Comprei um carro usado e estranhei um ruído que o carro fazia, mais o dono da revendedora disse que era pastilha do freio nova, mais com um mês e 12 dias , o barulho deixou realmente de existir mais também o carro de andar já que a caixa de macha quebrou, informei à revendedora que disse que não ia conserta, e procura-se a justiça. Quais os procedimentos que devo tomar e se posso acionar o revendedor no PROCON e juizado especial civil e criminal ao mesmo tempo, já que pelo código do consumidor os bens duráveis têm garantia de 90 dias, o revendedor disse que só dava garantia do motor e caixa de marcha, a caixa de marcha quebrou e o ar condicionado deixou de funcionar também posso pedir garantia também para o ar condicionado... (obrigado???)

Respostas

    D

    driele Sexta, 07 de maio de 2010, 14h22min

    Meu pai comprou um carro vai fazer 2 anos, em menos de um ano o carro já deu problema , depois de novo, hoje o carro está no mecânico e o mesmo disse que o motor do carro está com problema e que isso já vem de anos e que o cara da agencia já deveria saber disso tanto que meu pai ofereceu o carro para a agencia e o cara ofereceu um valor muito abaixo do mercado. O mecanico disse ao meu pai que se o Dono da Agencia não tivesse fechado ele iria com meu pai lá e iria fazer o cara pagar o conserto do carro. Tenho quase certeza que a venda foi feita de má fé, se eu comprovasse com notas fiscais e com uma avaliação do mecânico eu consigo o dinheiro que foi gasto no carro e o dinheiro para pagar o concerto do motor. Pois preciso ver se realmente o cara fechou a agencia ou se mudou para outro estabelecimento?
    E tem mais o carro já deu problema em plena rodovia lotada duas vezes, em uma das vezes por pouco não ocasionou um acidente.

    P

    pola Quinta, 12 de agosto de 2010, 15h21min

    Olá, comprei um carro ano 97 em abril de 2010, porém ainda nao consegui usufruir do carro,desde o primeiro dia que peguei o carro na agência o mesmo só vive quebrado, a agência guinha e leva para a oficina, mas o carro vive quebrando, agora mesmo esta na oficina, e o mecanico sempre enrrolando pra arrumar, o dono até renovou a garantia por mais 90 dias, mas carro que é bom nada.
    A pergunta é: Posso devolver esse carro e pegar outro? Existe uma ação a meu favor nesse caso?

    Desde já Obrigado.

    A

    augusto jose Quinta, 02 de dezembro de 2010, 10h16min

    Ola, estou com o seguinte problema há 1 semana vendi o meu carro para uma outra pessoa fisica no qual vistoriou todo o carro e o comprou sabendo ja do seu perfeito estado de conservação, dei garantia total da procedencia do veiculo, acontece que ontem esta pessoa que comprou meu carro me ligou e disse que não conseguiu fazer o laudo de motor para transferencia pois o mesmo encontrava-se com os ultimos numeros meio que apagados devido ação do tempo e a corrosão do mesmo, dai então a pessoa foi orientada a fazer a remarcação deste motor que é uma coisa simples para que pudesse realizar o laudo e fazer a transferencia, mas a pessoa devido a este pequeno problema quer me devolver o carro sendo que eu me prontifiquei a arcar com todas as despesas de remarcação do motor para que seje resolvido o problema mesmo assim a pessoa esta irredutivel e não quer mais ficar com o carro, sendo que tambem ja gastei o dinheiro da venda e estou fazendo de tudo para resolvermos de maneira amigavel fazendo a remarcação do motor no qual ja vi com meu despachante que seria algo muito simples de se fazer e que eu mesmo pagaria todos os custos em relação a esta remarcação, dai eu pergunto como que faço nesta situação sou obrigado a devolver o dinheiro da pessoa ou não, pois estou tendo boa fé de resolver um problema de documentação que seria simples mas mesmo assim a pessoa que me acionar juridicamente por isso, o que faco... grato a todos

    R

    RENATA100 Segunda, 17 de janeiro de 2011, 14h28min

    Ola. Tenho uma dúvida e gostaria de ajuda. Troquei meu carro em uma agencia de carros usados por outro, voltei uma quantia pois o dono da garagem avaliou o meu a menos, assim que peguei o carro o mesmo apresentava um tremor e o dono da agencia me explicou que seria somente falta de alinhamento pois os pneus eram novos e que o carro estava em perfeitas condições, ele avaliou o carro que eu troquei e eu expliquei que o mesmo estava em boas condições e dei a garantia de meu mecanico sobre as condições do carro. Após alguns dias e de serem feitos alinhamento e balanciamento no carro o tremor piorou e o mesmo apresentou problemas no motor sendo impossível de se andar. Procurei um mecanico que me informou inumeros problemas no carro, acionei a garantia da agencia que era de 30 dias e após muitas discussões resolveram concertar o carro. O problema maior é que a agencia veio me informar que o carro que troquei com eles que foi vendido a outra pessoa apresentou problema ainda não confirmado no motor e que eu seria responsável pelo concerto do carro. Pergundo isso é certo já que o carro foi vistoriado antes da troca e que a agencia já o havia vendido a outra pessoa?

    P

    PALIO 98 Quarta, 26 de janeiro de 2011, 16h17min

    Olá, comprei um Palio 98 1.0 gasolina 4 portas dia 19/01/2011.

    Ja tive que trocar (sem avisar ele):

    a bateria (arriada)
    lâmpada da lanterna
    buzina
    buchas do casco
    bomba de combustivel (queimou e fiquei parado)
    filtro de combustível
    óleo do motor
    filtro de óleo do motor
    correia dentada
    rolamento da correia dentada
    bomba dágua
    extintor vencido

    Tenho nota de tudo e ja detectei mais problemas, depois das trocas em contato com o vendedor (loja de veículos) o mesmo ajudou com apenas 35% dos gastos.
    Gostaria de saber se ele tem o dever de arcar com 100%, se sim como devo proceder ?

    Grato.

    A

    Ameliane Segunda, 07 de fevereiro de 2011, 8h33min

    Bom comprei um carro semi novo (ano 2009) em outubro de 2010 e verifiquei o perfeito estado aparente do carro estava realmente semi novo, o Vendedor me garantiu que o carro estava dentro da garantia da concessionaria(volks) até o ano de 2012 e tb de 3 meses da loja, então perguntei ao vendedo se poderia viajar com o carro pois estava adquirindo-o para viajar de férias e também viajomuit a serviço, ele me afirmou que o carro estava pronto para qualquer viagem, só que no percurso da viagem ascendeu no painel a luz EPC que hoje ei que se trata do comando do carro e começou minha luta no dia 4/01/11 até o dia 31/01/2011 só de telefone com a concessionaria que fica em Muriaé gastei mais de 300 reais, no inicio fizeram corpo duro mas depois viram que negocio era sério mas não me colocaram carro a disposição e muito menos reconehceram o erro, então depois de 10 dias que o carro ja estava numa concessionaria da rede, eu pedi que eles me arrumassem um carro pois estava gastando muito com passagem todo o dia para ficar a par da situação do carro, e nesse periodo a concessionaria onde estava o carro me afirmou que não existia nenhuma garantia da Volks pois meu carro tinha perdido, fiquei louca, entrei em contato com eles e ficou aquele disse me disse, no final resolveram o problema do carro, e então meu marido disse ja perdermos metade das férias só gastando com esse carro não tenho coragem de colocar minha esposa e filha de volta, que eram mais 2,348km então eles não pode vir e tal, não fomos então ele mandou um funcionario pegar o carro e com muito custo mandou passagem de avião que tinha que ser no distino que ele determinou que seria muito mais longe da minha casa, e combinamos que iriamos conversar, só que quando chegamos não houve acordo eles acham que não tenho direito a ser resarcida de todo prejuízo que tive, pois na realidade não aproveitei minhas ferias, foi vendido gato por lebre o que devo fazer?
    Nos telefonemas eles afirmavam que não me preocupasse que iam resolver tudo.

    L

    Luis gol gts Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 14h25min

    Boa tarde..

    Gostaria de algumas informações

    Comprei um gol gts 1990 dia 16/02/11 hoje é dia 24/02/11

    Ontem deu problema no acelerador e nisso retirei tapete e me deparei com uma enorme rachadura q ia do pedal do acelerador passava pelo tunel..
    Fiquei desesperado!!!!!

    Fui fazer orçamento e levei o orçamento na loja onde comprei.

    Eles tb ficaram surpresos e disseram q ñ sabiam da rachadura.

    Bom hoje eles me ligaram e disseram q so pagariam a metade do serviço de solda.

    Fiquei muito triste pois paguei 9500 no carro de 1990 q se aparentava estar em perfeito estado!.

    Oq posso fazer para q eles paguem o serviço inteiro sendo q eu assinei um termo de condição do veiculo?

    Tem como eu devolver o carro e consegui a grana novamente???

    B

    brunofernandes Terça, 01 de março de 2011, 13h21min

    Senhores,
    peço que me orientem.

    Comprei uma moto usada (ano 2005) há aproximadamente 2 meses. A moto tinha problema no velocímetro, mas eu aceitei. Nada foi comentado sobre garantia, salvo uma conversa do meu irmão (que me acompanhou por todo o procedimento de compra) com o vendedor, o qual informou que a moto teria garantia de motor e caixa, mas o velocímetro ficaria por conta do comprador.

    Há duas semanas a moto parou na estrada, com apenas meu irmão a bordo. Telefonei para a revenda e me informaram que a moto não tinha garantia e que não me entregaram contrato/certificado de compra e venda com garantia porque a moto não tinha garantia. Procurei em todos os documentos que eu tinha em mãos mas nenhum deles faz referência a "venda no estado" ou "sem garantia". Em novo telefonema para a revenda, numa conversa direta com o dono, ele me informou que realmente o vendedor esqueceu-se de escrever nos documentos a mim entregues que a moto não tinha garantia, mas que isso não mudaria a história. Acabei pagando o conserto e deixando de lado. Não consegui reembolso por negociação amigável e tentei esquecer.

    Porém, enquanto escrevo este e-mail, a moto está novamente parada na estrada. Não sei ainda por qual motivo. Liguei novamente para a revenda e o dono me informou que este problema havia sido encerrado, dado que a moto não tem garantia, mesmo sem nada escrito em nenhum documento.

    Pelo meu minúsculo conhecimento, mesmo se eu tiver direito à garantia não declarada, seria apenas para peças móveis de motor e caixa de marchas. Mas a moto está parada e não sai do lugar. Enquanto continuo escrevendo, também estou em contato com guinchos, mas depois de levar a moto pra casa, o que devo fazer?

    O Procon mais próximo me pediu todos os documentos, mas avisaram que era uma situação complicada, por não ter garantia declarada (escrita). O mesmo disse a Arives (Associação dos Revendedores Independentes de Veículos do ES).

    Um amigo formado em direito disse para eu procurar diretamente os juizados especiais para que eles decidam qual ação cabe a esta situação.

    Enfim, tenho direito a alguma coisa? Tenho direito pelo menos ao reembolso? Teria direito à devolução da moto, adquirida por CDC?

    Agradeço pela atenção.

    O

    osvaldo theodoro Quinta, 24 de março de 2011, 12h01min

    troquei minha moto em outra não fomos ao mecanico eu fui com minha moto ate a casa do outro rodei quase 300km com minha moto fisemos a troca e depois de uma semana a cara me ligou e disse que fundiu a moto que estava ruim e que eu tinha que pagar o motor disse para ele que se o motor estivese ruim não teria viajado até sua casa 300km
    e ele falou que iria na justiça oque devo fazer ele ja reconheceu firma da moto e eu tambem ainda não venceu os trinta dias para transferir ele pode faser algo dipo bloquiar a moto desde ja grato

    J

    Jackson Ford Focus H Terça, 29 de março de 2011, 0h25min

    Olá, meu caso é o seguinte. Comprei um Ford Focus 2005, o mesmo apresentava um defeito aparente que foi acordado com a loja que seria consertado por uma oficina mecânica parceira da loja e de minha confiança. Negócio fechado, comprei o carro, fui até Curitiba com ele, até aí nenhum problema. Num dia transitando com o veiculo por uma rua de barro, escuto um estouro, paro o carro e vejo o lado direito do motor arriado, chamo o guincho, vai para a oficina, aviso a dono(a) da loja e começa a dor de cabeça. O carro fica na oficina sendo consertado, e chegando lá, tenho a infeliz notícia que o veículo só sairá de lá quando a loja quitar TODAS as pendências financeiras que possui junto a oficina. Esse caso se estende até hoje, 28/03 e aconteceu no dia 11/02. Liguei para a loja inúmeras vezes, e nada foi resolvido, fui até a loja e a mulher do dono ligou na oficina e disse que era ilegal o que ele estava fazendo, e prometeu quitar os débitos junto a oficina o mais breve possível e entregar o carro. Quero saber, posso cobrar diária do carro parado da Loja, danos morais e materiais, haja vista o desgaste que tive com o caso? Da oficina não quero nada, apenas da loja, pois agiram de má fé quando disseram que passariam na oficina no mesmo dia do acidente e sequer foram ver as reais condições do veículo. Aguardo ajuda.

    A

    André Diti Terça, 29 de março de 2011, 19h49min

    Comprei um carro usado ha uma semana numa loja de seminovos e o mesmo está apresentando problemas na embreagem. Ainda não mandei arrumar, mas gostaria de saber se posso cobrar deles essa garantia da embreagem ou a garantia de 90 dias é valida apenas para motor e caixa como dizem por ai? Obrigado

    A

    André Diti Sexta, 01 de abril de 2011, 10h12min

    Mais uma pergunta... comprei esse carro seminovo que mencionei acima e como parte do pagamento eu dei um Ford Ka, que passei pro nome da loja. Resumindo, o seminovo (Honda Fit) estava no nome da loja foi transferido pro meu nome e meu ex-carro (Ford Ka) eu passei pro nome da loja. A minha pergunta é: Eu, como pessoa fisica, tenho que dar garantia de 90 dias pro Ford Ka que eu transferi pro nome da loja (pessoa jurudica) como parte do pagamento no Honda Fit seminovo?

    Grato, André

    E

    Eron de Deus Sábado, 23 de abril de 2011, 1h03min

    Boa Noite,

    Estou com um problema efetuamos a compra de um Veiculo 2.0 Flex usado ano 2008, porém a 5 dias ela retirou o veículo da concessionária e percebemos alguns problemas, falha no momento da partida do veículo, perda de potência e observei que o motor demora para resfriar. Como devo proceder, pelo que li no CDC - Art. 24 pode ser encarado como vício, pesquisando na internet observei alguns relatos sobre os problemas diagnosticados acima, adiantando o vendedor deu garantia de 3 meses.

    Dúvidas:

    A garantia inicia no instante em que o carro sai da concessionária ou quando assina o contrato?

    A garantia é sobre o veículo mesmo que não tenha sido informado nada sobre isso?

    Pode ou não ser encarado como vício? Sendo que a própria Fabricante tem conhecimento e já tem um procedimento X para corrigir as falhas diagnosticadas!

    Certo de Sua Atenção.
    Eron de Deus

    C

    cleison fernando Sábado, 21 de maio de 2011, 12h29min

    boa tarde comprei um carro pointer no dia 19 /4 o vendedor falou que não estava pegando o motor de arranque e como o carro estava batido tinha que deixa-lo no funileiro para consertar me dando um prazo de três dias para me entregar o veiculo em perfeitas condições: isso não aconteceu,peguei o carro no dia 9/5 quando peguei o carro os cinco pneus e a roda do step não estavam em boas condições o paralama foi remendado sendo que o mesmo falou que colocaria um novo, na batida foi afetado o farol e foi também remendado com arame as portas não estavam abrindo direito uma abria só por fora e a outra só por dentro ,mesmo assim peguei o veiculo me comprometendo em arrumar as portas desde que me paga -sem o valor gasto para o conserto.da loja até a minha casa percebi que o carro estava batendo muito nas rodas dianteira e morrendo quando passava para o gás pedi para o mecânico da uma olhada foi quando ele falou que estava com problema na suspenção e no sistema de injeção levei o carro de volta para loja no dia 16 de maio eles falaram para deixar o carro para uma revisão.No dia 19/5 me ligaram para buscar o carro dizendo que estava pronto .Quando peguei o carro andei 1km e o carro faltou freio quase bati o carro só consegui para no freio de mão tentei ligar na loja mas já avia fechado voltei pra casa dirigindo lentamente no caminho percebi que a roda ainda batia e o carro ainda estava morrendo no gás sendo que ele me garantiu que tinha arrumado no outro dia levei o carro no meu mecânico novamente ele falou que nem tudo foi trocado e a injeção não tinha sido regulada corretamente liguei na loja novamente falei sobre todo o acontecimento no trajeto até minha casa ,o vendedor falou que a garantia era só motor e câmbio,que não tinha nada a ver com o acontecido. Propus que ele pagasse para meu mecânico arrumar,o valor cobrado foi de 1,036 reais fora a injeção ele não concordou mesmo assim pediu para que eu leva-se o carro no dia 23/5 para ver o que podia fazer que não ia pagar prejuiso nenhum que a responsabilidade era minha. O que devo fazer?Posso pedir a troca do carro ou o meu dinheiro de volta (já que dei $3,000 de entrada e ja está vencendo a primeira parcela no dia 25/05

    E

    Elias Coutinho Quinta, 02 de junho de 2011, 19h53min

    Olá,estou com o seguinte problema,comprei meu carro usado,vai fazer agora dia 25 desse mês,6 meses que o comprei,agora o cambio automático levou o farelo e o mesmo novo custa 29.000,00R$, poxa,é mais do que eu comprei,que no caso foi 27 mil.Que providências posso tomar,desde já agradeço as respostas.

    D

    Diogo golf Quarta, 08 de junho de 2011, 14h55min

    Boa tarde, bom comprei um carro usado, e deu problema na placa eletronica que comanda as ventuinhas e o ar condicionado devido a esse fato o carro encontra-se na garagem a 1 semana e nem tem 2 meses que comprei o carro. A agencia onde comprei o carro tem a obrigação de concertar o veiculo ou não ?

    D

    darkfabio05 Terça, 05 de julho de 2011, 19h58min

    Comprei um Celta 2003 de uma agencia recem aberta, o vendedor e proprietário me deu R$ 500,00 de desconto no ato da compra. Acontece que levei o carro para uma revisão 01 dia depois de efetuada a compra, ainda nem transferi o veículo para o meu nome, troquei algumas peças de desgaste natural do veículo, como correia dentada, pastilha de freio, dentre outras, até ai tudo bem. O problema é que o mecânico viu um vazamento de água na junta do cabeçote e será necessário efetuar a troca que fica em R$ 272,30, entrei em contato com o proprietário da loja e o mesmo disse que é desgaste natural de um veículo com 07 anos de uso e não quer arcar com as despesas, este vazamento não pode continuar sob pena de queimar o cabeçote, vou ter que arrumar, mesmo sendo parte do motor.
    Posso efetuar o conserto e depois cobrar na justiça o valor mais perdas e danos?
    Tenho chace de ganhar a causa?
    Grato pela resposta

    W

    Wescley RJ Segunda, 11 de julho de 2011, 17h28min

    Boa tarde.

    Comprei um carro semi-novo, peguei o carro a noite na sexta-feira dia 08/07/2011, e o mesmo me apresentou problemas com alarme em uma via expressae fora que o ar não gelava mais conseguindo chegar em casa.
    No sabado de manhã o carro apresentou os seguintes problemas a luz do oléo e bateria acezas e carro não pegava, fora vazamento de oléo que segundo o vendedor o carro foi revisado, mais me parece que não.
    Retornei com o veículo para agencia no domingo dia 10/07/2011, mostrei os problemas para o gerente pois o vendedor não estava no plantão e ele prometeu resolver. Sendo que decidi não ficar com veículo e me interessei em trocar por outro, sendo que segundo vendedor o gerente falou que não possibilidade de troca. E devolução não pode ser feito e se for feita eu terei que pagar multa pois ja assinei contrato de que em caso de devolução os custos são meus.
    Como devo agir nesse caso?

    M

    marline kalache Segunda, 22 de agosto de 2011, 14h26min

    O carro foi comprado com a tabela - houve um desconto no valor porque o comprensor não funciona e tenho que adquirir um novo comprensor de ar. a minha resposta se eu estou certa que a garantia do motor pela compra de particular é de tres meses - neste caso não seria relação de consumo

    R

    Ricardo Adriano Terça, 13 de setembro de 2011, 15h57min

    Comprei um carro em uma loja de carros usados, o carro esta com um barulho na parte trazeira na suspensão faz 15 dias q o comprei se eu mandar arrumar eles tem q me resarci???