estou auxilio doença por 2 ano devido uma fratura na perna do qual faço consultas periodicas pois não estou totalmente restabelecido, pois sinto dores e a fratura não esta totalmente consolidada sendo que já fazem 3 anos e meio, agora fui chamado pelo inss para nova pericia, onde o perito encaminhou-me para reabilitação profissional, mesmo no laudo Médico que apresentei constava Pseudoartrose e o Médico recomendava repouso. Gostaria de saber como proceder, pois no local onde trabalhava era apenas eu e outro funcionario e o meu chefe, sendo que quando me afastei,meu chefe passou a fazer o serviço que eu fazia, pois o outro era de serviço interno e eu externo, onde exigia certo esforço fisico, como andar em moto e subir escadas e caminhões entregado documentos e verificando mercadorias para serem entregues, desta forma não há outra vaga interna onde eu possa ocupá-la, então poderia me informar como proceder em relação a esta solicitação de reabilitação sendo que não estou totalmente recuperado da minha fratura,sou obrigado a fazer esta reabilitação sendo que não sou capaz de voltar ao trabalho no meu serviço e como funciona a mesma.

Respostas

    F

    fatima Suspenso Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 14h02min

    Donta boa tarde quem vai dizer se esta habilitado a disputar a vaga como deficiente é o perito do concurso,antes vc deveria consultar com o medico que faz seu tratamento ele vai responder se problema de coluna é deficiencia fisica,se for tera um codigo,que é utilizado pelos peritos do concurso,mais lembre-se apenas ser deficiente não lhe da direito a vaga no concurso,voce vai disputar com outras pessoas na mesma condição,então o unico jeito de garantir a vaga é estudando e tirando a melhor nota,para ser chamado. Como deficiente vc tem muitas chances,mais se não estudar não vai dar,pois é concurso,tem que fazer prova escrita,portanto tem q estudar. Equanto vc estiver se tratando e encostado no INSS,vc não sera considerado deficiente,porq se trata pode melhorar,deficiencia é sequela. Enquanto segurado do beneficio vc vai ter q optar se passar em concurso publico,pois se esta em beneficio não pode trabalhar.Donta boa sorte!!!

    D

    donta costa Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 8h51min

    olá como muitos aqui no foram falam de reabilitação proficional deixo minha expêriencia e agradecimento especial a FATIMA ,que respondeu minhas perguntas e duvidas nesse pais aqui tem mais valor um bebado,drogado,maconheiro,ladrão,etc... esses sim conssegue se afastar do trabalho e nem passar por processos de reabilitação profissional sugerido pelo nosso querido presidente da republica que ferror a maioria das pessoas que estão com problemas o sistema funciona obrigando o trabalhador muitas vezes a trabalhar doente com dores , e depois de um tempinho eles mandam o trabalhador embora do serviso,o que não acontensse com um bandido ,maconheiro,drogado,bebado e muitos que alegam ter problemas mentais e não tem nada,tem que saber separar um do outro nem todos são iguais mais os peritos acham que são todos iguais e tratam com desrespeitos muitas pessoas que estão doentes ou deixartam de tabalhar por motivo de saúde e não por servergoisse,se há casos assim eles tem peritos para envestigar caso a caso e aposentar quem tem problema como pode uma pessoa ficar afastado mais de 5 anos e não ter nada ,isso e uma injustiça pode ser que se eles aposentarem as pessoas vão sobrar muito pouco para eles roubarem como ja foi verificado varias fraudes no inss quem se dana e o trabalhador eles não querem nem saber se tem familia ,filhos esposa doente,problemas eles tratam as pessoas com ofensas,falam coisas que a pessoa não meresse pois e trabalhador se fosse bandido nem passaria em pericia ja estaria aposentado,depois que muitos levaram um liçanzinha começaram a agir de outra forma mas nada mudou ,espere a carta em casa dudo vai dar certo quando vem a carta se vem com alta,não sou eu e o governoquem esta fazendo isso e uma humilhação falta de respeito e até hoje não vi um perido na cadeia um trabalhador sim tudo isso por sr DR. eles são valorizados nós somos lixo vale mais uma mentira dele do que 1000 verdades do trabalhador, resumindo quem ja passou em pericia medica pelo inss sabe muito bem que estou falando e humilhante acham que estão fazendo favores as pessoas sendo que e um direito porque pagamos o inss e temos todos os direitos pelo menos e o que esta escrito na lei mais na pratica e totalmente ao contrario garanto para todos vocês se você algum parente de algum medico que tivesse passando um probleminha ja estaria aposentado sem ter que passar por pericia nenhuma,eles aposentam quem eles querem as vezes as pessoas tem bem menos que vocês que estão com problemas e ja estão aposentados se pegar todos relatorios de aposentadorias do inss vão ver que mais de 50% dessas pessoas poderiam se enquadrar no processo de reabilitaçãoou tyrabalhar normalmente sem processo de reabilitação são pessoas escolhidas,sobre a fabrica onde trabalham ,eles querem se livar do funcionario pois ele so e bom enquanto esta trabalhando,quando esta doente não serve mais para a empresa pois nós fomos contratados para trabalhar dar lucro ao patrão,o inss nem esta ai com você esse processo de reabilitação e um meio de não aposentar o segurado e criar mais problemas para pais de familia que dependem do salario eles recebem o salario deles e bem recebido e nós que se dane .procure seus direitos mesmo que etejam ,somente no papel pois todos os orgão e do governo e eles aposentam quem eles querem também se existe reencarnação da proxima ves queria ser um perito e lembrar de todos que ja me trataram com desrespeito não fiz nada pois conheço a lei e sei que perco todos meus direitos eu; eles podem fazer o que quiser tem varias maneira de sair da situaçlão como você entendeu errado,não voi isso que quis dizer ,etc..os direitos so existem no papel na realidade e muito diferente ,so que uma hora o pessoa por mais calma que seja acaba dando um cinco minutos e faz coisa que não esta acostumada a fazer paciência tem limite,e uma desrespeito total não critico ninguem que fez alguma coisa pois cada um tem um limite,procurem seus direitos mesmo sabendo que e muito dificil de conseguir alguma coisa um trabalhador que rebentou as costa fazendo força e conseguiu fazer uma casa com o dinheiro de seu trabalho e de horas extras de tanto trabalhar fazendo horas extras varios domingos e ferriados ,sobre a reencarnação queria pegar um por um daqueles peritos e fazer eles sentirem o que varias pessoas sentiram humilhação ,desrespeito etc e favorecer o trabalhador que trabalhou e tem direito ,se dependesse de min ia analizar caso a caso e vavorecer o trabalhaor,isso euma vergonha para quem trabalha e precisa do inss mesmo as propagandas dizendo aocontrario não entrarei mais nesse siter pois minha opinião não vale nada o que fale são resultados desejo a todos que consigam seus objetivos,pois seus salarios são para manter susa familias não desistam ,desejo a todos boa sorte.

    F

    fatima Suspenso Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 17h08min

    Donta, sei como se sente ja me senti assim desesperada,desamparada,como se estivesse pedindo esmolas,sei que é assim que se sente um segurado do INSS,mais vc tem que buscar forças em voce,pois sua familia precisa de vc,não desista nunca,valeu o seu desabafo,cuide de sua saude e não desista nunca da vida ela é dura,mais sabendo viver ela é bonita!Donta fica com DEUS,não se esqueça que ele esta sempre presente,e ele tudo vê.Um forte abraço!

    L

    Liza Domingo, 12 de abril de 2009, 2h52min

    Fátima,

    quero apenas te parabenizar pela iniciativa de compartilhar conosco suas experiências com o INSS.
    Vejo que muita gente tem problemas parecidos e as vezes nem sabe por onde começar a resolver. Por isso achei muito legal da sua parte contar o que passou e ainda nos dar coragem pra enfrentar.
    Confesso que eu estava mesmo com medo dessa reabilitação profissional, pois ninguém nos explica la no INSS.
    Lendo seu post fiquei um pouco mais tranquila. E, logo que eu saiba o que vai acontecer comigo farei o mesmo que vc. Vou relatar minha experiência pra quem sabe ajudar outras pessoas que possam estar passando por situações semelhantes.
    Mais uma vez parabéns pel iniciativa!

    F

    fatima Suspenso Domingo, 12 de abril de 2009, 22h14min

    Querida Liza,fico muito feliz por estar podendo contribuir com o proximo,afinal a intenção foi essa. Muitas vezes ficamos tão chatiados e sem nenhuma pespectiva achando que todos são nossos inimigos e querem de alguma forma nos prejudicar é o que acontece aos segurados do INSS,muitos não conseguem a reabilitação,pois se não me engano somente quem sofreu acidente de trabalho tem direito e aí chegamos armados até o dente e desconfiando de tudo,como o orgão acho que até propositalmente não nos informa nossos direitos,deixamos de aproveitar o que a justiça do trabalho nos proporciona,o segurado reabilitado que volta ao mercado de trabalho com sequelas,recebe o beneficio correspondente a metade do recebia de beneficio previdenciario,o segurado que tem deficiencia de amputação tem o direito de receber as proteses ou orteses para tornar sua vida um pouco melhor, mais somente gozam desses beneficios quem os conhece então não encarem a reabilitação como uma masmorra e tentem tirar o maior proveito de tudo,pois esta la para os segurados,procurem descobrir os beneficios tenho certeza que se houver a alta sairam de lá encaminhados. Feliz Pascoa a todos!!

    R

    rosangela de souza Quinta, 16 de abril de 2009, 19h06min

    paulo se tu se recusar a reabilitação o inss pode te dar alta total ai sim as coisas vão ficar ainda pior estou passando por isso e foi isso que aconteceu comigo me derão alta sem a reablitação. A reabilitação leva algum tempo e tu tens direito após o término da reabilitação ao auxilio acidentário que é 50% do valor do teu benefico se restou sequelas que reduzirão a tua capacidade para o trabalho quetu exercia antes do acidente comprovadas com laudos médicos e exames esses são os teus direitos com a reabilitação por isso cuide para não perdelos e consulte um advogado previdenciario.

    W

    Willer Pontes Segunda, 08 de junho de 2009, 0h07min

    BOA NOITE ,me chamo willer leite gonçalves pontes,tive um acidente de trabalho em 2007 onde passei 9 meses pelo inss, ai tvoltei a trabalhar e com tres meses entrei novamente no inss,ai com 7 meses aprox eles me ,mandaram pra reabilitação profissional,estou com 4 meses e uns dias e já fiz dois cursos profissionalizante e estou terminando o terceiro,fiz uma avaliação médica pela empresa e a empresa quer q eu volte pra mesma função forçando insistindo o inss q volte pra mesma função,esse meu acidente deu hernia discal e espondilolistese,sei q não tenho mais condições de voltar sei se voltar entrarei de novo no inss, prefiro mudar pra voltar a trabalhar em função administrativa,enquanto no trabalho na função anterior subia muita escada e pegava peso,pergunto depois de feito todos esses cursos profissionalizante o inss mandaria eu voltar pra função anterior em vez da que estou me reabilitando?a empresa tentou q eu voltasse 3 vezes depois q o inss me colocou pra fazer curso,mas não quero voltar a função anterior nem morto aguardo respostas se possivel o mais rápido possivel obrigado e aguardo

    W

    Willer Pontes Segunda, 08 de junho de 2009, 0h10min

    BOA NOITE ,me chamo willer leite gon~çalves pontes tive um acidente de trabalho em 2007 onde passei 9 meses pelo inss, ai tvoltei a trabalhar e com tres meses entrei novamente no inss,ai com 7 meses aprox eles me ,mandaram pra reabilitação profissional,estou com 4 meses e uns dias e já fiz dois cursos profissionalizante e estou terminando o terceiro,fiz uma avaliação médica pela empresa e a empresa quer q eu volte pra mesma função forçando insistindo o inss q volte pra mesma função,esse meu acidente deu hernia discal e espondilolistese,sei q não tenho mais condições de voltar sei se voltar entrarei de novo no inss, prefiro mudar pra voltar a trabalhar em função administrativa,enquanto no trabalho na função anterior subia muita escada e pegava peso,pergunto depois de feito todos esses cursos profissionalizante o inss mandaria eu voltar pra função anterior em vez da que estou me reabilitando?a empresa tentou q eu voltasse 3 vezes depois q o inss me colocou pra fazer curso,mas não quero voltar a função anterior nem morto aguardo respostas se possivel o mais rápido possivel obrigado e aguardo,pergunto tem algum risco de o inss mandar eu voltar pra função q eu estava antes?quando eles mesmo virma q tenho q mudar mandando pra reabilitação

    W

    Willer Pontes Segunda, 08 de junho de 2009, 0h25min

    BOA NOITE ,me chamo willer leite gon~çalves pontes tive um acidente de trabalho em 2007 onde passei 9 meses pelo inss, ai tvoltei a trabalhar e com tres meses entrei novamente no inss,ai com 7 meses aprox eles me ,mandaram pra reabilitação profissional,estou com 4 meses e uns dias e já fiz dois cursos profissionalizante e estou terminando o terceiro,fiz uma avaliação médica pela empresa e a empresa quer q eu volte pra mesma função forçando insistindo o inss q volte pra mesma função,esse meu acidente deu hernia discal e espondilolistese,sei q não tenho mais condições de voltar sei se voltar entrarei de novo no inss, prefiro mudar pra voltar a trabalhar em função administrativa,enquanto no trabalho na função anterior subia muita escada e pegava peso,pergunto depois de feito todos esses cursos profissionalizante o inss mandaria eu voltar pra função anterior em vez da que estou me reabilitando?a empresa tentou q eu voltasse 3 vezes depois q o inss me colocou pra fazer curso,mas não quero voltar a função anterior nem morto aguardo respostas se possivel o mais rápido possivel obrigado e aguardo,pergunto tem algum risco de o inss mandar eu voltar pra função q eu estava antes?quando eles mesmo virma q tenho q mudar mandando pra reabilitação

    W

    Willer Pontes Segunda, 08 de junho de 2009, 0h26min

    BOA NOITE ,me chamo willer leite gon~çalves pontes tive um acidente de trabalho em 2007 onde passei 9 meses pelo inss, ai tvoltei a trabalhar e com tres meses entrei novamente no inss,ai com 7 meses aprox eles me ,mandaram pra reabilitação profissional,estou com 4 meses e uns dias e já fiz dois cursos profissionalizante e estou terminando o terceiro,fiz uma avaliação médica pela empresa e a empresa quer q eu volte pra mesma função forçando insistindo o inss q volte pra mesma função,esse meu acidente deu hernia discal e espondilolistese,sei q não tenho mais condições de voltar sei se voltar entrarei de novo no inss, prefiro mudar pra voltar a trabalhar em função administrativa,enquanto no trabalho na função anterior subia muita escada e pegava peso,pergunto depois de feito todos esses cursos profissionalizante o inss mandaria eu voltar pra função anterior em vez da que estou me reabilitando?a empresa tentou q eu voltasse 3 vezes depois q o inss me colocou pra fazer curso,mas não quero voltar a função anterior nem morto aguardo respostas se possivel o mais rápido possivel obrigado e aguardo,pergunto tem algum risco de o inss mandar eu voltar pra função q eu estava antes?quando eles mesmo virma q tenho q mudar mandando pra reabilitação

    N

    ninil Segunda, 22 de novembro de 2010, 19h47min

    nao fui reabilitado agora vou passar por pericia posso ter alta sem ter sido reabilitado pelo inss

    H

    Hilario Hoppe Quinta, 05 de janeiro de 2012, 14h24min

    Sofri um acidente de trabalho e fiquei com sequela definitiva na mão esquerda, fiz reabilitação e agora a empresa não tem outro setor para eu trabalhar, estou sem receber do inss e não consigo outro emprego... Não sei o que fazer??? Posso pedir outro curso de reabilitação??? pois o curso que fiz era de logistica e com este cursinho basico não tem nenhuma vaga pra mim....

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 05 de janeiro de 2012, 15h19min

    Olá Hilário!

    Essa é a situação de muitos em nosso pais!

    Algum advogado poderia dar informações mais precisas sobre o caso do nosso colega de forum?

    abraços

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 15h38min

    Poderá sim tentar outra reabilitação, pois se ainda inapto a empresa não poderá demití-lo, então e conseguir uma função que vc possa desempenhar.

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 05 de janeiro de 2012, 17h38min

    Adriana!

    Mas como é o procedimento correto, ele fez o curso da reabilitaçaõ e tal, o INSS concedeu o diploma pra ele, e a empresa não aceita.

    E o que devemos fazer?

    Quais são os direitos dos segurados?

    abra~ços

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 17h57min

    Alguem esta errado e precisa ceder, se o INSS capacitou indevidamente ele deverá tentar um recurso no próprio INSS, mas creio ser a empresa, deverá tentar dialogar se nada resolverem denunciá-la no sindicato.

    I

    InteressadoEmDireito Sexta, 06 de janeiro de 2012, 9h16min

    Olá Adriana!

    Exatamente nesse ponto que o segurado após retornar fica indefeso.

    É só na base do dialogo ou recursos que leva anos e o segurado fica sem receber.

    É só isso mesmo que pode se fazer?

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 06 de janeiro de 2012, 9h21min

    Espero que o erro venha da empresa, pois denuncia no ministerio do trabalho e pronto, mas se o INSS será demorado.

    Aguardemos outras posições...

    I

    InteressadoEmDireito Sexta, 06 de janeiro de 2012, 9h29min

    Adriana!

    Como vc vai voltar a trabalhar em um lugar que não ti querem isso nao conta para nada em processo?

    E outra se a empresa não quer porque deve ter algum problema na legislação, sinto que o INSS deve acatar o cabra, e entrar em contato com a empresa, o governo deveria intermediar isso e nao o coitado do segurado.

    abraços

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 06 de janeiro de 2012, 9h35min

    Isso somente em sonhos Ho_Ho, a empresa o coloca de lado e o INSS tb, um joga para o outro, no final quem deve fazer algo é o próprio. As leis só funcionam com fiscalização. viva o país da sonegação....