Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

    B

    Bianca Quinta, 05 de janeiro de 2012, 22h32min

    Amigo Valmir, entre na justiça. Abraços

    R

    R.A.B.F. Sexta, 06 de janeiro de 2012, 6h49min

    peça uma segunda opinião a outro médico especialista ( neurologista), diga-lhe que vc já apresenta condições de retorno ao trabalho, peça por escrito para que o médico de sua empresa aceite o parecer e libere o seu ASO de retorno. Volte a trabalhar, tenha fé em Deus, queira ser útil para a sociedade, mostre ao seu patrão as suas melhoras e siga sua vida. O ócio é a oficina do diabo. Só o tempo dirá se vc vai precisar se afastar novamente do trabalho ou não. Tome os seus remédios, essas doenças são tratáveis. Não se desespere. Boa sorte.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 07 de janeiro de 2012, 1h08min

    Pregador, vc precisa se apresentar na empresa caso contrário eles podem dar abandono de emprego.
    Voltando a empresa esta terá de encaminhá-lo ao médico do trabalho pra uma avaliação de retorno de licença, se ele confirmar sua auta não terá jeito, vc terá de reassumir suas funções para evitar uma justa causa.
    Entretanto, se o médico disconrdar da auta dada pelo INSS, então vc ficará coberto, a empresa não poderá demití-lo. Mas, então, sua briga será com o INSS, caso na nova perícia eles confirmem a auta já dada.

    A carta que vc aguarda somente virá depois da nova perícia, o INSS não vai renovar sua o benefício sem essa nova avaliação médica da perícia.

    R

    R.A.B.F. Domingo, 08 de janeiro de 2012, 0h34min

    Discordo da opinião acima, o que vc deve fazer é procurar levar um parecer do seu médico assistente atestando que vc tem condições de retornar ao trabalho, só assim o médico de sua empresa ( médico do trabalho) poderá te liberar para o retorno ao trabalho, ele jamais discordará da opinião do especialista, porque ele não é perito e se o fizer será possivel processá-lo por atitude anti ética, pois o que prevalece é a opinião do médico assistente, mas isso não é válido para os peritos em geral, inclusive os do INSS, eles podem discordar da opinião do médico assistente. Se o seu assistente médico não quiser te liberar, procure outro médico e lhe diga que vc está em plenas condições de retornar ao trabalho. Depressão e ansiedade quase todos tem, em geral não é motivo para afastamento do trabalho, é só tomar remédios e o trabalho é uma ótima terapia para a cura dessas doenças que não podem ser comprovadas, porque são subjetivas, muitas vezes as pessoas confundem tristeza com depressão e ancioso todo mundo é. O único lugar aonde não existe mais ansiedade é no cemitério. Amigo, volte logo ao trabalho e siga a vida...

    N

    navlin Terça, 17 de janeiro de 2012, 14h59min

    Apos dois anos afastados palo inss pelo mesmo cid, nao e imediatasmente concedido a aposentadoria por invalidez?

    T

    Tynty Sexta, 20 de janeiro de 2012, 16h35min

    Sou vendedora há 15 anos, sempre fui independente, e para exercer minha profissão, preciso de bom humor e disposição, o que nunca me faltou, sempre vendi muito bem, mas minha empresa passou por mudanças, e o meu salario despencou, as cobranças multiplicaram, e o meu equilibrio emocional acabou, choro o tempo todo, tenho medo de tudo, não sinto prazer em nada. E ainda tenho que ouvir, que depressão não é doença comprovada. Mas minhas contas pra pagar são bem reais, o medo que eu tenho de cair ao atravessar uma passarela também é. Minha família é maravilhosa, meus amigos também. Mas minha empresa está me matando. E não é justo que eu tenha que abrir mão do meu trabalho perdendo tudo, uma vez que ja me dediquei tanto a esta empresa, e por causa dela estou enlouquecendo. Estou afastada por 14 dias (cid 10 F41.2) e não sei como vai ser daqui pra frente.

    C

    Cristiana da silva Sábado, 21 de janeiro de 2012, 13h57min

    Tynty,boa tarde se vc está doente se afaste pelo inss não é garantido que vc consigo o auxilio doença mas exite meios pra vc recorrer na justiça federal se caso vc tenha alta.
    agora qto a empresa não sei se vc já ouviu um ditado ¨*ëmpregado só é bom qdo dá lucro a empresa a gente só é bom qdo esta apto não faltando ai sim vc é uma otima funcionaria.
    Mas independentemente de tudo se cuida,vá ao medico se trate pois essa doença se agrava aí piora as coisas pra vc amiga e vá atras dos seus direitos não desista por piores que seja as consequecias.
    Boa Sorte,qualquer novidades publique nesse mesmo topico,terá sempre alguem pra lhe orientar.

    E

    Edna 48 Sábado, 21 de janeiro de 2012, 21h01min

    Olá Tynty, li seu comentário e seu pedido de ajuda e de certa forma me identifiquei muito com você e seu problema! Há cerca e 03 anos atrás eu passei por problemas semelhantes ao seu e entrei em depressão por conta de problemas no trabalho...Fiquei meses afastada e só me dei conta do quanto é importante a saúde, quando me vi impossibilitada de continuar trabalhando...por isso aqui vai meu conselho: nesse momento da sua vida, você vem em primeiro lugar, em segundo é você e em terceiro é você! Você se dedicou, deu o melhor de si mesma, mas agora passa por um momento delicado, então nada mais justo do que você pensar na sua saúde em primeiro lugar...Caso você tenha dificuldades quanto ao seu afastamento pelo INSS, a justiça existe aí para isso...recorra se for necessário, lute pelos seus direitos, cuide de sua saúde...É o que estou fazendo, ou seja, pensando um pouco em mim mesma, antes que me veja numa situação difícil de controlar! Te desejo melhoras e boa sorte...abraços...

    M

    M76 Terça, 14 de fevereiro de 2012, 18h23min

    BOA TARDE PESSOAL , TENHO UMA DUVIDA E CREIO QUE VOCES PODEM ME AJUDAR. TENHO UM IRMAO QUE DESDE MEADOS DO ANO PASSADO TEM SIDO ACOMETIDO POR INFERMIDADE MENTAL ELE E MOTORISTA DE ONIBUS URBANO E ESTA AFASTADO DE SUAS FUNÇOES, POIS BEM PASSOU PELO MEDICO PSIQUIATRA O QUAL LHE DEU O CID ( F43,9) REAÇAO AGUDA AO ESTRESS, E A PERITA LHE DEU O BENEFICIO COMO DOENÇA OCUPACIONAL (91) E FICOU 6 MESES AFASTADO E NA PRORROGAÇAO O MESMO PSQUIATRA LHE DEU UM LADO COM O CID (F25) EZQUIZOAFETIVO E FICOU COM A MESMA ESPECIE (91) POREM MUDAMOS PARA O PSIQUIATRA DO CAPS O QUAL LHE FORNECEU UM LAUDO COM O CID(F20) ESQUIZOFRENIA, ISTO ESTA CORRETO. PORQUE O PERITO QUESTIONOU NO DIA DA PERICIA QUE (F20) NAO ERA DOENÇA OCUPACIONAL , MAS MANTEVE A MESMA ESPECIE(91) ATE ABRIL DESTE ANO . O ESTRESS AGUDO PODE DESENCADEAR ESQUIZOFRENIA . O QUE VAI ACONTECER COM ELE VAI MUDAR O CODIGO DELE NA PROXIMA PERICIA O JA MUDA AGORA NA CARTINHA ESTA ESCRITO AINDA (91) . O QUE DEVO FAZER ME AJUDEM . MUITO OBRIGADO

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Hilton Boklis Terça, 18 de setembro de 2012, 11h32min

    Tenho um primo que sofre de depressão (CID 33.2). Sempre foi trabalhador autônomo. Mas já faz tempo que não consegue trabalhar. Vivia de economias e agora está sem recursos. O INSS negou seu requerimento de auxílio-doença. Entrou no JEF e o juiz determinou a implantação do auxílio-doença, após o laudo da perita judicial. Mas não fez referência ao prazo de duração. Significa que o INSS pode marcar uma perícia e tirar o benefício quando quiser. Pergunto se é possível solicitar ao juiz a determinação de um prazo mínimo de concessão do benefício para evitar que o INSS suspenda o mesmo em pouco tempo?

    A

    Alice PE Domingo, 14 de outubro de 2012, 0h13min

    Comigo aconteceu coisa parecida: tive ler e depressão e estou brigando na justiça para ser reconhecido a doença do trabalho, pois o INSS me deu afastamento com cód. 31 e não reconheceu a ler, uma vez que a empresa não forneceu CAT e ainda me demitiu.

    Vou lutar até o fim.

    sds,

    Alice

    A

    amsampaio2012 Terça, 30 de outubro de 2012, 19h00min

    Por favor, preciso de uma indicação de psiquiatra especialista em "auxílio doença do INSS". Tenho 62 anos, faltam 2 anos para me aposentar e estou com problemas de stress ou síndrome do pânico, preciso me tratar e obter o auxílio doença para pagar este tratamento. Agradeço quem puder me orientar, indicar e ajudar.

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 30 de outubro de 2012, 20h48min

    Ola AMSAMPAIO.

    Vc deve procurar inicialmente o posto de saude mais proximo da sua casa.

    abraços

    R

    Rayca... Terça, 30 de outubro de 2012, 21h52min

    Boa noite!
    Tenho depressão e sindrome do panico a mais de 20 anos,faço tratamento e não tenho melhoras a cada dia parece pior. Não saiu de casa só e isso sinto que já estou prejudicando as pessoas que mais amo que é minha mãe e filhos. O meu psiquiatra me deu um laudo e disse que teria direito a um beneficio,mais nunca fui registrada na carteira,o que o senhores acham? Devo ir atrás desse beneficio ou não terei direito por nunca ter contribuido.
    Desde já agradeço...

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 31 de outubro de 2012, 0h09min

    Rayca, impossível não ter havido uma melhora!!! Mude de médico!!!! Vc por acaso faz terpaia, além dos remédios? Faz atividades socio-recreativas?? O tratamento não pode ser só medicamentoso.

    Seu médico pode ter diagnosticado errado, há outros transtornos que apresentam caracterísiticas semelhantes, e se não tratadas corretamente só pioram!!! DEve ser o seu caso.

    Como vc nunca contribuiu para o INSS, vc poderá apenas tentar o LOAS (1 salário mínimo), mas isso vai depender da renda familiar.

    L

    Luiz Henrique Paixao Quarta, 31 de outubro de 2012, 16h11min

    Boa tarde , Trabalho como metalurgico desde 1984 .o meu PPP tras estas informações . de 22/11/1984 ate 30/06/1987 (nivel de ruido 85db) , 01/07/1987 ate 30/06/1988 (nivel de ruido 81db) ,01/07/1988 a 31/01/1991 (nivel de ruido 81db ), 01/02/1991 a 30/04/1993 (nivel de ruido 81db) ,01/05/1993 a 30/09/1996 (ruido inexistente ).01/10/1996a 30/09/2007 83db e 01/10/2007 ate hoje 88,8db , nesta situação tenho condições de me aposentar ?;

    R

    Rayca... Quarta, 31 de outubro de 2012, 19h48min

    Insula Ylhensi boa tarde!

    Já passei por varios psiquiatras,melhoro mais quando a crise vem é terrivel.
    Quero muito ficar boa e levar uma vida normal igual a todos,só saiu se for com alguém,não dirigo mais,e quando saiu com alguém sinto muito medo,só me sinto segura dentro de casa,por esse motivo me isolei do mundo,não tenho amigas etc.
    Abraços...