L

    Leonardo Tavares Domingo, 28 de setembro de 2014, 21h12min

    Gostaria de fazer uma pergunta. Eu e minha esposa somos residentes de Fortaleza-CE. Passei em um concurso federal da Universidade UNILAB e estou lotado em uma cidade localizada a 60km de Fortaleza. Aproximadamente 1 mes depois da minha posse, a minha esposa tomou posse em outro concurso federal do Instituto Federal do Ceara (IFCE) e foi lotada em uma cidade localizada aproximadamente a 400km de Fortaleza. No edital do concurso dela nao informava para onde seria a vaga e deixava claro apenas que seria no estado do Ceara. Depois que saiu o resultado saiu que a vaga seria para essa cidade a 400km de Fortaleza. Ela entao tomou posse. Gostaria de saber se ela pode pedir remocao para acompanhamento de conjuge para uma cidade mais proxima de onde estou lotado nessa situacao.

    M

    MN Quinta, 28 de maio de 2015, 10h27min

    Oi, Tammy! Bom dia!

    Fui removida no interesse da administração para minha cidade natal. Meu marido, também servidor público federal, me acompanhou. Minha dúvida é a seguinte: Se eu passar em um outro concurso (federal ou estadual) na minha cidade natal, meu marido terá que voltar para a cidade de origem? O que precisaríamos fazer para que ele possa permanecer onde estou?

    Grata por sua atenção!

    Renato Tino

    Renato Tino Quinta, 18 de junho de 2015, 19h20min

    TAMMY, desculpe-me eu não entendi direito, quem passa no concurso do TCU pode pedir remoção para outro estado?

    J

    Junior Domingo, 12 de julho de 2015, 12h43min

    TAMMY você pode passar seu e-mail para ajudar em uma dúvida? Vou fazer um curso de formação para a polícia federal e nesse período minha esposa vai prestar um concurso da prefeitura da cidade dela... Se ela passar e tomar posse antes de eu ser nomeado, posso arriscar um pedido de remoção depois da minha posse para a cidade dela? Se eu tomar posse e ela for nomeada só depois disso, posso realizar o pedido também?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 12 de julho de 2015, 23h59min

    Junior, remoção só é possível após os 3 anos de estágio, não antes, exceto quando for do interesse do Estado.

    J

    Junior Quinta, 20 de agosto de 2015, 3h31min Editado

    Sou de um Estado A e fui aprovado num concurso federal e tomei posse de um cargo no Estado B em 2013, pouco meses depois minha namorada veio morar comigo e casamos, depois tivemos um filho. Agora ela foi convocada e tomou posse de cargo publico federal no Estado A de um concurso realizado em 2012 quando eramos namorados e bem antes de eu realizar o concurso no outro Estado. Caso o órgão que estou vinculado negue meu pedido de remoção ou redistribuição tenho chances de ganhar na justiça?

    L

    Livia Tonietti Quinta, 17 de dezembro de 2015, 3h15min

    Olá, sou servidora do INSS e exerço cargo de confiança em Brasília. Meu cônjuge passou em concurso para o PARÁ.
    Caso ele assuma e após seu exercício eu venha a ser removida para localidade diversa (ex. MS) para assumir cargo (De ofício), ele será removido para me acompanhar, independente do interesse da administração??? Minha dúvida existe pois não estaria na mesma localidade que ele.

    I

    Ian Terça, 19 de janeiro de 2016, 9h59min

    Olá,moro em Brasília. Eu estudo para o
    concurso da PF e preciso tirar uma dúvida.

    Sou casado com uma servidora pública em Brasília, se eu passar no
    concurso para agente da PF, após o curso de formação, serei lotado no
    DF pelo fato de minha esposa ser concursada em Brasília? Se eu for
    lotado em alguma cidade da fronteira eu consigo entrar na justiça para
    conseguir a remoção para o DF? Eu sei que ela consegue ir para a fronteira, pois eu fui lotado por interesse da Adm pública, mas quero saber se pode ocorrer o inverso

    Sei que no art. 226 da Constituição Federal: A família, base da
    sociedade, tem especial proteção do Estado. E no art. 36, inc. III,
    alínea “a” da Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de remoção a
    pedido, independentemente de interesse da Administração para
    acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou
    militar, que foi deslocado no interesse da Administração.

    Obrigado e aguardo a resposta.

    Antonio Nobre

    Antonio Nobre Segunda, 07 de novembro de 2016, 10h50min

    Olá Tammy,
    Sou funcionario federal e fui deslocado de um instituto em Manaus para outro do mesmo ministerio em São José dos Campos 13 anos atras, no interesse da administraçao. Minha esposa neste meio tempo, foi aprovada em concurso em terceiro instituto tambem federal e tambem em Sao Jose dos Campos. Tambem neste tempo eu desenvolvi intensa atividade que promove a atividade original e a imagem do meu instituto em Manaus. Agora fui solicitado a retornar a Manaus para reassumir minhas funçoes lá. Como devo proceder para obter a consolidaçao do meu deslocamento para Sao Jose dos Campos?

    A

    Aldo Silva Sábado, 21 de janeiro de 2017, 22h10min

    Gostaria de um esclarecimento. Eu sou professor do IFNMG e meu processo de redistribuição por interesse da administração, para o IF da cidade onde moramos, está no MEC para publicação. Entre esse período, minha esposa foi convocada para tomar posse em um concurso que havíamos feito para outro IF em outra cidade do nosso estado (ela ficou na lista e eu não). Ela tomou posse nesse concurso. Saindo a portaria da minha redistribuição, ela pode solicitar remoção para acompanhamento de cônjuge?

    A

    Aldo Silva Sábado, 21 de janeiro de 2017, 22h13min

    Gostaria de um esclarecimento. Eu sou professor do IFNMG e meu processo de redistribuição por interesse da administração, para o IF da cidade onde moramos, está no MEC para publicação. Entre esse período, minha esposa foi convocada para tomar posse em um concurso que havíamos feito para outro IF em outra cidade do nosso estado (ela ficou na lista e eu não). Ela tomou posse nesse concurso. Saindo a portaria da minha redistribuição, ela pode solicitar remoção para acompanhamento de cônjuge?

    A

    Aldo Silva Sábado, 21 de janeiro de 2017, 22h15min Editado

    Gostaria de um esclarecimento. Eu sou professor do IFNMG e meu processo de redistribuição por interesse da administração, para o IF da cidade onde moramos, está no MEC para publicação. Entre esse período, minha esposa foi convocada para tomar posse em um concurso que havíamos feito para outro IF em outra cidade do nosso estado (ela ficou na lista e eu não). Ela tomou posse nesse concurso. Saindo a portaria da minha redistribuição, ela pode solicitar remoção para acompanhamento de cônjuge?

    T

    Tiburcio Domingo, 12 de fevereiro de 2017, 19h01min

    Sou funcionário público estadual no PR e trabalho a 5 anos na companhia e a 3 anos fui transferido de lotação por interesse da administração e minha esposa passou num concurso municipal numa terceira cidade na mesma região e trabalha a 2 anos.Gostaria de alguma orientação a respeito se tenho o direito da minha remoção para acompanhá-la? já que ela funcionário publica municipal não há como ser transferido.

    Desde já agradeço

  • -1
    T

    Tatiane Dias Quarta, 29 de março de 2017, 14h38min

    Preciso de ajuda tbm neste assunto, eu e meu marido somos funcionários públicos do Estado de São Paulo, ocorre que ele já a 16 anos e eu a um ano, moramos numa cidade e ele trabalha em outra e eu em outra, temos uma criança de 4 anos, posso pedir remoção por união de cônjuge? Ele que entra com pedido por ser ele que pretende me puxar e por ser o funcionário mais velho de carreira ? eu fui para essa cidade porque nao havia vaga na nossa cidade onde moramos, e ele quer me puxar para a cidade onde temos residencia, onde está a nossa criança que fica ao lado de onde ele trabalha, sendo a mesma comarca. obrigada. no aguardo