Comprei um carro usado e estranhei um ruído que o carro fazia, mais o dono da revendedora disse que era pastilha do freio nova, mais com um mês e 12 dias , o barulho deixou realmente de existir mais também o carro de andar já que a caixa de macha quebrou, informei à revendedora que disse que não ia conserta, e procura-se a justiça. Quais os procedimentos que devo tomar e se posso acionar o revendedor no PROCON e juizado especial civil e criminal ao mesmo tempo, já que pelo código do consumidor os bens duráveis têm garantia de 90 dias, o revendedor disse que só dava garantia do motor e caixa de marcha, a caixa de marcha quebrou e o ar condicionado deixou de funcionar também posso pedir garantia também para o ar condicionado... (obrigado???)

Respostas

    B

    Brunoo Domingo, 02 de outubro de 2011, 18h36min

    Comprei o carro 2008 faz 25 dias, para minha surpresa tive problema serio com un dos pneus, aparentimente estava perfeito, quando tive esse problema reparei que o pneu foi totalmente remendado na parte interna...para minha maior surpresa o estepe estava com um pneu no açooo puro.O que devo fazer? comprei numa agencia de carro e por ser um item de segurança, que no estado que estava podeia ate estourar e arriscar a vida dos condutores.

    K

    kamilia 25 Quarta, 11 de abril de 2012, 12h59min

    Vendi meu carro para uma garagem como pagamento de outro carro comprado na mesma garagem... o carro estava funcinando perfeitamenta, o dono da garagem andou nele e fez a vistoria. Depois de 15 dias meu carro foi vendindo para uma outra pessoa... quando a mesma pegou o carro para voltar pra sua cidade, na estrada o carro parou de funcionar... o garagista que comprou meu carro me ligou me informandando o que aconteceu.. o que eu tenho haver com isso... se eu entreguei o carro em perfeito estado.

    L

    lucianoss Quinta, 19 de abril de 2012, 22h37min

    Comprei um carro usado e no momento da compra o lojista meu deu garantia de 90 dias de motor e caixa. com 30 dias de uso o motor do carro apresenta barulho no motor e fumaça muito fiz um orçamento em uma oficina e o valor é muito alto (R$ 6.000) para conserto haja visto o motor ser diesel. Este valor deve ser custeado totalmente pelo lojista? devido ao fato do mesmo ter me garantido o motor?

    J

    josiane luz Quinta, 19 de abril de 2012, 23h01min

    Boa Noite,
    Por Favor me ajudem, lutei uns 3 meses para conseguir financiamento de um automóvel, finalmente quando uma financeira aprovou compra mos um carro ( ecosport 2006/2007)
    que com 2 dias estavamos felizes da vida rodando o carro cai o agregado ai vamos andando pelo acostamento e encostamos em uma mecanica que nos informa que o veiculo esta totalmente podre por baixo,veiculo de praia placa da bahia.
    A compra se fez da seguinte forma ;
    Eu encontrei esta eco primeiro no site do só carrão que foi quando peguei os dados dela para tentar o financiamento, quando pedi para ver ela o proprietário falou que já estava negociando ela e se não desse certo nos avisava, ai quando a Bv aprovou o crédito fui procurar outra eco quando ela estava no alô negócios fiquei feliz e falei para o meu esposo é a mesma que vi no site do só carrão ele ainda não vendeu ela,vamos entrar em contato e comprá la afinal já estamos com os dados dela é mais fácil a negociação com a Bv,fomos vê la estava linda ,pintura estofamento etc, não levamos mecânico porque a Bv iria mandar um técnico para vistoria pensamos que eles não aprovariam se tivesse algum problema ,não foi o que aconteceu até o latoeiro que foi vê la não entende como a vistoria aprovou este carro, o conserto será algo em torno de R$5 á R10 mil.
    A BV aprovou o crédito e depositou o dinheiro na conta de meu marido que transferiu o dinheiro para o vendedor detalhe: conta jurídica mais um detalhe o cnpj dele é de loja de carro não sei se isto altera algo a nosso favor.
    Por favor o que fazemos trouxemos o carro com guincho que está parado em nossa garagem o sonho virou pesadelo.

    C

    CLEITONFSS Segunda, 07 de maio de 2012, 15h24min

    Essa resposta serve para todos que postaram, para os que perguntaram e para os que responderam, espero que sejam leigos, eu estou apenas no primeiro ano do curso de direito e não falaria a metade dos absurdos que vocês falaram, fica a dica não fale sobre um assunto que você não domine.
    A COMPRA DE CARRO USADO ENTRE PARTICULARES TEM GARANTIA SIM. Essa garantia cobre os “vícios ocultos” que como o próprio nome sugere não foram constatados pelo comprador no momento da negociação. Basta o consumidor prejudicado reunir as notas fiscais que comprovam os gastos e também o documento que comprova a data da negociação, contratar um advogado que ele iniciara o processo.
    [email protected]

    C

    CLEITONFSS Segunda, 07 de maio de 2012, 15h25min

    Essa resposta serve para todos que postaram, para os que perguntaram e para os que responderam, espero que sejam leigos, eu estou apenas no primeiro ano do curso de direito e não falaria a metade dos absurdos que vocês falaram, fica a dica não fale sobre um assunto que você não domine.
    A COMPRA DE CARRO USADO ENTRE PARTICULARES TEM GARANTIA SIM. Essa garantia cobre os “vícios ocultos” que como o próprio nome sugere não foram constatados pelo comprador no momento da negociação. Basta o consumidor prejudicado reunir as notas fiscais que comprovam os gastos e também o documento que comprova a data da negociação, contratar um advogado que ele iniciara o processo.
    [email protected]

    J

    josiane luz Quarta, 09 de maio de 2012, 21h21min

    Obrigada Cleiton,
    é incrivel como as pessoas respondem erradamente, coisas que não sabem
    no Yahoo respostas vi várias pessoas respondendo que não tem garantia para compra de particular ,parece que respondem até com prazer.
    E como vc mesmo falou existe sim garantia também verifiquei com um advogado e já entrei com a ação,
    é vicio oculto e o advogdo também falou que existe a garanti PARA BENS DURÁVEIS,
    Obrigada!!!vc será um grande advogado!!!

    F

    Fernanda Campos Camacho Sábado, 11 de agosto de 2012, 8h07min

    Bom dia!
    Estou com grnde problema comprei um veiculo usado em uma agencia e financiei, mas o carro ja apresentava problema nos tuxos e o dono disse que era so andar q ia parar me disse q se eum 10 dias nao parasse podia levar p ele que ele levava no mecanico dele para arrumar. passou os dez dias, ams antes de vir a reclamacao deu problema supostamente na bomba de oleo, levei no meu mecanico e ele disse que nao tinha como ter certeza se era motor e que podia ser bomba entao o dono da agencia autorizou a fazer o conserto e me mandava o dinheiro em alguns dias entao fiz o conserto, mas o problema nao passou entao meu mecanico me disse que se nao tinha resolvido a unica forma era colocar em uma maquina que detectava defeitos como ele nao tinha ele arrumou emprestado e fez o teste e detectou q o motor tinha que ser feito e proibiu de andar com o carro fiquei 2 semanas com o carro parado fora os dias que ficou por conta do suposto problema anterior essas duas semanas foi ed negociacao com a agencia eu pedi para ele deixar arrumar o carro no meu mecanico pois ele me dava 1 ano de garantia no motor e eu nao amolava mais ele ficou enrolando para decidir e nessas duas semana ele resolveu fazer no mecanico dele entao nesse caso passou mais ou emnos 40 dias perdi o direito de devolucao que eu nao sabia q tinha pelo CDC achho que ele ja fez de proposito entao ele mandou um guincho buscar o carro e ficou c o carro 23 dias eu disse que queria nota fiscal do conserto ele me disse que o emcanico dele era da loja e nao tinha oque podia me dar era nota das pecas mas nesse inetrvalo de duas semanas de negociacao fui no PROCON eme disseram q eu tinha que dar os 30 dias para conserto pois estava na lei entao o fiz quando fui buscar o carro ele nao me deu o valor da bomba trocada disse que me depositaria e nao me deu as notas disse que precisava juntar no mecanico e me enviaria eu ainda avisei que se ele nao enviasse em uma semana eu irira buscar liguei varias vezes e ele dizia que nao tinha tido tempo de mandar so que depois de uns dias eu percebi que ele tinha trocado abateria do veiculo sem contar que ele nao mandou o extintor e eu reclamei enfim resumindo o carro voltou po mesmo problema dos tuxos a suspensao voltou toda barulhenta e nao estava e a mocinetica quebrou hoje eu vindo do trabalho com o carro e tive que ser guinchado ate em casa e tinha marcado de ir hoje buscar as notas fiscais que ele disse me entregar hoje oque faco porfavor se passaram 30 dias e tenho mais problemas.

    F

    Fernanda Campos Camacho Sábado, 11 de agosto de 2012, 8h09min

    e detalhe quando abaixei no carro para guinchalo percebi que esta tudo melado o protetor de cart de oleo... me ajudem oque faco... estou desesperado pois ja paguei 3 parcelas do carro e estou com essa bomba na minha mao....

    F

    Fabio Araujo Terça, 16 de abril de 2013, 21h33min

    eu comprei um carro e derrepente depois de aproximadamente 2 meses avistei o motor baixar óleo e mecanicos disseram que era problemas no motor. o vendedor vai dar a garantia, mas quero saber se ao deixar o veiculo para concerto o vendedor tem a obrigação de me dar outro enquanto conserta o meu???? e qual é o prazo que ele tem para me dar o veiculo concertado? e quero saber se tenho garantias do serviço prestado? obrigado

    J

    juan souza Segunda, 15 de julho de 2013, 15h14min

    Ola!Entao comprei um ford ka ano 2009 faz uns 30 dias e me falaram que passo por revisão e tinha 90 dias de garantia.So que por alguns dias quando vou ligar as vezes não a partida.Ligue pra concessionaria ford que me vendeu e me falaram que e carro seminovo e a garantia não cobre,,,me diga cobre ou não cobre isso?aguardo

  • -1
    W

    [email protected] Segunda, 15 de julho de 2013, 15h19min

    Prezado Juan têm garantia total do veiculo de 90 dias.

    Caso não queiram dar esta garantia pleiteie judicialmente tal garantia.

    Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira
    http://protecaoparaoconsumidor.blogspot.com.br/

    F

    Fabricio Dibai Segunda, 05 de agosto de 2013, 14h50min

    Comprei um carro semi novo a menos de 5 meses
    a uns 2 meses atras começou a aparecer alguns barulhos, mas não pude verificar o que era no mesmo momento.
    a umas 3 semanas levei para fazer uma revisão geral, constatou varios problema
    - troca kit de embreagem, troca do calço de marcha, troca das suspensão dianteira, troca da pastilha de freio traseiro, troca de vela, descarbonização do motor, troca da correia dentada, troca do tensor da correia dentada, entre outros.
    o dono da concessionaria disse que ja passou dos 3 meses de garantia e não vai arcar com o prejuizo.
    Achei um absurdo um carro comprado recentemente, cujo o vendedor me garantiu que a revisão havia sido realizado, apresentar tais problemas.
    o custo passou dos 4 mil reais.
    gostaria de saber quais os meus direitos, e que posição devo tomar.
    fico no aguardo e desde ja agradeço

    A

    Anonimous_Rib Preto Sexta, 22 de novembro de 2013, 11h41min

    Olá bom dia, comprei um veiculo seminovo na concessionaria Nova Chevrolet Ribeirão Preto na ocasião da venda solicitei levar o veiculo para avaliação em uma oficina mecânica de confiança, foi negado pois o carro somente sairia da concessionaria depois da revisão, pois bem, tive a garantia que o carro sairia todo revisado pela mesma. Logo apos retirar o carro levei na oficina onde foram encontrados diversos defeitos pela oficina e por mim usuário, vidro da porta do motorista fazendo muito barulho como se estivesse solto ao fechar porta, ar-condicionado não resfria veiculo e insuficiente como opção abrir janela e melhor do que o ar, barulho muito forte na suspensão dianteira, e na oficina verificado vazamentos de oleo e sendo necessario urgente cambagem para nao perder pneus pelo desgaste irregular. Pois bem meu carro esta a 5 dias na concessionaria e eles nao estao querendo fazer a cambagem do veiculo que conforme orçamento fica em torno de R$ 800,00 reais.... tenho direito a correção de todos on itens ? Muito Obrigado

    R

    rhanyela Sexta, 28 de março de 2014, 15h25min

    Boa tarde!!!

    a exatamente 46 dias comprei um carro usado em uma concessionaria, uma Ranger de ano 04/04.
    Quando estávamos negociando o veiculo, o vendedor nos informou que o referido veiculo não teria garantia e que havia uns retoques a serem feitos, havia sim uns reparos para serem feitos como os bancos da frente que estavam descosturados, os vidros traseiros não abriam, ela estava amaçado nas laterais, o vendedor me deu a liberdade de levar o veiculo para um mecânico olhar, antes de efetuar a compra eu levei o carro para o mecânico olhar, o mesmo olhou dize que estava tudo ok, que o barulho do motor estava bom. Então voltei e fechei o negocio eles me deram um termo onde falava que o carro não tinha garantia, e como eu não tinha o dinheiro todo para comprar a vista o meu pai financiou o carro no nome dele pra mim, e na hora de assinar o contrato de compra e venda eles estregaram o termo para ele assinar. porem com 22 dias que eu havia comprado o carro eu fiz uma viagem com minha família para comprar mercadorias e o carro bateu o motor, procurei a concessionaria para ver o que poderia ser feito por eles para reparar o meu dano, e o gerente dize que como havia assinado o termo onde falava que não tinha garantia ele não poderia arcar com o conserto, alegando ainda que já teria vendido o carro mais barato, e além do motor ter batido a bomba injetora que estava no carro não era do carro. Procurei o PROCON, e eles me informaram que mesmo eu tendo assinado este termo todo produto tem 3 meses de garantia Legal, e que naquele termo era abusivo, entretanto mesmo o Procon tendo tentado um acordo com eles, eles não querem arcar com o prejuízo. Nessa situação si eu entrar contra eles judicialmente ha chances dos danos serem reparado.

    S

    S2014 Domingo, 20 de abril de 2014, 0h27min

    Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Comprei um carro em uma revenda no interior de Sao Paulo. O dono da revenda me fez assinar um documento em que daria garantia somente de motor e caixa (agora ja sei q isso é papo furado de picareta), mas tb no contrato dizia que "elegeriamos o cartorio local" para problemas futuros.

    O carro deu um problema na direçao logo no segundo mes. Levei a uma autoriazada e num primeiro momento eles nao descobriram o problema exato. No mes seguinte (ainda dentro dos 90dias) a autorizada descobriu o problema, me fornecendo o orcamento e diagnostico.

    No mesmo dia enviei a revenda por email (imagem do diagnóstico e orcamento), infelizmente o dono da revenda nao quer pagar o reparo e pretendo entrar com uma açao no pequenas causas. Minhas dúvidas sao:

    1 - Por eu nao morar na cidade onde comprei o carro (moro em outro estado), eu posso entrar no pequenas causas em minha cidade?

    2 - O e-mail que enviei estava exatamente no prazo dos 90 dias (ultimo dia), sendo eles informados por email e nao por vias impressas, tem o mesmo valor? (há resposta deles demonstrando ciencia do fato)

    3 - Eu posso pagar o reparo antes dos 30 dias que eles tem de prazo e cobrar depois? Pergunto isso pq estou sendo prejudicado por nao poder usar o carro e nao sei se espero 30 dias pra fazer o reparo ou aguardo o fim desse periodo.

    Agradeço se puderem me orientar.

    J

    Jenny P Casal Quinta, 11 de setembro de 2014, 13h22min

    boa tarde
    meo problema é o sigente
    compre um carro usado dei na entrada R$ 5000 e a loja me financio + 2000 o resto do carro financiei no santander
    ao mes de comprado o carro començou a queimar oleo e levei pra a consesionaria pois quando me venderon falaron que tinha 3 meses de garantia de caixa e motor.
    ao outro dia me ligaron e falaron que já estava pronto mais só tinhan trocado a tampa da agua(que não tem nada a ver com o oleo) e falei que esse não era o problema
    la deije o carro denovo.
    pasou uns 26 dias disso e elles nunca me ligaron pra saber que era sempre eu ligando e eles falando que na semana proxima e asim
    A semana pasada pasei por la e falei com o dono, ele me falou que tenvi que fazer quasi tidi i motor do carro e que a gente tinha que ver como fazia porque como ele tinha me dado um desconto no carro, nao tinha garantia, mais a secretaria dele quando comprei me falou dos 3 meses da garantis
    o cara me falou que quer me devolver o dinheiro que pague e ficar com o carro para vender mais caro, mais o carro já ta no meu nome paguei 412 da transferencia, ja paguei uma parcela no santander y amanha tenho que pagar a segunda porque vence, e liguei pra o santander e eles me falaron que não posso cancelar o financiamento só pode o vendedor devolvendo o que eles pagaron , mais as minhas parcelas pagas vam me devolver
    como posso agir
    ah tambem o carro tem 9 multas que só descubri quando já tina adquirido o carro e eles falaron que ian pagar qundo a detran manase pra mim
    obrigada, fico aguardando resposta

    F

    fabio arguelho Segunda, 17 de novembro de 2014, 20h38min

    ola, comprei um carro, diagnostiquei o problema e foi aparentemente resolvido pela garagem vendedora depois de um mês após a compra, carro semi novo, era pra fazer o motor inteiro e ele fez só a parte de cima, e hoje depois de 1 ano e 10 meses descobri isso. e o motor gasta muito óleo e precisa de uma retifica, que custara 3000.que é da parte de baixo do motor. o que faço, posso exigir meu direito, e pedir pro garagista arcar com as despesas????

    Humberto Inzonha

    Humberto Inzonha Sexta, 21 de novembro de 2014, 18h30min

    Olá amigos, comprei um carro usado de terceiro e quando fui fazer o laudo do carro fui informado que o teto do carro foi trocado, o que eu posso fazer em uma ocasião como essa? Desde já agradeço pela atenção.

    G

    Gretchen Ariadna Garcia Masson Segunda, 25 de maio de 2015, 9h26min

    Bom dia eu comprei faz 15 dias um carro usado peugout 207 passion XS 2009 -2010 com 50000 km, a dona explicou que o carro estava em perfeito estado que só a bomba de gasolina estava com problemas e precisava trocar, que a revisão do carro havia sido feita por seu mecânico de confiança. A gente acreditou e não mandou avaliar o carro no momento.Desde o dia que pegamos o carro começamos a sentir um barulho na marcha,mandamos a revisar e o mecânico falou que era problemas no câmbio e era preciso trocar,mas também o carro está sinalizando que é preciso fazer revisão do motor,pelo que lei no manual fala que a revisão é cada 2 anos de uso,pelo que com certeza ela não mandou a revisar o carro antes de vender, 3 dias após a compra ligamos para a dona e esta se reusa agora a pagar o concerto do carro que sai aproximadamente em 6000 reais.Todos os dias está dando um retorno para a gente e ainda não respondeu nada e tampouco responde as ligações. Que posso fazer???. Estou pensando entrar na justícia para desfazer o negócio.Será que consigo????