Olá! Gostaria de saber quanto tempo, em média, leva um processo de divórcio que é levado ao litígio. Meu namorado saiu da antiga casa há dez meses e entrou com pedido de divórcio, mas a ex, que é uma maluca, não aceita de jeito nenhum a separação e disse que vai recorrer ao litígio. Eles têm um filho em comum. Gostaria de saber quais as etapas que vão se passar, qual o tempo médio, e o que meu namorado pode fazer para que se agilize o processo. Agradeço muito!

Respostas

    ?

    R V B Quarta, 09 de julho de 2008, 18h06min

    Gente, ajudem:
    Na Sepração judicial são determinados a guarda, visitas, pensão e partilha dos bens ou só no divórcio isso é discutido?? Alguém sabe quantas audiências são necessárias, qual o espaço de tempo entre elas e o que acontece se uma das partes não for???
    Quem souber me ajude, por favor!!!!!!

    C

    Carmem Salete Maffi Pretto Sexta, 08 de agosto de 2008, 0h37min

    R V B.

    Já na ação de separação pode ser resolvida a questão da guarda, vista, alimentos e partilha de bens. Quanto as audiêcias, se houver acordo uma unica audiência resolve, caso contrário, se necessário mais uma audiência de instrução e julgamento (produção de provas). Em relação ao espaço de tempo entre as possíveis audiências, dependerá da comarca.

    ?

    R V B Quarta, 20 de agosto de 2008, 17h46min

    Obrigada Carmem,

    Agora eu pergunto - É possível decretar o divórcio (mesmo que uma das partes não queira), depois de transcorridos 2 anos da separação de corpos, sem a separação judicial??
    Obrigada.

    J

    Juliano Ribeiro Sexta, 29 de agosto de 2008, 10h44min

    RVB bom dia!
    Pode sim conforme vc falou, tendo q esta transcorrido os dois de separação de fato.
    Qto a outra parte não concorda quem decide são os magistrados, el a é citada sobre q esta ocorrendo se quer se manifestar bem, caso contrario será homologado o divorcio.
    Att.

    G

    Gabriela_1 Sexta, 24 de outubro de 2008, 17h39min

    Gostaria de saber, por exemplo em um caso de alimentos, se a requerente mora na bahia e o requerido em sp a intimação é feita por precatória, nos vasos de divórcio també é feita por precatória?

    T

    Teresinha de Jesus Matos de Aguiar_1 Sábado, 25 de outubro de 2008, 2h29min

    Gabriela, Boa noite , sim, em todos os casos quando as partes, moram em Estados ou até Cidades diversas ( NÃO CONTIGUAS ), as citações são feitas por Carta precatória.

    L

    leila do socorro rabelo santos Domingo, 26 de outubro de 2008, 18h10min

    Meu nome e leila e eu queria saber se for possivel,pois o meu marido ja e separado legalmente,ja dividiram os bens ja foi estipulado a pesão do filho,eu só quero saber pois se ela não quer assinar o divorcio,então e necessario alguma assinatura dela pra sair o litigioso,e se demora muito,muito obrigado por qualquer resposta.

    T

    Teresinha de Jesus Matos de Aguiar_1 Segunda, 27 de outubro de 2008, 1h34min

    Leila, boa noite, não haverá nehum probelma se ela não quiser assinar, pois no caso de seu marido, vai haver apenas a conversão da separação judicial em divórcio, mesmo se ela não quiser assinar o juiz decretará a conversão, sem maiores probelmas. Quanto ao tempo que leva, depende da Comarca onde vc vai requerer. Bopa sorte.

    L

    Luciana Silveira do Amaral Terça, 25 de novembro de 2008, 12h27min

    olá,
    Meu companheiro está separado de sua esposa há 13 anos, e nós já temos uma vida juntos há 3 anos, porém a esposa não aceita dar o divórcio.
    Ela havia sumido pelo período de 12 anos e este ano reapareceu, deixando seu telefone e endereço, mas quando eles iam resolver a situação ela desistiu.
    Ela já tem 2 filhos com outro homem, e não tem filhos com meu marido.
    Nós realmente precisamos tornar nossa união legal, preciso saber que passos seguir para que este divórcio ocorra o mais rápido possivel.
    obrigada.

    V

    valdeniza maria sousa viana Quinta, 04 de dezembro de 2008, 17h35min

    gostaria muito de sua ajuda,sou separada a cerca de 10 anos,so agora que eu dei entrada no meu divorcio letigioso no ano passado(06/12/2007) e até agora não obitive nenhua resposta.Ja liguei e a mensagem que elas mim diz e que esta sendo aguardado o cuprimento do despacho desde 25/04/2008.Então gostaria de saber se vai demora muito esse divorcio litigioso se eu devo esperar ou devo recorer a outro.
    muito obrigado.

    T

    Teresinha de Jesus Matos de Aguiar_1 Sexta, 05 de dezembro de 2008, 1h20min

    O mais correto, será vc solicitar de seu Advogado o número desse processo, as vezes realmente a demora se deve ao acumulo de serviço nas Varas, porém é mais seguro que você obtenha esse número, dessa forma você ira acompanhar o processo mais de perto. Boa sorte.

    A

    Anna Pereira Lima Segunda, 08 de dezembro de 2008, 13h52min

    Por favor alguem pode me esclarer uma dúvida?
    Numa conversão de separação em divórcio pode conter pedido de revisional de alimentos e regulamentação do direito de visita? Tudo isso já constou no processo de separação, porém minha cliente pretende ingressar com as 3 ações: conversão em divórcio, revisional de alimentos e regulamentação de visitas.
    Há necessidade de fazer as 3 ações?
    Muita obrigada!!!
    Anna

    L

    LOAA Terça, 09 de dezembro de 2008, 15h05min

    Gostaria de saber como proceder no seguinte caso: meu namorado está separado há 3 anos e decidiu pedir o divórcio amigável, mas a ex dele não aceita de forma alguma. Aconselhei procurar o litígio, e portanto, gostaria de obter a informação de quanto tempo demorará esse processo passo a passo.

    Muito grata.

    R

    Ricardo Guerra Costa Terça, 13 de janeiro de 2009, 15h10min

    Estou entrando com pedido de divórcio judicial, mas minha ex-esposa não concorda, pois temos uma empresa em sociedade e esta tem atualmente uma dívida junto a um banco. Ela só concorda com o divórcio caso eu assuma integralmente a dívida.
    Isso é legal, ou o divórcio pode ocorrer independente de haver pendências onde os cônjuges forem sócios.

    A

    alex tulio dornelas Quarta, 14 de janeiro de 2009, 16h59min

    olá, separei da minha esposa hà um ano, tenho minha certidão de separação averbada, estou tentanto fazer o divórcio concensual, mas não consigo falar com ela, a mãe dela disse que vai contratar um advogado para acompanhar; existe a possibilidade de fazer o divorcio sem que ela esteja presente?

    M

    marisa_1 Quinta, 15 de janeiro de 2009, 10h15min

    meu companheiro está separado (separação de corpos) de sua esposa há mais de 15 anos, entretanto ela não concorda em dar o divórcio, quais os procedimentos que ele deve seguir para oficializar essa separação?

    B

    breno prestes Terça, 20 de janeiro de 2009, 14h06min

    minha e´posa é descontrolada ao extremo e quero divorciar e comprei bens em 4 anos de casados e como fica a partlha num divorcio sendo litigioso ou consensual (bens moveis e utencilios e aparelhos domesticos com: tvs videos computadores etc e um carro 2003 ainda em pagamento preciso de uma resposta concreta ass.:Breno

    C

    clau_1 Quarta, 28 de janeiro de 2009, 17h29min

    ola!
    Meu namorado tem a separação litigiosa desde junho de 2007. Em junho de 2008 entrou com o pedido de divorcio mas ainda nao o obtivemos Como e o tramite para obter o divorcio? O devemos fazer agora?

    S

    Suzana Torres Quinta, 29 de janeiro de 2009, 15h05min

    Preciso preparar uma petição de Divórcio Litigioso e tenho dúvidas em relação de como proceder para solicitar a partilha da casa que era do casal, e que atualmente é ocupada por um dos conjuges.

    L

    llv-direito Quinta, 29 de janeiro de 2009, 22h03min

    Oi,tenho uma cliente que se separou consensualmente em 97, mas retornou ao marido e tiveram mais um filho além de bens.Pergunto se faço a peça de divórcio litigioso já que não há acordo na partilha, nos alimentos e, na pensão para ela ,ou se faço conversão em divórcio.
    Se possível gostaria que me indicasse um site para encontrar esses modelos de peça... na conversão eu posso pedir o que foi citado...

    RESUMO

    Eles se separaram em 97, por meio de separação consensual,sendo a mesma homologada e averbada na certidão de casamento. Desta união tiveram um filho. Dois anos depois reataram e tiveram mais uma filha e bens.
    Atualmente estão separados a 7 meses e a esposa está requerendo divórcio, bem como alimentos para os dois filhos, pensão para ela e a partilha dos bens...sendo que houve separação consensual, mas hoje não há possibilidade de acordo em nada; gostaria de saber se faço um divórcio litigioso ou conversão de separação em divórcio? obrigado !!!