de 2009, 13h31min

    Boa Tarde!
    tenho uma duvida...
    No fim do mes de Novembro/2008, comprei um carro usado ano 91, a revenda me disse que o carro estava bom, levei um mecânico para dar uma olhada, o mecânico disse que tinha que trocar os rolamentos das rodas, troca de óleo, e outras coisinhas, ok. Paguei ele para fazer esses reparos, no fim de semana fui à praia na volta deu um barulho diferente e notei que o oleo do motor estava preto. Durante a semana levei para torcar o oleo e o filtro do oleo, quem fez a troca me disse que nada disso tinha sido trocado, uns dias depois os pedais da embreagem e acelerador começaram a escapar, estavamos no transito e perdemos o acelerador, num outro momento a embreagem, consertado isso, passou uns dias levamos numa autorizada para fazer uma revisão, o que ficamos sabendo, os rolamentos das rodas não foram trocados, uma das rodas dianteiras estava sem coifa, havia um pequeno vazamento de óleo hidraulico, vazamento de fluido de freio na roda traseira tanto que a roda traseira estando suspensa não gira normal parece que está com o freio de mão puxado, os pneus direitos estão quadrados e com folgas, e o motor estava soltando uma fumaça preta, levamos na revenda para ver o caso do motor e eles arrumaram(era um anel quebrado dentro do motor), ai o que aconteceu, estragou o freio de mão, mandamos arrumar, mas quando se põe o carro em 1ª marcha começa a piscar a luz do óleo, um rádio que nós mandamos instalar no carro, simplesmente queimou, saiu fumaça e o fio da antena derreteu, agora por ultimo o freio de mão foi consertado de novo e consertamos um vazamento que ocorreu a poucos dias o oleo hidraulico, e para completar o engate do capô começou a ficar com folga e no fim de semana passado estavamos voltando para casa e o capô levantou em plena estrada quebrando o vidro e quase nos acidentamos. Quero saber se tenho direitos para devolver o carro e pegar o dinheiro de volta, quais os direitos que tenho?

    R

    Raphael_1 Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 12h04min

    Olá pessoal, peço a ajuda de vcs na seguinte questão... Fiz uma negociação de troca de veículos (ambos pessoa física), combinado entregar meu carro mais diferença em R$ pra tal pessoa e pegar o veículo dele. Ok... Antes de formalizar transferência de valores e tal eu levei o carro juntamente com ele em um mecanico indicado por ele e foi dado o Ok para andamento. Fiz a transferência, trocamos duts devidamente preenchidos e reconhecidos e ponto final. Agora, 13 dias após tudo isso ele liga querendo cancelar negócio pois a seguradora (Itau) recusou a proposta. Ele levantou o porque da recusa e disseram que o carro tem registro de perda total de batida em 2005, eu não sabia desse fato e tal informação não consta em documento. Quero saber... Ele pode me acionar judicialmente devido esse fato que eu desconhecia e pedir o cancelamento do negócio? Por ser negócio entre pessoas físicas e após ter transferido veículo pro meu nome, o que devo fazer? Existe algum artigo que me defenda? Muito grato e abçs.

    I

    Ivone Sena Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 16h54min

    Oi pessoal !!!
    Estou precisando de esclarecimentos.
    Comprei um tempra 95 dia 24/04/08 em uma agência de carro e depois de 10 dias procureia agência dizendo que o carro estava com problemas no câmbio motor frei e embreagem, o meu mecânico ligoi lá para falar com o vendedor e ele só enrrolou e eu trabalhava do lado dele no escritorio de contabilidade onde a esposa desse vendedor também dividia esse esctirorio como advogada. Passou os três meses da garantia dado pela loja fui atrás dele diversas vezes, entre essa vez quis meu recibo de compra e venda do veiculo e ele me disse com o veiculo era em consiguinação e não tinha recibo, e ele me disse que o carro tinha sido vendido por 11.000,00 e o banco só liberou 8.200,00 reais e eu tinha que pagar para ele a diferença de 1.600,00 se quisese o recibo pois o banmco estva cobrando.
    Fui até o banco e o banco me disse que tinha sido avalido o carro pela tabela FIB e estava correto para eles não devia nada.
    E mais tarde pelo proprio banco descobri que o carro saiu pelo CNPJ da loja.
    Fui até o Juizado Especial a advogada que é mulher do vendedor que defende a loja quer o carro de volta sem me devolver nada e já paguei 09 prestações e na frente da conciliadora ela diz que não mulher dele mais é sim porque trabalhei com ela.
    E ela entrou com uma contestação de valor e recebimento do que ela diz que eu devo e sendo que dein entrada de 1.000,00 reias para o carro.
    E o problema é que foi pra instrução o caso e o carro está no neme da minha mãe e ela não sabe ler nem escrever direito pois que fez a negociação do carro foi eu
    Como devo agir agora tenho testemunhas e a perícia da porto seguro e dos mecanicos
    Fui

    I

    Ivone Sena Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 16h58min

    Oi pessoal !!!
    Estou precisando de esclarecimentos.
    Comprei um tempra 95 dia 24/04/08 em uma agência de carro e depois de 10 dias procureia agência dizendo que o carro estava com problemas no câmbio motor frei e embreagem, o meu mecânico ligoi lá para falar com o vendedor e ele só enrrolou e eu trabalhava do lado dele no escritorio de contabilidade onde a esposa desse vendedor também dividia esse esctirorio como advogada. Passou os três meses da garantia dado pela loja fui atrás dele diversas vezes, entre essa vez quis meu recibo de compra e venda do veiculo e ele me disse com o veiculo era em consiguinação e não tinha recibo, e ele me disse que o carro tinha sido vendido por 11.000,00 e o banco só liberou 8.200,00 reais e eu tinha que pagar para ele a diferença de 1.600,00 se quisese o recibo pois o banmco estva cobrando.
    Fui até o banco e o banco me disse que tinha sido avalido o carro pela tabela FIB e estava correto para eles não devia nada.
    E mais tarde pelo proprio banco descobri que o carro saiu pelo CNPJ da loja.
    Fui até o Juizado Especial a advogada que é mulher do vendedor que defende a loja quer o carro de volta sem me devolver nada e já paguei 09 prestações e na frente da conciliadora ela diz que não mulher dele mais é sim porque trabalhei com ela.
    E ela entrou com uma contestação de valor e recebimento do que ela diz que eu devo e sendo que dein entrada de 1.000,00 reias para o carro.
    E o problema é que foi pra instrução o caso e o carro está no neme da minha mãe e ela não sabe ler nem escrever direito pois que fez a negociação do carro foi eu
    Como devo agir agora tenho testemunhas e a perícia da porto seguro e dos mecanicos, esses mecanicos chegaram aligar na loja sobre o conserto ele pediu para eu deixar o carro lá e deixei 10 dias e me entregou o carro sem arrumar nada

    A

    Adélcio Alexandrino Sexta, 20 de fevereiro de 2009, 23h32min

    Ola tudo bem....
    Por favor alguem poderia me ajudar. Comprei um corsa sedan em uma revenda de vecuilos em 30 julho de 2008, sendo assim a 6 meses e 20 dias, e ele apresentou um problema, bateu biela. Vou ter que fazer o motor. Gostaria de saber se tenho algum direito de procurar a revenda. Desde já meu muito obrigado....

    E

    everton veloso carneiro Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 14h01min

    ola sou revendedor de veiculos , gostaria de esclarecer algumas duvidas vendi um gol GL ano91 onde o comprador fica ligando cobrando varios consertos dos quais sao carburador, bateria entre outras, parcelei a entrada para o cliente em promissorias e agora estou com medo de nao receber , a venda foi feita no dia 23/11/2008 entao a garantia acabou estou certo

    A

    ARMANDO BEZERRA DE MENEZES JUNIOR Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 20h29min

    Comprei um carro ano 2003 e o carro des que saiu da fiat roma está voltando pra fazer consertos, trabalho com o carro e já paguei a primeira parcela e não desfrutei do carro só vive na oficina ,gostaria de saber se tenho direito a trocar o veiculo ou pedir alguma indenisação por perdas e danos morais..

    C

    Cicero Ferreira do Nacimento Junior Terça, 24 de fevereiro de 2009, 19h18min

    Comprei um carros usado particular e no quarto dia o motor estava rajando sem poder uso do carro, e já dei metade do dinheiro, mas no ato da compra ele garantiu que o motor era novo, e agora não quero mais o carro e ele não tem o dinheiro para me devolver o que devo fazer?

    E

    EDUARDO_1 Quarta, 04 de março de 2009, 17h49min

    Comprei um palio 05
    se faz 1 mes de compra, e o vendedor me deu 90 dias de garantia em caixa e motor. E apenas no ato da assinatura me informou q os acessorios sao instalados e nao d fabrica. Pois bem, passados os 20 dias.. O carro apresentou problema na caixa de direçao, informei e prontamente ele mandou o mecanico deles consertar...Levei ao mecanico e ficou la 2 dias, qndo fui buscar fui informado q a caixa foi trocada por outra remanufaturada...
    Passado semana... O barulho na caixa voltou e o carro ao sair ficou com barulho no compressor do ar condicionado. Novamente informei ao vendedor q pediu p/ levar o carro no mecanico.. E hj o carro ja esta la ha 3 dias e o mecanico me disse q novamente a caixa foi trocada e lubrificou o rolamento do compressor.
    Minhapergunta é..
    Com apenas 30 dias.. Posso pedir a devoluçao do financiamento q foi dada uma entrada com valor significativo ?
    Ficarei a disposiçao deles no leva e traz do veiculo com defeito ate terminar os 90 dias e perder a garantia?
    Quais os meus direitos?

    Obrigado

    E

    EDUARDO_1 Quinta, 05 de março de 2009, 19h55min

    HJ quinta feira..
    fui informado de que o barulho no rolamento do compressor do ar condicionado nao é o d fato. e sim problema esta no compressor e suporte do mesmo, apenas com a troca do mesmo por originais o barulho irá sumiu.
    Ne disseram no ato da compra q era instalado, mas nao estava com esse barulho, o vendedor nao qr cobrir a garantia...
    Posso entrar com açao como ma fé e defeito oculto? pois o vendedor ja sabia do problema..apenas me informou q era instalado..logo pode ter dado um "jeitinho" para nao ter o barulho no momento e vender.

    O q faço?

    obrigado

    L

    Luis Fernando Destro Quinta, 02 de abril de 2009, 14h10min

    Bom dia!!!!
    Comprei um carro semi novo em uma agencia e em apenas 3 dias comigo o carro deu uma pane eletrica e parou de funcionar, levei o carro a agencia que se responsabilizou pelo conserto do carro, informei ao vendedor que a embreagem do carro também estava ruim e o mesmo falou que a mesma também será trocada pela loja. O serviço será realizado em uma oficina da prórpia agencia e eu não vou acompanhar o serviço, solicitei ao vendedor a nota da embreagem que será substituida do meu carro e o mesmo falou que não seria possível, pois a nota fica arquivada na central da agencia.
    Estou solicitando a nota da peça, pois não sei se vão colocar uma peça original, paralela, recondicionada ou até mesmo usada em meu carro e a mesma voltar a dar defeito depois de alguns meses, quando meu carro não estiver mais na garantia.
    A agencia tem o direito de não me fornecer a nota da peça ou é de meu direito solicita-la junto a loja? Obrigado pela atenção e parabéns pelo Forum.

    L

    Luis Fernando Destro Quinta, 02 de abril de 2009, 14h16min

    Bom dia!!!!
    Comprei um carro semi novo em uma agencia e em apenas 3 dias comigo o carro deu uma pane eletrica e parou de funcionar, levei o carro a agencia que se responsabilizou pelo conserto do carro, informei ao vendedor que a embreagem do carro também estava ruim e o mesmo falou que a mesma também será trocada pela loja. O serviço será realizado em uma oficina da prórpia agencia e eu não vou acompanhar o serviço, solicitei ao vendedor a nota da embreagem que será substituida do meu carro e o mesmo falou que não seria possível, pois a nota fica arquivada na central da agencia.
    Estou solicitando a nota da peça, pois não sei se vão colocar uma peça original, paralela, recondicionada ou até mesmo usada em meu carro e a mesma voltar a dar defeito depois de alguns meses, quando meu carro não estiver mais na garantia.
    A agencia tem o direito de não me fornecer a nota da peça ou é de meu direito solicita-la junto a loja? Obrigado pela atenção e parabéns pelo Forum.

    L

    Luis Fernando Destro Quinta, 02 de abril de 2009, 14h25min

    Bom dia!!!!
    Comprei um carro semi novo em uma agencia e em apenas 3 dias comigo o carro deu uma pane eletrica e parou de funcionar, levei o carro a agencia que se responsabilizou pelo conserto do carro, informei ao vendedor que a embreagem do carro também estava ruim e o mesmo falou que a peça também será trocada pela loja. O serviço será realizado em uma oficina da prórpia agencia e eu não vou acompanhar o serviço, solicitei ao vendedor a nota da embreagem que será substituida do meu carro e o mesmo falou que não seria possível, pois a nota fica arquivada na central da agencia.
    Estou solicitando a nota da peça, pois não sei se vão colocar uma peça original, paralela, recondicionada ou até mesmo usada em meu carro e a mesma voltar a dar defeito depois de alguns meses, quando meu carro não estiver mais na garantia.
    A agencia tem o direito de não me fornecer a nota da peça ou é de meu direito solicita-la junto a loja? Obrigado pela atenção e parabéns pelo Forum.

    C

    Camila_1 Quarta, 08 de abril de 2009, 1h43min

    Meu situação é terrivel e nao por onde começar.Comprei um carro faz 6 meses.Quando vi ele na garagem o dono disse que nao tinha problema no carro.Mas quando fui andar o carro tava mal de freio.Sem ter feito nenhum negocio ainda,pedi para levar no meu mecanico,ele ficou meio assustado mas tudo bem.Quando chegou la,detequitaram varios problemas.Mas apesar disso,eu me simpativa pelo carro.O vendedor me propos diminuir mil reais e arrumar todos problemas.ta.eu tinha 4 mil para dar de entrada e 3 para dar depois de 3 meses como entrada.e financiei o resto.Só que todo vez que eu ia passar para o meu nome o carro ele dizia para mim vir amanha.e quando ia de novo ele sempre enrolava.quando fazia 2 meses que eu tava com o carro apareceu problema graves e eu pedi para devolver e pegar meu dinheiro de volta.Ele esperto disse que me dava garantia de um ano.e ficou com o carro para arrumar.quando eu busquei fui até viajar achando que estava bom.quando eu voltei de viagem dei os 3 mil que faltava,mas apareceu problemas absurdos e eu fiquei parada na rua,pois o carro parecia que ia espludir.fui na loja dele e disse da situaçao,pois o carro tava parado numa mecanica e eu andando a pé,acordando as 5:30 da manha.Ele falou que ja tinha passado os 3 meses de garantia e que ja nao podia fazer nada,mas que iia me ajudar a trocar de carro,desde que eu troucesse o carro na loja.Entao acabei arrumando a peça da suspensao achando que ele trocaria de carro para mim.Quando cheguei la,e me interessei por um carro dele e ele disse que o carro nao era dele.(nao fez nenhum esforço)Agora to aqui,com o carro parado na garagem com problemas de motor.Nao posso passar para o meu nome porque nao tenho dinheiro para pagar as multas que nao sao minhas.EU TENHO DIREITo ?
    eu poso fazer oque?tudo que eu queria era ao menos a entrada do carro.as prestaçoes qe ja passei nao tem tanta importancia.to acordando todo dia as 5:30 para pegar onibus e estudar,pois é longe e eu comprei justo para isso.