Terminei o meu curso em 2002 e ainda não consegui pagar as parcelas do FIES. A CEF entrou com uma ação monitória contra mim em 2007, como não pude quitar o débito nem tenho bens a penhorar eles agora estão entrando contra os meus primeiros fiadores que foram substituídos no quarto aditamento. A dívida está em R$ 15.000,00. Gostaria de saber como posso resguardar meus fiadores já que tentei renegociação por inúmeras vezes e não obtive sucesso e se os mesmos podem ser responsabilizados pelo valor total já que foram substituídos. Fiquei sabendo que em maio iniciará um processo de renegociação do FIES pela CEF, preciso saber os requisitos e se processos em execução podem ser beneficiados.

Respostas

    G

    Gustavo de Souza Quarta, 04 de junho de 2008, 16h28min

    Sérgio, estou na mesma situação que a sua e por coincidência a minha dívida tbém é de 15 mil. Ontem eu tive a minha primeira audiência e mal começou o juiz suspendeu o processo por 30 dias e pediu pra eu procurar a Caixa pra fazer a renegociação. Aanhã eu vou até a Caixa pra ver no que dá e te aviso.

    P

    Patricia Ann_1 Quinta, 05 de junho de 2008, 14h24min

    Gustavo, também estou na mesma situação. Liguei para a Caixa e me informaram que eu teria de transformar o meu contrato em um negócio comercial. Não sei o que isso significa, mas também terei de procurar a Caixa. Espero que não seja uma facada.
    Você já foi a Caixa? O que eles falaram?

    S

    Suzana_1 Quinta, 05 de junho de 2008, 16h00min

    Gustavo, também estou na mesma situação que a sua, sendo que minha dívida está em torno de 20 mil reais. Entrei com ação contra a caixa e marcaram a audiência para agosto. Como vc foi na caixa, queria saber o q te proporam. Se puder responder te agradeço.

    S

    SILVANA_1 Sexta, 06 de junho de 2008, 11h00min

    Olá...Gostaria de saber dos colegas qual a posição da CEF....Tb estou com ação,. mas não sei se compensa desistir e aceitar esta tal proposta da Caixa. abços.

    S

    SILVANA_1 Terça, 22 de julho de 2008, 16h18min

    GENTE...CUIDADO!!!!!!!

    esta circular 431/08 que permite a renegociação é uma extorsão......

    a CEF cobra custas exorbitantes e tb honorários...Ah! impõe tb a desistência de eventuais ações judiciais...NÃO CAIAM NESSA!!!!!!!

    Entrem com Mandado de Segurança contra tais exigências..eu entrei e estou no aguardo. abços.

    M

    Mário Terça, 22 de julho de 2008, 21h02min

    Olá gustavo , em primeiro lugar fiquei surpreso com a decisão do juiz, pois a CEF. não permite a renegociação ela não oferece meios para que o devedor pague a divida, e quando o faz é de maneira totalmente prejudicial para o devedor , portanto nao assine nada com CEF. sem antes ouvir a opiniao de um advogado.
    A CEF enfrentando muitas ações revisionais , o contrato do fies tem juros abusivos , contendo algumas irregularidades, porém os auditores da CEF são muito bons , dificilmente erram , assim brigar somente pela via contratual não garantira uma redução da divida significtiva, pois o contrato não é o ponto ponto principal.

    Primeiro responda porque vc aderiu o FIES ?
    Qual foi a finalidade do Fies , qual seu público alvo?
    Este programa (financiamento) oferece condiçoes para pessoas pobres, sem recursos consigam pagar a divida?
    De quem é a obrigação de garantir a educação de todos até aos niveis mais elevados?
    Creio que vc deve demonstrar isso em juizo. [email protected]

    D

    David Augusto Terça, 26 de agosto de 2008, 12h08min

    Meu nome é David fui contemplado com FIES 1999 após o termino do curso não consegui colocação profissional e fiquei desempregado devido a esse problema as mensalidade foram atrasando e meu fiador que é meu pai não pode ajudar pois ficou doente esta doente até hoje. Agora carrego uma divida de R$ 34.000 meu caso esta em execução minha conta que recebo salário esta bloqueada e a do meu pai que recebe aposentadoria também devido a burrice de um advogado que pediu para tentar uma renegociação com a caixa e nada fez.
    Levei meu caso para Defensoria Publica para ver se ele pegam. Agora estou sem dinheiro esperando que haja uma ação para desbloquear minha conta e a do meu pai que é para nosso sustento.
    [email protected]

    D

    David Augusto Quarta, 27 de agosto de 2008, 11h06min

    Gustavo gostaria de saber se vc consegui alguma renegociação com FIES

    D

    Daniela Quarta, 03 de setembro de 2008, 10h27min

    OI PESSOAL,

    AGORA VENHO COM UMA NOTÍCIA MUITO BOA:
    APESAR DA MINHA LIMINAR TER SIDO INDEFERIDA, MOTIVO QUE AINDA NÃO SEI, A LIMINAR DA SECRETÁRIA DA MINHA ADVOGADA FOI "D-E-F-E-R-I-D-A" .... uhuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ela conseguiu com que a mensalidade fosse suspensa enquanto for discutida a ação em juízo, de abster o nome no SERASA e também 80% de desconto da dívida atual.
    Agora a minha advogada vai agravar a minha ação, usando também essa decisão.
    Segue o número da ação da secretária da minha advogada:
    http://www.df.trf1.gov.br/
    órgão: JFDF
    N° PROCESSO: 200834000205186

    Qualquer dúvida me passe o email: [email protected]
    Boa sorte para todos nós e aqui fica uma grande esperança!!!

    A

    André Luiz Lima Almeida Sexta, 05 de setembro de 2008, 9h51min

    Execução Judicial movida pela Caixa Econômica Federal. Sou beneficiário do Financiamento Estudantil – FIES. Após ter concluído meu curso superior, a Caixa Econômica Federal iniciou o processo de cobrança das parcelas do financiamento o qual não tenho a mínima condição financeira de efetuar os pagamentos.
    Recentemente recebir um telegrama em que a Caixa Econômica Federal indicava que entraria com o processo de execução judicial sobre minha dívida. O problema é que não tenho a menor condição financeira para efetuar o pagamento das parcelas em atraso e nem das parcelas subseqüentes, tenho tido muitos transtorno com meus fiadores que se vêem prejudicado com tal situação, já que também não têm condições de assumir a dívida. Atualmente não tenho nenhum bem que possa ser empenhorado pela justiça, o mesmo ocorre com meus fiadores. Já entrei em contato com a Caixa Econômica para propor uma negociação, mas foi reportado que não há nenhuma forma de
    negociação, apesar do Governo Federal já ter liberado algumas situações a negociação. Gostaria que me esclarecesse as seguintes questões:

    1º Posso entrar com alguma ação que me garanta o direito de pagar a dívida com os valores condizentes com minha renda?

    2º Meus fiadores estarem sujeitos a perderem suas residências, nesta execução judicial?

    3º Posso entrar com um processo em que a dívida seja cobrada somente de mim, e meus fiadores possam ficar livres da dívida?

    E

    Eliane Marques de Moraes Terça, 09 de setembro de 2008, 21h21min

    boa-noite..a quem está sofrendo ação de execução contra a CEF tem que prestar atenção a um detalhe: se a CEF entrar executando título extra judicial que é o contrato, tem que ter assinatura de 2 testemunhas e não podem ser funcionários da CEF...atenção aí, no meu caso as testemunhas eram funcionários da CEF pedi anulação..a juiza concedeu estamos esperando a contestação da CEF...espero ter ajuado, e me comprometo que cfe.for andando o processo posto aqui as decisões

    E

    Eliane Marques de Moraes Terça, 09 de setembro de 2008, 21h24min

    caro ANDRÉ LUIS, vc pode entrar com ação revisional de contrato; teus fiadores não estão sujeitos a perderem a residência se tiverem um único imóvel, que seja o que eles residem, pois é bem impenhorável e por último eles são devedores solidários portanto deverão ser cobrados judicialmente se vc não satisafazer a dívida...

    D

    Dr. Anderson Magalhães Lopes Quinta, 11 de setembro de 2008, 9h29min

    Dr. Anderson M. Lopes
    Brasília/DF

    2 dias atrás
    Sai a decisao que tanto aguardava, agora estamos demandando contra CEF com toda a força, pois foi deferida liminar autorizando o pagamento com o desconto de 80% para inadimplentes e para adimplentes 90%, nao permite a CEF negativar os nomes entre outros pedidos interessantissimos. É interessante ressaltar que o financiamento pela sua estrutura e por ter parcelas com valores fixos, nao sao amortizadas, pois se alguem tiver a curiosidade de analisar seu saldo devedor a um ano atraz o valor será ainda maior atualmente, logo o FIES é uma bola de neve e nao tem fim, mesmo que previsto o termo final para o contrato. Estamos com o material pronto para as demandas esta tudo pronto e acabado, interessados (61) 8414-0426 ou 3967-2727. Dr. Anderson

    C

    Camila Cardoso de Moraes Segunda, 20 de outubro de 2008, 16h00min

    oiii pessoal.

    sergio e gustavo estou na mesma situação de vocês
    mas meu debito eles tão combrando mais de R$ 31.000,00 nao sei mai oq fazer ja houve duas audiencias e nada

    B

    Bruno Sousa Sexta, 31 de outubro de 2008, 14h21min

    SOLUÇÃO

    Boa Tarde.

    Inicialmente cumpre-nos render os cumprimentos e desde já esclarecer as pessoas que estão sofrendo este infortúnio causado pelo banco, que, estes tipos de casos são plenamente passiveis de soluções.

    Mas Vencidas as cortesias vamos ao que interessa.

    As Ações que envolvem a Caixa Econômica Federal como principal gestora de responsabilidades, direitos e deveres perante particulares, no caso FIES, são processos de natureza cível.

    E sendo assim, são casos que DEVEM ser levados à apreciação da Justiça e para isso existem instrumentos jurídicos absolutamente capazes de reverter a situação, tornando os contratos anteriormente assinados em AÇÕES REVISIONAIS CONTRATUAIS entre outras soluções.

    Destacamos aqui um breve resumo dos resultados nas Ações desta natureza:

    Liminarmente:

    Depósitos judiciais (valor totalmente diferente do valor cobrado pelo banco).

    Abstenção do direito do Banco em inscrever o nome dos AUTORES e FIADORES em órgãos de proteção de crédito.

    Após analise do mérito:

    Devolução dos valores eventualmente pagos a maior

    Recálculo das prestações

    Antes da análise do mérito:

    Possibilidade de acordo com o Banco com todo o suporte e orientação jurídica.

    Prestados os esclarecimentos necessários.

    Aguardamos seu e-mail para maiores informações:

    Atenciosamente:

    JURÍDICOFIES ADVOCACIA

    [email protected]

    obs: parabéns a colega advogada no caso narrada pela Daniela.

    C

    Camy Sexta, 31 de outubro de 2008, 14h28min

    Geralmente uma vez por ano a caixa renegocia a dívida com os devedores, oferecendo bons descontos, reduzindo até 90% dessa dívida para que as pessoas possam quitar.

    F

    Fabiana Morais das Neves Sexta, 31 de outubro de 2008, 16h15min

    Olá pessoal do FIES,

    Meu único consolo é o de não estar sozinha nesse dilema com a Caixa.

    A minha situação difere um pouco das demais, uma vez que ainda não fui acionada pela Caixa, mas minha previsão é que isto não demore muito a ocorrer.

    Formei em dezembro de 2007. Passei "de primeira", na prova da OAB, mas a carteira só foi entregue em julho de 2008.

    Ocorre, que a Caixa já está me cobrando as parcelas do FIES desde abril, e eu ainda não consegui "engrenar" na carreira.

    Estou com 1 prestação atrasada e uma que vence em 10/11/08. Não tenho previsão de quando poderei pagá-las. O valor de cada uma é de R$ 650,00.

    Já paguei 6 prestações nesse valor, mas para isso tive que vender meu carro. Agora não tenho mais qualquer bem para vender.

    Gostaria de saber se é prudente que eu ajuize ação revisional de contrato antes da Caixa me executar, ou é melhor aguardar a execução?

    Aguardo resposta.

    G

    Gustavo de Oliveira Segunda, 03 de novembro de 2008, 17h25min

    Bruno,

    No caso de entrarmos com uma AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO, não ficamos com restinções junto a instituição para futuros finciamentos?

    G

    Gustavo de Oliveira Segunda, 03 de novembro de 2008, 17h27min

    *desculpe: fico no aguardo.

    S

    Saio-RS Quarta, 03 de dezembro de 2008, 0h19min

    Olá, alguém já teve alguma decisão favorável nas ações judiciais.
    Pretendo entrar com uma Ação revisional... o que acham? Vale a pena?
    Auardo