• Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Edgar Bianchini

    Edgar Bianchini Sábado, 14 de maio de 2016, 15h38min

    Prezados

    Antes de pensarem que o terreno está "totalmente abandonado", lembre-se que o proprietário pode fazer visitas regulares ao imóvel sem que ninguém perceba. O fato de o proprietário não adentrar no local, não conversar com vizinhos e não realizar benfeitorias/obras, não significa que não haja acompanhamento do local. Pode-se muito bem verificar e manter a propriedade sem tornar isso público, e sem significar que ela não exista ou possa ser usada futuramente.

    Aliás, a grande maioria dos casos são assim. E, sem dúvida, depois de um tempo o proprietário irá aparecer. Dificilmente alguém joga fora um imóvel.

    Em síntese, siga alguns passos se sua intenção é de boa fé. Procure a Prefeitura e peça o levantamento da área, verifique o registro na prefeitura, situação do ITR ou IPTU, peça as certidões do imóvel, e em seguida levante a matrícula do imóvel. Procure saber do proprietário e procure um advogado. O usucapião, a aquisição da posse e a propriedade são processos complexos, que sem a devida orientações jurídica podem ensejar graves prejuízos para o "invasor". Antes de pensar em se apropriar, pense o quanto está disposto a pagar em caso de uma ação do proprietário em decorrência da invasão.

    Em síntese, faça, mas faça direito. Procure um advogado, o defensor público, os órgãos municipais de habitação, e informe-se bastante antes de tomar qualquer atitude que possa lhe gerar uma obrigação de indenizar.

    A solução para pendenga

    G

    Giliesse Sexta, 20 de maio de 2016, 13h47min

    Oi boa tarde. Comprei uģm terreno a pouco mais de 5 anos por contrato de compra e venda, atrás do meu terreno fica uma rua que não se sabe se é realmente tua ou terreno, e atrás desse rua ou desde terreno tem terrenos,todos os vizinhos tem esse tua atrás de suas moradias.Enfim pois de uns dois anos que estavam os morando aqui fomos atrás do dono desses terrenos mas não encontramos niguem, perguntamos de porta em porta para o pessoal da região do bairro, uns diziam que tinham dado a prefeitura para ruas pois um pouco para frente da minha casa fica um coabe e no meio de coabe fica a rua vai dar no terreno atrás das nossas casas. Até um tempo atrás procuramos os donos para podemos comprar pois e muito mato atrás das casas, e quase todo mês eu pago alguém para limpar, pois aparece mosquitos, cobras, aranhas e outros insetos, tenho criança pequena. Pouco tempo atrás de tanto que procuramos o dono e não encontramos resolvemos cercar adivinha agora apareceu o dono e maioria dos vizinhos cercarao. E agora ele quer vender mas depois desse tempo todo, e mais e que se dono mora praticamente na mesma rua.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de maio de 2016, 18h24min

    Vc tinha de buscar saber quem era o dono na prefeitura ou no cartório do RGI, pois o dono não é obrigado a morar perto do terreno dele.

    Para limpar e cercar é obrigação da prefeitura providenciar, seja obrigando ao dono e até o multando, ou fazendo ela mesma o serviço

    Estando o terreno em nome de alguém, este alguém pode reaver a área a qualquer tempo.

    Gilcimar Rodrigues Araujo

    Gilcimar Rodrigues Araujo Segunda, 06 de junho de 2016, 20h40min

    Caro Doutor Alexandre tenho uma dúvida tem um terreno próximo onde moro(moro nos fundos da casa do meu sogro) quê é uma area q dizem q é sobra de loteamento e está um matagal,se eu cuidar não tendo projeto para prefeitura e nem dono posso ganhar depois de anos cuidando e provando isso em juízo?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 06 de junho de 2016, 20h54min

    Não poderá requerer usucapião.

    Magdinha Santos

    Magdinha Santos Sexta, 22 de julho de 2016, 11h54min

    Moro em um terreno onde tomamos posse a 12 anos. Me divorciei, ainda não temos documentação e o pai dos meus filhos quer vender. No caso não aceito, pois moro com meus filhos e um menor. Porem, segue processo. Pode ser vendido sem documentação??

    R

    Rafael F Solano Sexta, 22 de julho de 2016, 14h58min

    Vcs só tem a posse, e somente a posse é que seria vendida

    Patricia Bastos

    Patricia Bastos Segunda, 22 de agosto de 2016, 22h36min

    Boa noite!
    Estou precisando saber o que posso fazer para as autoridades tomarem uma atitude sobre um terreno não murado abandonado, de propriedade particular, mas com problemas de posse familiar na justiça e que está provocando diversos transtornos para muitos vizinhos.

    edilane

    edilane Segunda, 12 de setembro de 2016, 17h06min

    Olá boa tarde!
    Eu tenho uma pequena dúvida, minha mãe mora em frente há um terreno, praticamente dentro do quintal dela,ele estar abandonado há muitos anos, e os mais antigos dizem que esse terreno faz parte da rua, sendo que é sem saída, até ai tudo bem,eu meu esposo estmaos querendo fazer uma casa, nesse terreno, já perguntamos os vizinhos antigos e todos concordaram, pq não há motivos para não construir.
    Esse terreno estava cheio de entulhos, matos,sujeiras, estava com mais cara de lixão do que de terreno, meu marido pagou pra limpar, e ficou um grande terreno, só que agora,apareceu um suposto "filho do dono", dizendo que o terreno é dele, mais ele não tem documentação nenhuma para provar, e também a rua não consta nem no mapa.
    O que fazer nessa situação?
    Por favor me ajuda.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 12 de setembro de 2016, 17h47min

    Como vc sabe que o sujeito não tem documentação alguma?? Ele não tem de provar nada a vcs, mas apenas a justiça se assim dele for requerido.

    Cabe a vc buscar informar-se corretamente, ao invés de se basear no disse-que-disse dos vizinhos, indo procurar a Prefeitura e no Cartório do RGI de sua região. Se for área publica vcs não podem ocupar de forma alguma!! Não depende dos vizinhos concordarem ou não!!!

    Elaine Monteiro

    Elaine Monteiro Quinta, 10 de novembro de 2016, 14h26min

    ola boa tarde gostaria de saber como consigo uma copia de uma planta de um terreno que é da prefeitura, o terreno esta vazio e gostariamos de plentiar para fazer trabalhos com a comunidade

    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de novembro de 2016, 15h32min

    Se é da prefeitura, só com a prefeitura!!!

    Jonas Siqueira

    Jonas Siqueira Quinta, 12 de janeiro de 2017, 18h43min

    Sr Alexandre.
    Constado as respostas anteriores,O que foi muito útil.
    Preciso tirar uma dúvida.
    Quais os documentos iniciais preciso ter do terreno?Para provar a data de entrada.?
    Como conta de luz?Água?
    Ou tenho que fazer um documento junto ao cartório para provar a data de entrada.
    Como pode ser feito este procedimento?
    Passa o nome do relógio para o próprio nome?O relógio do Hidrômetro?
    Qual documento permite provar a entada no imóvel?
    Obrigado.

    Thiago Carol Pereira

    Thiago Carol Pereira Sexta, 13 de janeiro de 2017, 11h28min

    Boa tarde, cerquei um terreno em São Pedro da aldeia, desde o fundamento do bairro que não tem dono, la não se paga iptu, não se tem RGI nem escritura, já pedi o poste e mande um capinar, farei plantacoes e construirei um cômodo futuramente, gostaria de sabe como faço um documento de posse sobre esse terreno? E ou o que devo fazer pra ter alguma documentação desse terreno que nunca teve dono.

    Obs: fui na prefeitura e não consta dono.

  • -1
    Jakinho Vibe

    Jakinho Vibe Terça, 17 de janeiro de 2017, 12h41min

    Dr. Alexandre,Eu invadir uma área de Terra com 40 metros de frente e 40 metros de fundo,mais fiquei sabendo que o proprietariado da terra devia ao Incra,que nem as terras pagaria a divida dele. como faço para legalizar isso ou oque o Sr. mim recomendaria?

    Messias Santos

    Messias Santos Quinta, 19 de janeiro de 2017, 10h25min

    bom dia gostaria de saber. eu tenho três filhos moro de aluguel, na rua decima da onde eu moro tem um terreno abandonado ha mais de cinco anos ,e tem mais de cinco anos de IPTU atrasados se eu invadir o terreno cuida e ao mesmo morar nele que seria o caso se por ventura um dia o proprietário vinhe aparecer-e se ele pedir pra sair do terreno abandonado o mesmo teria o direito de pedir pra que eu e minha família sai-se do terreno mesmo com o IPTU atrasado ele teria esse direio....

    Messias Santos

    Messias Santos Quinta, 19 de janeiro de 2017, 10h40min

    bom dia gostaria de saber. eu tenho três filhos moro de aluguel, na rua decima da onde eu moro tem um terreno abandonado ha mais de cinco anos ,e tem mais de cinco anos de IPTU atrasados se eu invadir o terreno cuida e ao mesmo morar nele que seria o caso se por ventura um dia o proprietário vinhe aparecer-e se ele pedir pra sair do terreno abandonado o mesmo teria o direito de pedir pra que eu e minha família sai-se do terreno mesmo com o IPTU atrasado ele teria esse direio....