Olá! Trabalho na área de vigilância. No mês de fevereiro tirei 15 dias de férias e vendi os dias restantes. Ocorre que quando recebi meu salário em março verfiquei um valor muito menor, a funcionária responsável da empresa explicou que era o desconto dos dias que eu estive de férias, ou seja, descontaram do meu salário 15 dias, os quais eu estava de férias. Antes de sair de férias me pagaram tudo direitinho, o salário mais 1/3 (mas não vi nenhum valor correspondente a venda das férias). Bem, minha esposa é advogada e disse que isso não existe, que não se pode descontar os dias em que o trabalhador estava de férias, pois a lei não permite, e ainda deu um exemplo no caso de um trabalhador que tirasse 30 dias, no outro mês não iria receber nada, e sendo assim ninguém iria querer tirar férias, e que a CLT existe para proteger o trabalhador e não para prejudicá-lo. Ainda disse para eu procurar a empresa e conversar, e se fosse infrutífera a conversa ela entraria com uma ação. Achei legal o que ela disse, mas todas as pessoas que conversei (empregados) disseram que sempre têm descontado os dias em que estavam de férias, as diárias não trabalhadas. Diante disso me surgiu a dúvida, por isso faço a pergunta:

  • Pode a empresa descontar do salário do empregado os dias em que este usufruiu das férias? Já aproveitando o ensejo pergunto:

  • Como se calcula a venda das férias, dos 15 dias que vendi?

Obrigado pela atenção!!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 25 de abril de 2016, 12h06min

    Franciele, o pagamento das férias é uma forma de indenização, é uma licença remunerada, não é salário. As férias é um direito que tem de ser conquistado mês a mês de trabalho, se o empregado compromete a aquisição deste direito ele não reduz apenas os dias de férias, obviamente que a remuneração destes dias tmb se reduz, o pagamento se dá conforme a quantidade de dias de licença ele ainda tem, pois há casos em que se perde todo o direito as férias.

    Se minha resposta não lhe esclareceu, favor portanto detalhar sua questão que ficou pouco clara.

    Taine Franciele Rosa Gros

    Taine Franciele Rosa Gros Segunda, 31 de outubro de 2016, 5h44min

    Bom dia tenho uma duvida. Irei tirar ferias so q so pegarei 24 dias devido ter mais de 5 faltas. A minha duvida e que eles vao me pagar referente aos 24 dias e eu queria saber sobre os 6 dias que irei trabalhar como ficarao?

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de novembro de 2016, 20h00min

    Vc vai receber em seu salário, oras!!!

    Aureliano Beltrao Dos Santos

    Aureliano Beltrao Dos Santos Quarta, 30 de novembro de 2016, 22h07min

    Vou sair de férias dia 01/12/2016.quando devo retornar, sendo que o mês de Dezembro é de 31dias?? Obrigado