Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

    M

    Monaliza Santos da Silva Quinta, 28 de agosto de 2008, 12h49min

    Oi Pessoal, passei pelo Psiquiatra e ele resolveu me afastar com o CID 10 F 31.6, alguem sabe o que é......e se tem alguma possibilidade de eu conseguir algum beneficio com esse cid??

    Desde ja agradeço atenção

    P

    pedro_1 Sábado, 20 de setembro de 2008, 18h05min

    Eu tava afastado de 2003 ate novenbro de 2007 agora o inss so me da alta, ja tive opurtunidade ate de aposentar e ñ quiz agora eles ñ querem nem me dar o beneficil, e alem disso ele dissem que fasendo 3 pericias medicas e ñ passando em nem uma, o inss contar seu beneficil, e tem que entra com outro pedido de beneficil, perdendo tudo que vc tem para traz isso ja aconteceu comigo umas 2 veses, ja aconteceu isso com alguem ai...
    E tem alguem que posso me ajudar falar ou me imdicar o que faser, estou desesperado!!

    E

    Emidia Chedid Quinta, 30 de outubro de 2008, 19h21min

    Ola a todos, gostaria de esclarecer algumas duvidas, estou desempregada a 10 meses e desse periodo passei por varias crises e só agora com muito dificuldade procurei ajuda medica, como trabalhei o ano passado ainda estou "amparada" pelo INSS pedi o laudo p/ o meu medico ele descreveu que a minha queixa é de 10 meses e que comecei o tratamento agora mais não colocou o periodo que preciso para o tratamento, seria necessario? tambem colocou o CID F41.2 e o medicamento que prescreveu.
    Gostaria de saber o que devo levar no dia da pericia? Como devo conversar com o perito?Quais as possibilidades de conseguir auxilio, pois meu medico disse que vai ser muito dificil pois eles(peritos) não estão dando?

    R

    Regina Lopes Quinta, 30 de outubro de 2008, 20h07min

    Hj PELA MANHÃ postei um discussão sobre Pericia , Pedido de Prorrogação e Pedido de Reconsideração. Isso foi antes de ir para a perícia médica DE TARDE ref ao meu Pedido de Reconsideração.
    Qual não foi minha surpresa ao fazer a perícia, ser muito indagada, levar todos os documentos necessários e receber da médica a resposta de que "deveria aguardar na sala de espera a resposta".
    Passada 1 hora perguntei ao administrativo (que recebe as conclusões da perícia e as entrega para nós beneficiários) se meu resultado estava pronto. Quem tem carteira assinada recebe na hora o resultado e quem é autônomo recebe em casa o resultado em até 10 dias. Eu tenho carteira assinada. Mas..... o rapaz me informou... PASMEM..... que no sistema eu estava como DESEMPREGADA (isso depois de um ano e 3 meses de benefício) e que eu deveria pegar na empresa uma declaração do último dia trabalhado, ir na agência, pegar uma senha, aguardar horas para ser atendida e entregar esse documento para depois aguardar em casa (NÃO SOU AUTÔNOMA!!!) por até 10 dias o resultado.
    Como pode tal bagunça?
    Ao indagar com o rapaz do administrativo o que havia acontecido ele respondeu: as vezes no sistema do 135 temos problemas assim, o próprio sistema faz isso, assume DESEMPREGADO aleatóriamente e NÓS BENEFICIÁRIOS É QUE DEVEMOS PROVAR O CONTRÁRIO ao erro do INSS.
    NÃO É SIMPLEMENTE UM ABSURDO???

    Bem, em meu caso que venho de outro benefício desde fev/2001 e que foi interrompido por 15 dias e então transformado em um outro no. de benefício que deu nesse problemão, CHEGA!!!, VOU MESMO PARA A ESFERA JUDICIAL POIS FORAM VÁRIOS PROBLEMAS COMO ESSE QUE TIVE AO LONGO DESSES 07 ANOS.
    DESTA FORMA......
    POR FAVOR, PODEM ME INDICAR ALGUM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NO RJ CAPITAL (CENTRO, ZONA SUL) PARA PEGAR MEU CASO?
    Não conheço nenhum advogado dessa especialidade e agora só mesmo um advogado para me orientar.
    Como disse já deixei passar vários problemas ao longo desse 7 anos (EX: ainda não recebi pagamento de agosto/08 e metade de setembro/08).
    Primeiro benefício:ORTOPÉDICO/REUMATOLÓGICO
    20/02/2001 até 30/06/2007
    Segundo benefício:PSIQUIÁTRICO
    16/07/2007 até agora (para eles até 10/10/2008 pq a perícia ignorou todos os documentos que levei, só se preocupava com datas e tempo de benefício).

    DETALHE: O período de 15 dias entre 01/07/2007 e 15/07/2007 eu não voltei ao trabalho,teoricamente estava de licença mas não recebi($) nem da empresa nem do INSS.
    ELES DERAM ALTA NO BENEFÍCIO REUMATOLÓGICO EM 30/06/07,
    EU FIZ NOVA PERÍCIA,
    ELES INICIARAM UM OUTRO BENEFÍCIO PSIQUIÁTRICO EM 16/07/07
    COMO FICARÁ ESSE PERÍODO ENTRE OS DOIS BENEFÍCIOS?
    PQ NÃO JUNTARAM OS DOIS BENEFÍCIOS EM UM SÓ?

    Agora acessando o sistema pela internet SIMPLISMENTE ESTÁ COMO "CESSADO" mas vou correr atrás para desfazer esse CESSADO.
    Para isso preciso de um advogado previdenciário. Moro no RJ, capital.

    Alguém pode me ajudar?
    Grata
    Regina Lopes
    47 anos
    analista de sistemas
    CID-10 do laudo : F41.0+F32.2+F 43
    Conclusão da psiquiatra no laudo: "Sintomas fóbico-ansioso refratários com agorafobia, sugiro prorrogação da licença médica "
    Local do tratamento: UFRJ ( IPUB - Instit de Psiquiatria - SUS/RJ ), Botafogo

    R

    Rô Sexta, 31 de outubro de 2008, 18h48min

    Boa tarde a todos...
    Minha história não é diferente de todos vcs....
    Meu problema começou no começo de 2004....eu trabalhava em um shopping e quase todos os dias eu passava mal ao ir pro trabalho,muitas vezes nem chegava pois parava no pronto socorro com pressão alta,palpitaçoes suando muito e com o coração saindo pela boca ai tinha que ir sempre alguem me buscar e isso foi se tornando frequente,passava mal,cheguei a cair na rua,foi quando me falaram pra procurar um psiquiatra,de cara eu não aceitava pois falava "não sou louca",mas depois de consultar vi que precisava de tratamento e fui me tratar,10 dias depois de passar por um psiquiatra a empresa me mandou embora depois de quase 5 anos de empresa..e logo entrei no inss....Mas de lá pra cá minha vida tem sido um calvario,uns médicos dão 2 meses 3 meses.e por ai vai resumindo passei por quase 5 beneficios pq sempre tinha que esperar uma data pra entar novamente,no ultimo fikei quase 2 anos e desde junho não consigo...os medicos nem olham pra nossa cara e ja manda aguardar a resposta em casa e indeferem meu pedido.
    Levo laudo psiquiatra CID 32.9 e 41.0...laudo neurologista pois faço tratamento pois tenho uma dor de cbç continua ao qual faço uso de medicação controlada,passo com cardiologista deviso pressão alta...
    Entrei na Justiça federal e passarei por pericia na próxima semana....não consigo levar minha vida em diante,minha mãe que me ajuda com meus filhos,não consigo entrar em lugares publicos,pessoas me irritam,muita gente falando me incomoda,parece que meus nervos ficam a flor da pele 24 horas...tenho insonia tomo medicamento pra dormir...é muito triste...só quem passa sabe...Tomo por dia 13 comprimidos....e ainda tem gente que fala que nosso problema é frescura....Dizem que na justiça somos tratados com respeito...Se tiver alguem que saiba como é uma pericia na justiça comentem por favor....Ahhh vcs acreditam que levei até foto na pericia e o medico não deu menor valor???Pois minha cbç dói tanto que me incha o lado esquerdo do rosto meu olho esquerdo fecha com uma certa dormencia e eles axam que não é nd.....Pois numa dessas crises meu pai fotografou meu rosto....
    Alguem me ajude por favor!!!
    Com esses meus problemas posso conseguir na justiça???Tenho 2 filhos qiue dependem de mim pra sobreviver...meu pai é aposentado e não pode com td...
    Afinal se somos segurados é pq pagamos pra quando precisarmos né!!!
    Boa sorte a todos e quem puder me responder eu agradeço!!!
    Abraços!!!

    G

    glaucio dias curvello Quinta, 01 de janeiro de 2009, 18h33min

    Olá pessoal.........Vou dizer algo para vcs........Eu acho que esse país.......Não existe nem no mapa ....Pois sinto vergonha as vezes de ser brasileiro.....Tudo aki nesse país não existe, tudo isso é uma farsa......Quando precisamos nada funciona...Eu estou falando desse nome que o inss............ Previdencia social..........Os peritos medicos tratam a gente igual um lixo......Jogado na estrada......Não são seres humanos.........Deviam ser tratados igual ao policia e ladrão.......Parece que a gente é a po.....L.. Cia....E eles......La.......D...ão. Sempre nos fazendo o mal.......Fiquem com deus.....E descupa alguma. Coisa..................Tinham tudo que ir para o infer.......O

    P

    patricia ferreira_1 Terça, 06 de janeiro de 2009, 12h25min

    trabalho a dois meses e estou com depressao! Posso me afastar?

    E

    Eduardo Alves da Silva_1 Terça, 06 de janeiro de 2009, 12h58min

    Estou com o mesmo problema, Cid.F29,F32.2,F-40.1,F43.2, fiu afastado por 12 meses, me deram alta agora em dezembro 2008/ recorri, mas o perito nem olhou
    na minha cara, pedi uma reconcideração, mas estou preocupado, pois estes peritos
    não manteem um racioncionio logido é mole !

    Eduardo.

    E

    Eduardo Alves da Silva_1 Terça, 06 de janeiro de 2009, 16h47min

    Sim, voceê pode se afastar desde que tenha o laudo de seu medico para levar ao Inss, ai sim são eles que irão de afastar ou não. ok ! , boa sorte!

    Eduardo.

    A

    Amaraí Cristina Sábado, 10 de janeiro de 2009, 18h06min

    Sou funcionária pública municipal à 16 anos. Dia 19/01 faz seis meses que estou afastada. é a primeira vez que fico afastada pelo i.N.S.S. Tenho nova perícia na próxima semana, e ja fico nervosa e apreensiva de tanto que o povo fala. Até agora passei por 2 perícias e consegui o benefício. Tenho vontade de voltar ao trabalho, mas não nesse momento, sem condições.
    Trabalho com o público, não suporto barulho, tumulto. Sinto angústia, tristeza, não tenho disposição para fazer nada, preferindo ficar sozinha. Mesmo tomando sertralina e rivotril, tenho pesadelos, sono agitado, as vezes parece que o remédio para dormir faz efeito contrário. Qual o critério que os peritos usam? Tempo de contribuição pesa na consessão do benefício? Estou afastada pelo cid 32.2, e nessa cartinha que vou apresentar na próxima semana consta cid 41.2. Faz diferença para o perito ? Por que não passamos pelo mesmo especialista com quem fazemos tratamento? Desde que estou afastada, faço tratamento num hospital dia.
    Tenho como receber um novo benefício?
    Mesmo o médico da clínica não dando alta, o perito pode não conceder o benefício?
    De tanto que as pessoas falam contra o I.N.S.S., já dá arrepios antes da pérícia. É a primeira vez que preciso da previdência, e me sinto pedindo esmolas, de um direito que é meu. Todo mundo fala que quem paga o salário de um funcionário público é o povo. Sempre ouvi isso, uma pressão. também sou funcionária, o que desconta de I.N.S.S. no meu holerit não é pouco, e pago impostos como qualquer cidadão...
    Nas perícias o médico mal olhou para mim, nem perguntou como vai meu tratamento. OS MÉDICOS PERITOS DO I.N.S.S. DEVERIAM NOS TRATAR MELHOR, É UM DIREITO NOSSO. PAGAMOS. Gostaria de saber se no I.N.S.S. tem Serviço Social, e do que ele cuida na previdência... Os peritos estipulam um prazo para que possamos sarar dos nossos problemas de saúde, como se isso fosse possível...Nas perícias sempre meu pai vai comigo, mas não o deixam entrar. PORQUE? Para não ter testemunhas de como eles nos tratam, ou medo de apanhar? Se alguém puder esclarecer minhas dúvidas, desde já agradeço...

    A

    Amaraí Cristina Sábado, 10 de janeiro de 2009, 18h15min

    Se alguém puder me ajudar, desde já obrigada.
    POR FAVOR, ALGUÉM PODE ME AJUDAR, ESCLARECENDO MINHAS DÚVIDAS...
    OBRIGADA.
    CONTINUO AGUARDANDO...

    B

    Bia_1 Terça, 20 de janeiro de 2009, 16h07min

    Alguém me ajude, preciso muito de informaçõs.
    Estou de licença saude de de nov de 2005, CID F32. Tenho crises recorrentes de depressao, e o meu benefício vem sendo renovado desde entao, sendo que a cada 3 meses ultimamente. Nesse período fui demitida pela empresa, o que questiono na justiça o fato de ser demitida em gozo de benefício previdenciario. Minha preocupação é que descobri que estou grávida e tenho medo de meu beneficio nao ser renovado.
    Minha pergunta é se o INSS pode suspender meu beneficio ou é obrigado a mantê-lo em funcão do meu estado gravítico.
    Obrigada

    M

    Munique Nakandakare Terça, 20 de janeiro de 2009, 23h41min

    Olá pessoas!
    vejo q a máfia dos peritos do INSS é caso de ministério público e de ação conjunta, não acham? Li todas as mensagens e as histórias são bem parecidas em todos os lugares do Brasil. Passo pela mesma coisa. Fui afastada da empresa com F.32.1 + 33 +associados e o sindicato fez uma CAT - pois passei por um estresse pós traumático que me acometeu da depressão , síndrome do pânico e tudo mais. O INSS não acatou a CAT. Fiquei 4 anos passando por perícias de 4 em 4 meses. Ano passado descobri um cancer de tireoide e fui operada. Tive meu pedido de benefício INDEFERIDO. Sabe pq? Pq não era o mesmo CID inicial do beneficio. Fiquei um mes sem salario por conta disso. Fiz uma nova solicitacao de beneficio e estou no meu pos- operatorio com outros CIDs decorrentes do cancer alem da depressao e transtorno de humor e me deram alta!
    Amanhã estarei me apresentando na empresa com meu marido e ele falará q n tenho condições laborativas, q realmente n tenho.
    O que posso falar a todos é q procurem um Advogado Previdenciario.
    Soube q pelo tempo de licença eu já teria direito a aposentadoria. Fora o beneficio ser B31 quando deveria ser b.91
    E mais tenho uma amiga do banco q esta numa situacao bem parecida q a nossa e tbm lhe deram alta!

    DEVEMOS PROCURAR UM ADVOGADO ESPECIALIZADO, NAO PERCAM TEMPO!

    M

    Munique Nakandakare Terça, 20 de janeiro de 2009, 23h43min

    Esqueci de relatar que o nome do estresse pós traumático ao qual fui submetida se chama assédio moral!

    M

    MARIA CELIA LEITE SALES Terça, 27 de janeiro de 2009, 20h48min

    boa noite a todos meu esposo tem esse mesmo problema de depressão F 25 CID 10 e estar afastado o inss só dar 3 meses de beneficio fica em um impasse terrivel nas pericias medicas os peritos nem olha para ele,estamos com medo pois eles avaliam meu esposo como uma pessoa sadia,a empresa onde ele trabalha estar mandando todos funcionarios que voltaram do inss embora, quero saber se alguém de vocês já passaram por essa situação e consegui um novo emprego,pelas mensagens lindas de vocês quer tem essa doença notei que muitos não tem mais capacidade de conseguir um novo emprego. como vamos ficar o inss recolhe o nosso dinheiro e quando estamos precisando deles os peritos nos tratam mal onde vamos parar meus caros amigos.

    E

    eduardo_1 Quinta, 29 de janeiro de 2009, 0h44min

    bom dia, estou no auxilio doença por acidente de trabalho à 4 anos e gostaria de saber se a empresa em que tenho vínculo tem que me dar algun benefício???? obrigado pela gentileza.

    V

    vanuzia Quinta, 12 de fevereiro de 2009, 13h35min

    eu também recebo o auxilio doença por depreção , e por esta doença ate nos estudos estou muito prejudicada pois não consigo penssar e guardar oque aprendi pois esqueço tudo com muita facilidade
    mas, os peritos olham para você e fazem perguntas como se voce estivesse ali simplesmente para mentir.acredito que essa parte deveria ser feita por um profissional da area, pois ´só quem tem depressão ou trabalha com depressivos realmente sabe onde o sapato aperta não é bom preferia mil vezes ter saude, trabalhar estudar, doque receber do governo um direito meu que paguei por isso ,e eles me dão como se fosse uma esmola e ficam loucos pra tirar na primeira oportunidade.

    V

    vanuzia Quinta, 12 de fevereiro de 2009, 13h43min

    também faço parte dos que recebe o auxilio doença,e os peritos tratam a gente como se tivessemos mentindo nem levam muito em conta oque o profissinal escreveu no laudo as vezes nem olham para nos pergutam oque você sente? oquevocê toma ?
    e sempre esta tudo ali no laudo do medico,depressão ainda é tratado pelos proprios medicos que não são da area como frescura para não trabalhar,mas ´so quem tem sabe oque é eu sei o quanto me prejudica nos estudos minha cabeça não funciona direito e se não anotar tudo ,em alguns minutos ja me esqueci oque tinha que fazer ou falar acredito que o perito deveria ser alguem da area que realmente entendesse da doença dos seus males ,e de como sofremos com isso

    G

    GIBA_1 Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 12h56min

    Bom dia.

    Estou depremido e mal consiguo espor o meu sentimento, queria acabar com tudo e sumir , mais nao sei se posso fazer isso sinto entendiado ao ponto de querer tomar os meus remedios todos de uma vez dormir varios dias, estou jogando a tolha vou perder meu emprego pois a empresa ja me contatou, meu benecicio cessou de vez so na esferal judicial, estou acabado individado e o que vira pela frete e ainda pior vou perder meu imovel..,a todos como eu f32.2 que tenha vontade e ajuda lutem, pois estou so e sem forca, a todos fiquem na fe adeus. Gilberto

    C

    cinara almeida Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 17h51min

    Tenho 37 anos e há 11 meses estou com transtorno depressivo CID F32.3 porém começou a evoluir para CID 20.9 meus principais sintomas são: vontade de morrer, solidão, tristeza, falta de vontade de fazer qualquer coisa, quero sempre esta sozinha, não sinto alegria por nada, não consigo sorrir, não consigo comer, perdi o interesse por sexo, choro o tempo todo, muito nervoso, insonia, astenia, fadiga, cansaço mental e fisico, confusão mental, penso em vrias coisas ao mesmo tempo e depois vem aquele mal está e começa a agonia na cabeça e a vontade de sumir.
    atualmente estou afastada do trabalho desde outubro e estou no auxilio doença por acidente do trabalho, tentei me matar por duas vezes e é só nisso que penso o tempo todo, adiquirir estes sintomas no trabalho, muita perseguição, pressão e raiva,hoje não sei o que fazer, faço uso de: haldol 10mg. fernegam 25mg e fluoxetina 20mg. coloquei a empresa na justiça, pois antes ir para o insss, fui demuitda sem justa causa, e a empresa sabia que eu estava fazendo tratamento desde março do mesmo ano, provei que nunca havia tido este problema.
    porem sou portadora do virus da hepatite C e precisava fazer o tratamento, porem o remedido INTERFERON, agrava o quadro depressivo e os medicos do HOSPITAL DAS CLINICAS, se nega a começar o tratamento por causa da depressão o que fazer?