Terminei o meu curso em 2002 e ainda não consegui pagar as parcelas do FIES. A CEF entrou com uma ação monitória contra mim em 2007, como não pude quitar o débito nem tenho bens a penhorar eles agora estão entrando contra os meus primeiros fiadores que foram substituídos no quarto aditamento. A dívida está em R$ 15.000,00. Gostaria de saber como posso resguardar meus fiadores já que tentei renegociação por inúmeras vezes e não obtive sucesso e se os mesmos podem ser responsabilizados pelo valor total já que foram substituídos. Fiquei sabendo que em maio iniciará um processo de renegociação do FIES pela CEF, preciso saber os requisitos e se processos em execução podem ser beneficiados.

Respostas

    O

    Octávio Gusmão Segunda, 29 de dezembro de 2008, 21h39min

    Boa noite a Todos,

    Tenho um empréstimo de R$ 24.410,45, onde já paguei 75 prestações (incluindo as parcelas trimestrais de R$ 50,00, durante o período letivo), sendo elas:

    12 parcelas - Jan 2004 a Dez 2004 - Valor do ultimo semestre
    48 parcelas - Jan 2005 a Dez 2008 - R$ 451,88 (R$ 334,22 - Amortização + R$ 117,66 - Juros)

    Por receio de ter restrições em meu nome e de meus fiadores, pagamos esse absurdo até o momento, porém, estamos pretendendo pedir revisão judicial desse contrato.

    Nossa dúvida é:

    Podemos pagar apenas o principal em juízo, e reclamar os abusivos juros já pagos até o momento ??

    Aguardamos respostas.

    Att,

    Octávio Gusmão

    W

    Wagner Lingenover Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 16h58min

    Amigos,

    Eu tenho uma situação parecida com a do amigo Octávio Gusmão.

    Tenho uma empréstimo no valor de R$ 19.416,47.

    Já efetuei o pagamento de 55 parcelas, totalizando R$ 13.374,83.

    Atualmente (fev/2009) tenho três parcelas vencidas e atrasadas. Realmente está complicado pagar.

    Neste caso, há possibilidade de uma ação de revisão dos valores? Alguém chuta as chances de ganhar uma ação destas?

    Abraços,
    Até +++

    C

    Cleide Montenegro Quinta, 11 de novembro de 2010, 18h04min

    Agora o FIES poderá ser renegociado;
    veja no link abaixo:
    http://sisfiesaluno.mec.gov.br/renegociacao/seguranca

    C

    Cleide Montenegro Quinta, 11 de novembro de 2010, 18h05min

    Agora o FIES poderá ser renegociado;
    veja no link abaixo:

    http://sisfiesaluno.mec.gov.br/renegociacao/seguranca

    C

    Cleide Montenegro Quinta, 11 de novembro de 2010, 18h06min

    Agora o FIES poderá ser renegociado;
    veja no link abaixo:
    http://sisfiesaluno.mec.gov.br/renegociacao/seguranca

    P

    pedrows Sábado, 12 de fevereiro de 2011, 19h04min

    Olá Amigos

    Tenho familiar que trabalha na CEF, na área de renegociação de dívidas e digo é possível SIM renegociação de contratos em execução. O procedimento é simples, é pedido apenas o valor das custas processuais (em torno de R$ 200) e honorários advocatícios (5% do valor da dívida). Para valores a vista o desconto é bem considerável, para parcelado o valor inicial é de 10% da dívida ou 1 parcela. Até março de 2011 a CEF estará em campanha de renegociação, com descontos maiores ainda.

    Pelo que sei é solicitado sim desistência de ações de contestação de FIES contra a Caixa, caso haja. Para adiantar a renegociação imprimam a simulação do site (DRA) e velem a agencia, será preciso de um fiador que ganhe 3x o valor da parcela da renegociação.

    Bem, é tudo que sei, se precisarem de mais informação me diga, posso conseguir para vcs...

    D

    Dianacnascimento Terça, 01 de março de 2011, 22h55min

    Olá, estou na mesma angústia de todos aqui no site. Iniciei a faculdade em 2003 e no segundo semestre do mesmo ano adquiri o FIES. Terminei a faculdade em 2007, e hoje, após 4 anos de formada, ainda pago 1.070,00 por mês (há uns três meses atrás, eu pagava R$1250,00!!!). E o pior não é isso. O pior é que minha dívida é até dezembro de 2015! Não sei mais o que fazer, não entendo dessa parte jurídica. Fui na caixa tentar renegociar, e realmente, eles renegociam, mas aumentaram no total minha divida em R$20.000!!!!!!!! Pessoal, eu não consigo mais pagar, TODO o meu salário vai nessa porcaria que não me deixa viver. Eu vivo pra pagar a divida, eu trabalho pra pagar a divida, eu acordo pensando na divida, eu durmo pensando na divida. POR FAVOR, peço encarecidamente a ajuda daqueles que podem me ajudar, ou ao menos, me explicar como devo proceder para tentar achar uma saída.
    Desde já agradeço.

    D

    Dianacnascimento Terça, 01 de março de 2011, 22h56min

    Olá, estou na mesma angústia de todos aqui no site. Iniciei a faculdade em 2003 e no segundo semestre do mesmo ano adquiri o FIES. Terminei a faculdade em 2007, e hoje, após 4 anos de formada, ainda pago 1.070,00 por mês (há uns três meses atrás, eu pagava R$1250,00!!!). E o pior não é isso. O pior é que minha dívida é até dezembro de 2015! Não sei mais o que fazer, não entendo dessa parte jurídica. Fui na caixa tentar renegociar, e realmente, eles renegociam, mas aumentaram no total minha divida em R$20.000!!!!!!!! Pessoal, eu não consigo mais pagar, TODO o meu salário vai nessa porcaria que não me deixa viver. Eu vivo pra pagar a divida, eu trabalho pra pagar a divida, eu acordo pensando na divida, eu durmo pensando na divida. POR FAVOR, peço encarecidamente a ajuda daqueles que podem me ajudar, ou ao menos, me explicar como devo proceder para tentar achar uma saída.
    Desde já agradeço.

    D

    DjWagner Quarta, 02 de março de 2011, 2h11min

    Bom dia,
    Então, fiz o FIES e nem me formei, pois minha mãe faleceu quando estava no quinto periodo da faculdade e ela me ajudava a pagar, recebi as boletas para pagar, porém aculularam algumas, paguei umas que chegaram depois, mas agora não tenho como continuar pagando, os valores são pequenos, porém, não estou trabalhando, já tentei negociar na caixa, pois meu nome está negativado, não sei como agir, pois a negociação que me proporam ficaria ainda mais difícil pra mim, pois não poderia ter o dinheiro que ficaria para pagar de imediato. Existe algum meio de conseguir tirar meu nome do serasa e spc, fazendo uma negociação com a CEF, visto que já entrei em contato várias vezes e até hoje não consegui nada e também não consigo dar continuidade nos meus estudos porque essa divida está virando uma bola de neve.
    Desde já agradeço.
    Atte, Wagner.

    G

    Gustavo Fernandes Quinta, 10 de março de 2011, 1h45min

    Alguém sabe informar se a caixa poderia entrar com execução de titulo extra-judicial sem antes ter tido alguma outra ação ou pelo menos uma tentativa de conciliação?
    Pergunto isso aí, pois minha mãe foi fiadora de minha cunhada, porém, minha cunhada so passou dois anos na faculdade, depois não foi mais( desistiu e deixou essa surpresa), e anos depois chegou a surpresa péssima de um of.just com mandado de citação numa execução( porem somente a fiadora q tem recebido os problemas )
    ... Agora, por não ter bens a penhorar, já bloquearam a conta dela algumas vezes, em todas conseguimos o desbloqueio, pois comprovamos q era uma conta unicamente para receber a pensão dela.
    O fato de minha cunhada ter apenas cursado 2 anos na faculdade( 2001 e 2002), e ter desistido do curso, sem ter avisado a faculdade ou mesmo a caixa, influencia em alguma coisa? e pq será q ela nunca recebe nada, tudo ta indo para a minha mãe- a fiadora.

    Existe alguma possibilidade de reverter essa situação? revisar de uma forma benéfica para o fiador ou mesmo o aluno q nem sequer se formou...? pois pelo q notei, refinaciamento do fies fica um absurdo.
    EXISTE POSSIBILIDADE DE ANISTIA?

    Agradeço desde ja as respostas,

    p.s.: [email protected]

    I

    IVSON MOTTA LARANJEIRA Quinta, 01 de maio de 2014, 9h19min

    Bom dia, tenho uma dívida com a caixa econômica federal referente ao fies desde o ano de 2007 porém não concluí os meus estudos e mesmo assim me cobram valores em torno de R$10.000,00 gostaria de saber como posso fazer para poder fazer um acordo judicial e meu nome fique livre desta pendência?

    M

    Mauro Vianna Quarta, 10 de setembro de 2014, 12h28min

    Boa tarde , as minhas testemunhas foram tambem funcionários da caixa

    Gerson Leal da Silva

    Gerson Leal da Silva Terça, 23 de agosto de 2016, 16h38min

    Terminei o meu curso em 2015e consegui pagar 6 parcelas do FIES. Gostaria de quitar to da a dívida de uma vez só será que eu consigo algum desconto bom, meu financiamento (fies) é de R$ 17000,00. Fiquei sabendo que no final de ano iniciará um processo de renegociação do FIES pela CEF, preciso saber os requisitos e se processos em execução podem ser beneficiados.Gerson

    L

    LUDMILLA DE SOUZA CRUZ Quarta, 31 de maio de 2017, 14h35min

    estou sendo processada pela caixa, está finalizado a ação e infelizmente a minha advogada (prima) não deu muito importância o processo, enfim está para ser executada agora dia 12 de junho de 2017 o valor de 44.706,89 mais as custas e eu não tenho dinheiro para pagar nada e nem o meu Fiador que é o meu tio, estou extremamente desesperada, já fui na caixa da cidade vizinha e nada se resolve, tenteei negociar via site da caixa mas não me deram opção e a caixa onde fiz o FIES é no interior de são Paulo.
    minha Advogada não sabe o que fazer e eu estou desesperada pois quero negociar parcelando e várias vezes até eu arrumar um emprego e começar a pagar um valor maior até quitar a divida.
    Se puderem me ajudar a achar uma solução pois o valor que tenho eles não aceitam para quitar, não sei o que fazer, meu fiador é aposentado e só tem uma casinha e ele não pode perder-la.
    Me ajudem por favor.
    Obrigada

    Dayliana Leme

    Dayliana Leme Terça, 19 de fevereiro de 2019, 17h51min

    Alguém conseguiu negociar com a caixa e obter sucesso??? Terminei minha faculdade em 2006 e no ano seguinte entrei com um processo para revisão de valores e tentar negociar. Pois bem, nunca sequer fui chamada para uma audiência ou acordo, no meio do processo minha advogada abandou o caso e para minha infelicidade agora chegou a conta 52 mil reais, e hoje me ofereceram uma proposta, eu pagar os honorários previstos em 4.000,00 e 145 parcelas de 465,00 mais juros mensais e juros anuais. Agora pergunto isso está certo? Fiz uma proposta para quitar o débito em 20.000,00 e não aceitaram. O que eu posso fazer. Nunca me neguei a pagar, só nunca concordo em pagar o valor absurdo que eles estão cobrando, não trabalho registrada desde 2008, um ano após me formar, não exerço minha profissão, não tenho como pagar parcelas pois não tenho salário. Algum advogado pode me orientar por favor.

    L

    LUDMILLA DE SOUZA CRUZ Terça, 19 de fevereiro de 2019, 20h56min

    Eu nada conseguir com o meu processo, Um amigo meu que estava na mesma situação só que como a agência da Caixa onde ele transferiu o contrato é em Santo André ele conseguiu de R$30 mil reduzir para o que só deve ao Fies o valor de R$10 mil, e ainda falou para ele que o pessoal da Caixa que fiz o contrato que está de má vontade, pois poderia abrir um chamado direto e conseguir com o Fies abrir a negociação extra judicial. Por fim , mandei emails para o FNDE , FIES E OUVIDORIA DA CAIXA e a resposta foi:
    FNDE E FIES, liberaram renegociação e parcelamento, mas a Caixa se negou e disse que somente em Juizo, ou seja a Caixa joga pra o Fies só para enrolar pois mesmo o FNDE autorizando ela não abre mão, Por fim com a nova lei de renegociação isso só será aceito se for retirado o processo, mas ai eu pergunto: COMO EU POSSO RETIRAR UM PROCESSO ONDE EU SOU A RÉU? ONDE EU FUI PROCESSADA? Então é isso , já bloquearam um valor dos fiadores e a caixa está solicitando apreensão automotivos de todos,(eu e os fiadores aposentados) Difícil ser lesado sem poder fazer nada. Por fim achei um advogado Saulo Rodrigues que é especialista em Fies e ele me disse que os juros são sempre abusivos e tal.Vamos ver o que vai acontecer.