Problemas com a EAD

Há 17 anos ·
Link

Boa noite,

Sou acadêmica do curso de Administração à distância EAD, pela Unitins, tendo como mediadora uma instituíção chamada Eadcon. A grande maioria dos alunos têm tido grandes problemas com essa instituíção, pois pelo que soube, eles não tem suporte para atender a grande demanda de pessoas que se inscreveram no vestibular. Comecei o curso há 1 ano e meio e me arrependo até hoje. Não que a Universidade seja ruim, não, a Universidade é ótima, mas a Eadcon é péssima. As apostilas atrasam , as aulas ficam fora do ar, o portal fica sobrecarregado, na central de atendimento ninguém atende e depois de duas semanas tentando, quando você consegue falar, ninguém resolve o seu problema. Quer ver pior, os contratos estão sem a assinatura da Universidade. Prometeram (tanto em propaganda, quando no portal), bibliotecas, fóruns de discussão, chat's, etc, e até agora nada. Criaram um ambiente virtual AVA, com fóruns de discussão e chat's, só que é só para a nova turma, ou seja, 2008. Gente! isso é o mínimo do que acontece lá, é inacreditável o descaso. Não podemos sair , pois se sairmos perderemos tempo e dinheiro. No final estamos aguardando a boa vontade da Eadcon em resolver os problemas. Desta forma, peço por favor, orientações para resolver essas questões, pois não sei mais a quem recorrer, estou quase indo ao Procon. Já entrei em contato com o MEC, mas eles disseram que o problema não é com eles, que eu teria que enviar uma carta para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pensei, isso vai é acabar em pizza, então não enviei carta nenhuma. Estou então recorrendo a este Fórum, pedindo ajuda. Agradeço e aguardo

1209 Respostas
página 44 de 61
Junqueira
Há 16 anos ·
Link

Freitas e Jacob, Vcs. até parecem que não conhecem "os empresários" que estão a frente dessa EAD. Se não for com essa FATIA de "míseros" 40%, como vão fazer sua nova EDUPOL na Colombia; seus hoteis; seus shoppings e comprar suas "Ferraris". A UNITINS, os Polos e CAs., os tutores e os alunos, que se expludam. Se o sistema não está funcionando por incompetência administrativa e gerencial, A CULPA é da Unitins, ou então dos Polos e CAs, que são uns incompetentes, pois a Eadcon É A PERFEIÇÃO. Hipócritas !!!!!!!!!!!!!!!!

Glaucia Varone
Há 16 anos ·
Link

Bom Dia, Marcelo e José Manuel!! Leia o que li hj pela manhã: /19/08/09 - 13h37

MEC descredencia universidade estadual do Tocantins que cobrava por curso Unitins cobrava mensalidades em cursos de educação à distância.


O Ministério da Educação (MEC) descredenciou a Universidade do Tocantins (Unitins), que é estadual, na modalidade de cursos à distância. A instituição, em parceria com uma empresa privada, cobrava mensalidades de mais de 65 mil alunos distribuídos em nove cursos –o que é vedado para universidades públicas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial.

O G1 tentou falar em três telefones da reitoria da universidade, mas ninguém atendeu.

No dia 22 de julho, o ministério havia aberto o processo para descredenciar a Unitins. O descredenciamento aconteceu, segundo o MEC, pois a universidade não cumpriu um termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o órgão e não assinou um termo de saneamento de deficiências.

Entre os problemas, além de cobrar mensalidades, faltavam professores e tutores e a instituição não poderia ter repassado “competências acadêmicas” para um parceiro não credenciado –no caso, a empresa Eadcom. O ajustamento de conduta previa matrículas sem mensalidades e a transferência de alunos para outras instituições credenciadas a partir de julho.

De acordo com a própria Unitins, em nota enviada ao G1 em julho, as mensalidades variavam entre R$ 222 e R$ 288. A universidade disse que, se o aluno pagasse a taxa em dia, ganhava um desconto.

Na época, a Unitins disse que suspendeu os vestibulares, mas afirmou que continuava cobrando mensalidades por não ter “condições econômicas para implementar as medidas saneadoras na forma em que vinham sendo definidas pelo ministério.” Segundo a instituição, sem a cobrança e a parceria com a Eadcom, o projeto não se sustentaria.

A universidade disse na nota que “lamentava” a abertura do processo punitivo por parte do MEC e diz que a transferência de alunos acontece de forma facultativa.

A Eadcom, por sua vez, disse na época que somente dá suporte tecnológico e operacional à Unitins e que todo o conteúdo pedagógico é definido pela Unitins.

Fiquei nervosa novamente! e preocupada! Marcelo e José por favor me acalmem novamente Glaucia V arone...até mais

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

Aleluia!

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

Paz na terra aos homens de boa vontade!

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

Felicidade a todos!

Glaucia Varone
Há 16 anos ·
Link

Obrigado !! só vc mesmo para me acalmar1 Glaucia Varone

Junqueira
Há 16 anos ·
Link

E a EADCON - que é quem nos cobra - o que tem a disser ??????

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Boa tarde

Seguindo com o compromisso de mantê-lo sempre atualizado sobre tudo o que acontece na Rede UNITINS/EADCON, comunicamos novas informações sobre o processo da Unitins junto ao MEC.

A boa notícia é que com a publicação no Diário Oficial da União, da Portaria Nº44, de 18 de agosto de 2009, no Art. 2º, o MEC reconhece antecipadamente todos os cursos ofertados pela Unitins, na modalidade EaD, garantindo a formatura de todos os atuais alunos da Instituição. Portanto, o reconhecimento dos diplomas daqueles que já se formaram ou que estão em curso na Unitins, está garantido. Sendo assim, gostaríamos de ressaltar que o descredenciamento da Unitins, também publicado na mesma Portaria, é válido apenas para a abertura de novas turmas. E principalmente, esta não é uma decisão definitiva, cabem recursos junto ao Conselho Nacional de Educação e à Justiça. Portanto, nenhuma atividade deve ser interrompida, ou seja, as aulas e as atividades dos cursos em desenvolvimento continuam normalmente. Para um melhor esclarecimento, disponibilizamos abaixo um FAQ com as principais dúvidas sobre o assunto. Clique aqui para também visualizar o arquivo em outro formato. Alertamos a todos os parceiros que, caso vocês ou os alunos tenham acesso a alguma informação por parte do MEC ou de qualquer outra fonte, contrária ao que foi publicada no DOU ou ainda que os alunos devem ser obrigatoriamente transferidos, é preciso denunciar ao Ministério Público Federal de Tocantins para que sejam tomadas as devidas providências. As denúncias ao MPF-TO devem ser solicitadas através do endereço http://www.prto.mpf.gov.br/intro.php clicando em “Denúncia”, ou ainda para:

Ludmila Fernandes da Silva Ribeiro Procuradora da República Of. da Proc. Regional Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor [email protected] (63) 3219-7205

Agradecemos o apoio e confiança depositados em nós e pedimos que siga confiante na execução de seu trabalho.

jucylene Borba Reitora - Unitins

Julián Rizo Diretor Executivo - Eadcon

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - DESCREDENCIAMENTO UNITINS

Por que o MEC está solicitando o descredenciamento da Unitins? A Unitins se recusou a assinar o Termo de Saneamento de Deficiências exigido pelo Ministério da Educação - MEC por entender que o mesmo não era viável técnica, financeira e juridicamente. Solicitou ao MEC um prazo para que pudesse apresentar uma proposta com condições de execução, o que não foi atendido. A partir daí, o MEC iniciou um processo administrativo para a Instituição. Como todo processo administrativo, esse é composto de diversas etapas e garante o direito de defesa e ajustes para ambas as partes.

Qual o status atual do processo de descredenciamento? A Unitins protocolou junto ao MEC, no dia 12/08/2009, documento apresentando a defesa jurídica contra a abertura do processo de descredenciamento da Universidade para a oferta de EaD - Educação a Distância. A Universidade apresentou a defesa em cima das irregularidades apontadas pelo MEC através da Portaria Nº 33, de 21 de julho de 2009, publicada no DOU – Diário Oficial da União. No dia 18/08/2009, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria Nº44, que descredencia a Unitins para oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância, vedando a admissão de novos estudantes.

Qual o próximo passo da Unitins? Dentro do direito ao contraditório e da ampla defesa que lhes são legalmente assegurados, a Unitins irá valer-se de todos os meios e recursos previstos na legislação para viabilizar uma solução que não implique em penalidades maiores para a Universidade nem em prejuízo para a comunidade acadêmica, inclusive perante o CNE – Conselho Nacional de Educação. Desta forma, a Instituição irá recorrer ao Conselho nos próximos dias.

Esse procedimento prejudicará os atuais alunos? Os alunos não serão prejudicados, pois o Art. 57 § 2º do Decreto 5.776/2006 ressalva o direito dos estudantes matriculados à conclusão do curso, viabilizando a expedição de seus diplomas.

Os diplomas de alunos que já se formaram ou ainda estão matriculados continuarão a ter validade? Sim. As aulas prosseguirão normalmente e os diplomas serão válidos. Inclusive na mesma Portaria Nº44, de 18 de agosto de 2009, publicada no DOU, no Art.2º, o MEC reconhece antecipadamente todos os cursos ofertados pela Unitins, na modalidade EaD, garantindo a formatura de todos os atuais alunos da Instituição.

“Art. 2º - Reconhecer exclusivamente para expedição e registro de diplomas o Curso de Licenciatura em Pedagogia; o Curso de Licenciatura em Letras; o Curso de Licenciatura em Matemática; o Curso de Bacharel em Administração; o Curso de Bacharel em Ciências Contábeis; o Curso de Bacharel em Serviço Social; o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; o Curso de Tecnologia em Fundamentos Jurídicos e o Curso Sequencial em Fundamento e Práticas Judiciárias, realizados na modalidade de ensino a distância.”

O que é uma transferência facultativa? É a transferência originada por vontade do aluno para concluir o curso em outra instituição, e que pode ser solicitada por qualquer aluno de qualquer instituição de ensino do país. Se o aluno tiver interesse na transferência, deve avaliar a grade curricular de outras instituições e deverá atender aos requerimentos das mesmas, para adaptação do currículo, valor da mensalidade, localidade de oferta e tempo de conclusão do curso.

Ocorrerá a transferência obrigatória dos alunos da Unitins para outras instituições? Não. A transferência dos acadêmicos ocorrerá de forma facultativa. Os alunos que não optarem pela transferência têm ressalvado o direito à conclusão do curso, exclusivamente para fins de expedição de diplomas. Caso haja a transferência para outra instituição de educação superior, os alunos têm assegurado o aproveitamento dos estudos realizados. O aluno pode em qualquer momento de sua vida acadêmica solicitar a sua transferência para outras instituições de ensino. Lembrando que uma transferência exige um olhar atento para a compatibilidade de currículo, localidade do curso, valores de mensalidades e tempo de conclusão do curso, para que não haja prejuízo ao acadêmico. Lembramos ainda que, em audiência pública, o MPF – Ministério Público Federal assegurou que as transferências só podem ocorrer por vontade do aluno.

O aluno deve aguardar a finalização do processo para fazer a matrícula e assistir às aulas? O aluno deve efetuar a rematrícula para ser considerado regular. Para garantir os direitos acadêmicos, ele deve frequentar as aulas e participar das atividades pedagógicas normalmente. Para concluir o semestre letivo ou o curso, os estudos não podem ser interrompidos. Mesmo se o descredenciamento for mantido após recurso junto ao CNE, já está garantida a expedição do certificado de conclusão de curso, o diploma.

Os alunos que estão matriculados nos cursos em andamento devem continuar suas atividades acadêmicas e manter os pagamentos das mensalidades? Os alunos matriculados e a Instituição de Ensino Superior devem continuar suas atividades levando em consideração as obrigações acadêmicas acordadas. O pagamento das mensalidades precisa ser mantido, pois o modelo de Educação a Distância existente sempre foi com cobrança de mensalidades.

Sistema Educacional Eadcon Fone: (41) 3075-4555 - www.eadcon.com.br

ResponderResponder a todosMover...Esso MobilsergioIr para a mensagem anterior | Ir para a próxima mensagem | Voltar para as mensagens Selecionar a codificação da mensagemASCII (ASCII)Grego (ISO-8859-7)Grego (WINDOWS-1253)Latim-10 (ISO-8859-16)Latim-3 (ISO-8859-3)Latim-6 (ISO-8859-10)Latim-7 (ISO-8859-13)Latim-8 (ISO-8859-14)Latim-9 (ISO-8859-15)Europeu Ocidental (850)Europeu Ocidental (CP858)Europeu Ocidental (HPROMAN8)Europeu Ocidental (MACROMAN8))Europeu Ocidental (Windows-1252)Armênio (ARMSCII-8)Báltico (ISO-8859-4)Báltico (WINDOWS-1257)Cirílico (866)Cirílico (ISO-8859-5)Cirílico (KOI8-R)Cirílico (KOI8-RU)Cirílico (KOI8-T)Cirílico (KOI8-U)Cirílico (WINDOWS-1251)Latim-2 (852)Latim-2 (ISO-8859-2)Latim-2 (WINDOWS-1250)Turco (ISO-8859-9)Turco (WINDOWS-1254)Árabe (ISO-8859-6, ASMO-708)Árabe (WINDOWS-1256)Hebraico (856)Hebraico (862)Hebraico (WINDOWS-1255)Chinês simplificado (GB-2312-80)Chinês simplificado (GB18030)Chinês simplificado (HZ-GB-2312)Chinês simplificado (ISO-2022-CN)Chinês simplificado (WINDOWS-936)Chinês tradicional-Hong Kong (BIG5-HKSCS)Chinês tradicional (BIG5)Chinês tradicional (EUC-TW)Japonês (SHIFT_JIS)Japonês (EUC-JP)Japonês (ISO-2022-JP)Coreano (ISO-2022-KR)Coreano (EUC-KR)Tailandês (TIS-620-2533)Tailandês (WINDOWS-874)Vietnamita (TCVN-5712)Vietnamita (VISCII)Vietnamita (WINDOWS-1258)Unicode (UTF-7)Unicode (UTF-8)Unicode (UTF-16)Unicode (UTF-32)| Cabeçalhos completos

Buscar no Yahoo! Mail

Edson Patricio
Há 16 anos ·
Link

Não estou entendendo o seguinte. A Procuradoria da República, e o MEC dissem que a UNITINS não pode cobrar mensalidades, por ser uma entidade pública. Agora a nota da Eadcon diz que "Os alunos matriculados e a Instituição de Ensino Superior devem continuar suas atividades levando em consideração as obrigações acadêmicas acordadas. O pagamento das mensalidades precisa ser mantido, pois o modelo de Educação a Distância existente sempre foi com cobrança de mensalidades." É evidente que a Eadcon quer é a mensalidade, para poder se manter. DEVEMOS ou não pagar tais mensalidades, ou devemos depositá-las EM JUÍZO ???.

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Boa noite Edson

Claro que vc tem que pagar a mensalidade vou explicar o pq ?

Vc esta indo num polo ou c.a lá existe toda a estrutura e o dono com certeza depende do seu pagto . As aulas estão passando normalmente . As apostilas já estão nos locais O sistema esta funcionando

Então meu amigo já dei varios motivos para vc pagar o seu boleto

Edson Patricio
Há 16 anos ·
Link

Boa noite Marcelo. Agradeço os seus esclarecimentos. Só que o MEC e a Procuradoria da República diz que a UNITINS não pode cobrar, por ser pública. Consultei informalmente um advogado, meu parente, e ele orientou-me, se for o caso de controvérsia nas orientações, de fazer o depósito das mensalidades judicialmente, amparado no parecer da PRTO. Gostaria de ouvir a opinião de vcs. deste forum, porque, para depois se conseguir o ressarcimento é quase que impossível.

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

Senhor tende piedade de nós!

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

O senhor é o meu pastor!

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Bom dia A todos

Pessoal vamos parar com isso ,todos vcs sabem que qdo vcs fizeram a matricula vcs estavam entrando no sistema eadcon de ensino e com a certificadora unitins /fael /univale então não tem essa de não pagar . Se vcs não pagarem não é só a eadcon que vcs estão prejudicando é um grupo todo que fica sem receber inclusive aquele dono do seu polo que sempre esta lá com toda a sua estyrutura esperando a sua presença então pessoal vamos pensar duas vezes antes de não pagar . Agora que o mec já reconheceu não precisamos de mais nada agora é com vc vai para o seu polo assiste a sua aula ,pega a sua apostila e faça as suas obrigações como aluno

OBS : Se vcs estiverem com algum problema via polo ou c.a pode fazer a sua reclamação

de Jesus
Há 16 anos ·
Link

Aleluia, aleluia, aleluia...

Edson Patricio
Há 16 anos ·
Link

Marcelo, qual foi a liberdade que lhe dei para ser tão grosseiro. Não tem educação. Não estou me dirigindo a vc. Estou fazendo um consulta, ou vc. é o dono da Eadcon, pois funcionário, "está na cara que é". Aos outros participantes:- Re-li todas as informações do MEC e da PR.TO, e em lugar algum colocam que a UNITINS tem "o direito" de cobrar-nos. Recomendo consultarem "pessoas isentas" sobre o assunto. O que é de direito, eu vou cumprir. Não quero prejudicar, porem também não quero ser prejudicado.

Junqueira
Há 16 anos ·
Link

Edson, vc. é novo no forum, por isso não sabe. Não liga não, o Marcelo dá "patada" em todos aqueles que colocam um pensamento que vá contra a Eadcon. Vc. não é o primeiro, nem será o último. Dá a impressão que está na "folha" prá isso. Defender o patrão. Entendeu ? Não dê bola.

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Boa tarde EDson

Acho que vc não entendeu o meu recado ,eu só falei que o certo era pagar pq senão iam prejudicar um sistema inteiro .Eu já cansei de dizer que não sou dono da eadcon e nem funcionario .

Vamos lá meu amigo vc acha certo não pagar e prejudicar o $$ que o polo ou c.a recebe ?E o tutor que esta na sua sala ? Vc acha certo ?

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Caros amigos,

Em maio vocês colaboraram conosco em um abaixo assinado contra a assinatura do TAC da Unitins. Hoje volto aqui para pedir que assinem um novo Abaixo Assinado, desta vez dizendo NÃO ao descredenciamento da Universidade realizado pelo MEC.

Não podemos compactuar com tal decisão, deixando milhares de alunos a mercê de outras decisões que ainda poderão ocorrer alheias a nossa vontade. Decisões essas que podem nos prejudicar ainda mais do que já estamos sendo prejudicados.

Por experiencia e conhecimento sei que a qualidade dos cursos da Unitins estão aquém de muitos que existem por ai, inclusive presenciais. Essa IES é muito importante na vida de milhares de alunos não só do Tocantins, mas de todo Brasil. Pessoas que não tiveram e não tem outras oportunidades de ensino viram nessa IES o caminho para realizar seus sonhos.

Peço também que ao colocar comentários fiquem atentos ao sentido do Manifesto. Temos outros canais para reclamações. Hoje nosso foco é dizer em alto e bom som NÃO ao descredenciamento.

Agradecemos desde já o apoio de vocês.

Um grande abraço.,

Lucia A. Carvalho Augusto

O link para o Abaixo Assinado:

www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4886

marcelo madureira
Há 16 anos ·
Link

Prezado Aluno,

Com a intenção de divulgar todas as informações que chegam até o Sistema Educacional Eadcon e que julgamos de interesse para toda a nossa rede de parceiros e alunos, viemos por meio deste comunicado, estender a manifestação em defesa da Unitins que está sendo realizada através de um abaixo-assinado na internet.

A acadêmica, Lucia Antonia Carvalho Augusto, aluna de EaD da Unitins, foi quem criou o “Manifesto em Defesa da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins”. O referente abaixo-assinado justifica-se pela reivindicação ao Conselho Nacional de Educação e ao Presidente da República para que revertam a situação do descredenciamento da Unitins junto ao MEC, em prol de todas as pessoas que acreditam na modalidade de ensino a distância e que desejam ver o crescimento dessa Universidade.

Para assinar esse abaixo-assinado e participar da reivindicação, acesse o seguinte endereço: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4886.

Seguimos comprometidos em manter todos os nossos alunos e parceiros bem informados sobre o caso Unitins/MEC, na esperança de um final satisfatório para todos nós.

Curitiba/PR, 24 de agosto de 2009

Atenciosamente,

Julián Rizo Diretor Executivo

Sistema Educacional Eadcon Fone: (41) 3075-4555 - www.eadcon.com.br

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos