Comprei um carro a uns 2 meses e funanciei na modalidade Leasing 100%. Acontece que um mês depois, tive alguns problemas financeiros e não tenho mais como pagar o financiamento. O carro foi comprado por R$ 26.000,00, porem vale em torno de R$ 28.000,00 e paguei apenas uma prestação de R$ 700,00. No caso do Leasing, no qual sou apenas Arrendatário e não tenho a propriedade do mesmo, tendo somente a posse, gostaria de saber qual o procedimento de devolução amigavel deste veículo. Eu teria meu nome incluido no Serasa ou SPC?? Teria que pagar algo a mais por ele??

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 23 de abril de 2012, 13h22min

    O seu caso em tese beira o estelionato. Pagou apenas uma parcela e não pretende nada mais pagar. Deve dovolver a moto amigavelmente, sabendo que irá ser executado no futuro pela diferença da dívida, entre o valor contratado e o valor do veículo alienado no leilão. Procurar um advogado pessoalmente e imediatamente, é a minha orientação.

    R

    rtot Quinta, 26 de abril de 2012, 10h06min

    bom dia!

    Tenho um Doblo adventure, onde estou em dia com as parcelas. Financiei o veiculo, 0KM, em 60 meses de R$ 1400,00 em leasing 100%, paguei 32 parcelas e refinanciei em 60 meses novamente com parcelas de R$ 881,00. Paguei 20 parcelas desse refinanciamento.
    Tentei devolver o carro para financeira, mas não aceitaram pois o carro está com R$ 15.000,00 em multas e IPVA atrasado.
    Segundo a financeira, para quitação do carro o valor atual é de R$ 26.900,00 e o valor do carro na tabela FIPE é de R$ 37.500,00.

    Como devo proceder. Alguém pode me dar uma luz???

    Grato

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 26 de abril de 2012, 16h30min

    O leasing, também denominado arrendamento mercantil, é uma operação em que o proprietário (arrendador, empresa de arrendamento mercantil) de um bem móvel ou imóvel cede a terceiro (arrendatário, cliente, "comprador") o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação.

    Esta operação se assemelha, no sentido financeiro, a um financiamento que utilize o bem como garantia e que pode ser amortizado num determinado número de "aluguéis" (prestações) periódicos, acrescidos do valor residual garantido e do valor devido pela opção de compra.

    No caso lhe assiste o direito de devolver o bem em bom estado e sem dívida de multa e IPVA, por outro lado lhe assiste o direito de receber a devoluçãio d o VRG.

    Por fim, pode transferir com o aval da financeira para um terceiro.

    Em última analise, constituir um advogado civilista de sua confiança para fazer valer os seus direito na justiça.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    R

    rtot Quinta, 26 de abril de 2012, 17h16min

    Obrigado Dr. Antonio,

    Pelo que calculei, o VRG que paguei gera em torno de R$ 39.000,00. Acho muito improvável o banco me devolver esse valor, mesmo que o carro esteja com as multas e os IPVAs em dia.
    O que o Sr. me aconselha? Continuar pagando as prestações durante o processo ou ficar inadimplente enquanto o julgamento do mesmo? Pagar as multas e o IPVAs atrasados ou forçar o banco a deduzir esse montante em caso positivo na sentença a meu favor?? Será que eu conseguiria o total do VRG se realmente entrar com o processo no TJ RJ???

    Desde já agradeço a ajuda.

    F

    Flavia M Lopes Quinta, 26 de abril de 2012, 17h45min

    Fianciamento de carro, moto, leasing, faça como nos , compramos um carro ha uns anos e meu marido na epoca perdeu rendimento por eliminacao de horas extras. Tentamos devolver o carro e o banco queria , sei la, alem das prestacoes pagas, mais um valor exorbitante. Sabe o que fizemos, passamos nosso carro ´pra um conhecido que mora longe da nossa casa e pegamos o carro dele, entramos na justica com uma revisao de contrato, com advogado. Depois de entrada a revisao, passamos pro banco o numero do processo e eles pararam de encher o saco. So voltaram a nos ligar pra fazer um acordo, pq pro banco fica muito caro ficar com essas açoes ajuizadas. Enfim, depois de alguns anos o banco ligou pra fazer acordo , acertamos por uma bagatela. Mas leva uns bons anos, mas tb nao pagamos o que eles queriam. Mas atençao pra quem vc vai entregar seu carro, pra evitar multas etc etc. Hoje tenho um nessas condicoes e ando tranquila, pq faço os documentos todos os anos sem problema nenhum. Flavia

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 26 de abril de 2012, 17h56min

    Obrigado Dr. Antonio,

    Pelo que calculei, o VRG que paguei gera em torno de R$ 39.000,00. Acho muito improvável o banco me devolver esse valor, mesmo que o carro esteja com as multas e os IPVAs em dia.
    O que o Sr. me aconselha? Continuar pagando as prestações durante o processo ou ficar inadimplente enquanto o julgamento do mesmo? Pagar as multas e o IPVAs atrasados ou forçar o banco a deduzir esse montante em caso positivo na sentença a meu favor?? Será que eu conseguiria o total do VRG se realmente entrar com o processo no TJ RJ???

    Desde já agradeço a ajuda.

    R- Procurar PESSAOLMENTE E IMPRETERIVELMENTE um advogado de sua ABSOLUTA CONFIANÇA ou indicação de amigos da sua relação diária, isso para decidir a melhor estrategia a ser aplicada.

    Boa sorte.

    E

    Eduardo_AM Quarta, 15 de agosto de 2012, 1h47min

    alexandra sou advogado aqui na cidade de manaus .. sou especialista nessa área de financiamentode veículos para maiores informações meu e-mail é [email protected] aguardo contato . EM HIPÓTESE NENHUMA NAO DEVOLVA O SEU VEÍCULO

    F

    Fernanda Bueno Maciel Quarta, 29 de agosto de 2012, 16h28min

    Uma amiga minha comprou um carro no sistema de leasing em 2007, pagou algumas parcelas em atraso e quando não mais conseguiu adimplir com as mesmas tentou se acertar com o banco. Contudo o banco entrou com ação de busca e apreensão e ela entregou o veículo e eles disseram que estava tudo certo e que não sujaria o nome dela.
    Após esse ocorrido, enviaram contrato de renegociação da dívida de 24 parcelas de R$53,83 se pago até o vencimento após o vencimento o valor da parcela subiria para R$1.76,55, mas ela recebeu somente o primeiro boleto.
    Entrou em contato várias vezes e todas as taxas recebidas via banco ou escritórios de advocacia/cobrança ela pagou.
    Porém seu nome está negativado por conta da inadimplência do contrato de renegociação da dívida que ela nem sabe o motivo de ter sido efetuada, pois lhe fora informado que era para não sujar o nome dela e por conta do processo.
    Inclusive do financiamento ela pagou até a parcela 09/36 e depois o próprio banco lhe enviou um carnê com uma única parcela em valor mais baixo sendo como a parcela 15/36.
    Nenhum dos valores batem, ela não tem documento de entrega do bem, o processo não consta como registrado no fórum conforme cópia da inicial movida pelo banco, bem como do mandado de busca e apreensão, dentre outros. A única coisa que é a mesma em todos os documentos é o número do contrato.
    Por favor me ajudem para que possa dar uma resposta à ela, pois eu não sei nem por onde começar, ela tem pouca instrução e me procurou, mas não sei como devo agir e não gostaria de deixá-la sem uma resposta.
    Grata.

    A

    Alexandre Boia Terça, 11 de setembro de 2012, 9h17min

    Bom Dia,

    Gostaria de uma ajuda , compramos um veículo em 2008 em 72X R$ 648,00 pelo Leasing banco itau, faltam 26 prestações e resolvemos devolver ao banco . Pois o mesmo informou que para esse procedimento existe um saldo de 4.800 a pagar , ou devolver amigavelmente e aguardar o valor do leilão . Gostaria de alguma ajuda , se entro com uma ação e se alguem conhece algum advogado aqui no Rj.

    Email . [email protected]

    Obrigado,

    Alexandre

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 02 de outubro de 2012, 2h20min

    deve constituir um advogado para providenciar a entrega judicial, inclusive compensar eventual dívida com o valor a receber referente VRG.

    Boa sorte.

    N

    nelson andreoli Terça, 02 de outubro de 2012, 5h40min

    Bom dia !!!

    Gostaria de acompanhar as discussões sobre o assunto.

    grato