Erro de dentista!Fez canal em dente errado.
Procurei uma emergêcia 24h pois eu estava com dor insuportavel em um dente q eu ja estava fazendo tratamento (Drª Márcia); chegando lá no consultorio do dentista 24h,(Drº Jorge) nem se prontificou em fazer um raio-x do dente q eu estava reclamando para saber se realmente ele deveria ou não realizar o canal. Eu e a miha dentista, havíamos entrado em acordo que tentariamos não fazer o canal, e enquanto isto eu fazia uso de medicamento e ela FEZ UM CURATIVO NO DENTE EM QUESTÃO. Já no consultorio deste dentista, ele logo me apilcou 2 anestesias. A dor q ate entao me incomodava sumiu. Apontei com o proprio dedo e indiquei "É o dente q esta quebrado" para q ele tomasse as medidas necessárias quanto ao dente. Ele começou os procedimentos da realização do canal, começou a fazer o buraco no meu dente. Como a metade da minha boca estava anestesiada, não tive a precisão quanto ao dente q ele estava mexendo... mal conseguia abrir minha boca , a não ser com o auxilio da propria mao. Sai do consultorio aliviada, pois a insurportavel dor seria sanada. Chegando em casa quando fui ver o buraco(q está aberto)verifiquei q ele havia realizado o canal no dente saudavel.... o com problemas intocado. De forma geral, gostrai de saber se posso e devo processar este dentista , uma vez q ele tenha agido com falta de profionalismo....? Ps: Liguei para mei plano odontologico e me informaram q se ele enviar a obrançã deste serviço, deverá conter o raio-x do meu dente, pois tratamentos de canal preisam de raio-x para seu pagamento.
Quero mt uma orientação quanto ao caso.
Obrigada.
Patrícia
Olá Patricia, seu caso é sem dúvida absurdo. Acho que deve sim processar o dentista em questão. Primeiramente tenha em mãos a radiografia que o profissional fez antes de realizar o procedimento de canal, ela será de fundamental importância em caso de ação por responsabilidade civil. Caso tenha mais dúvidas me procure, essa é minha área de atuação.
Patrícia,
Primeiro é necessário ter certeza de que o canal foi feito em outro dente, pois às vezes pensamos que o dente com problema é um, sendo que na verdade é outro, o que ocorre devido ao reflexo da dor. Em tendo certeza disso, cabe o ajuizamento de ação, sim. Se precisar de mais alguma dúvida, pode me enviar um email que respondo. Conforme já falado pela colega, é importante ter em mãos todos os exames e documentos referentes a este atendimento.
Att,
ao meu ver parece que houve uma dificuldade de comunicação entre vc e o dentista, o que é algo muito comum na relação médico-paciente devido a uma série de motivos, sobretudo a formação dos profissionais de saúde nas escolas universitárias. há a possibilidade que o dente que o dentista da emergência interviu seja realmente o dente que estava doendo sim, sobretudo se a dor que vc sentia passou após o procedimento. deve-se ter certeza antes de acusar um profissional por um erro de imprudência.