Comprei um carro usado e estranhei um ruído que o carro fazia, mais o dono da revendedora disse que era pastilha do freio nova, mais com um mês e 12 dias , o barulho deixou realmente de existir mais também o carro de andar já que a caixa de macha quebrou, informei à revendedora que disse que não ia conserta, e procura-se a justiça. Quais os procedimentos que devo tomar e se posso acionar o revendedor no PROCON e juizado especial civil e criminal ao mesmo tempo, já que pelo código do consumidor os bens duráveis têm garantia de 90 dias, o revendedor disse que só dava garantia do motor e caixa de marcha, a caixa de marcha quebrou e o ar condicionado deixou de funcionar também posso pedir garantia também para o ar condicionado... (obrigado???)

Respostas

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    Fernando B Quinta, 09 de abril de 2009, 22h50min

    Boa noite, Corretei um carro usado em uma loja para uma moça , e o carro apresentou problemas no motor , conversamos muito e ela esta me ameaçando de ir na justiça , pois corretei o carro, e o dono esta tirando o dele da reta. ela nao ker acordo , e so ker levar o carro no mecanico dela , esta irredutivel, ja falei a ela tirar 3 orçamentos e ela nao ker , ker colocar tudo novo sem discutir preço. ok faço . ?O carro era consignadona loja.Posso eu fazer um parcelamento disso para resolver em dez vezes.

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    André_1 Domingo, 12 de abril de 2009, 14h57min

    Olá a todos!

    Preciso de uma orientação!

    Fazem três semanas que comprei um carro fiesta 2002 ( Valor de compra R$15.000,00) na troca pelo meu veículo Fox 2004 ( Valor de R$ 19.000)em uma revendedora de veículos usados, nesta troca recebi parte do meu carro (cerca de R$ 13.000) em dinheiro e dei de entrada R$ 4.000,00 no Fiesta , financiando o restante R$ 10.000,00 em leasing de 48x de R$ 350,00.

    Há três dias estou constatando problemas no carro , que são suspensão batendo e motor rateando, sem força. Todos estes problemas apareceram somente agora.

    Qual o procedimento que devo adotar frente a este problema com o revendedor, na hipotese de não querer mais o carro? Há como aproveitar este financiamento em outro carro ? O que ele ,no direito dele pode, pode realizar frente a esta situação? E eu ?

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    paula filipin Sexta, 17 de abril de 2009, 3h31min

    alguém pode me ajudar tipo um auxilio?é que comprei uma carreta em uma garagem. 6 dias dpois começaram os problemas,ai veio aquela historia de que o dono da garagem não ia assumir o erro. Então eu fiquei 25 dias com a carreta parada sem dinheiro contas a pagar,, só que quando eu vi eu me obriguei a aceitar a proposta da garagem, porque como eu estava sem dinheiro, e sem ter cadastro em oficinas o dono da garagem mandou a carreta pra oficina pra que arrumassem eu seu nome.. Acabou que virou um rolo tão grande que eu vou ter que pagar quase a metade do motor do caminhão, e me fizeram assinar até promissorias , e eu tive que ceder pois se não eu não poderia sair da oficina com o caminhão,,agora to saindo sem dinheiro, parcelas do caminhão atrasadas e devendo em oficina e o dono da garagem ainda fica me precionando pra eu arrumar logo o dinheiro da oficina .Estou desesperada .Se alguém puder me dar alguma dica, tipo assim minha duvida é : se eu levar pra justiça como vai ser, porque eu me sinto como se fiz um acordo com o dono da garagem,mas como escrevi eu não tinha outra saida, e será q a justiça vai demorar pra resolver? desde ja agradeço a quem puder me ajudar

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    claudia b. Segunda, 20 de abril de 2009, 18h25min

    ola!
    comprei um corsa 2003 que apresentou problema, que segundo mecânico da chevrolet ficará entre 1.000/1.500.procurei o proprietário da revendedora onde comprei e ele disse que procurasse a justiça,pois não iria pagar nada.estou dentro do prazo dos 90 dias.oque faço?me sinto de mãos atadas.

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    Ana Paula Silva Simão Segunda, 04 de maio de 2009, 14h00min

    Bom dia<
    Em 20/02/2009 adquiri um corsa sedan, parte do pagamento entrou o meu carro anterior um Gol I 96, o mesmo foi avaliado com o valor de R$ 8.000,00(o vendedor alegou que tinha muita coisa para fazer) e o restante R$ 7800,00 em dinheiro.
    O Corsa foi vendido com garantia de três meses motor e cambio.
    Ocorre que no ultimo dia 29/04/2009 o mesmo apresentou problemas impossibilitando de andar com o mesmo com risco de fundir o motor, motivo problemas no cabeçote no qual se fez necessário retifica. entrei em contato com a loja e o mesmo se negou a arrumar o veiculo ou ressarcir o valor o máximo que poderia fazer era desfazer o negocio, o que não aceitei.
    Como utilizo o veiculo para locomoção ao trabalho e tenho duas crianças não tenho como ficar se carro, de posse de três orçamentos mandei arrumar o veiculo e na data de hoje enviei um email apra a loja mencionando o contato telefonico e pergundanto se o posicionamento da loja continuava o mesmo e que respondesse por escrito.
    Ele ligou não quer registrar nada por escrito e que fui precipitada e que era para levar o carro até a loja(carro este que não tinha condições de andar) e que ele não vai pagar... ele que desfazer o negocio pq não consegue vender o gol. E agora ele disse que poderia arrumar o carro com o mecanico da loja( ou seja iria camufrar o problema, quem garante que após o dia 20/05 data que acabaria a garantia não iria voltar o problema? Ai ficaria na mão?
    Ele vendedor(dono da loja) agiu de má fé o contrato foi feito em nome de pessoa fisica mas todo o pagametno foi através de deposito em C/C da loja.
    Posso acionar o Procon e a Justiça, o valor do conserto ficou em R$ 1.050,00.

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    francy_1 Segunda, 04 de maio de 2009, 23h24min

    entao minha avó refinanciou o carro dela de 33.000 para 40.000 e deu os 33.000 para o meu marido comprar um caminhao ,ok. o recibo caminhão esta no nome do meu marido, os dois vem pagando a prestação do carro de 40.000 pq ela falou que iria nos ajudar a pagar, ate ai tudo bem já se passou 1 ano e meio , agora vem o problema. nos brigamos com ela feio pq descobrimos que ela vinha desviado dinheiro de uma das pensões da filha, minha mãe , que é curatelada dela , entao minha avo agora quer que meu marido passe o recibo pro seu nome , não estou afim de passar pois ela é uma velha na beira da morte meu marido ja pagou as prestações vencidas e estou com medo de ela tomar o caminhão que é nosso ganha pão. me ajudem estou afim de levar pra justiça quais sao minhas chances? por favor me ajudem.

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    FERNANDO DE SOUZA BASTOS Terça, 26 de maio de 2009, 15h21min

    Boa tarde, tenho uma dúvida e espero esclarecer, é o seguinte:
    comprei um carro e em menos de um mês gastei por minha conta um montante de 1300,00 para manutenção, trocando velas, correias e inclusive uma bomba de gasolina que no ato da compra não tinha como ver que ela apresentava problema, mas tudo bem, o pior é que o motor começou a fumar e quando fui procurar a agencia que me vendeu, o dono da mesma ficou com má vontade em arrumar (visto que teria que mexer no motor) e me disse que eu também tenho que dar garantia no meu outro carro que ele pegou como parte do pagamento.
    A minha dúvida é essa: sou pessoa física e dei meu carro de entrada na compra do outro para pessoa jurídica, eu tenho realmente que dar garantia do meu veículo mesmo sendo pessoa física? Se sim, quanto tempo dura essa garantia. (obs: ele tem que me dar garantia do motor também né?

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    ERICA DAS GRAÇAS S.DO NASCIMENTO Sexta, 29 de maio de 2009, 19h43min

    comprei um carro numa concessionaria grande ,comprei o carro ia fazer a funilaria e revisão,comprei no dia 22-4 pediram 10 dias para entrega no dia 06-5 paguei enão me entregaram, pegamos no dia 20-5 +ou- e faltou afunilaria da porta voltou e ficou mais uma semana ,qdo pegamos a luz da injeção eletronica deu problema jafoi para arrumar varias vezes e volta com o mesmo problema ,agora na ultima terça feira o carro só fica morrendo ,levamos em 2 mecanico falou que o carro não está bom,levamos de volta ,pediram para deixar até quinta27-5 ,hoje fomos la e não tinham nem mexido no carro ,o que eu faço,tenho direto ao meu dinheiro de volta ,paguei a vista

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    Cleber Ribeiro Terça, 09 de junho de 2009, 20h24min

    Olá, estou buscando informações de como proceder.
    96 dias após a compra de um carro Honda civic 2001, tive a caixa automatica estourada, como o carro desde o inicio apresentava ruidos fui levando em varias oficinas que a revenda mandava.

    1 trocaram os amortecedores que pude constatar serem recondicionados. porém o ruido continuou.
    2 fui encaminhado a fazer o setor, o ruido continuou.

    o carro apresenta sinais de alteração de quilometragem, e não me foi entregue o manual com as revisões.

    Como paguei um valor acima do mercado (2500,00), não se trata de uma barbada e sim de uma boa fé que estava comprando um carro ótimo.
    Como dependo do carro para efetuar as vendas neste período de inverno pois trabalho com roupas de inverno, tive que alugar um carro.

    Minha duvida é em relação ao tempo transcorrido da compra (96) se posso exigir compensação pelos gastos.
    Cleber

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    Anne Segunda, 06 de julho de 2009, 17h24min

    Boa tarde, meu pai comprou um Corsa usado, há um mês e meio e nesse dia 03/07 quando foi frear, o carro escorregou e foi direto, batendo de lado com outro motorista. Como ele confiou no vendedor, que disse que o carro estava em perfeito estado ele não percebeu que o pneu além de recapiado estava quase careca. Meu pai é extremamente cuidadoso e se tivesse percebido jamais andaria com pneus carecas. Estamos pleiteando com a loja que pague pelos danos no carro já que o acidente só aconteceu por causa dos pneus gastos. Peço uma ajuda para que saibamos corretamente como proceder. Att. Anne.

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    Sandro- Compucar Terça, 18 de agosto de 2009, 8h38min

    Estou sendo acionado por uma consumidora que a comprar um veículo nosso, que apresentou um problema eletrico oculto, passado 30 dias. Sendo que ela mora em outra cidade, solicitou-nos que fosse feito tal reparos em oficina de sua confiança em sua cidade, autorizado por nós e sendo efetuado o pagamento por nós tb. Passado mais alguns dias, a mesma cliente ligou dizendo que o problema nao havia cido resolvido, e questionamos da garantia de seu mecanico, dizendo ela que ele constatou mais defeitos, mas que nao conseguiria mais mexer no veiculo. Pediu-nos para efetuar a devolucao do veiculo, mas como havia efetuado um financiamento de 100%, o valor da quitação em relação ao valor de venda, daria uma diferenca de R$ 5.000,00. O Carro foi vendido por 17.500, e o valor da quitação 22.500. Inviavel as partes. Sugerimos que trouxesse a nossas oficinas para que fizessemos o reparo devido, que ate o momento, nao haviamos feito ainda. Sugerimos ate a troca por outro em condicoes de opcionais parecidas, com ano superior ainda (2003 para um 2004), ela tammbem nao aceitou. Com muito custo conseguimos que trouxesse o veiculo, sendo que nos cobrava insistentemente a devolucao rapida do veículo. Ficou conos por um dia, onde foi detectado problena na Central Eletronica. Trocado a peça, mas sem tempo habil para testa-lo, foi entregue a cliente, pela sua pressa, onde por mais uma vez voltou a dar o probelma. Onde fomos reticentes em informar que ficariamos por uma semana com o veículo para solucao do problema. Trocamos toda parte eletrica, como chicotes, central, e outros agregados do conjunto, tendo um custo total de aproximadamente de R$ 3.500,00. Solucionado o problema a cliente começou atrasar a retirada do veículo já consertado. Percebemos que apos quase 15 dias, ela poderia estar enrolando para retira-lo para passar o prazo de 30 dias da devolução de garantia. Por esse motivo, resolvemos leva-lo ate sua residencia em sua cidade (proxima a 40 KM). Devolvemos com o veículo 100 %.
    Como somos uma pequena loja, e nunca passamos por problemas juridicos, parecidos, nao temos consultoria juridica. É possivel essa consumidora, entrar com uma acao de Danos morais, pedindo R$ 14.000????? Alegando que no prazo em que comprou o veículo, nao conseguiu usufrui-lo com sua Familia....
    Desde ja agradeço e aguardo uma resposta de esclarecimento, grato.

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    tom silva Sábado, 12 de setembro de 2009, 19h37min

    meu caso é quase igual o que devo fazer
    comprei o carro
    ai o cara que me vendeu o carro deixou o mesmo em um mecanico
    e disse que iria trocar 3 peças do carro ante de me entregar
    mas ele me enrolou e ainda nao me entregou o carro.
    ai eu fui atrar e descobri que o defeito éra no motor do carro.
    e que para consertar terá que reformar o motor do carro
    o grande problema é que eu dei uma moto e faltou 5 mil para eu pagar
    mais o reparo do motor fica em 4.500,00 será que o vendedor é quem arca com essa divida mecanica, já que eu nem usei o carro ainda ?????

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    ricardo pinto olivei Terça, 06 de outubro de 2009, 19h41min

    boa noite, comprei um carro uma semana depois, teve varios vazamentos de oleo, levei na oficina e gastei 1.098,00 reais, tentei ligar duas vezes para a ex-dona, pessoa fisica, mais não me atendeu, o problema é que na compra pedi para levar em meu mecânico e ela sugeriu o seu mecânico o mesmo que cuidava do seu carro, o mesmo disse que o carro estava em otimo estado e não tinha nada para ser reparado, mas como isso se 7 dias após a compra eu gastei todo esse valor, então decidi entrar nas pequenas causas, e fui no mecânico indicado por ela e o mesmo me apresentou um orçamento de 2.980,00 reais, para reparação do veiculo, tivemos duas audiência de reconciliação e a ex-dona disse que não faria acordo, pois o orçamento do seu mecânico ( o mesmo indicado na hora da compra) não era para serviço de urgência e sim só para recapar pequenos problemas, meu processo está em conclusão ao juiz, não sei mais o que faço toda semana o carro dá algum problema, estou pedindo a principio para desfazer o negócio, poderiam me dar uma luz pelo amor de deus, agradeço a atenção de todos.

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    Jose Osires Terça, 06 de outubro de 2009, 21h25min

    Ola.
    Comprei veiculo Santana, movido a gasolina e GNV, em uma revenda no dia11/08/2009. Porem estava funcionando apenas no GNV, o dono da revenda disse que era apenas uma questão de regular a bomba de combustível, que fiz no dia 13/08/2009 tive de mandar trocar bomba que estava queimada, filtro, mangueiras etc. ai veio o pior o motor estava batendo, por esta funcionando apenas no GNV, o motor perde potencia e com isso não escutava barulho no motor, que estava batendo, falei com o dono da revenda novamente que pediu que levasse no mecânico dele, que este confirmou o problema e o dono da revenda disse que ajudaria apenas com R$ 500,00 reais antes de aceitar fui em outros mecânicos que me disseram que era impossível falar o preço sem abrir o motor entrei em contato com o revendedor novamente e este me disse que daria apenas aquele valor e que eu me vire. Conclusão o motor travou, fiquei na rua com mulher e filho em local deserto. Paguei guincho R$ 150,00 e gastei na retifica R$ 3.242,50 após retificar o motor estragou o ar condicionado R$120,00, bateria R$150,00, alternador R$200,00 e junta homocinética R$160,00 Ufa! Me ajudem

    Total de R$ 4,022,50

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    jmoreira Quinta, 22 de outubro de 2009, 11h26min

    Bom dia.

    Meu caso é o seguinte, e espero que alguem possa me ajudar.

    Comprei um carro semi novo no dia 10/07, passado alguns dias 70 aproximadamente, comecei a notar que o mesmo começou a baixa o nível do óleo de forma muito brusca.
    Entrei em contato com a agencia que me vendeu e o dono e tb vendedor me disse que para um carro 16V é normal baixar o nível, então recomendou que trocasse o óleo por um especifico para veículo com 16v.
    Ao fazer a troca pude notar através da etiqueta do óleo trocada pela agencia, que a mesma mencionava através do código "SJ" sigla usada para o óleo comum no mercado, ou seja, a agencia vez a troca do óleo antes de entregar o veículo para eu mas não colocou o óleo que recomendou para mim.
    Bom, fiz a troca do óleo pelo adequado para veículo 16v, mas ainda percebo que o veículo tá baixando o nível do óleo, sendo assim o carro continua com problema.

    Minha dúvida é: já se passaram os 90 dias da compra, ainda tenho algum direito para solicitar ao vendedor?

    Nota: antes de vencer os 90 dias fiz varios contatos com o vendedor e o mesmo sempre dava alguma desculpa e a indicação para fazer algo, dando a impressão de tentar postergar o problema para passar da data de cobertura.

    Qual é a orientação a seguir?

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    jonatanFeld Terça, 15 de dezembro de 2009, 11h27min

    Também tenho uma duvida, pois comprei uma carro usado a poucos dias, e ele apresentou um defeito, mandei arrumar pois pensava se tratar de um problema pequeno, e se trata de uma valor maior, paguei pelo conserto e agora e loja de revenda que vendeu o carro para mim quer pagar parte deste valor, como devo proceder quanto a isto ?

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    Rafael_NH Quarta, 06 de janeiro de 2010, 9h27min

    Olá pessoal.
    Comprei um Escort ano 92 em outubro de 2009. Quando o vendedor da loja fez negócio comigo, me disse que era um carro de "repasse" e que não podia dar garantias de nada. Eu perguntei pra ele como estava de motor e caixa e ele me disse que deu uma verificada e estava OK, mas que queria que eu levasse em meu mecânico de confiança. Levei em um mecânico, ele olhou por cima e me disse que aparentemente estava bom, me disse as coisas que tinha para arrumar e decidícomprar e arrumar o que precisava. Semana passada fundiu o motor. faz apenas 2 meses que tenho este veículo e para consertar vai me custar em torno de 2.000 reais. O que devo fazer? O logista tem a obrigação de pagar para mim este conserto visto que não faz ainda 6 meses que tenho o carro, mesmo sendo de "repasse" como ele me falou?
    Desde já obrigado.

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    ARQUIMEDES Quarta, 10 de fevereiro de 2010, 18h23min

    Saudações! Comprei um carro só que uma semada de uso e já apareceram 7 problemas eu posso chegar junto a revendedora e cancelar o contrato e devolver o veiculo? Se eu opitar por um outro carro na mesma revendedora pagarei algum ônus a mais por tal transferencia? Como proceder e quais artigos me assitem a este problema?
    Desde já agradeço a compreenção!

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    Fred_01 Quarta, 24 de fevereiro de 2010, 16h29min

    Olá a todos!

    Eu comprei um carro dia 10 de fevereiro. A loja me pressionou a fazer a documentação com eles e acabei fazendo mesmo ficando mais caro do que com meu despachante porque eles alegaram eles emitem alguns laudos de procedencia.

    Hoje 24 de fevereiro descobri que eles ainda não fizeram a documentação do carro porque o carro não foi Inspecionado (Inspeção Veicular 2009).

    Semana passada levei o carro no mecanico e ele me disse que tem que trocar o escapamento pois o mesmo está furado.

    A minhas perguntas são:
    De quem é a responsabilidade de fazer a inspeção?
    Caso o veiculo não seja aprovado, de quem é a reponsabilidade de fazer o reparo e levar o carro novamente para fazer a inspeção e assim, aprovar o carro para poder transferir?
    Se eu for multado por não ter feito a inspeção quem paga a conta?
    Obrigado!

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    Marcos C Costa Segunda, 01 de março de 2010, 11h54min

    Bom dia. Estou enviando esta mensagem num ato de desespero e por acreditar na credibilidade do jornal.
    Meu problema teve início no dia 28 de janeiro, quando retirei com minha noiva, nosso Clio Privilege 04/05 na agência ROYAL Veículos - Est. Intendente Magalhães n. 700. Fomos felizes para casa como nosso carro. Só que nossa alegria durou MUITO POUCO!
    No dia 2 de fevereiro, o carro apresentou problemas (muita dificuldade para ligar e quando ligava não firmava aceleração e morria novamente), como a agência teoricamente dá garantia, entramos em contato para acionar nossa garantia. Tivemos nosso carro rebocado no dia 03 de fevereiro. Depois de muita enrolação finalmente no dia 10 de fevereiro pela manhã, recebemos a notícia que o módulo de injeção apresentou problemas e deveria ser substituído, na parte da tarde, recebemos outra notícia, a agência cobrou R$400 reais para instalação de um módulo de injeção NOVO. Acreditando ser melhor receber uma peça NOVA e não uma usada, aceitamos e no dia 12 de fevereiro novamente retiramos nosso carro da agência, aparentemente com tudo resolvido.
    Novamente nossa alegria não durou muito, no dia 13 de fevereiro (isso mesmo CARNAVAL) com tudo preparado para pegar a estrada, novamente o carro voltou a apresentar problemas (o carro morreu do nada e não ligava mais), liguei para agência informando o ocorrido e o vendedor disse não acreditar que o carro estava novamente com problemas, pediu para desligar o cabo da bateria, esperar alguns minutos e tentar novamente, obviamente não funcionou, o carro voltou a apresentar o mesmo problema anterior. Resumindo, carnaval sem carro, só consegui ter o carro REBOCADO novamente para manutenção no dia 23 de fevereiro (10 dias depois).
    Para minha maior revolta, pedi para meu mecânico avaliar o problema, já que o carro ficou parado mais de uma semana, e foi constatado um ABSURDO, o módulo que deveria ser NOVO, tendo em vista que foi cobrada uma quantia para tal, era um módulo usado, possivelmente de Ferro-Velho com uma etiqueta (tá bom 02/12/09), informei o ocorrido a agência que até agora não me deu uma explicação no mínimo aceitável para tal e nem resolveu meu problema. A agência alega não ter encontrado a peça no mercado, então entrei em contato diretamente com a Renault para saber se a peça não existe para reposição, fui informado que a agência da Tijuca tem a peça em estoque, então sou levado a acreditar, que novamente a agência está agindo de ma fé, e procurando a peça em ferro-velho.
    Como devo agir para solucionar o problema? Não vou aceitar receber o carro com uma peça de ferro-velho já que tenho direito a garantia e já fui cobrado pela troca da peça. Já se passou mais de 1 mês e só tive carro por 4 dias.