Recomeçar é possível?

Há 17 anos ·
Link

Bem, sou advogada há 10 anos, mas estou parada a cerca de 4. Agora quero voltar para a advocacia, tanto que já providenciei o desbloqueio da minha carteira da ordem. Mas tenho algumas peculiaridades que estão me tirando o sono e me deixando em dúvida: além de estar desatualizada, tenho uma filhota de 1 aninho. Como estou sem grana estou tentando me atualizar pela internet com esses cursos gratuitos. Mas ainda não sei como fazer para voltar a trabalhar, pois não tenho com quem deixar minha filhinha e o pai nao quer creche de jeito nenhum. Ela ainda é muito pequenininha e muito apegada a mim, só fica comigo, pois nós duas praticamente não saimos de casa, só para ir ao mercado as vezes. Cobra minha atenção integralmente. Preciso urgentemente voltar a trabalhar não só por questões financeiras mas também pela minha saúde mental, as vezes parece que tô ficando louca, não aguento mais serviço de casa, fraldas....Preciso arejar um pouco... Sou sozinha, nenhum parente ou amizade próxima, o que dificulta e muito. Estou bastante dividida e sem saber como recomeçar!!

13 Respostas
ADVOGADO_1
Há 17 anos ·
Link

Marcellla, tenha forças, recomeçar sempre é possível tenha determinação! A dica que lhe dou é esta, como vc está desatualizada, procure a área que vc mais se indentifica no direito, e aprofunde-se nela. Boa sorte... felicidades!!!

Maria Aparecida Coelho
Há 17 anos ·
Link

Oie Marcella. Complementando o que falou o colega acima: é possível sim recomeçar. Pelos problemas práticos que vc. possui porque não monta um escritório em sua própria casa? O meu é em casa. Não tenho bebe, mas tenho uma bebezona de 82 anos (minha mamys) e como não tenho coragem em deixa-la sozinha fiz isso. Olha, ao contrário do que dizem, escritório em casa é uma ótima maneira de otimizar o próprio tempo. E o que conta não é a aparência (ter escritório bonito)e sim a capacidade. Acho que pra início é uma boa saída. Pra mim, o que era temporário virou definitivo. Boa sorte...abraços!!!!

Marcella_1
Há 17 anos ·
Link

Oi Maria Aparecida Obrigada. Mas como faz na hora de atender algum cliente. E principalmente como fez para começar a ter clientes. Isso é o mais dificil,né? Ficar conhecida, as pessoas acreditarem em vc. Beijos

Maria Aparecida Coelho
Há 17 anos ·
Link

Olá Marcela. Vou responder por partes, ok?

Primeiro vc. tem que ter um espaço próprio, nem que seja na sua sala mesmo. Basta um cantinho pra mesa c/computador. À sua esquerda vc. pode fazer como eu fiz, coloquei uma estantezinha com prateleiras grandes (em cima coloquei a impressora) e nas prateleiras as coisas que mais uso. Atrás da minha mesa coloquei uma bancada com módulos em cima tenho um fax (dentro guardo material de escritório). Ao lado da bancada (já do meu lado direito tenho um arquivo de aço). Minha sala é retangular, então fiz dois eles invertidos. Logo na entrada fica o meu cantinho e do outro lado tenho 02 sofás.

Na hora de atender os clientes (que obviamente virão por indicação) deixe o ambiente livre de outras pessoas da casa. Cliente quer privacidade na hora de conversar com o advogado. E nem mencione nada sobre trabalhar em casa, hoje isso é até muito comum.

Coloque uma pequena placa na frente de sua casa ("Marcela......advogada). Faça propaganda boca-a-boca na família, com amigos.....

Se vc. começar os clientes aparecerão, com certeza.

Trabalhe com dedicação, estude bastante os casos, reúna provas, etc...

Anote tudo, faça contratos de honorários com seus clientes (por escrito)!!!

E nunca, mas nunca mesmo prometa resultados ao cliente. O que vc. tem que prometer é que vai trabalhar sério. Advogado trabalha com meios e não com resultados.

Vai dar certo,

Boa sorte, amiga!!!

Geraldo da Silva
Há 17 anos ·
Link

Olá, Marcela, reitero as palavras da colega Maria Aparecida que tem um escritório parecidíssimo com o meu.. Desejo muita sorte na sua jornada profissional.

Marcella_1
Há 17 anos ·
Link

Oi, muito obrigada pelas dicas, querida. Um grande beijo!

teresa hardinge
Há 17 anos ·
Link

Marcella Gostei do apoio de Maria Aparecida a voce, isso e muito bonito aqui no forum. Ao ler a sua postagem me lembrei de quando meu marido resolveu sair de uma multinacional como executivo para ser consultor. Montou um escritorio aqui em casa, mas o telefone era o mesmo da casa. Entao nos estavamos proibidos de atender o telefone (eu e os filhos jovens) dentro de um certo horario no caso de ser algum cliente pois nao parecia muito "profissional" (vide Maria Aparecida mencionando deixar o ambiente livre de outras pessoas da casa)! So que minha mae estava passando ferias conosco e nao sabia do combinado. Estava sozinha na casa, o telefone tocou, ela atendeu e a unica coisa que entendeu foi o nome do meu marido (o cliente era ingles e minha maezinha nao fala nada de ingles). A unica coisa que ela falou foi OK. Quando meu marido chegou ela falou para ele que alguem tinha telefonado. Ele checou no telefone o numero que ficou registrado como ultima ligacao e ligou de volta. Para encurtar a estoria, esse se tornou um dos melhores clientes do meu marido e ate hoje lembra-se dela com admiracao!

Boa sorte, Marcella, quando a gente quer a gente consegue, sem duvida.

Teresa

Ivan - Acadêmico de Direito
Há 17 anos ·
Link

Estou cursando a faculdade de direito ainda, porém destino várias horas diárias ao estudo, pq sei que é impossível se tornar um bom profissional e competir na área jurídica sem um profundo conhecimento. Afirmo que quase todos ´tem alguém na família, ou alugum amigo que é advogado, mas não exerce e, num feliz dia, resolve voltar a advogar. Primeiro eu gostaria de dizer que seria necessário uma implementação pela parte da OAB de um meio para aferição do conhecimento dos porfissionais. Seria necessário, a meu ver, uma aprovação em algum exame da OAB, após determinado tempo de comprovada inatividade jurídica, pra impedir que profissionais desatualizados e depreparados prejudiquem os clientes. Na minha opnião o advogado exerce função pública e sua responsabilidade é imensa. Com todo o respeito a colega, não se aventure no campo profissional sem a devida atualização. Bons estudos!

Maria Aparecida Coelho
Há 17 anos ·
Link

Boa Noite, Marcela!!!

Não desanime não, minha amiga.

Já vi amiga minha que havia se formado há mais de 10 anos e era simplesmente "dona de casa" começar a advogar e se tornar uma excelente profissional.

De fato, o pessoal da "velha guarda", embora sem atualização ainda dá de dez nos novos. É que o nível das faculdades naquela época era bem outro. Por isso muitas vezes, sequer conseguem passar no exame de ordem.

E, se vc. conseguiu é porque foi boa estudante. Já possui direito adquirido nesse campo. Não seria justo que fizesse outro exame para aprovação. Resta-lhe tão somente buscar a atualização. Mesmo porque as leis são editadas todos os dias. E isso vai fazer parte de sua vida.

Não se esqueça de se inscrever na AASP para ter muito acesso a todas as novidades!!!

Boa sorte, querida!!!

Abraços. E depois, vc. não vai se aventurar... Na própria OAB existem cursos de atualização sempre.

Ivan - Acadêmico de Direito
Há 17 anos ·
Link

A pergunta é:

HOJE, se algumas pessoas das "velha guarda" ou, das "velhas escolas", fizerem o exame da OAB, passarão?

É para se pensar...

Com todo o respeito, não sou preconceituoso e não vou generalizar aqui e dizer que os novos ou velhos advogados dão de dez ou mil a zero uns nos outros. Nesse assunto eu não entro pq eu não quero ser anti-ético. A minha colocação é apenas em relação à atualização, e essa atualização, na minha opinião, deveria ser avaliada, aferida. E não estou me referindo ao caso particular da colega que postou este tópico.

Ivan - Acadêmico de Direito
Há 17 anos ·
Link

Para finalizar, não estou querendo cercear nenhum direito ao exercício da profissão. Algumas pessoas, podem ter "interpretado" de forma equivocada. Só gostaria de fazer uma comparação: um médico desatualizado, sem exercer a profissão há muito tempo, de uma hora para outra, resolve voltar a clinicar, receitar, operar, pode ou não prejudicar o paciente? Os remédios evoluíram, inúmeros deles são novos, outros mais antigos foram proibidos, os equipamentos cirúrgicos evoluíram, a tecnologia é outra, quase tudo mudou! É isso, não se sintam ofendidos de forma alguma com a minha posição.

Abraços a todos.

Marcella_1
Há 17 anos ·
Link

Quando estava na faculdade tb era sonhadora... Nossa me senti a verdadeira dinossauro, puxa!! E olha que só tenho 36 anos!

Marcella_1
Há 17 anos ·
Link

Obrigada pelo seu carinho e pela sua força,um grande beijo Maria Aparecida!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos