entrada de menino no banheiro feminino com mãe.
Menino com até 10 anos de idade pode ser proibido de entrar em banheiro feminino junto com a mãe ou responsável de sexo feminino, considerando o risco de exposição a assédio e imaturidade dessa faixa etária para lidar com tal ameaça?
Obrigada, ISS. tentei editar o texto após a publicação para que ficasse mais preciso e não consegui. Sei que não é seguro deixar uma criança ir sozinha a banheiros públicos. Mas já fui hostilizada por levar meu filho de 7 anos ao banheiro feminino em um estabelecimento que não oferece banheiro da família. Foi muito constrangedor! Continuarei levando meu filho ao banheiro feminino quando necessário, mas gostaria de ter um resguardo contra constrangimentos.
As outras mulheres, e mesmo as garotas da idade dele que utilizam o banheiro feminino possuem o direito a terem suas intimidades resguardadas, e se insurgirem contra a entrada do garoto.
Se assim nao fosse, outras mães, alegando o mesmo que você, pretenderão entrar com garotos de 11...12...15...16... nesses banheiros.
E mais: um pai de uma garota de 10 anos poderia, de igual modo, pelo mesmo receio de assédio, querer entrar com a garota no banheiro masculino, o que exporia a todos a constrangimento, ou pior: querer acompanhá-la no banheiro feminino.
Ou seja: não há amparo legal para tal conduta, e se o local proibir que o garoto entre, não há o que você reclamar.
Cabe a você orientá-lo de como se portar ao entrar no banheiro masculino desacompanhado, enquanto você o espera na porta, como não falar com estranhos ou mesmo gritar caso se sinta ameaçado.