Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

Obrigada

Respostas

    E

    Erik_PR Terça, 06 de janeiro de 2009, 16h15min

    Ah.. se quiserem adestrar animais, procurem na internet que tem milhares de técnicas e todas de graça.

    S

    San_1 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 11h26min

    Estou de total acordo com o direito das pessoas terem um animal de estimação, mas visto que o mesmo não deve incomodar aos vizinhos. Amo cachorros, sou apaixonada, acredito que só não mas que minha irmã, por esse motivo ainda não tomei uma atitude mais drástica em relação a um cão que simplesmente não me deixa dormir. Esse cão está em um terreno abrigado por funcionários da Prefeitura de São Paulo que estão canalizando um córrego perto de casa, ele toma conta dos materias de construção, o problema é que ele não se incomoda com pessoas estranhas nem barulhos diferentes, ele dorme a tarde inteira e á noite fica latindo para o nada, por nada. Ele dispara em latir, parece até que dão alguma coisa pra ele ficar o tempo, todo sem parar, não sei como ele aguenta. O problema é que ele não tem nem onde dormir, fico com dó do bichinho, mas tenho medo de denunciar pelos mals tratos pois não sei o que farão com esse cão. Portanto, peço a ajuda de alguém, como poderia resolver esse problema sem prejudicar o cão?

    Abraços.

    S

    San_1 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 12h25min

    Diga-se de passagem, Erik_PR amo suas palavras.

    Se as pessoas tivessem um pingo do bom senso que você e outras pessoas do fórum, como o Fernando, têm, o mundo seria sempre um pouco melhor, mas as pessoas insistem em serem egoísta e não trocar os personagens, se colocar no lugar dos outros.
    Esse vizinho da Barbará por exemplo, ele sendo chato ou não, gostando ou não de animais, está no direito dele. Gosto é gosto, cada um tem o seu, agora direito ele tem todo de reclamar e respeito ele merece pios é um ser humano que se mora onde mora é porque tem motivos e razões para isso, ignorante da parte das pessoas que pensam e dizem que OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM, pense se fosse sua mãe que estivesse na situação desse vizinho, vc diria o mesmo?
    É puro egoísmo!

    Por conta dessa ignorância toda, muitos animais são mortos por outras pessoas que pensam assim como vocês, "que os outros que se fodam"... e matam envenenando ou dando carne com vidro para esses animais que perturbam sem culpa nenhuma pois é verdade que é da natureza deles latir, mas fazem isso poruqe não ensinaram de outra forma, como disse o Erik " deficiência do Dono em ensinar e não do Animal em aprender!"

    Pense nisso Barbará e tantas outras que pensam como ela...

    L

    Luciana Sousa Domingo, 11 de janeiro de 2009, 14h22min

    É minha opinião que as leis existem para equilibrar o bom senso que uns têm em excesso e outros em falta. Pega-se uma rua hipotética, que tenha uma casa que toque samba alto o dia todo. Metade dos moradores não se incomoda, até gosta. A outra metade se sente perturbada e lesada no seu direito à paz. Mas essa outra metade têm filhos, bebês que choram e crianças barulhentas que brincam na rua incomodando aqueles que não têm filhos. Para completar, um canteiro de obras nesta mesma rua incomoda sistematicamente todos os dias todos os moradores. Bom, barulho é barulho, não importa de onde vem. O que se deve discutir é o direito de cada um fazer o barulho que mais lhe agrade, seja ele proveniente de latido de cachorros, música alta, choro de bebês, grito de crianças ou bate-estaca de construção. Engana-se quem acha que é possível doutrinar um cachorro a não latir sem o uso de violência, como é o caso da tal coleira. Vários cachorros juntos fazem mais barulho sim, da mesma forma que várias crianças também. Bom, quem sugere esta coleira para cachorros pode experimentar em seus próprios filhos, até que estes aprendam a brincar sem gritar, que tal? O que incomoda a mim pode não incomodar o meu vizinho, e o que incomoda os dois mas ninguém pode impedir deve ter horário para começar e acabar. Por isso existe a lei do silêncio, pois às 22:00 não se toca mais obra, se abaixa o volume do som, se recolhe crianças e cachorros. Beijinhos a todos e Bárbara e todos os demais que sofrem com isso, boa sorte! Torço por vocês!

    I

    iggypop Segunda, 12 de janeiro de 2009, 19h18min

    seria bom areas que fosse proibido ter animais e outras que fossem liberadas pra ter bichos de estimação em casa.

    A

    Ana Clara_1 Segunda, 19 de janeiro de 2009, 12h50min

    Gostaria de saber como devo proceder para denunciar um vizinho sobre o barulho que o cachorro faz. O Cachorro dele late o dia inteiro, a noite inteira, se passar uma brisa no fucinho dele já é motivo pra latir sem parar, claro que isso incomoda ainda mais quando se tem uma criança pequena com menos de 1 ano. Como consegue-se dormir?????? Quero fazer uma denuncia pois sei da lei que se aplica a isso, mas não sei onde ir, como agir.
    Grata sempre.

    A

    Ana Virginia_1 Quarta, 28 de janeiro de 2009, 9h49min

    Caro Erik

    Gostaria de sua opinião quanto ao caso, que aconteceu Hoje, 28/01/2009 as 6 horas a manhã.

    Tenho um vizinho que cria cachorros, onde um adotou a calçada de minha residência como o seu lugar preferido para urinar. Hoje, quando minha mãe, que tem 77 anos, foi pegar o jornal percebeu que o cachorro estava fazendo o seu xixizinho, então bateu no portão com o jornal, afim de espantar o cachorro. O que fez com que o dono do cachorro não gostasse da atitude, em defasa do seu animal ele começou a gritar com ela, então eu fui ver o que estava acontecendo (eu ainda estava deitada), fui pedir ao cidadão para ele falar baixo, uma vez que ele deve respeito os outros, mas como ele é uma pessoa extremamente grossa e sem educação começo a bater boca comigo, e uma das coisas que ele alegou, foi que a rua era publica e que a calçada fazia parte da rua e casso eu estivesse me sentido incomodada fosse buscar os meus direitos.

    Então pergunto: tenho algum direito? Baseado em que legislação?

    Obrigada
    Ana Virginia – Recife - PE

    D

    Daniel_1 Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 18h16min

    Não desfazendo do que as outras pessoas passam,mas vejam o meu caso...
    Moro ao lado de um ministério público(que ironia!) e tenho um labrador, que se for para dizer o quanto ele late; eu diria que no máximo umas duas vezes "por semana"!!!
    Sempre adorei cachorros,gatos e vou começar oceanografia na USP agora.Assim podem ver o meu carinho e amor pelos animais.
    Mas vamos ao que interessa:
    -Ao lado de casa tem uma mulher que tem "11" cães que latem dia,tarde e a noite toda sem parar,pq qdo não é um é o outro,e isso qdo não são todos ao mesmo tempo!!!
    Já passei mais de 3 noites sem dormir!!!
    Latem as 2 da manhã,as 3,as 4 e assim vai...
    Meu pai é cirurgião dentista e precisa de concentração para o seu trabalho, pois tem o consultório agregado a nossa casa;mas como fazer uma cirurgia com mais de 10 cães latindo??????
    O pior é que ela colocava ração e "leitinho" em cima do telhado da casa dela para que gatos viessem se alimentar, e adivinha? Eles se multiplicaram a velocidade da luz, e infestaram meu cachorro com pulgas, e tem mais;agora é minha casa que virou um verdadeiro pulgueiro, e não sei mais o que fazer pq estou vivendo um verdadeiro inferno!!!
    A cada segundo vejo pulgas pulando de um canto para o outro aqui em casa e já gastei muito dinheiro para acabar com as pulgas do meu cachorro e de casa mas elas voltam!!!
    Continuando...
    Sexta-feira que se passou agora, eu encontrei meu cão agonizando no quintal, e graças a deus cheguei a tempo, pois ele estava todo vomitado,urinando deitado,defecando sem parar,com espasmos musculares.
    Tive que sair as pressas carregando um cachorro de 45 kg nos braços que chegou quase morto no veterinário e foi constatato que foi envenenamento por "CHUMBINHO".
    Não tenho dúvidas de que foi essa mulher, que já foi motivo de abaixo assinado aqui na rua, e até de uma pessoa se mudar.
    Ela é advogada, e disse que os incomodados que se mudem!!!!
    A questão é que sem mais nem menos, os gatos que apareciam por aqui e em toda a vizinhança, começaram a morrer.Atrás de casa tem a quadra de um prédio, onde crianças brincam, e existe a "possibilidade" de que algum morador do prédio, ou da vizinhança se sentiu incomodado(não é pra menos!), e resolveu dar um jeito na situação,o que não concordo, apesar de ter pensado em fazer "várias vezes",mas não tenho coragem,pois sei que a culpa não é dos animais, e sim dos "donos" que não tem senso de comunidade nenhum!!!
    Talvez ela tenha feito isso, "supondo" que tenha sido alguém daqui,ou fez simplismente pq eu tb tenho um cachorro.Mas vejam bem:
    -"UM" CACHORRO!!!!
    Hoje ele vai fazer uma cirurgia no intestino e corre risco de vida.
    Esse cachorro é a minha vida,já tendo ele inclusive me defendido em um assalto...
    Enquanto estou aqui escrevendo estou escutando latidos incessantes e mal consigo me concentrar.
    Essa mulher por ser advogada, deve achar que está acima de tudo e de todos, e por isso não está nem aí para os outros....
    O pior é que ela nem mora na casa, e só mantém a casa para abrigar esses cães, que não tem culpa da ignorância dessa "pessoa".
    Ela aparece duas vezes por dia para lavar o quintal, que mesmo assim fede muito, e para alimentá-los também.
    Tenho certeza que esses latidos que não param nunca é solidão já que ela só aparece,dá comida,lava o quintal e some.
    Cachorro gosta de passear...
    Cachorro gosta de carinho...
    Acho que tenho direito de ter o meu sossego e a minha paz que já não conheço faz tempo!!!
    Não consigo assistir T.V,ler um livro,estudar,as vezes não tenho nem vontade de sair de casa de tanto nervoso,sendo que por várias vezes tive que tomar medicamentos para poder dormir e mesmo assim foi difícil!!!
    O que faço???
    Não sei mais o que fazer!!!!
    Por favor,alguém me ajudem!!!

    Obrigado.

    Daniel

    São Paulo

    V

    VC Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 23h45min

    [...]

    Infelizmente brasileiro é ignorante, arrogante, mau educado e não respeita o proximo.

    Morei 3 meses em Londres. Lá quase não se ve cachorro. Perguntei a uma senhora o porque e ela me disse: 'porque aqui da muito trabalho ter cachorro. vc tem que castrar, cadastrar na prefeitura, a prefeitura te obriga a adestrar, vacinar, etc. e vc não pode deixar eles fazerem barulho, porque senão o vizinho chama a policia. e ela vem mesmo'.

    coisas de primeiro mundo.

    N

    N.O.M. Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 7h42min

    perfeito VC...

    faço minhas as suas palavras:

    "Infelizmente brasileiro é ignorante, arrogante, mau educado e não respeita o proximo"

    W

    wood Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 14h04min

    É inadmíssivel ver pessoas sugerindo envenenar o animal...será que vc faria isso com as criancinhas que pentelham, choram de noite e de dia também ???
    Viver em sociedade é isso, temos que tolerar algumas coisas.... o animal nem se dá conta que ele esta incomodando, e, infelizmente temos o azar de termos vizinhos " sem noção", que só olham para si. Não é só latido de cachorro que incomoda não, é som alto, festas até altas horas, crianças que parecem estar possuidas pelo Demo, pessoas que tem karaoke e acha que todo mundo adora ouvi-los cantar....gente completamente sem noção !
    É triste te desanimar mas aqui no Brasil a justiça é muito lenta e cara, e vc corre o risco de ficar com essa dor de cabeça durante anos e não dar em nada. Não acho certo vc ter que mudar de casa por causa disso, mas se já esta afetando sua saúde será que não seria melhor vc procurar um local mais calmo para viver? Assim vc se poupa de aborrecimentos?
    Te desejo toda sorte para vc resolver essa questão da melhor maneira possivel. Pois conviver com barulho, seja lá qual for é horrivel !!!
    Boa sorte !!!

    W

    wood Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 15h31min

    Xique Xique,

    Da onde vc é mesmo?
    Realmente qualquer lugar um pouco mais civilizado deve parecer 1. mundo para vc.
    Se deslumbrou com Londres em apenas um mês???
    Precisa viajar mais....
    Agora falar que brasileiro é mal educado....acho que quem esta sendo mal educada é vc ! Faça um favor a todos os brasileiros, volte para Londres, fique por lá...
    Boa sorte !!!!

    J

    Jorge Barbosa_1 Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 17h36min

    Prezados;
    E uma comédia trágica este tema estar incomodando tanta gente. É o retrato de uma sociedade falida.
    O "lar asilo inviolável" cederá sempre ao "direito de propriedade". Esta é a nossa sociedade.

    Já existe um aparelho chamado decibelímetro, ele mede o nível de ruído. Mas nunca haverá leis eficazes para este tipo de problema. Não há interesse. As pesssoas influentes não tem este tipo de problema. Ou tem condições financeiras para um bom advogado, ou moram em lugares estruturados.

    Infelizmente devemos reconhecer que quando outro participante diz que "brasileiro é mal educado" ele está generalizando, mas está definindo corretamente o brasileiro médio. (Nenhuma correlação com condição financeira).
    Carro limpo roupa limpa, ruas imundas. Jogo o meu lixo no chão por que meu mundo acaba em mim, eu estou dissociado da minha rua.
    Na minha casa não há crianças, pessoas tentando descansar ou estudar, então por que meu cachorro não pode fazer barulho? O outro não existe.

    Esta ideologia foi construída.

    E neste "cada um por si" aumenta a venda de chumbinho.

    Aqui impera a lei do cão.

    G

    Gracinha Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 22h47min

    No meu ponto de vista, acho que não deveria se preocupar com a intolerância do seu vizinho, ele tem que entender e aceitar que gatos miam,pássaros cantam,pernilongos picam, cachorros latem,pessoas falam e bebes choram esta contido na natureza.E izinhos chatos como ele reclamam.Não esquenta se seus bichos são bem tratados,vacinados não de ideia a ele.O que me parece é que ele esta querendo o mesmo tratamento dispensados aos animais.Boa sorte e não disfaça de seus animais

    E

    Erik_PR Terça, 03 de março de 2009, 9h54min

    A Maria é uma brasileira, fazer o que né.

    Gatos miam, cachorros latem, pessoas reclamam, pessoas matam, pessoas roubam e por aí vai, então vamos deixar quieto tudo isto que é melhor, quem mia que mie, quem late que lata, quem mata que mate, vamos deixá-los em paz com seus afazeres.

    Se, mesmo errado, é tão normal, deixemos que se cumpra a vontade dos ignorantes.

    V

    VC Sábado, 14 de março de 2009, 17h05min

    A Maria é uma brasileira e o Wood tambem. Fazer o que né? Para estas pessoas qualquer um que deseja tornar este pais um pouco mais civilizado deve se mandar daqui, pois o Brasil para eles é bom do jeito que está. Sem respeito ao próximo, às leis e tudo o mais.
    Este wood deve ser daqueles que não respeita faixa de pedestres, joga papel no chão, nao recicla o lixo e provavelmente não recolhe o cocô que o seu cachorro faz na rua, pois se o barulho destes não o incomoda, o fedor e a sujeira provavelmente também não.
    Para estas pessoas, o que importa é o que se enxerga até o umbigo. Adiante deste nada importa. Pessoas como essas é que fazem este pais permanecer no terceiro mundo, infelizmente.
    Mas ele está certo, gostaria muito de ir pra Londres e ficar por lá, longe de gente desrespeitosa.

    A propósito, faça um favor ao mundo, permaneça no Brasil.

    E

    erika_1 Domingo, 15 de março de 2009, 20h29min

    acho q a daniela starling falou tudo !!! Barabara tenho 22 gatos e 5 cachorros... só reclama quem não gosta !!ja ameaçaram chamar a vigilancia pra mim mas nenhum deles nunca entrou na minha casa ... ela é bem mais limpa do que a de muitos por ai que nem possuem animais !!! e outra pode vim o papa aqui na minha casa pra retirar meus animais de casa que ele vai sair vuado daqui ,eles são limpos a casa é limpa eles fazem necessidades na areia ... e não me interessa se incomoda alguem eu tbm não suporto musica estrondando a rua mas e dai? se vc ta na tua casa eu tenho q respeitar neh .. entaun não ligue pra esse vizinho q não tem o que fazer deixa ele reclamar não vai poder fazer nada !!!

    E

    erika_1 Domingo, 15 de março de 2009, 20h32min

    pior é essas crianças piolhentas com o nariz escarrando nas ruas enquanto os pais ficam se encomodando com os animais ... da licença viu essas pessoas não tem respeito algum pelos animais .. eu nunca vi cachorro mudo todos latem e tem as vizinhas fofoqueiras q só ficam xeretando a vida alheia o dia inteiro e quem é pior o cachorro q late ???? eu prefiro mil vezes os animais

    E

    Erik_PR Terça, 31 de março de 2009, 8h37min

    Realmente, é super normal ter 24 gatos 5 cachorros... Seus vizinhos são LOUCOSS!!!

    N

    NaraSilva Terça, 31 de março de 2009, 12h02min

    Daniela Starling, concordo com você.

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.