Caros Senhores,

Há seis meses, aluguei uma residência que desde as primeiras chuvas apresentou uma série de infiltrações,bolhas nas paredes além de cupins, goteiras no telhado da garagem(inclusive algumas caindo no carro) . Há dois meses, o piso do segundo andar "estourou" e agora está rachado e estalando.

Comuniquei todos estes acontecimentos e minha vontade de deixar o imóvel à imobiliária que me disse que eu poderia alegar a condição de inabitabilidade.

Sendo assim, redigi uma carta solicitando a isenção da multa por ocasião da rescisão do contrato, devido aos fatos. A imobiliária encaminhou a carta ao proprietário que se disponibilizou a relizar e pagar os reparos, porém não abrindo mão da multa.

Questão01 : Mesmo com todo o transtorno e prejuízos já causados e com os ques viriam com as obras de reparo, minhas únicas opções seriam de sair pagando a multa ou conviver com as obras?!???

Questão 02: Meu contrato não fala nada sobre a proporcionalidade da multa ao tempo de aluguel. Ele diz que até um ano, a multa é de 03 alugueres. A partir daí , até o fim dos 30 meses , a multa seria de 01 aluguel. Conforme ouvi sobre a multa proporcional, se meu aluguel é de R$1000,0, depois de seis meses deveria pagar de multa 6/12 avos de três alugueres(R$3000,0).Isto é, R$1500,0. Isso está correto ?! qual é a lei que determina isso ?!

Gostaria de alguma orientação

Grato, Marcelo

Respostas

    D

    daniel rezende Quarta, 16 de setembro de 2015, 13h03min

    o que devo fazer?sai recentemente de um apt° onde obtive diversos problemas e prejuízos,perdi o jogo de quarto da minha filha devido ter chovido no interior do imóvel,e diversos pisos da parede do banheiro caiu devido as infiltrações ficando horrível a habitação, o vaso sanitário ao dar descarga tinha vazamento ficando aquele mau cheiro,onde aconteceu uma demora de mais de três meses para solucionar o transtorno ocorrido,foi então que sai do imóvel,não fui ressarcido do prejuízo e ainda fui obrigado a conviver com esta situação sacrificante,e ainda querem que eu pinte o imóvel para fazer a devolução das chaves,o que devo fazer?

    Bruna Mara

    Bruna Mara Segunda, 28 de setembro de 2015, 0h44min

    Boa noite.
    Aluguei uma casa e dei 4 meses de aluguel adiantados a serem descontados faltando 4 meses para vencer o contrato.
    O contrato foi de um ano e estou a 4 meses.
    Peguei a casa com entulhos no terreno, o de tive que chamar um serviço especializado pra retirar, tomadas não funcionando e etc. O pior de tudo é que tem muitas goteiras e isso eu exigi do locatario para arrumar. Ele contratou um cara pra colocar uma lona em baixo das telhas ao invés de trocar as telhas que infiltram a água ( pedreiro mesmo me disse que o locatário estava economizando e que isso não resolveria ). Cheguei em casa ontem e minha casa estava inundada! Fiz um closet em um dos quartos.. molhou roupas, calçados, maquiagens, medicamentos, queimou meu secador de cabelo e chapinha porque enxarcou. A casa toda alagada!!!! Filmei e fotografei tudo! Quero no mínimo meus 4 aluguéis adiantados de volta e o valor do frete da minha nova mudança. Quais são os meus direitos nesse caso? Obrigada.

    Sena Vieira

    Sena Vieira Sábado, 17 de outubro de 2015, 16h10min

    procure um advogado da área e com certeza ele irá te ajudar

  • -1
    A

    Ana Ribeiro Sexta, 13 de novembro de 2015, 8h24min

    Bom dia!
    Aluguei um apartamento do dia 27/10/2015, aonde foi assinado o contrato e efetuado o pagamento de três alugues. Neste mesmo dia nos foi entregue um laudo técnico com todos os problemas apresentado, nesse mesmo dia nos foi informado que teríamos 7 dias para contestar o mesmo. Essa contestação foi realizada dentro do prazo, porém não recebemos retorno por parte da imobiliária. No dia 5/11/2015 recebi um boleto com o vencimento para o mesmo dia referente aos dias de aluguel. Voltei a ligar para imobiliária questionando o envio do boleto sem o devido conserto no imóvel.
    A imobiliária respondeu que o imóvel está habitável e que fará o conserto em breve. Respondi que se o imóvel tem que fazer alguns conserto como: troca de piso da cozinha que está estufado, parede com sinais de infiltração nos dois quartos, portas empenadas e parede sem pintura, como o apartamento está habitável? Como posso contratar uma pessoa para limpar o apartamento com obras inacabadas? Eles responderam que vão realizar o acerto em 3 dias, hoje termina esse prazo e até agora nada.
    Preciso saber que providencia devo tomar em relação a essa situação. Meu casamento será no dia 05/12 e até agora as minhas coisas estão na minha sogra e não posso levar nada para o apartamento. Me ajudem, por favor!
    Como devo agir nessa situação?

    Aguardo respostas!

    S

    Sandra Terça, 24 de novembro de 2015, 10h15min

    Oi
    Estou com duvida ,eu aluguei um casa contrato de 12 meses mas depois de dois meses a casa começou mofa já informei ao todo e até agora nada ja estou a 10 meses na casa e so piora .
    Tenho dois filhos a mas novo so tem 4 meses a viver gripado e co tosse
    Oque deva fazer ?
    Oque devo fazer

    L

    Lê Zacardi Quinta, 26 de novembro de 2015, 12h42min

    Acho que o Marcelo desistiu de nos ajudar... rsrs

    Mayara Pires

    Mayara Pires Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 10h59min

    Bom dia,

    No dia 12/02 fez 4 meses que estou no apartamento (Contrato de 1 ano), dentro destes quatro meses já tive a visita do encanador pelo menos umas 10 vezes, inicialmente foram problemas 'simples', porém obviamente pré existentes ao contrato, que eu mesma arquei com as despesas. Entretanto, desde janeiro, um vazamento incessante no meu forro já me trouxe muitos problemas, embora o locador disponibilize um encanador toda semana para ver o problema, o mesmo não é solucionado, ao ponto de já acontecer o completo alagamento do meu forro de gesso, encharcamento dos meus móveis, etc. Eu sequer me sinto tranquila para sair para o trabalho, pois temo chegar em casa e não saber o que vou encontrar (alagamento, desabamento, destruição).
    os locadores estão cientes do problema, pois comunico a cada novo problema, inclusive já viram pessoalmente os prejuízos e tem fotos.
    Tendo em vista todo o transtorno, quero quebrar o contrato que vence ainda em 19/09/2016. Pois não tenho confiança alguma na encanação da minha casa por todos os problemas recorrentes e no meu entendimento não recebi o apartamento em 'perfeitas condições de conservação e uso' como consta no termo de vistoria.
    Por oportuno, lembro que no ato do fechamento do negócio paguei seguro fiança no valor de um aluguel. E que a multa exigida em contrato em caso de quebra de contrato também é de um aluguel.

    Minha dúvida é: Posso rescindir o contrato e não pagar a multa?

    D

    Daniela Segunda, 04 de abril de 2016, 17h18min

    ESTOU COM UM PROBLEMA DESDE O INICIO DA MINHA LOCACAO AVISEI A IMOBILIARIA QUE A GARAGEM ESTAVA MUITO COMPLICADA PARA MIM...POIS SE ALGUEM ESTACIONASSE DO LADO FICAVA BLOQUEADO...VARIAS VEZES FIQUEI PRESO ...E UM DIA ESTAVA MUITO APERTADO TIVE QUE SAIR E AINDA ESTRAGUEI MEU CARRO. POR ISSO EU GOSTARIA DE SABER PORQUE TENHO TODAS AS PROVAS POR EMAIL...PARA A IMOBILIARIA RECLAMANDO DESDE O COMEÇO...O PROPRIETARIO DIZIA QUE NAO TINHA NADA A FAZER ,....MAS QUANDO DISSE QUE IA SAIR....E DEI RESPOSTA A UMA OUTRA IMOBILIARIA QUERENDO ALUGAR OUTRO APARTAMENTO PARA ACABAR COM O PESADELO ....FICOU COM RAIVA E QUER COBRAR A MULTA....NESTE CASO TENHO OBRIGACAO DE PAGAR ESTA MALDITA ? OBRIGADO

    Pit Martins

    Pit Martins Terça, 17 de maio de 2016, 20h53min

    Olá, aluguei um apartamento desde fevereiro e desde lá têm alguns reparos a serem feitos e até hoje nada. Comunico a Imobiliaria e eles só enrolam, falam que vão fazer, mas que tem que esperar autorização do proprietário. Peço urgência e nada. Existe algum prazo máximo que eles têm que fazer os reparos?

    E

    edilene Segunda, 30 de maio de 2016, 9h09min

    aluguei um imóvel no 1º andar em fevereiro de 2014, e o contrato de 3 anos vencerá em fevereiro 2017.De um ano pra cá estou passando por vários aborrecimento como: pertubação (cachorro, menino correndo nos degraus,lixo pelo corredor,quantidade de moradores acima do permitido em só apartamento,falta de água e várias outras coisas.Já reclamei para imobiliária mas, nenhuma providência,gostaria de saber como posso quebrar o contrato.Estou vivendo a base de remédio controlado.Tenho testemunha da minha vizinha do lado que tem as mesma reclamação.

    Marco Aurélio Drovetto

    Marco Aurélio Drovetto 313.344/SP Segunda, 30 de maio de 2016, 11h44min

    Edilene, bom dia.

    Considerando que tais fatos fogem à responsabilidade do locador, por se tratar de condomínio, dificilmente você conseguiria rescindir o contrato por tais fatos.

    Contudo, você pode chegar num acordo com o locador para lhe permitir sair do imóvel sem multa, diante do tempo decorrido.

    Att.

    http://marcodrovetto.wix.com/drovettoadvocacia

    J

    juliana merlin Sexta, 17 de junho de 2016, 11h52min

    Bom dia!
    Aluguei um apartamento em janeiro de 2016, condomínio novo , me prometeram que até final de fevereiro as áreas comuns do condomínio seriam entregues para uso, mas até agora nada, o problema mais grave é que o condomínio conta com 3 torres e 14 elevadores, os quais estão todos com problemas, diariamamente pessoas ficam presas, e o pior, os elevadores estão despencando (caindo em queda livre), isso vem causando grandes transtornos, sem contar o risco de vida que estamos correndo, porque se em uma dessas vezes que ele despenca o freio não funcionar pode até matar (moro no 21 andar).
    Gostaria então de saber como devo proceder pra fazer a rescisão do meu contrato de aluguel, ele é de 1 ano, tem multa de 20% sobre o valor do aluguel mensal de R$ 1.777,00, posso me amparar na lei do inquilinato e rescindir sem pagar a multa?
    obrigada

    Alessandra Sardella Leite

    Alessandra Sardella Leite Sexta, 01 de julho de 2016, 23h10min

    Boa Noite, no dia 29/06/2016 paguei a taxa de contrato na imobiliaria, e na data de hoje dia 01/07 paguei o deposito , peguei as chaves da casa , no exato momento já não voi me passado as chaves da garagem , na qual teria direito . Algo latejando dentro da minha cabeça, resolvi ir n apartamento , e descobri várias infiltrações na parede e teto do quarto e teto do banheiro , possuo problemas respiratorios e quado fui ver o apartamento não vi e nem senti cheiro de nada , mas hoje o cheiro de mofo esta demais. Ainda nem limpei o apartamento para mudança, o que devo fazer ?

    Jeniffer Schmidt

    Jeniffer Schmidt Terça, 12 de julho de 2016, 15h34min

    Boa tarde a todos!

    O imóvel que aluguei a 2 anos atras do momento das visitas, entrega das chaves não apresentou nenhum problema aparente, somente algumas tomadas sem funcionar e que foi resolvido mesmo muito tempo depois pelo proprietário.

    Agora, o apartamento está mofando as paredes do quarto, sala, banheiro e agora está se espalhando para a cozinha e aérea de serviço, isso se enquadra em rescisão do contrato por más condições? Meu armário do quarto, está com o fundo prejudicado devido ao mofo, a madeira está apodrecendo.

    Podemos sair do apartamento quebrando o contrato sem pagar a multa? Tendo em vista que não temos mais condições de morar nesse apartamento? Os moveis estão se estragando, a respiração está sendo prejudicada o que podemos fazer?

    Desde já, agradeço pela oportunidade.

    M

    Marisa Quinta, 11 de agosto de 2016, 10h48min

    Preciso cancelar um contrato que além de não ter visto ou lido, não assinei? É em relação ao aluguel de uma casa com mais algumas pessoas, se elas assinaram vale mesmo sem minha assinatura?

    Thay Santos

    Thay Santos Sábado, 13 de agosto de 2016, 22h23min

    Ola meu nome e Thaís estou com uma certa dificuldade, pois aluguel uma casa no nome do padrasto do meu marido tem 1ano e o contrato e de 3 anos. Ganhei neném tem dois meses e logo ficou doente com falta de ar e tdo. Pq a casa q eu aluguei esta com muito mofo no começo foi uma mar de rosas mais depois eu vi o pq era tao barato tambem .a construção e antiga o cão da casa e do quintal esta cedendo, ficquei 1 e meio sem energia pq não fui comunicada q não tinha relogio. Dentre os detalhes também , comuniquei a imobiliária mostrei foto e pedi uma solução gravei a conversa aonde ele diz q vai entra em contato com a dona do imóvel. Passaram-se alguns dias entraram em contato com padrasto do meu marido informado q a resposta da dona de desocupa o imóvel e os três meses de deposito abater na quebra de contrato achei isso um absordo pois tenho uma menina de 4 anos também estou desempregada e tdas são de 2a3 meses de deposito agora quero saber oq fazer. No meu ponto de vista eles quebraram o contrato faz tempo pq a casa esta irregular e sem condições de mora. Meu marido por sorte não Machuco o pe no quintal pq a hora q ele piso o chão cedeu sem dificuldade nenhuma. Oq faco?

    Grazi Delgado

    Grazi Delgado Quinta, 12 de janeiro de 2017, 16h32min

    Dia 5 de fevereiro faz 1 ano que moro na casa alugada e no último mês, com as chuvas, apareceram infiltrações e um grave problema: a árvore da frente da casa tombou um pouco e amassou o cano que escoa a água dos ralos de dentro da casa. Resultado: minha casa alagada toda a parte externa toda vez que chove, tenho que prender minha cachorra dentro de casa por causa da quantidade de água e fica tudo muito sujo porque a própria sujeira do cano acaba subindo. Já reclamei na imobiliária e nada foi feito. Meu contrato é de 3 anos com a imobiliária e cumpri 1 ano, sendo que aqui em Maringá temos que pagar a multa se sairmos antes do contrato de 36 meses. Gostaria de saber se, nesse caso, há uma rescisão de contrato e se eu posso ficar isenta da multa por sair da casa com esse problema que não está sendo resolvido...depois de quanto tempo que notifiquei o problema que posso fazer a rescisão de contrato?

    M

    Marisa Quinta, 19 de janeiro de 2017, 15h03min

    Boa tarde!
    Eu e meu marido alugamos uma casa há mais de 8 anos. Ocorre que o imóvel vem se deteriorando e nós mesmos fizemos diversos reparos por conta própria porque o locador diz "que não tem nada a ver com isso". No caso, já trocamos a porta principal que de tão enferrujada já não fechava mais, pagamos inúmeros reparos no portão que também está enferrujado e quase caindo, trocamos calhas porque chove aqui dentro (e ele disse que não podia fazer nada), passamos um reboco nas paredes e pintamos, porque está esfarelando (a parte mais dura das paredes é a tinta),tem vários problemas com mofo e eu vivo lavando as paredes. Ainda teve a cara de pau de mandar um advogado dele (que pelo jeito é bem mal pago e morre de medo) pra vistoriar a casa e tirar fotos de tudo pra ver se estava do jeito que ele queria, pois ficou sabendo que outro inquilino fez uma oficina na garagem de um outro imovel dele e ele não gostou. Ou seja, o infeliz veio aqui, viu todos os defeitos que tem e não se manifesta. Só não saímos daqui porque é um dos bairros "menos piores" dessa cidade e o preço do aluguel até está compensando em vista do que esta cidade vinha cobrando absurdamente ha uns anos atrás. E era uma dificuldade imensa conseguir uma casa aqui porque enchia de gente de fora pra trabalhar nas antigas obras da Odebrecht. PERGUNTO: tendo eu guardado todas as notas fiscais dos reparos que tivemos de fazer por conta, teremos um dia o direito de sermos ressarcidos pelas melhorias que fizemos e não eram nossa obrigação?

    G

    grazy Quinta, 02 de março de 2017, 14h43min

    boa tarde. gostaria que me tirassem uma dúvida ., aluguei um imóvel na imobiliaria com contrato de 1 ano sendo que em poucos meses começaram a falta de água , cheguei a ficar sem água por 4 dias o dono do imóvel foi informado e nao tomou possição nenhuma , chegamos a falar com ele pra ver se baixava o valor do aluguel pra tentar continuar mesmo assim lá mais ele nao quis acordo falou que seria melhor agente sair do imóvel dele , foi o que fiz aluguei outra casa em outro lugar e quando fui entregar a chave da casa ele nao quis receber falando sobre a quebra de contrato ,etc e quer que eu pague a multa