A empresa pode proibir o uso de mochila para funcionários que estudam apos o trabalho?
trabalho em uma empresa de calçados, a empresa proibiu os funcionários de levar mochila alegando que é para evitar roubos (e todos funcionários tem armário pra guardar as mochilas. Porém no regulamento interno diz q é proibido uso de malas ou bolsas grandes e no fim do expediente as mochilas são revistadas pelo gerente ou segurança. No meu caso faço curso superior de Educação Física e após o trabalho vou pra faculdade e preciso levar caderno e roupa pois temos aulas práticas, como devo proceder nesse caso? A empresa pode proibir o direito de ir e vir com meus bens?
Por mais absurdo é questionável que pareça, a empresa é uma entidade privada e por isso tem autonomia para estabelecer suas regras.
Esqueça essa ladainha do “direito de ir e vir”. O direito de liberdade de locomoção não tem nada a ver com isso. (Até porque voce nem ninguém tem direito de transitar a bel vontade em propriedade privada alheia)
Se quiser, até poderá questionar judicialmente essa proibição. Na prática, um processo contra a empresa possivelmente ensejaria em sua dispensa. (Por essa ótica, penso ser mais pratico se demitir e evitar todo esse transtorno)
Minha sugestão: converse com seu gerente, ou até mesmo formalize um pedido, por escrito, a diretoria da empresa, para que lhe autorize a carregar sua mochila e justifique seus motivos.
Outrossim, poderá pedir ajuda do sindicato da categoria para intervir e negociar a questão.