Tenho 27 anos, comecei a trabalhar aos 13, fui inscrita no PIS em 1996...Tive poucos trabalhos com registro em carteira e passei a trabalhar informalmente...Estou a 10 anos sem contribuir com o INSS e gostaria de saber se tenho como pagar retroativamente esses 10 anos e seguir pagando mensalmente os próximos 20 anos para que eu me aposente? Em caso positivo, um contador pode fazer os cálculos ou tem que ser um advogado?Onde devo pagar?

Respostas

    J

    joni ferreira Quarta, 22 de junho de 2016, 13h28min

    Tenho 41 anos, trabalhei de Carteira assinada por alguns anos até 05/2005, depois disso não mais contribuí para o INSS, já tenho minha inscrição no PIS ... passei a trabalhar informalmente...Estou há mais de 11 anos sem contribuir com o INSS e gostaria de saber se tenho como pagar retroativamente esses 11 anos e seguir pagando mensalmente os próximos de agora pra frente?

    E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 22 de junho de 2016, 15h33min

    J joni ferreira há 2 horas
    Tenho 41 anos, trabalhei de Carteira assinada por alguns anos até 05/2005, depois disso não mais contribuí para o INSS, já tenho minha inscrição no PIS ... passei a trabalhar informalmente...Estou há mais de 11 anos sem contribuir com o INSS e gostaria de saber se tenho como pagar retroativamente esses 11 anos e seguir pagando mensalmente os próximos de agora pra frente?
    Resp: O INSS só aceitará o pagamento atrasado se você comprovar de forma documental este período de trabalho informal. Hipótese em que você deverá pagar (pode até parcelar) o valor devido na forma do art. 45 A da lei 8212. Estou quase certo que você vai chegar a conclusão que não há outra coisa a fazer do que contribuir a partir de agora.

    Meggy Oliveira

    Meggy Oliveira Domingo, 25 de dezembro de 2016, 16h54min

    Boa tarde
    Feliz Natal
    Tenho 52 anos e 23 anos de contribuição.
    Fui registrada no primeiro emprego em 1986 e trabalhei até 25 de março de 2015.
    Tive interrupção por desemprego de 02/1991 à 02/1992
    de 02/1993 à 04/1993
    de 03/1998 à 02/2000
    de 03/2000 à 06/2000
    de 02/2003 à 08/2004
    De acordo com INSS que dei entrada em 2015, para completar 30 anos de contribuição, eu teria que contribuir mais 7 anos.
    Como posso pagar estes 7 anos interrompidos de 1986 à 2015 para poder me aposentar em 2017 ?

    Meggy Oliveira

    Meggy Oliveira Domingo, 25 de dezembro de 2016, 16h58min

    Também coloquei uma empresa que trabalhei de 11/ 1994 à 03/1998.
    Esta eúltima coloquei em juízo por falta de pagamento e quem deu baixa na caretirada foi a Justiça Trabalhista.
    E estou à 18 anos sem receber.
    Fui informada pela Ouvidoria que em 2017 terei uma resolução.