A

    ana bele . Domingo, 17 de janeiro de 2010, 21h40min

    boa noite,
    uma casal com idade entre 16 e 18 anos l,tem direitos a pensão mesmo estando casados ,não estudando,apos o casamento essa obrigação dos pais acaba,e se mesmo casados estiverem estudando,

    D

    Dra. Fernanda Laose Terça, 19 de janeiro de 2010, 0h42min

    Caio,

    Obrigado ele não é.

    No entanto, se você entrar na faculdade antes de ele parar de pagar a sua pensão, esta se estende até os 24 anos ou até você se formar.

    Entenda o seguinte, ele não é obrigado a pagar a pensão E pagar a faculdade apenas se você começar o curso superior antes de cessar seu direito de pensão esta se estende até o termino da faculdade ou vc completar 24 anos.

    J

    Julia_MS Segunda, 08 de fevereiro de 2010, 12h34min

    Oi....tenho 1 casal de filhos...23 e 19 anos. Ambos estão cursando a faculdade. No entanto não estou conseguindo mantê-los financeiramente sozinha. O pai do mais velho não paga pensão e o pai da mais novo só paga 150 reais e sempre fica 2 meses atrasado. Como requerer revisão dessa pensão e solicitar a q não está sendo paga se meus filhos são maiores e estão no exterior? Preciso de procuração? que tipo?

    S

    Sinaderdes Quarta, 24 de fevereiro de 2010, 18h26min

    Olá,

    Pago pensão a uma filha de 22 anos, que já tem concluida uma faculdade. Atualmente trabalha em 2 empregos mas quer que eu continue a pagar a pensão para ela fazer uma segunda faculdade a qual já esta estudando. Por lei posso pedir a exoneração?

    S

    samas Quarta, 24 de fevereiro de 2010, 19h03min

    Oi pessoal.Sei que cada caso é um caso e não é do meu donimio assuntos juridicos.Porem navegando hoje no forum gostaria de fazer um registro em relação a pensão alimenticia dos filhos.Concordo plenamente com a mensagem da Sra Márcia.Acredito que muitas vezes os filhos se acomodam na profissaõ de pensionistase esqueçem de ir à luta pelos seus próprios esforços.Pessoas com 21,22,23 anos deveriam ser adultos o suficiente para terem orgulho do seu sustento proprio.Conheço filhos que trancam matricula na faculdade e prolongam seu curso ao maximo só para não pérder a pensão.Trabalho desde meus 17 anos recebi ajuda do meu pai até os 21 e por opção minha,por uma questão de honestidade comigo mesmo,contineuei meus estudos pagos com meu suor.Pai não é patraõ.Amor de pai não è pensão,nem gratificação por ser filho.Consciência em paz e respeito por nós mesmo é a cota maior que qualquer juiz possa determinar.

    M

    Marylin Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 0h53min

    Eita senhora Márcia sua história me comoveu.
    Tantas pessoas não tem a mesma ou até pior história que a sua, cada um tem sua cruz sabia, vc não pode carregar de alguem e nem alguem a sua.
    Vc demonstra muita mágoa por ter trabalhado desde cedo, sente um tipo de raiva pelo que mencionou de quem pleiteia pensão.
    Acho o seguinte se o pai tem condições de pagar a pensão, ajudar um filho a se formar, a estudar, ter uma boa profissão, tem mais é que ajudar mesmo, não sei se é do seu conhecimento que tanto é importante que é hj a única coisa que da prisão mesmo, sem pestanejar, não interessa se a pessoa é ricaça ou um simples operário assalariado.
    Filho não pediu para vir ao mundo, então quem pariu Mateus que o balance.
    Infelicidade teve vc que teve que lutar desde cedo, melhor assim da valor as coisas.
    A inveja e a revolta tb causam doenças sabia.
    Curse sua faculdade e seja feliz, mas não se importe com a vida dos outros, afinal se estão aqui é pra ter um respaldo de quem entende, seja advogados ou estagiários e não pra dizer o que esta certo ou errado, cada um tem sua vida, Deus deu uma pra cada, para que cada um viva a sua da maneira que quizer, não se revolte.
    Eu te falo mais se eu tivesse que um dia ter pedido pensão ao meu pai, e ele se negasse eu não iria pensar duas vezes em mete-lo na cadeia, pois sou filha e ele é pai, amor, carinho, afeto, compreênsão não enche barriga de filho não.
    Quem coloca no mundo tem que criar.
    Um abraço e boa noite.
    Acho que o que está faltando pra juventude de hoje é amor!!!
    Amor por trabalho
    amor por carater
    amor por dignidade
    amor por força de vontade

    Será que vc conhece isso? e tb não esta te faltando?
    Não julgue para não ser julgada.

    G

    GLC Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 9h52min

    Sinaderdes:
    Ora, se a filha já está formada e tem dois empregos deve entrar em juizo com uma exoneração de pensão, pois com certeza vai adquirir êxito na sua pretensão. Junte as provas necessárias para possa requerer a exoneração.
    Concordo plenamente com Samas, pai não é patrão, não é gratificação, pois na verdade ela esta querendo abusar da sua boa vontade.
    Boa sorte.

    M

    Marylin Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 21h22min

    Filho se precisar e o pai tem condições tem que pedir o que é seu de direito mesmo, afinal filho não pediu para vir ao mundo, filho é filho até morrer.
    Assim como um pai ou mãe necessitando de ajuda e o filho tendo condições tem que ajudar os pais sim, é a lei, então lei é lei e é para ser cumprida, doa a quem doer.
    Boa noite a todos.
    Chove e o tempo fica gostoso agora, sem o calorão!! rsrsr só pra descontrair ok!!!
    Abç

    G

    GLC Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 9h52min

    Sabemos que a lei prevê tanto assistência para o filho como para o pai, porém quando há necessidade explícita de quem precisa. No caso acima nota-se que a pretensão da alimentada é sugar o alimentante, pois a mesma tem condições de sobrevivência, sem precisar da ajuda do pai.

    S

    samas Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 16h33min

    Esta é realmente uma discussão que vai longe.Na verdade,e imbutido nos fatos,esta a diferença entre uma real necessidade e o que talvez se possa chamar de acomodação,exploração,parasitismo ou coisas assim.Repito que cada caso é um caso.E que não caiba a carapuça nos de boa intenção.Filhos não pediram para vir ao mundo:Pais pediram.Mas talvez não tenham desejados filhos assim.

    B

    bbtt Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 16h43min

    Referente ao filho menor continua até completar maioridade, mais a dondoca não, ela já tem 23 anos e pode muito bem trabalhar, se ela estivesse cursando a faculdade sua pensão iria continuar até os 25 anos dela.
    Ela deve ter se informado e agora quer estudar, consulte um advogado e tire suas duvidas.
    Que eu saiba filho que recebe pensão alimenticia que completa a maioridade e começa a cursar uma faculdade ele(a) continua recebendo até os 25 anos.

    Espero que tenha ajudado.

    M

    Marylin Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 21h22min

    Caros existem pais e pais, filhos e filhos, certo de que alguns filhos agem de má fé, assim como muitos pais e mães tb, mas não vamos generelizar a coisa, cada um é cada um.
    Se alguem estudou se formou, trabalhou sem precisar da ajuda de um pai que tinha condições ou não, isso não vem ao caso, cada um faz o que quer e como quer, por isso existe a lei pra isso.
    Existem pessoas que trabalham desde 12 anos, ótimo, outros ja trabalham mais tarde, estudam somente e ser formam, ótimo tb, então para que martelar esse ou aquele.
    Cada um com sua consciência!!
    Conheço e existem vários pais, que não vêem a hora do filho completar 18 anos pra lhe tirar a pensão, só pensar, se este filho estivesse morando sob o mesmo teto que ele, será que ele iria deixar o filho passar por necessidades, não dar um auxílio ao filho? O que existe muito é pai que fica magoado com a mâe, revoltado no caso de uma separação, enfim e ai fica querendo descontar no filho que não tem nada com isso.
    Pai que é pai e pode tenta ajudar o filho no que ele póde isso sim.
    Exploração existe e má fé existe em toda parte.
    Abç e boa noite a todos.

    M

    Marylin Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 21h23min

    Caros existem pais e pais, filhos e filhos, certo de que alguns filhos agem de má fé, assim como muitos pais e mães tb, mas não vamos generelizar a coisa, cada um é cada um.
    Se alguem estudou se formou, trabalhou sem precisar da ajuda de um pai que tinha condições ou não, isso não vem ao caso, cada um faz o que quer e como quer, por isso existe a lei pra isso.
    Existem pessoas que trabalham desde 12 anos, ótimo, outros ja trabalham mais tarde, estudam somente e ser formam, ótimo tb, então para que martelar esse ou aquele.
    Cada um com sua consciência!!
    Conheço e existem vários pais, que não vêem a hora do filho completar 18 anos pra lhe tirar a pensão, só pensar, se este filho estivesse morando sob o mesmo teto que ele, será que ele iria deixar o filho passar por necessidades, não dar um auxílio ao filho? O que existe muito é pai que fica magoado com a mâe, revoltado no caso de uma separação, enfim e ai fica querendo descontar no filho que não tem nada com isso.
    Pai que é pai e pode tenta ajudar o filho no que ele póde isso sim.
    Exploração existe e má fé existe em toda parte.
    Abç e boa noite a todos.

    A

    Ana Psg90 Terça, 19 de outubro de 2010, 12h53min

    Olá gostaria de saber se tenho direito a pensão ou meu pai é obrigado a pagar minha faculdade até o termino? Tenho 20 anos e entrei na faculdade agora, ele sempre esta pagando, porem agora ele esta com outra pessoa e não quer mais pagar nada. Fui em um advogado ele falou que não tenho direito nenhum em nada e meu pai não é obrigado a pagar nada. Fiquei deslocada. Pois ele ganha bem e o que faço é caro, perdi meu emprego. E ele me iludiu falando que não iria para de ajudar, se eu soubesse não teria entrado. Por favor tire esta duvida ele realmente não é obrigado a pagar nada?

    A

    Ana Psg90 Terça, 19 de outubro de 2010, 12h54min

    Corrigindo: Vou para o 2º ano de faculdade

    M

    Marcia Bueno Terça, 19 de outubro de 2010, 13h01min

    Ele é obrigado a suprir as suas necessidades até o término da faculdade.

    A

    Ana Psg90 Terça, 19 de outubro de 2010, 13h03min

    Mesmo eu não ter ocorrido a pensão quando era de menor. Estou muito chatiada pelo o que o advogado que fui hoje me falou.

    M

    Marcia Bueno Terça, 19 de outubro de 2010, 13h07min

    Você pode pleitear alimentos a qualquer momento e o juiz vai estudar a necessidade/possibilidade.

    A

    Ana Psg90 Terça, 19 de outubro de 2010, 13h08min

    obrigado Marcia

    B

    bruna Quinta, 06 de novembro de 2014, 10h21min

    Bom dia, eu tenho 22 anos, meus pais se saparam quando eu tinha 5 anos de idade, minha mãe sempre criou a gente sozinha, meu pai nunca ajudou ela, as vezes aparecia e deixava 100 reais, isso por que tenho um irmão de 17 anos que na época era criança, hoje em dia ele esta casado e tem 2 filho, e da de tudo pra eles. O Problema é que eu não moro mais com a minha mãe, trabalho e moro sozinha, me banco. Porém esse ano quero fazer faculdade de Direito, e o valor é alto, quero saber se posso exigir uma ajuda da parte dele, pelo menos de 50% da mensalidade, pois nunca recebi pensão dele.