Dúvidas Família

Minha enteada sempre quer me chamar de mamãe

Há 7 anos ·
Link

Meu marido e a mãe dela moraram juntos menos de dois anos. Mas não eram casados. Ela pediu pra ele ficar com a menina, pois ela era muito jovem e queria viajar pra curtir a vida.

Logo eu conheci ele e casamos. Meu primeiro contato com ela foi por telefone, ela tinha 2 anos, já foi um encanto, parecia que a gente já se conhecia há muito tempo, fui apresentada como titia. Logo ela e eu nos encontramos pessoalmente, mais um encanto, ela só queria ficar grudada em mim, nós duas trocando beijos e abraços, gargalhadas, carinho... depois de menos de 2 meses morando juntas ela me chamava de mamãe aleatoriamente, ai ela se corrigia tadinha: "mamãe" não "titia". Eu e meu esposo sempre falamos da mãe dela pra ela, que a mamãe dela ama ela, que ela deve respeitar a mamãe dela. Quando ela morava com a gente ela dizia quando eu ia banhar ela, vestir roupa nela, pentear os cabelos dela, dar remédio, levar e buscar na creche... Ela dizia a senhora é minha mãe porque a senhora cuida de mim e me ama... Ai eu sempre falava, não sou sua mãe, sou sua titia, sua mãe é a ...... Ela te ama muito.

Depois dos quatro anos ela foi morar com a mãe, nenhum tinha a guarda dela. E mesmo assim, quando ela vem aqui casa, ela quer me chamar de mãe. Ela fala muito da mãe dela aqui em casa, e nós nunca repreendemos ela, a gente até interage na conversa. A mãe dela mora com um homem, meu esposo nunca tentou diminuir a imagem do padrasto para filha, ele fala "pede para o seu titio jogar videogame com você" "você foi soltar pipa com o seu titio?"

A mãe dela, pelo que eu estou vendo, tem ciúmes da filha comigo ou é falta de maturidade mesmo, porque ela é muito nova. Na casa dela, a mãe dela diz pra criança: "ela não é sua titia" A menina fala de nós lá na casa dela também, a mãe dela diz pra ela"para de falar dela aqui, eu não quero saber dela, eu não gosto dela" a criança tem só 5 anos.

Enfim ela quer me chamar de mãe, ela não tira essa ideia da cabeça e eu estou querendo isso também, eu posso? Ou isso é alienação parental? Lembrar não ensinamos isso a ela, não tentamos diminuir a imagem da mãe dela pra ela.

2 Respostas
CLAUDIO ANDRE ALVES DA SILVA
Há 7 anos ·
Link

Passo pelo mesmo "problema" a sobrinha da minha esposa só me chama de pai, pois a criamos desde pequena e o pai verdadeiro é um vagabundo que nem vem ver a criança. não a problema algum, apenas a criança tem que saber que ela tem a mão de verdade e a mãe de criação. e a mãe de verdade tem que ser mais madura, pois vc é como uma mãe pois sempre cuidou muito bem dela, pelo que constatei no seu depoimento. não cabe ai uma alienação parental, e se vcs se dão melhor com a criança por que não tentam a guarda dela?

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Muito obrigada pela atenção Infelizmente a lei diz que procura o melhor pra criança, mas o que vemos na prática é que a lei não concede a guarda para o pai se a criança estiver morando com a mãe, mesmo morando mais tempo com o pai, queremos muito isso, mas agora essa semana mesmo ela entrou para regularizar a guarda e ganhou, mas agora que interou um ano que a menina está com ela, sempre morou com a gente. A criança chora que quer morar aqui, mas infelizmente a guarda o pai não ganha fácil como é pra mãe não. Mas de qualquer maneira pelo que você me falou não vou mais proibir ela me chamar de mãe, e vou continuar ensinando a ela amar e respeitar a mãe dela. Com o tempo Deus vai resolver tudo a justiça de Deus não é falha, parece que quando ela interar uma certa idade ela pode escolher com quem quer morar né. Mais uma vez obrigado pela atenção

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos