QUE CRIME É ESSE?????

Há 17 anos ·
Link

Quando alguém possui um cão valente e esse animal se encontra em um local que pode oferecer perigo a alguém, como no caso de um portão frágil, no caso em que uma criança possa tocar no portão, no caso de o cão atacar a pessoa ou a iminência de agredir alguém na rua, essas ações podem ser tipificadas como crime ou o quê?

Obrigada

Édima

3 Respostas
Patricia F.
Há 17 anos ·
Link

Olá Édima,

Na hipótese de o cão atacar alguém, o Código Civil, em seu artigo 936, determina a obrigação do dono ou detentor pela indenização devida à vítima. Devendo, inclusive, na hipótese de óbito, custear o funeral, indenizar os familiares da vítima e, ainda, prestar alimentos as pessoas a quem o morto os devia, levando-se em conta a provável duração da vida da vítima.

Com relação aos efeitos penais, o dono do animal poderá ser condenado por lesão corporal, e ser responsabilizado pela omissão de cautela na guarda ou condução do animal, na hipótese desse animal causar ferimentos à vítima. Se, entretanto, ocorrer a morte da vítima, o dono do animal poderá ser responsabilizado pelo crime de homicídio culposo. Espero Tê-la ajudado

Edima Pereira Xavier
Há 17 anos ·
Link

Cara Isis,

Eu gostaria de saber é se o fato do cão valente está preso, porém nas condições mencionadas acima, de perigo iminente pode caracterizar algum crime ou terá que esperar que o fato se concretize.

Édima

Patricia F.
Há 17 anos ·
Link

Olá Édima,

A Lei de contravenções Penais (Decreto-lei 3.688/41), no atrigo 31, determina que haverá omissão de cautela na guarda ou condução de animais quando o dono ou o detentor do animal perigoso deixá-lo em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela. A pena será de prisão simples, de 10 (dez) dias a 2 (dois) meses, ou multa.

A referida norma é uma contravenção penal de perigo abstrato, cujo objetivo será a proteção da incolumidade pública.

Não será necessário que o animal cause danos para que a contravenção se concretize, bastará apenas a sua potencialidade. Basta deixar o animal perigoso em liberdade, abandonando-o, soltando-o, sem a devida cautela, e, ainda que o animal esteja preso, não o esteja de forma segura e satisfatória, abrindo brechas na ocorrência de danos à terceiro.

A ação será a ação penal será pública incondicionada, sendo o Ministério Público o seu titular, pois é uma norma de proteção à coletividade.

Espero tê-la ajudado.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos