Acompanhamento em cirúrgia
Minha esposa precisa fazer uma cirúrgia de extreção de um cisto na mão direita, ela vai ser cedada para isso! Eu como marido tenho direito de acompanhar minha esposa, e quero saber se posso estar presente na sala de cirúrgia, de qual forma posso conseguir autorização para estar presente no ato da cirúrgia?
O acesso ao bloco cirúrgico é restrito aos médicos e aos seus auxiliares (enfermeiros e anestesistas).
Não existe um "direito" de quem quer que seja de acompanhar o ato cirúrgico, a não ser que a equipe médica entenda que isso seja extremamente necessário, o que isso não causará maiores problemas.
Ainda que se trate de uma criança, se a equipe entender que a presença de pessoa estranha ao corpo de profissionais no local é contra-indicado, não poderá haver entrada no bloco cirúrgico, seja sob que pretexto for.
Sendo uma cirúrgia definida como simples acredito que não causará qualquer tipo de problema, e de tal forma sendo exigência do paciente ou responsável pelo paciente. O médico pode autorizar emitindo uma declaração!? O hospital e a diretoria pode proibir, mas sem médicos hospitais não funcionam! Existe algum modo fora do âmbito hospitalar, para conseguir devida autorização?
Percebe-se que está equivocado quanto às tecnicidades. Existe sim distinções entre centro cirúrgicos.
No mais, sua esposa fará um parto? Não!!!!
E como você mesmo bem observou, a autorização é para o acompanhamento em uma SALA DE PARTO, em um centro cirúrgico OBSTÉTRICO.
Não há nenhuma ordem legislativa que autorize acompanhante a acessar a sala cirurgica para quaisquer outros procedimentos.
Aliás, os profissionais necessitam de tranquilidade e atenção para um trabalho de alta precisão, sendo um acompanhante chato e/ou curioso só atrapalharia o trabalho e colocaria em risco a integridade do paciente. Eis o motivo de não ser autorizada a entrada de acompanhantes.
Centro cirúrgico não tem sofá e cafezinho pro acompanhante. É ambiente estritamente técnico, de risco e insalubre!!!
Então já que o Doutor conhece tudo dos seus direitos, que zorra que veio fazer aqui?
Você já sabe tudo... tá perdendo seu tempo e nos fazendo perder o nosso...
Mas antes de bancar o “teimosinho sabe-tudo”, se dê pelo menos ao trabalho de ler a lei que concede a PARTURIENTE o direito de estar acompanhada no PARTO.
Em Resumo: é bom debater com pessoas assim como você, sabem explicar e esclarecer! gostando da resposta ou não. Eu particularmente gostei do começo ao fim, sempre com respeito em todas as respostas, vocabulário ótimo também. Mas eu vou entrar nessa sala de cirúrgia sim, pois não sou curioso, muito menos chato e muito sanguê frio não vão notar minha presença muito menos atrapalhar cirúrgia. E Lembrando bem isso é Brasil aqui pode tudo...