Cheque perdido: Como da baixa no cheque e sair do SPC e SERASA
Bom dia! Passei um cheque e esse cheque voltou por duas vezes, liquidei o debito e resgatei o cheque mas antes de dar baixa no banco eu aperdi o cheque. 1. Como fazer para tirar meu nome do CCF? 2. Qual o tempo de prescrição?
Bom, o meu caso é parecido com o do colega Ricardo. Aconteceu que, passei um cheque e por duas vezes ele voltou, acontece que quando procurei a pessoa para resgatar e pagar o valor, ela simplesmente sumiu, não mora mais no mesmo endereço e mudou de telefone. Verifiquei em todos os cartórios e protestos e não consta nada. O que devo fazer?
Se você me permite, aprenda a lição. Cheque não se "deixa prá lá".
Se o valor do cheque (e somente este valor) está em aberto, vamos tentar ajudar.
No meu entendimento, existem duas possibilidades de você resolver esse problema:
Peça uma microfilmagem do cheque. Nela, serão identificados, no verso, o número do Banco, a Agência e o Número da Conta - Corrente do Favorecido. Com isso, você poderá manter contato com o Banco / Agência, e tentar identificar o nome da pessoa que está de posse do cheque. Mantenha contato com a mesma, e tente resolver o problema, resgatando o cheque, e limpando o nome de seu marido.
Se você não conseguir manter contato com a pessoa, e resgatar o cheque, de posse da microfilmagem, contrate um Advogado (se não tiver um, procure a Procuradoria de Assistência Judiciária, no Fórum mais próximo de sua residência), e ingresse com uma Ação de Anulação de Título ao Portador. É uma ação onde seu marido irá esclarecer os motivos que o levaram a não identificar o credor / portador do cheque, e pedir uma decisão judicial que anulará o cheque. Para isso, ele deverá depositar o valor do cheque, devidamente corrigido, e acrescido de juros legais (meio por cento ao mês). A decisão do Juiz (anulação do título), permitirá que seu marido leve um documento ao Banco, para o cancelamento da informação junto ao CCF - Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.
Espero ter ajudado.
Boa tarde? O meu caso é que emprestei um cheque e a pessoa nem tenho contato com a pessoa mais e o mesmo foi creditado 2 veses em minha conta sem o dinheiro, quero liquidar a divida! Porém, não encontro o cheque, na microfilmagem foi batido em uma empresa no qual não conheso nem tenho seus contatos, entrei no google como aqui e eencontrei o contato mais só chama a uma semana?
O que devo fazer? Nem o banco me ajuda! E eu quero de mais liquida-lá!??
Então meu caso não se difere de nenhum caso desse, podemos aqui compara aos mesmos fatos...
A questão é perdi O ''cheque'' e que foi depositado duas vezes. Meu cadastro está negativado!
A quem pegou? Foi o FULANO, que passou para o BEUTRANO,
que então comprou algo, e sei-lá quem que depositou....Bom achei a empresa ou o ultimo de uma linha de repasses e agora temos que fazer uma serio de documentos a minha pergunta é?
_O que essa empresa ou esse ''TAL INDIVIDUO'' e por que, irão se preocupar com algo que ele nem sabe do que se trata? Alias ele nem lembra que recebeu um cheque dessa pessoa. E que passou para outra pessoa, e então foi depositado na conta dele....
Afinal se não existe um protesto em juízo não existe uma divida, para existir uma divida antes de tudo devera existir um credor.
Bom!
BRADESCO: já vim um caso desse que foi resolvido com a certidão negativada do devedor junto ao primeiro credor sem maiores complicação.
ITAU: Ai sim sua situação complica a instituição infelizmente não coopera não ajuda a resolver o caso, você pega a micro filmagem e precisa encontra o fulano o beutrano e também o cicrano, depois vai até o cartório pega um certificação negativa tem custo e depois vai atraz da boa vontade dos citados na micro filmagem
Resumindo.
Desiste e esquece.
ou recorre a justiça difícil saber o que é menos complicado.
olá tenho 14 cheques devolvidos, porem tinha 11 comigo e o restante estava "por ai" , com uma mudança de residencia perdi também os 11 cheques que comigo estavam; quero muito limpar meu nome porem nao faço ideia de por onde começar... á alguma maneira de recuperar meu cheques? onde devo ir? quem devo procurar? espero que alguem possa me ajudar. att. Thaís
Boa noite! Meu caso é muito parecido com o do "Ricardo_1" e é o seguinte; passei 02 cheques e esses cheques voltaram por duas vezes, liquidei o debito, resgatei os cheques mas antes de dar baixa no banco eu perdi os 02 cheques junto com todos meus documentos... fiz o B.O tirei as segundas vias dos meus docs. pessoais e os cheques tirei as microfilmagem no Bradesco e consegui a carta comprovando o pagamento, quitação e resgate de um dos cheques, mas o outro não consegui achar o proprietário já procurei onde pude e a pessoa sumiu mesmo... o que eu faço, pois dependo disso para tirar meu nome do CCF e já paguei e resgatei os cheques... me ajudem, por favor, obrigado. Daniel
requerer a copia do micfofilme, ve se ainda não prescreveu, os 5 anos
junto ao banco , para saber quais são os cheques que está no scpc e serasa , vai até orgão do serasa e requeira uma certidão, ai você vai até o banco, se ainda não prescreveu os cinco anos ,ajuiza uma ação junto ao forum de consignação , e junta estes microfilmes e pedi liminar, deposita os valore de cada cheque , o juiz vai expedir um oficio para dar baixa ao serasa scpc e cadim e ccf, não esqueça com este oficio seu nome está limpo você está pagando e intimando a pessoa para receber. no processo, que você move contra as pessoas que são seus credores , extiguindo sua obrigação . o pagamento
Bom dia Gutemberg! No meu caso eu já paguei os credores e resgatei os 02 cheques (veja mensagem acima) só que perdi os mesmos junto com meus docs. fiz o B.O consegui a carta de quitação com um dos credores e o outro credor (que eu igualmente ja paguei e ele me entregou o cheque) eu não consigo encontrar para solicitar com ele uma carta de quitação... eu ja tenho a microfilmagem, procurei e não consigo encontrá-lo mais (ocredor)... o que eu faço para provar que já quitei (paguei) esse ultimo cheque se eu não consigo achar o antigo credor? Obs.: Só para lembrar; eu ja quitei e resgatei o cheque do credor, mas o perdi junto com meus docs. e eu só tenho a microfilmagem que o banco me imprimiu para mim... Sou grato por sua atenção e se você ou mais alguém puder me orientar de como fazer para tirar meu nome do CCF eu agradeço.... Ps. O cheuqe não prescreveu ainda, pois não tem 5 anos que foram reapresentados... abraço Daniel.
Boa tarde!!! Meu caso e o seguinte, o cheque que foi cobrado em minha conta por duas vezes, está nominal a uma empresa que não consigo contatar, mas em seu verso tem os dados da empresa que o recebeu primeiro, esta sei sua localidade. Será que se eu fizer o pagamento a esta empresa e ela me der a declaração de pagamento, eu consigo limpar meu nome? Lembrando que no verso do cheque tem o carimbo com CNPJ e nome da empresa. E este cheque é de 2009 e nunca fui procurado para quitar a divida. Tenho muita urgência em quitar esta divida.
Prezado
"Meu caso e o seguinte, o cheque que foi cobrado em minha conta por duas vezes", quis dizer, foi depositado por duas vezes na sua conta, e, foram dadas como saldo insatisfatório, recebeu carimbo 11 e 12, foi isso?
Se foi este o fato e o cheque não foi protestado, seu nome não poderia estar no SPC devido a prescrição, porém se foi executado ou algo similar.
Se na hipótese acima nada ocorreu, procure a defensoria pública, solicite orientações para retirada do seu nome, haja vista, " a dívida prescreveu".
sds☼
Qual a data que pego como base para contar se passou os 5 anos para a preescrição do cheque (exclusão automática do CCF.) Seria a data da 1° devolução???
Apresentei e paguei as taxas caríssimas de alguns cheques, porém faltou um… um único cheque.. Que não foi protestado. Mas foi em dezembro de 2009. Logo só sairá em dezembro desse ano??
Agradeço. Nielly
Olá, tenho o seguinte problema: ha uns 12 anos, fiz uma compra, com cheque pré, como a entrega do produto demorou, troquei o cheque, mas como a filial da loja era em outra cidade, deixei o novo cheque e fiquei de buscar depois o cheque anterior...esquecemos e a loja faliu...em 2012 recebi carta do SERASA com a inclusão deste cheque, que agora estaria com uma loja de veículos em outra cidade. Em contato com o representante da loja, o mesmo informou que comprou créditos ( cheques) e estava cobrando...eu queria fazer o pagamento, mas a loja perdeu o cheque e agora quer me cobrar uma taxa de 60 ou 70 reais só para fazer a exclusão...isso é certo?...tentamos locar um imóvel e tivemos nosso cadastro recusado devido a esse problema...cabe danos morais?