Olá! Gostaria de saber quanto tempo, em média, leva um processo de divórcio que é levado ao litígio. Meu namorado saiu da antiga casa há dez meses e entrou com pedido de divórcio, mas a ex, que é uma maluca, não aceita de jeito nenhum a separação e disse que vai recorrer ao litígio. Eles têm um filho em comum. Gostaria de saber quais as etapas que vão se passar, qual o tempo médio, e o que meu namorado pode fazer para que se agilize o processo. Agradeço muito!

Respostas

    A

    alessandro_1 Terça, 03 de fevereiro de 2009, 23h20min

    O meu processo de divórcio já foi sentenciado,publicado,registrado, com vistas ja do m.P e agora esta nesta situação : qual é o próximo passo agora? Em quanto tempo tem para processar o meu processo? E conseguir a carta de sentença do juiz da comarca do rio de janeiro. Instruam-me!Obrigado!

    A

    Ana Célia_1 Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 1h39min

    Me separei há 2 anos, e só agora meu ex marido deu entrada no divórcio, devido à algumas informações desencontradas que teve. Porém, ele deu entrada no litigioso, pois afirmei a ele que não assinaria o que é de consenso de ambas as partes. Recebi a intimação, assinei, mas gostaria de saber se eu não for a audiência o que acontece??? O juiz pode dar por encerrado e concluir logo este processo, uma vez que eu não gostaria de ir a esta audiência e nem de esta no mesmo local que esta pessoa. O que faço????? sem que haja prejuízos a minha pessoa???
    Aguardo resposta, e desde já agradeço
    Um abraço
    Ana

    A

    Antonio Moreno Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 18h49min

    Já faz 09 anos que me separei de corpos com a mãe de meu filho de 13 anos.
    Aquela pessoa já está inclusive com uma filha de um outro infeliz.
    Quero me separar.
    O divórcio pode ser pedido diretamente ou tenho que primeiro me separar judicialmente?
    Mesmo em sendo consensual, posso dar entrada sozinho?
    Não temos bens em comum.
    Qual a forma mais rápida de proceder. Quanto tempo isso pode durar, considerando ser consensual?
    Em princípio a situação é consensual.

    Obrigado

    B

    BBL Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 12h13min

    Meu namorado está separado de corpos já faz um pouco mais de um ano e tem um filho com a ex. Ele cumpre com suas obrigações de pai todo mês. E agora quer se separar judicialmente. Como ele deve proceder, já que tem um filho com ela?

    K

    KNS Sexta, 06 de março de 2009, 18h54min

    Olá. Estou tentando um divórcio litigioso há 9 anos e meio, estou na assistência juduciária e tenho problemas com advogados,pois pela demora desistem do caso. Gostaria de saber como proceder para sair mais rápido já que estou nessas condições. Obrigada

    N

    nancy kgl Terça, 31 de março de 2009, 11h46min

    sou casada com separação parcial de bens a 4 anos , mas o meu marido me abandonou pq arrumou outra pessoa , saiu de casa a 4 meses e assumiu a outra pessoa . gostaria de saber quais os direitos que eu tenho referente ao apartamento que eu continuei morando mas que e arrendado pela caixa econômica e estar no nome dele como arrendatario , estou com medo dele me tirar pra vim morar com a outra pessoa. a essa possibilidade de dele ficar com o apartamento , ja que tambem ele ficou com o carro , que e tudo que temos?

    V

    Valéria Aparecida Cunha Alves Quinta, 02 de abril de 2009, 22h17min

    uero saber quanto tempo leva para ter a primeira audiência e depois quando sai o divorcio sendo ele litigioso

    D

    Dagma Segunda, 20 de abril de 2009, 14h50min

    Gostaria de saber se decorrido o prazo de 2 anos da separação de fato, se é possível pedir o divórcio direto litigioso ou se é necessário pedir antes a separação judicial. E como devo proceder? Obrigada

    L

    luh_1 Terça, 21 de abril de 2009, 17h23min

    gostaria de saber se apos dois anos separado de casa posso me divorciar (ambas as partes querem)

    D

    danielle Quarta, 06 de maio de 2009, 18h09min

    Olá boa tarde!
    Bem tive que entra no litigioso pq eu e meu ex temos uma casa,e ele disse que so assina o divorcio quando eu der a metade da casa pra ele ou seja um valor x,nós estamos separados a + de 2anos,e eu entrei com o pedido de divorcio ja tem um ano,e nao saiu nada ainda pq demora tanto?E como eu posso proceder nessa partilha do bem que nós temos ja tentei fazer acordo com ele + ele nao aceita.Por favor me ajude ou me de uma orientaçao como devo proceder eu tenho o numero do meu processo em mãos.Obrigada e eu fico no aguardo.

    D

    danielle Quarta, 06 de maio de 2009, 18h23min

    ola boa tarde!!
    bem tive que entra no litigioso pq eu e meu ex temos uma casa e ele so assina o divorcio se vender o imovel ou eu der um valor x em dinheiro pra ele.estamos separados a +de 2 anos eu entrei com o pedido de divorcio a um ano e ate hj nada,ja tentei entra em acordo com ele + ele nao aceita,eu queria saber pq demora tanto?e mesmo se nao vender o imovel o divorcio nao sai?obrigada estou no aguardo.

    D

    danielle Quarta, 06 de maio de 2009, 18h25min

    eu tenho o numero do meu processo em maos tambem.

    T

    Thais Quarta, 06 de maio de 2009, 19h21min

    Prezada Luh_1, se ambos quiserem e não tiverem filhos menores, pode até ser feito em Cartório de Notas, mas precisa da assistência de um advogado e pagamento de taxas

    T

    Thais Quarta, 06 de maio de 2009, 19h22min

    Prezada Dagma,

    É possível o pedido de divórcio direto mas deve ser comprovado o lapso temporal.

    T

    Thais Quarta, 06 de maio de 2009, 19h31min

    Prezado Breno,

    A partilha pode ser feita de diveras formas, primeiro tendo com base, o regisme de bens em que vocês se casaram, vai depender do que foi adquirido, da existência ou não de dívidas e do consenso do casal.

    Se for litigioso, o juiz pode determinar que se divida meio a meio. p. ex.

    Thais
    [email protected]

    M

    Medeirix Quarta, 06 de maio de 2009, 20h49min

    Boa tarde,

    Eu estou sendo pocessado pela minha ex-companheira, pedindo meiação dos bens adquiridos enquanto tinhamos convívio.

    Ocorre que não tenho mais esses bens. E por motivos pessoais, não quero pagar essa dívida.

    Minha atual companheira, tem bens e quer adquirir outros. Ela corre o risco de ver seu patrimônio sequestrado para pagamento de uma dívida minha???

    Abraço e obrigado pela ajuda

    C

    Camila Detofol Quarta, 06 de maio de 2009, 23h42min

    Tenho um irmao que esta passando pela seguinte situação:
    Ele saiu de casa quando as filhas estavam com 6 meses, tentou fazer acordo de separação com a mulher que se recusou. Após quatro meses ele entrou com pedido de separação litigiosa, isso já tem cerca de 2anos e meio, porque alem dela nao aceitar a separaçao ele não tinha acesso aos filhos. Na época a justiça determinou valor da pensão e dias/horários de visitas aos filhos (que são 2).
    Nesse tempo que se passou aconteceram 2 audiências.
    Eles possuem juntos um imóvel e um carro. Agora o advogado dele está orientando que ele abra mão da metade do carro na tentativa de fazer um acordo com receio de que o juiz resolva nao julgar o caso e encaminhar para Ação ordinária, o que poderá demorar por tempo indeterminado (a partir de 3 anos). Gostaria muito de informações sobre "ação ordinária" e se realmente não há possibilidades da justiça julgar que os bens serão divididos meio a meio. Pois ele nao quer abrir mão da metade dos bens a que ele tem direito.
    Qual o melhor caminho que ele deve tomar neste momento do processo?
    Abraços e obrigada pela ajuda.

    I

    ivo_1 Segunda, 11 de maio de 2009, 19h52min

    Olá,
    Estou em separação litigiosa desde 2003, (separação de corpos), em 2006 saiu "AUTOS DE SEPARAÇÃO LITIGIOSA", após dei entrada do divórcio, ela recorreu, estamos em 2009 e ainda não saiu a sentença, quero dar mais uma entrada do divórcio e ela diz que vai recorrer. Posso me divorciar sem o consentimento da mesma? de que maneira?.
    Aguardo ansioso a resposta, obrigado.

    P

    Pereira_1 Segunda, 11 de maio de 2009, 20h31min

    olá, gostaria de uma ajuda, alguem pode me exclarecer?
    Quando comecei a namorar, eu tinha um terreno em construção, onde a casa estava 50% concluida, e mais uma poupança com aproximadamente 10 salários mínimo. No decorrer do namoro, eu fui terminando a construção da casa, e a minha namorada sempre quiz investir seu dinheiro na minha constução, porém eu nunca deixei, alegando que eu queria terminar com meu capital, pois comecei somente com o meu.
    Terminei a casa, comprei um veículo, e todas as notas fiscais da construção eu tenho em mãos em meu nome. Concluo qie os 50% da casa e o carro, adquiri depois do inicio do meu namoro, porém com capital exclusivamente meu.
    O namoro se acabou após 3 anos, e agora minha ex namorada quer metade de todos meus bens.
    Isso é possível dentro da lei?
    Obs. Era um namoro sério, mas nunca morei com ela, cada um morava com seus pais.

    L

    lemon-2010 Sexta, 15 de maio de 2009, 21h39min

    sou separado judialmente á 4 anos consensual, pedi o divórcio mas minha ex n quer assinar antes q eu pague uma divida de c/c conjunta q nos tinhamos fisica e outra juridica q precisamos usar após a separação p pagar contas. agora ela quer q eu pague tudo p assinar amigavélmente, vou entrar com o letigio. Não sou obrigado a pagar essa divida p q ela assine o divorcio, claro q vou futuramente pagar pq inclui tbem meu nome.