Esquizofrênico pode ser policial federal?
Boa tarde. Sou portador de Esquizofrenia CID F 20 (sem nenhum ponto com número depois do 20) e sonho em ser policial federal. Eu quero trabalhar em um emprego que eu goste e me sinta bem, no caso a pf. Mas vi que tem um exame psicológico para poder ingressar. Mesmo com Esquizofrenia F 20 eu posso ingressar? Porque eu não terei meus pais pela vida toda para me sustentar, não vou conseguir viver com o valor da aposentadoria para especiais (e nem quero me aposentar) e preciso trabalhar.
Acho uma grande discriminação se eu passar no concurso e me reprovarem no exame psicológico. E se eu for reprovado, tem como eu recorrer judicialmente? obrigado.
Provavelmente o governo presuma que você irá arrumar algum trabalho compatível com sua saúde. Um trabalho administrativo, em uma empresa privada, como a grande maioria das pessoas, por exemplo. Você tem a opção de trabalhar em diversas outras áreas.
A PF, pode ser seu sonho, mas não é a única possibilidade de emprego!
Tá ok. Vc veio aqui e fez um questionamento técnico e lhe respondemos.
Sua irresignação não irá mudar o fato que a patologia que lhe acomete lhe incapacita TOTALMENTE para a atividade de segurança pública. Não é preconceito! É CONCEITO mesmo, formado com base em estudos científicos sobre a patologia.
Ninguém entregará um porte de armas a uma pessoa acometida por esquizofrenia.
Pode se irresignar e espernear, mas não modificará o resultado final.