Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

    A

    AGNALDO GOMES CARDOSO Sábado, 14 de março de 2009, 0h37min

    Sou policial militar, e desde de 2003 estou fazendo tratamento psiquiatrico, tomando varios tipos de medicamentos controlados, estou cumprindo expediente administrativo e devido a doenca depressao e ansiedade ,tambem faço uso de medicamento para esquizofrenia. Todas causadas dentro da corporaçao. Atualmente estou submetido ao processo administrativo disciplinar com 20 anos de serviço. Juridicamente quais os meus direitos se for excluido da corporaçao.

    V

    Vera Maia Sábado, 14 de março de 2009, 1h15min

    Olá.....boa noite!!!!!
    São 1 hora da manhã e entrei aqui para verificação de alguns documentos e de repente entrei nesta página.

    Sr. Gilberto, A VIDA É O MELHOR BEM PRECIOSO DE DEUS.
    A bíblia nos afirma que Deus é maior que todos os nossos prolemas.
    Não imagine que ninguem, ou eu, não temos problemas, pelo contrário.
    A depressão é a VILÃ das nossas almas. Por favor reaja, acredite, confie
    que Deus vai penetrar em sua alma. Digo isso por que passei por isso.
    Cheguei ao fundo do poço, mas LÁ NO FUNDO DEUS COM SUA MÃO (MOLA)
    ME LEVANTOU E GLORIFICO POR TUDO . DEUS MUDA A HISTORIA DE UM
    HOMEM E COM CERTEZA VAI MUDAR A SUA." vINDE A MIM, TODOS OS QUE
    ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU VOS ALIVIAREI" (Mateus 11:28).

    Por favor me perdoem, não gosto de misturar as coisas, mas não resisti
    ao relato dos senhores, principalmente do Sr. GILBERTO.

    Beijos

    Vera

    H

    helena benfica Domingo, 15 de março de 2009, 9h30min

    Tenho 55anos e tive polio quando criança. Nos ultimos 15anos venho sentindo muita dor, fraqueza muscular e fadiga. Por um acaso descobri que tenho SPP (síndrome pós polio). Em 2005 tive dores terriveis e fiquEI praticamente entrevada.O INSS me deu um ano e meio de licença. voltei a trabalhar em 2007 mas agora estou novamente sentindo muita dor e muita dificuldade para me locomover, não consegui passar pela pericia pois veio da central a resposta para o médico perito que a minha polio é "leve". Pesada mesmo é a ineficiencia, descaso do INSS. Fiquei sabendo que uma paciente portadora de SPP com 37 anos consegui se aposentar.Gostaria de ter orientação juridica e como faço para ter um advogado pois dinheiro... Qualquer informação fico agradecida.

    J

    Jaquelie Quarta, 18 de março de 2009, 16h59min

    Trabalhei por quase 5 anos em uma empresa, e quando sai estava muito deprimida e acreditava que esta stress do trabalho. Passei 4 meses desempregada e quando voltei a trabalhar não consegui me adaptar ao novo emprego, acreditei ser por simples incompatibilidade. Estou a dois meses em uma nova empresa e percebi que os sintomas de depressão estão voltando cada vez mais acentuados, não consigo me concentrar no desenvolvimeto de tarefas o que consequentemente prejudica meu desempenho pois ainda estou na experiencia. Além de que qualquer cobraça que me façam fico muito mal e tenho vontade de desistir de tudo e minha pressão vai as alturas. Tenho 30 anos e preciso tomas 6 comprimidor para controlar a pressão arterial diariamente. Gostaria de saber se posso solicitar o auxilio-doença estando a apenas 2 meses neste novo emprego.

    A

    andreiza alves Terça, 31 de março de 2009, 18h36min

    Queria saber se na hora de pedir o auxilio doença e considerada o tempo que vc esta na empresa ou idade do paciente , vou pedir auxilio pelo motivo do CID 32 e 32.2 e estou com medo pois estou com 23 anos e as pessoas falam tanto dos peritos , sera que posso ser negada por esse motivo ? Alguem me ajude pois estou piorando mais´por esse motivo.

    O

    Orlei Araújo Padilha Terça, 31 de março de 2009, 22h44min

    Andreiza,

    Não creio que possa ser indeferido o auxílio-doença, baseado na idade. Levará em consideração se não tiver a condição de segurado, que é de 12 contribuiçõe.

    Será negado, se a perícia médica "entender" que não existe a incapacidade laboral que justifique o afastamento.

    V

    Vera Maia Segunda, 13 de abril de 2009, 3h50min

    Sr. Funcho - Minas Gerais
    São 00:45 do dia 13.04.09 e fiquei maravilhada de ainda encontrar pessoas
    tão iluminadas como o Sr.
    Li rapidamente algumas respostas do Sr., e confesso que fiquei satisfeita,
    pois algumas palavras foram diretamente para a minha pessoa.
    Existem pessoas que precisam de apoio, não é fácil encontrar amigos.
    Obrigada por voce existir e que Deus continue te iluminando cada vez mais.
    Muito legal.....gostei!!!!!!!

    Fique com Deus

    Vera Maia

    V

    Vera Maia Segunda, 13 de abril de 2009, 3h53min

    Sr. Funcho - MG
    Sâo 00:50 h. do dia 13.04.09 e confesso que fiquei satisfeita
    como o que li rapidamente aqui.
    Obrigada por ter escrito palavras sábias , valeu mesmo.
    Que Deus continue iluminando a sua mente. Valeu!!!!
    Fique com Deus

    Vera Maia

    V

    Vera Maia Segunda, 13 de abril de 2009, 13h24min

    VAleu Funcho....pessoas como voce que o nosso país precisa....obrigada pelas
    informações, pois são de grande valia.

    Abraço

    Vera MAia

    C

    Claudia Gomes Quarta, 22 de abril de 2009, 23h36min

    Olá p/ todos!

    Sou funcionária pública. Diagnosticada há 4 anos com transtorno bipolar, CID F31.6 e F60, tomo inúmeros remédios p/ controlar a doença, seja a impulsividade total, o que já me colocou em graves situações de risco, alternando depois p/ uma grande depressão.
    No entanto, tais sintomas foram demasiadamente agravados em razão de assédio moral que sofri por parte de um ex-chefe. Eu conseguia controlar a doença, mas, depois dos últimos acontecimentos, além da medicação ter mudado e aumentado, passei a ter acessos de auto-mutilação por inconformismo total!

    Estou afastada há 1 ano pelo INSS, mas mesmo com a apresentação de laudos psiquiátricos, pareceres da psicóloga, cópias das receitas médicas, os peritos do INSS realmente me tratam com descaso, são secos, frios e não dão a mínima p/ a doença que apresentamos!
    Isso me faz sentir insegura até mesmo p/ voltar ao trabalho, pois muitas pessoas não entendem os problemas mentais que passamos e até colegas de trabalho acham que “stress”, (como eles dizem!), não é motivo para afastamento.....
    Conclusão: me sinto insegura p/ solicitar prorrogação ao INSS e também p/ voltar ao trabalho.... já que não há conhecimento correto do que nós passamos por parte de ninguém! Além da discriminação que sofremos....

    Aliás, será que algumas das nossas doenças não são consideradas de trabalho? POIS ACREDITO, QUE MUITOS DE NÓS POSSAMOS TER ALGUMA PIORA DEPENDENDO DO AMBIENTE TRABALHISTA. O QUE VOCÊS ACHAM?

    Se quiserem ler, achei interessante este artigo que encontrei sobre as doenças mentais que não estão incluídas no campo das doenças ocupacionais:

    http://www.psiconet.com/libros/presentaciones/doenca.htm

    Abraços para todos!

    Cláu

    S

    sonia regina fazakas Quinta, 23 de abril de 2009, 0h45min

    Ola pedi demissão a quase dois anos como cozinheira, ão sei que me deu, so chorava, e derepente pedi para sair,depois trabalhei em salão de belza num queimei a cliente na depilação, outra, fiz uma confusão na coloração da cliente perdi os dois empregos,a quase 20 meses que estou sem pagar Inss,faço tratamento no SUS especializado , infectologista estou com hepatite A e C cronica, dores em outras regiões do abdomen, tenho que fazer biopsia, passo por psiquiatra tomo fluoxetina 40mg ao dia, a noite nitrapan e cloran, mas não andam fazendo muito efeito,passo por psocoterapia, tenho tonturas, caio no quintal, na rua , ando sem direção cabeça rodando, muito esquecida, atrapalhada, não me lembro das coisas CID 32.2 e 18.2, tenho como receber auxilio doença ou ate mesmo aposentadoria, tenho 50 anos, com tanto mal estar e indo ao medico toda semana quem vai me admitir,contribui 16 anos com INSS, qual minha chance, estou transtornada

    A

    antonio_1 Quinta, 30 de abril de 2009, 0h21min

    Em 2006 retirei o rim direito devido a descoberta de um cancer, logo veio a tal depressão que até hoje me perturba.
    desde então faço tratamento com psiquiatra e psicologo e o cid é f43.22.
    após a cirurgia passei a ter dores no corpo todo e já fiz vários exames e os médicos dizem que é fibromialgia.
    Tenho 30 anos de contribuição pelo inss dos quais 15 são trabalhados em regime especial,somando tudo com a conversão se assim o inss aceitar tenho 36 anos de contribuição porem com 49 anos de idade.
    esse cid f 43.22. é considerado doença acidentaria?
    posso me afastar por algum tempo para me tratar melhor pois trabalho em regime de turno e fica dificil o tratamento.
    como devo pedir esse afastamento?

    S

    SR Quarta, 13 de maio de 2009, 21h10min

    pessoal preciso de esclarecimentos
    fui demitida em tratameno psquiatrico
    e quando fui afastada foi pelo codigo B31 auxilio doença
    sendo o crreto B91 acidente de trabalho, meu problema e psquiatrico, mas depois de minha demissão não consigo passar nas pericias do INSS por estar desempregada acredito eles não me concedem auxilio doença ....... tenho pânico, depressão F41 e F32 , mas na epoca quando estava empregada não entrei com ação apra mudar meu beneficio, e tb o meu trabalho não emitiu a CAT se negaram , mas depois de minhas dispensa do trabalho demissão fui ao meu sindicato e eles emitiram a CAT para mim
    mas desde então o psquiatra me fornece laudos e nada consigo no INSS
    minha ação contra o INSS ja foi nomeado um perito judicial que deve ser igual aos peritos do INSS não estão nem ai
    gostaria de saber de algum advogado a possibilidade de se ganhar esta ação de conversão de beneficio contra o INSS, e se este perito judicial dizer que não tenho nada posso pedir outro perito , porque nomear um perito meu tenho que pagar e não tenho dinehiro pois to desempregada desde novembro de 2008 e continuo tomando psicotropicos, sertralina, olcadil e sulpirida .......
    algum advogado ou alguem pode m ajudar grata

    M

    Maria_1 Quarta, 20 de maio de 2009, 23h03min

    Oi pessoal, eu estou afastada do meu emprego a um ano e sem melhoras. Eu trabalhava como caixa de um supermercado, no inicio meu CID era 32.2,fiquei em tratamento com um médico durante um ano e depois troquei, pois os medicamentos estavam sendo repetidos, os nomes fantasia eram diferentes mas o nome genérico era o mesmo, comecei achar estranho e resolvi trocar de médico, esse no entanto, me encheu de remédios. Na semana passada fui a procura de uma psicologa para fazer terapia, essa me indicou um psiquiatra de confiança dela e me deu um encaminhamento, que contava que eu tenho fobia social. Essa semana fui na consulta com o tal médico, ele trocou meus medicamentos, eu estava tomando cinco tipos de medicamento, entre eles um inibidor de apetite (sibutramina), bem ele tirou tudo e fiquei só com dois, como tenho que fazer perícia esse mês ele me deu um laudo com um CID diferente: 41.2, não sei ao certo o que isso quer dizer e espero que desta vez dê resultado, mas os peritos geralmente me afastam por um ou dois meses, espero que vocês me ajudem a desvendar esse número, pois estou mais confusa do que nunca.

    Antecipadamente, obrigada pela atenção.

    F

    fernando bohaczuk leite Segunda, 22 de junho de 2009, 20h03min

    ola pessoal
    ja vi que todos tem depressao e estive procurando na internet ,caso de cura para esta doença ,e todos disse que ela nao existe ,mai nois sabemos que existe ,por isso esta semana vou na minha medica pedir um laudo completo desde o primeira consulta com ela ate a ultima ,vou pedir 2 copias por ela assinadas e vou deixar um inss e ou no advogado ,para recorreu a aposentadora dor invalidez
    caso ele nao quererme aposentar vou preguntar se alguem se curo de depressao para perito e se ele curou alguem porque ate agora ja vi que depressao nao tem cura vai e volta mais forte
    fernando

    F

    fernando bohaczuk leite Segunda, 22 de junho de 2009, 20h07min

    este codico e por vc esta pior ,ele faz ver como as pessoa sestao para o perito ,mais ele nao querem saber disso

    K

    Karen Luiza Airola Sábado, 04 de julho de 2009, 21h31min

    Minha mãe está afastada ha quase 01 ano, é servidora pública municipal, por isso sua previdencia é diferente. Na ultima pericia o médico perito pediu os remédios dela alegando que nao os tomava. O psiquiatra sugeriu internaçao. Seu cid é F20-29. Como devemos agir?

    M

    Maria Aparecida_1 Sexta, 17 de julho de 2009, 22h45min

    Patricia, estou com um atestado de 30 dias que meu psiquiatra liberou, com CID
    F 41.2. Pergunto...teu psiquiatra iniciou com atestado de quantos dias?

    M

    Maria Aparecida_1 Sexta, 17 de julho de 2009, 23h01min

    MC.
    Estou com um laudo do psiquiatra, onde ele solicita 30 dias com o CID F41.2, para adaptação aos medicamentos. Você oderia relatar como seu psiquiatra relatava no laudo?

    C

    Cristal Mello Sexta, 17 de julho de 2009, 23h58min

    Boa noite á todos.
    Infelizmente estamos á merce dos perítos do inss.