Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

    P

    PRI MAC Segunda, 02 de maio de 2011, 15h45min

    oi passei pela pericia hoje ,to com f32 e o perito me deu so 1 mes,nao sei o que fazer pois nao estou bem. o que faço?

    P

    PRI MAC Segunda, 02 de maio de 2011, 15h49min

    Eu to tomando rivotril ,e to muito mal mesmo, acho uma sacanagem dos peritos. O que faço pra conseguir prorrogar ...

    M

    M76 Quarta, 04 de maio de 2011, 10h48min

    PRI- MAC/ nao se preocupe pois e normal o perito dar um curto prazo nesse cid mencionado , pois ele precisa ver a evolucao de seu tratamento como vai ser, pergunta? qual e a sua profissao? no seu laudo so consta cid f32 ou tem mais , pois entre com pedido de pp e se voce se encontrar sem condicoes de trabalho ele te dara mais um tempo , pois este cid relacionado por voce da direito a 6 meses de auxilio doenca , relativamente com a sua profissao ok.

    E

    Edina Rodrigues Quarta, 04 de maio de 2011, 22h37min

    Boa noite,
    Tenho algumas dúvidas e preciso da ajuda de vocês.
    Estive afastada por um acidente de trabalho que sofri, embora o Perito tenha me concedido auxilio doença, pois na data da perícia estava com a CAT sem assinar e já fazia muito tempo que aguardava a perícia, então o médico me concedeu o auxilio doença e pediu que em seguida eu entrasse com um pedido de transformação de código (31 - auxilio doença - para o código 91 auxilio acidente), acontece que faz 06 meses que fiz essa solicitação, apresentando, inclusive a CAT assinada, mas até o momento não consegui resposta do INSS, caso eles indefiram ao meu favor terei uma série de consequências, teriam alguma sugestão para me auxiliar, por favor.
    Segundo caso, Após todo o trastorno que tive em relação ao afastamento em que a empresa foi muito negligente (entre tantas coisas, uma delas foi não complementar o salário conforme acordo coletivo de sindicato, fiquei recebendo apenas o que o INSS me pagava, além de alegarem que meu auxilio é de doença e não de acidente, acontece que foram eles que me mandaram uma CAT sem assinatura e isso me complicou muito), pois bem, voltei a trabalhar, mas só consegui ficar dez dias em atividade e peguei 10 de atestado pelo psiquiatra, pois acabei adquirindo uma depressão muito grave, com síndrome do pânico e outros trantornos, meu médico solicitou 90 dias de afastamento, agora estou realmente preocupada, pois já estou basicamente há um ano fora da empresa e não tenho condições de voltar a um ambiente que tanto me prejudicou. Como devo proceder nessa perícia onde o laudo é depressão e outros trantornos mentais. Sinceramente, tenho medo de ir até a um Supermercado, não saio de casa pra nada, além do sono, da moleza e da ansiedade que sinto. Não ei o que fazer, especialmente em relação a quebra do acordo feito entre o sindicato e a empresa, fui ao sindicato, ma eles disseram que não posso entrar com uma ação contra o INSS, ma contra a empresa também é impossível, uma vez que ainda estou lá dentro. Pelo amor de Deus, o que faço??

    A

    Alice PE Quarta, 04 de maio de 2011, 23h19min

    Olá pessoal!

    Li o texto de todos e me identifiquei em muitos casos, inclusive nos desrespeitos nas perícias (claro que há exceções e profissionais éticos).

    Estou com os CID F33.2 e F45.9 (sem contar que está sendo investigado outros diagósticos!

    Estou com depressão, não com retardamento mental! (e no meu caso tem fatores patológicos apontados em exames laboratoriais (hipotireoidismo, tumor de hipófise, etc), além da genética familiar.

    O descaso e a ironia é evidente em muitas perícias! Eu mesma nunca recebi mais que 04 meses de afastamento, apesar de já estar em benefício quase 2 anos.

    Alguns comentários que já ouvi em perícia:

    "Tão bonita! Assim só vai engordar..."

    "Ah!!! Toma tanto remédio. Vai ficar com dor no estômago!"

    "Desse jeito nem vai arrumar namorado! Quem vai olhar pra você?"

    Muitas vezes sai de lá mais deprimida, pedindo a Deus para me recuperar e nunca mais voltar lá!

    Mas é nosso direito e temos que lutar até o fim.

    Força para todos!

    Sei que há momentos que a temos e outros não. Mas cada dia é um dia diferente...

    Ter transtornos depressivos não significa ser doido, ser burro ou qualquer coisa parecida!

    O inteligente é admitir e se cuidar, pois não é uma doença fácil e se não admitida é pior ainda (palavras do meu médico, pois no inicio, não acreditei que estava afundando nessas crises).

    Abraço a todos!

    Alice

    M

    M76 Quinta, 05 de maio de 2011, 11h12min

    EDINA RODRIGUES! primeiramente a transformacao de31 para 91 e demorado mesmo , no entanto o proprio perito solicitou a voce que desse entrada na transformacao do beneficio, ele mesmo deixou isto relacionado no banco de dados do inss no dia de sua pericia. pergunta quando voce se afastou por acidente qual foi o cid mencionado no laudo? porem a empresa tem somente o direito de te pagar 15 dias de atestado! qual o cid dessa sua proxima pericia ? porque cada cid tem o seu tempo de afastamento determinado pelas novas regras do inss!

    M

    M76 Quinta, 05 de maio de 2011, 11h35min

    ALICE PE! infelismente e assim mesmo os peritos querem por si em que estejamos bom para retornar ao trabalho, nao entendem a gravidade do assunto , deveria ter uma lei a respeito nesse sentido em que se o segurado do inss fosse liberado para exercer as funcoes tendo em vista com poblemas mentais , o perito teria que dar ao segurado um relatorio atestando que ele e responsavel pela alta dada ao segurado, e se algo vier a ocorrer de errado com o segurado em suas atividades laboraes por conta de sua doenca ele precisaria responder criminalmente perante a justica, mas isso numca vai acontecer a corda arrebenta do lado dos mais fracos.

    C

    cidafa Terça, 17 de maio de 2011, 13h30min

    Olá, eu sofro de transtornos bipolar , e dpois de 5 anos de auxilio doença, me deram alta..Entrei com recurso e fui aposentada pela jf a 3 anos..E agora começa tudo denovo com esta noticia da revisao destes beneficios,,minha saude mental ja agravou pois sei que infelismente alguns perito fazem pouco caso de um cid..Como f.32, f.41, 43,enfim com esta instabilidade e o medo de voltar a passar por pericias ja me da panico,,pois nao quero mais ser humilhada e maltrada por peritos que nem pisquiatras são....Eles nem sabe o que é uma pessoa deprimida sem vontade de viver....Que tem que tomar remedios pelo resto da vida....Infelismente....

    N

    Natural Quinta, 06 de outubro de 2011, 16h54min

    Patricia Costa

    Eu tbm tenho SII, sindrome do pânico e depressão. Sofro com estes problemas faz um tempão. Fiquei sabendo a pouco tempo que a depressão pode ser afastada do trabalho. Já tive várias crises no trabalho e não sabia o que fazer para não demonstrar e agora fiquei pensando nesta possibilidade de afastamento, mas ao mesmo tempo fico me sentindo inútil se um dia fosse expor este meu problema.

    Preciso de ajuda se puderem me dar.
    Abraço

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 06 de outubro de 2011, 17h29min

    Olá Natural!

    Vc mesma que tem que tomar a decisão de se afastar ou não e com certeza o apoio do seu médico e mais ninguem.

    Boa Sorte

    S

    Sonia F Reis Sábado, 08 de outubro de 2011, 20h40min

    nao sei bem o que tenho. mas no laudo diz alem de tudo, mais quadro de depressao.tomo rivoltril de 2mg, e mais fluoxetina diariamente...nao tenho paciencia com nada,nada me anima, nao tenho prazer em conversa.nao vejo motivos em nada...so quero ficar trancada em casa...nao gosto de barulho, de telefone tocando, de gritos. acho que to ficando louca só pode....tudo me irrita...se ta chovendo esta bom,. se ta sol ta bom tb. se tem comida como se nao tem ta bom tb..nossa ta dificil isso..as vezes ate faço força para tentar melhorar.mas nao consigo...começo fazendo alguma coisa...e paro perdida sem saber o que ia fazer ou o que estava fazendo., paro e tento pensar oq eu ia fazer..como creise de ausencia....meu deus me ajudem o que sera isso ????

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 08 de outubro de 2011, 21h04min

    BAXTER
    Não basta tomar medicamento se não existe o suporte da psico-terapia.

    Remédios não são milagrosos. É fundamental a força de vontade do indivíduo no intuito de mudar o modo de ver a vida, é extremanete necessário que ele desenvolva o auto-controle.

    O acompanhamento médico é decisivo para o restabelecimento do doente pois às vezes a medicação deve ser ajustada, mas isso tem de ser feito no momento exato e não meses depois que o doente percebe a recidiva, isto é, a piora em seu estado.

    Vc poderá ficar em licença doença na condição de manter-se em tratamento, sem ele vc não vai conseguir nada. Além de quê existem muitos grupos de auto-ajuda como a dos Neuróticos Anônimos, essas reuniões ajudam a pessoa a se aceitar em sua doença, não se sentir diferente das outras pessoas, além de incentivar a melhorar o ânimo, o humor e desenvolver a alegria de viver. Apesar do nome (Neuróticos) eles congregam pessoas com os mais variados transtornos.

    Procure ajuda de seu médico, se aquele com quem vc tem se consultado não lhe dá esse apoio procure outro médico, sempre devemos procurar uma 2ª ou 3ª opinião.

    Essa doença tem tratamento, dá pra recuperar a alegria de viver! Acredite!
    Boa sorte!

    J

    jfms Domingo, 09 de outubro de 2011, 13h42min

    olá sofro de tricotilomania,como os cabelos da cabeça pelos pubianos,aquicilas,silios,pelos do peito,já estou passando com psiquiatra a 3 meses e com psicologo a 1 mes estou trabalhando e queria me afastar pegar o auxilio doença será que consigo a psicologa me deu uma guia e la tinha o cid f40,disse a ela que tem noites que não consigo dormi arrancando os cabelos do corpo entero,e pensamentos ruim, as veses fico com medo de pessoas no meu dia dia será que consigo o auxilio doença pois estou quase sem cabelo na cabeça e sem silios tambem devo pedir um laudo para medica se for o caso?

    aguardo resposta
    obrigado

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 09 de outubro de 2011, 20h07min

    jorge,
    quando o médico vê necessidade do afastamento do trabalho para que o trabalhador faça o tratamento, o médico logo aplica o atestado.

    Mas ficar de axílio doença só pra tomar os remédios de nada vai valer, pois se os remédios sozinhos fizessem diferença vc nem precisaria do afastamento do trabalho.

    Converse com seu medico, questione se seria melhor vc tmb fazer terapia ou participar de grupos de ajuda.

    I

    InteressadoEmDireito Domingo, 09 de outubro de 2011, 20h17min

    Olá Senhores!

    Infelizmente é uma doença muito triste essas com disturbios psiquiatricos.
    As vezes chegam mansamente e quando percebemos ja esta instalada.
    Mesmo com a medicação e as terapias, a demora é lenta.

    Apesar disso temos que continuar tentando.

    Boa Sorte! Deus os abençoe!

    C

    costafe Quarta, 07 de dezembro de 2011, 15h07min

    E no meu caso... como ficaria... Será que teria direito a aposentadoria por invalidez, pois tenho dois CID's psiquiátricos (onde fiquei internado duas vezes em hospital) e um CID hematológico

    F41.2 - Transtormo Misto Ansioso e Depressivo
    F60.5 - Transtorno de Personalidade Anancástica (Obsessivo - Compulsivo)
    D57.0 - Anemia Falciforme com crise

    Além de outras como K21 (refluxo gastro esofágico, o qual já fiz cirurgia para não haver mais isto)

    Questiono isto porque não aguento mais o meu serviço. O desgaste que ele me trouxe psiquicamente e a falta de reconhecimento (chegaram inclusive a citar em análise de performance que meu desenvolvimento é prejudicado pelas constantes faltas e atrasos devido a meus problemas de saúde) me desmotivou totalmente.

    Profissionalmente, muitas vezes me sinto um lixo, com uma baixa auto-estima em razão disto tudo.

    No aguardo agradeço

    P

    pregador Quinta, 05 de janeiro de 2012, 13h27min

    Ola gente estou afastado desde setembro de 2011 por depreçao agora passei na pereçia e me liberarao para o trabalho simplismente ençerrarao meu benefiçio mas nao voltei a trabalhar comecei do zero de novo e agora vou ter que passar na periçia novamente dia 08/02/2012 e vou ter que esperar a tal carta chegar novamente estou com laudo cid10=f41 f32 sera que vai ser deferido alguem pode me ajudar????

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 05 de janeiro de 2012, 15h15min

    Que carta vc esta esperando?

    P

    pregador Quinta, 05 de janeiro de 2012, 15h58min

    RO RO e a carta deferindo seu benefiçio, se foi cocedido ou nao.

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 05 de janeiro de 2012, 17h39min

    Vc é funcionara registrada?