Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

    R

    Rayca... Quarta, 31 de outubro de 2012, 19h54min

    Insula Ylhensi,só por que esqueci tomo medicação e não faço terapia e nem um tipo de atividade socio-recreativas.Queria muito poder me livrar de todas esses medicamentos e viver uma vida normal,trabalhar,dirigir,sair etc....

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 31 de outubro de 2012, 19h58min

    Procure as unidades de atendimento mantido por Faculdades de Psicologia e Psiquiatria, muitas oferecem tratamento ocupacional que levam a uma enorme melhora na vida da pessoa.

    Não desista!!!!

    R

    Rayca... Domingo, 04 de novembro de 2012, 2h00min

    Insula Ylhensi, muito obrigada...
    Abraços.

    N

    negroron Domingo, 27 de janeiro de 2013, 18h45min

    Fui no INSS fazer a pericia pois estou afastado desde maio/12, entre uma pericia e outra e nessa ultima 25/01/13, o médico me deu afastamento até 20/02/13. Fiquei indiguinado pois tenho F.41 e R.55. Sou Motorista de caminhão e tenho crises todos os dias de depressão..........Ainda ele perguntou se eu poderia dirigir, como se fosse a direção a culpa!!

    P

    PEDRO Sábado, 09 de fevereiro de 2013, 0h12min

    Parabéns colega.

    K

    Karina Lima Segunda, 18 de fevereiro de 2013, 12h58min

    Gostaria que tirassem minha dúvida, estou grávida de 6 meses (26 semanas)e estou afastada a mais de 15 dias com perícia marcada devido a um acompanhamento com psiquiatra com os seguintes cid: F41.2 + F43 em média quanto tempo de afastamento posso receber? Quais os documentos devo levar?

    M

    maria angela ribeiro da cunha barbosa Terça, 26 de fevereiro de 2013, 20h02min

    srs advogados estou com depressao sou funcionaRIA PUBLICA ESTADUAL sera que tenho direito a um tratamento de saude por tempo. obrigada agradeço a resposta desde ja

    N

    Nara Vasconcellos Jully Terça, 25 de junho de 2013, 19h45min

    Oi MC meu caso é parecido com o seu, cid F60 a ultima pericia me deram 2 anos e depois só Deus sabe, vc ja fez a sua como foi??

    G

    gama silva Segunda, 01 de julho de 2013, 17h17min

    Boa noite!
    O perito mim afastou por 3 meses com o cid f32.2,gostaria de saber se ao retornar ao trabalho terei alguma estabilidade?agradeço desde ja pela resposta.

    G

    gama silva Segunda, 01 de julho de 2013, 19h15min

    Estou afastada com o cid 32.2,gostaria de saber se tenho estabilidade ao retornar ao trabalho?

    E

    eliane28 Quarta, 03 de julho de 2013, 16h49min

    Boa tarde estou em tratamento com o cid. F 32.3 e z 73.0 , porem o perito me afastou so 20 dias e meu medico pediu 90dias , pois sou auxiliar de enfermagem agora tenho a 2 pericia dia 15/07 , o que faço ... Me ajudem , pois to com medo de ser mandada embora pois ja faz 30 da 1 decisão negativa e a medica do trabalho e o psiquiatra nao me libera .....

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    L

    Lucia summer Segunda, 26 de agosto de 2013, 15h05min

    Acabei de chegar da minha perícia junto ao inss. Muito triste. Me sentindo desrespeitada, humilhada. Por isso procurei por esse Forum de discussão. Entrei na sala e assim que a médica perguntou o que houve, eu comecei a chorar, involuntariamente, lógico. Até porque morro de vergonha de chorar na frente de desconhecidos e fazer papel de ridícula. Porém a médica disse para que eu parasse de chorar, pois eles estão proibidos de atender paciente chorando ou sentindo dor. Sim, isso que vocês leram, não bastasse, ainda me disse que estavam gravando tudo. Pois bem, espero que tenham gravado, pois assim fica registrada a coação e humilhação com que tratam os pacientes. Em tempos onde os termos ACOLHIMENTO, HUMANIZAÇÃO são usados apenas para nos enganar, é muito bonito, mas não existe no trato com o próximo. Não consigo sair de casa, ao menos que esteja dopada. E ela resolveu não entregar o resultado da minha perícia, mandou que buscasse amanhã. Tratam o povo como lixo. Estou muito triste. Me sentindo coagida, humilhada e desrespeitada.

    A

    Addy Holder Sábado, 31 de agosto de 2013, 15h15min

    O INSS simplesmente piora o quadro de ansiedade e depressão da pessoa ao estipular prazo, criar expectativa e deixar a pessoa mais aflita ainda que se sente pressionada a ter que voltar ao trabalho mesmo estando ainda doente..... lamentável

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    fabiola cruz Domingo, 08 de dezembro de 2013, 17h30min

    Boa tarde!
    Nossa como é terrível o atendimento no inss,amanha é minha primeira pericia no inss,não entendo pq de tantos de descasos com o povo brasileiro;
    Mas vou explicar meu caso vamos la;
    Enm junho deste ano houve um assalto no meu local de trabalho onde fui como refém dos assaltantes e levada ate a tesouraria onde fica o cofre,fui ameaçada de varias formas,tanto que agora tenho medo de sair de casa mesmo sabendo que um deles foi preso,mas nao termina por ai depois d dois dias em asa voltei a trabalhar e o assedio moral por parte da empresa começaram dizendo que tudo que eu sentia as crises eram frescuras,conforme o tempo ia passando meu estado so piorava eu nao parava mais em casa so nos medicos enfim me davam dois ou ate quatro dias de atestados e a empresa começou a fazer piadinhas e fazer de tudo pra mim pedir demissao.

    Já tive varios cids mas agora meus atuais psiquiatras me diagnoticaram com cid f43.1 trastorno de estresse pos traumatico ou tept como eles chamam, as crises vem piorando cada dia e qdo tenho que ir na empresa passo mal so estar la minha psiquiatra me proibiu de ir la,assim me encaminhando ao inss,mas como li os relatos deste forum pude perceber que se o perito negar terei que voltar a trabalhar mesmo sem condições tendo em vista que minha medica me proibiu de ir na empresa,O que devo fazer dinate desta situação ja pensei em ate processar a empresa mas nao posso pois sou da cipa e nao vao me demitir e tbm nao quero abrir mao dos meus direitos se aguem puder me ajudar no que posso fazer eu agraço ou ate mesmo alguem que possa estar passando por algo parecido e quizer conversar e me dar alguma dica agradeço profundamente vou deitar pq to com taquicardia e minha pericia é amanha tenho a imprenssao qu nao vou sobrevver .

    desde ja grata pelos comentarios,

    I

    InteressadoEmDireito Domingo, 08 de dezembro de 2013, 22h10min

    Ola Fabiola!

    Meus sentimentos por essa situação toda!

    Mas vamos lá:

    1) Primeiramente gostaria de lhe informar que o seu caso é classificado como acidente de trabalho, pois houve um assalto e após isso iniciou as crises.
    Procure o seu sindicato ou um orgão do governo que chama CEREST (aqui no estado de SP), no seu estado pode ser esse nome ou outro, eles irão emitir o CAT para você.

    2) Vamos aguardar o resultado dessa pericia do INSS, cada caso é um caso, não se compare aos dos outros, tem aqui alguns que se aposentaram com 3 meses ou até um pouco mais, 4 anos, mas conseguiu superar com a ajuda dos nossos companheiros de forum.

    3) Devido a sua medica assistente lhe proibir de comparecer a empresa, solicite um laudo a ela que você não pode ir, porque desencadeia mais crises, e envio os documentos necessários, por fax ou email, caso vc precise de algo da empresa, solicite uma pessoa de sua confiança a pegar a documentação.

    4) Nos mantenha informados do ocorrido, assim iremos lhe orientando.

    A empresa emitiu o CAT?

    4) No

    F

    fabiola cruz Domingo, 08 de dezembro de 2013, 22h21min

    Boa noite ro ro

    a empesa nao emitiu o cat nao mas vou seguir tua orientação,depois que eu sair da pericia vou pedir pra emitirem o cat,como vc disse vou solicitar sim pra ela um laudo dizendo que nao posso comparecer na empresa muito obrigado pelas informações assim que tiver mais noticias entrarei em contato .

    Abraços ro ro;

    I

    InteressadoEmDireito Segunda, 09 de dezembro de 2013, 9h27min

    Bom dia, Fabiola....

    Mande noticias mesmo, cada pessoa que conhecemos aqui se encontra em minhas orações....

    abraços

    F

    fabiola cruz Segunda, 09 de dezembro de 2013, 16h37min

    Boa tarde Ro Ro!

    Hoje fui na pericia e por incrivel que pareça fui bem tratada,a medica perita leu todos os meus laudos e minhas receitas fez um monte de perguntas e num determinado momento pegou tudo e saiu fui para uma sala ao lado,la ela demorou muito tanto que minha pericia demorou mais de meia hora,depois qdo ela retornou fez um monte de perguntas novamente digitava tudo que eu falava e tudo que estva escrito nos laudos e receitas ela tbm digitou,so não entendi uma coisa ao finalizar a pericia ela disse que eu estava liberada que podia ir embora não me disse mais nada não me deu papel nenhum nem que eu iria receber alguma carta em casa como li em alguns relatos.
    Ro Ro se puder me dar mais uma ajuda em relação a isso te agreço pois nao entendo nada sobre o inss.

    desde ja grata.

    abraços Ro Ro.