Olá! Gostaria de saber quanto tempo, em média, leva um processo de divórcio que é levado ao litígio. Meu namorado saiu da antiga casa há dez meses e entrou com pedido de divórcio, mas a ex, que é uma maluca, não aceita de jeito nenhum a separação e disse que vai recorrer ao litígio. Eles têm um filho em comum. Gostaria de saber quais as etapas que vão se passar, qual o tempo médio, e o que meu namorado pode fazer para que se agilize o processo. Agradeço muito!

Respostas

    A

    ALSI Terça, 19 de maio de 2009, 15h40min

    Olá....a minha situação é a seguinte...meu amigo morou fora durante uns 2 ano e a esposa não quis o acompanhar....Na volta ele voltou e saiu de casa algumas vezes.Em julho de 2008 ela engravidou dele.Agora eles tem um filho de 8 anos e a filha de pouco mais de um mês de vida. Há muito ele queria se separar, mas nunca viu motivos pra enfrentar um divorcio, já que ela até então nao mostra interesse em se separar concenssualmente.Agora ele vai trabalhar no chile, mas ficara 3 vezes por semana no Brasil e o restante lá.Ele conheceu outra pessoa a 1 ano e quer recomeçar uma vida com ela, entao decidiu se separar.No caso dele, por ter uma filha recentemente é possivel dar entrada diretamente no divorcio ou é necessario primeiro a separação de corpos??? No caso da separação de corpos, ele tem direito a ficar esses 3 dias por semana, ja que serão seus unicos dias com os filhos, na casa onde ela mora ou não é aconselhavel, no caso ela podendo usar isso contra ele num processo litigioso???
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    J

    Juliana_1 Terça, 19 de maio de 2009, 23h01min

    Olá, gostaria de uma informação.
    Antes de casar namorei durante 9 anos. Depois me casei em maio de 2004. Meu ex-marido passou a escritura da casa em julho/2004. Em agosto me fez assinar um documento que me disse que era a escritura da nossa casa, só que fui saber uns 2 meses depois de que era uma Re-Ratificação da escritura antiga onde eu assinava dando anuência de que a compra da casa era de fev/2004 e não de julho/2004 como constava na escritura.
    Depois disso me separei judicialmente e como estava querendo era ter Paz abri mão de brigar por causa de tudo de que tinha direito e sai sem nada do casamento.
    Agora estou querendo o divórcio ele não quer assinar e ao menos me ajudar a pagar.
    Gostaria de saber se há uma possibilidade de eu conseguir reaver através do divórcio parte da casa que me pertencia e não peguei.
    Obrigada. Aguardo resposta.
    Juliana/SP

    S

    Simone Dudnic Quarta, 20 de maio de 2009, 23h24min

    Olá !!!
    Boa noite.

    Meu nome é Simone e gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas:
    Me separei em 2006, depois disso meu ex marido sumiu, então qdo entrei com o divórcio tive dificuldades por não encontraram, mandaram uma carta precatória para um possivel endereço, que voltou pois não encontraram, depois tentaram encontra lo por edital também sem sucesso, quero saber qual será o próximo passo e quanto tempo falta, para que o divórcio saia????

    S

    Silmara_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 0h27min

    Gostaria de saber quanto tempo leva pra sair o divorcio litigioso de um casal sem filhos e com poucos bens em comum.Estou separada a mais ou menos 8 meses. E o meu divorcio tem que ser litigioso.

    D

    dorkas Sábado, 23 de maio de 2009, 0h00min

    ola!!!
    Tenho um amigo que está separado a mais de quinze anos de sua ex-mulher e vive em união estável "ilegitima" com uma outra mulher, agora ele quer se casar com a atual companheira mais não sabe como encontrar a ex pois perderam o contato a muito tempo o que ele pode fazer?
    tem como ele entrar com o pedido de divorcio sem que ela seja notificada?

    Grata.

    M

    mucio xavier dos anjos Terça, 26 de maio de 2009, 22h06min

    Boa noite, sou separado desde 2002,e quero saber como fazer para pedir o divorcio que terá que ser litigioso, pois minha ex. se nega a me dar o divorcio. O problema é que ela mora em São Goçalo do Amarante/RN. e eu moro em Guaranesia/mg. Quero saber se é necessário eu ir ao Rio Grande do Norte para resolver isso, ou se posso resolver daqui mesmo?

    J

    Justtus Sexta, 05 de junho de 2009, 21h48min

    Prezados Srs., o que venho relatar corresponde a um processo impetrado em março de 2005 referente a uma SEPARAÇÃO LITIGIOSA. Desejo obter orientações de como proceder para fazer o processo chegar ao seu término. A primeira audiência (tentativa de conciliação) foi marcada para 14/12/2005 (movimentação datada de maio de 2005). Em 15/12/05 movimentação (audiência - situação 14/12/2005 - tentativa de conciliação). Em Outubro/2006 - marcada para o dia 31/11/2006 a audiência de conciliação, instrução e julgamento. No dia 01/11/2006 marcada audiência - situação 31/10/2006 14:30 (conciliação, instrução e julgamento). No mesmo dia (01/11/2006) -audiência 14/02/2007 15:00 - conciliação, instrução e julgamento. Em 15/02/2007 - audiência - Situação 14/02/2007 15:00 - conciliação, instrução e julgamento. No dia 13/02/2008 Remessa Interna - distribuidor de Olinda/Contador/Avaliador. 26/02/2008 Redistribuição por perda de competência da matéria. Em 06/03/2008 o processo parou. A autora já está, portanto, aguardando a mais de 04 anos uma solução legal para o litígio. O Réu, por sinal, é atualmente militar. Coincidentemente o referido réu faltou à duas audiências. O que está acontecendo e o que pode ser feito para que o Juiz dê um fim ao processo?

    P

    Patricia Felix Terça, 30 de junho de 2009, 15h46min

    Olá!!! Queria uma ajuda. Meu marido entrou com divórcio litigioso, estamos a 4 anos separados de casa, porém de corpos 6 meses. Saí de casa por que ele cometeu adultério. Temos uma filha de 5 anos. Queria saber se tem como nesse divórcio, ele pegar a guarda da minha filha e se tenho direito em três casas que ele herdou da falecida mãe qdo ainda éramos casados tendo em vista que moro com minha filha de aluguel, a obra que fizemos na nossa casa, o carro e pensão. Estou desempregada desde a separação, passei a sofrer de depressão, sindrome do pânico e ansiedade. Por isso tenho medo dele pegar a guarda também. Por favor, espero uma resposta.

    A

    Adriana Sexta, 03 de julho de 2009, 0h19min

    gostaria de saber se posso pedir na audiencia que o valor da pensao seja acoplado junto com alugue da casa que comprei para meus filhos e a mãe deles alugou uma vez que tenho 50 porcento do imovel pois ainda não me divorciei.

    F

    Freedown Sexta, 01 de janeiro de 2010, 20h44min

    Olá.
    Quero me separar, divorciar de minha esposa. Somos casados, temos dois filhos menores de idade e estamos sob o regime de comunhão parcial.
    Ainda moramos sob o mesmo teto; ela não aceita o divórcio e não sei direito o que tenho que fazer. Tenho que sair de casa para o processo ter legalidade!? ou posso começar o processo e enquanto isso continuar morando "juntos" Estou dormindo na sala; não compartilho mais o mesmo leito e não temos relações afetuosas ou amorosas. Estou prestes a começar a namorar outra pessoa.
    Como devo proceder e o que tenho e onde teho que fazer para começar a me divorciar? Dou entrada aonde e como. Estou perdido. Quais os meus direitos e deveres?
    desde já obrigado,

    Freedown.

    R

    rrp29 Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 18h31min

    ola.
    conheci uma mulher que esta se separando do marido, mas ele não quer assinar, se eu quiser assumir um relacionamento com ela, pode acontecer de atrapalhar algo no processo de separação?

    H

    Helena031 Quarta, 26 de maio de 2010, 14h52min

    Olá!! Bem o meu companheiro está separado a uns 08 anos, e mesmo assim ele não é divorciado. Bem segundo ele a ex: nega-se a dar o mesmo, e como ele já tem 80 anos, ele não quer ficar frente a frente com ela, então eu quero saber se este divorcio pode sair sem que ele vá ficar frente a frente com a tal ex. diante do juiz

    S

    solange rodrigues do amparo Terça, 17 de agosto de 2010, 21h58min

    Dr.Namoro uma pessoa há 4 anos,ele é casado,mas só no papel,ele esta fora de casa há mais 18 anos,e até já viveu com uma outra pessoa muitos anos,sendo que agora ele quer dar entrada no divorcio,mas a esposa dele nega,por favor,poderia me orientar,me dando informações como devemos proceder,mas não temos dinheiro para gastos com advogado,obrigado!!

    A

    Amanda P Terça, 17 de agosto de 2010, 22h10min

    Pessoal, a nova Emenda Constitucional aprovada em 07/07/2010 altera o art. 226 parágrafo 6 da Constituicao Federal/88, acaba com todos os prazos, o divórcio é feito direto independente do tempo de separados, judicialmente ou nao. Quem quer divorciar, pode fazer de um dia para o outro, quando nao tem filhos menores, nao tem bens a partilha, e nao deve pensao, de acordo com art. 1124-A, Lei11.441/2007. Me corrijam se estiver errada, pois nao sou advogada... mas foi o que pesquisei e encontrei em sites da google.

    P

    pisciana confusa Quarta, 29 de dezembro de 2010, 15h19min

    Estou separada judicialmente desde 2003, mas não averbei a separação. Preciso averbar? Ou posso entrar com o pedido de divórcio(consensual ou litigioso)?
    Na época, constou na documentação que não tínhamos bens, mas na verdade possuímos uma granja, um caminhão e um veículo(sendo que estes dois últimos) não estão em nosso nome.

    F

    Fla Bez Terça, 01 de março de 2011, 10h22min

    Olá preciso de uma ajuda com urgência!!!! Preciso contestar uma ação de Divórcio. Mas o cênjuge ingressou com a ação de divórcio e mencionou em sua petição que possuem bens apartilhar e que faria isso em momento oportuno, posso contestar pleiteando a partilha dos bens na ação que só é de divórcio, ou devo somente concordar com o ´divórcio e depois entrar com a partilha dos bens?

    A

    ALisson luis Domingo, 03 de abril de 2011, 20h14min

    ola boa noite.
    estou namorando uma pessoa que esta separada a 3 anos do ex marido, porém o mesmo vem infernizando a vida dessa pessoa todo esse tempo, controlando seus passos, o que faz, o que deixa de fazer, com quem sai, enfim, a vida dela esta um inferno que chegou a ponto dele vir a agredir fisicamente e tbm uma tentativa de estupro. ela esta com ematomas no braço e nas costas. esse sujeito conseguiu meu msn pra me atormentar tbm mas o mesmo nao foi aceito. no ultimo final de semana eles foram para delegacia dar parte dele mas o mesmo nao ficou preso, e hje ela tem q ficar escondida e fugindo pq esse safado nao quer assinar o divorcio dela e alega que ela é dele e de mais ninguem...
    me ajude por favor, como devemso proceder para q ele nao a perturbe mais ?
    obs eles tem um filho em comum.

    Claudio Jose Silva

    Claudio Jose Silva Quarta, 06 de maio de 2015, 13h18min

    a mulher nao quer ass;odivorcio qui pode mi ajuda