Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

Obrigada

Respostas

    G

    Gabriel_1 Segunda, 06 de outubro de 2008, 13h54min

    Prezados(as),

    Tenho um problema com meu vizinho, o cachorro dele late a noite inteira não deixando ninguém dormir, a minha irmã tem um bebê com 1 mês de vida e com esse barulho o Bebê chora a noite toda. O que posso fazer???

    Grato

    A

    ALEXSANDRO ANASTACIO BATISTA Segunda, 06 de outubro de 2008, 16h48min

    A melhor alternativa é procurar o vizinho e tentar uma conciliação, discorrer amigavelmente sobre as suas dificuldades e tentar encontrar uma solução consensual para o problema. Um adestramento do animal ou mudança de local do canil podem ser soluções viáveis. Haja vista que uma demanda de ação perturbação do o trabalho ou o sossego alheio, contravenção penal prevista no artigo 42 da Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, que dispões:
    "Perturbar alguém , o trabalho ou o sossego alheios - IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
    Pena – prisão simples de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses ou multa." pode deflagrar uma desavença eterna entre vizinhos.
    Todavia, exauridas todas as possibilidade de conciliação, registre um termo circunstanciado de ocorrência e/ou procure o Juizado Especial de sua cidade ou órgão do judiciário equivalente para exigir o seu direito. Espero que tenha lhe dado uma luz.

    ?

    Já foi Sexta, 24 de outubro de 2008, 22h17min

    Tinha até me esquecido que iniciei esta discussão. Muito bem. Resolvido o problema. 1º porque era uma questão de tempo, para que os cães se adaptassem ao novo lar. Ah, sim, eles eram da minha mãe, ela morreu faz 1 ano, eu fiquei com eles, me mudei para uma nova casa, enfim. Como havia dito, estão todos adaptados. Os cães, para quem não sabe, precisam de tempo, assim como nós. Mas quem não sabe o que é conviver com cães, nunca saberá. O fato é que estamos todos felizes – como havia dito, os meus são os que menos latem na rua. O vizinho, aquele que não gosta de cães, gente etc, agora tem um novo vizinho – com dois cães, olha que coisa. E ele abordou o novo vizinho? (estes cães sim, latem demais) – não. Por quê? Oras, primeiro porque o novo vizinho é homem e é da polícia, segundo porque eu o notifiquei. Sim, meu advogado entendeu os meus direitos (repito: meus cães não latem como loucos) e o notificou. Então, hoje vivo. E quando eles latem, eu os deixo a vontade (é saudável para o animal) – até porque, latem cerca de 5 minutos, sabe? Pois é. Lutei pelos meus direitos contra um cidadão que na verdade, só queria me intimidar. Faz 10 meses que moro aqui e já conheço o bairro inteiro – todos somos cachorreiros, e olha o que é mais interessante – o vizinho reclamão, tem fama de chato no bairro. Se eu soubesse não teria gasto um centavo com advogado. Então pessoas incompreensíveis e intolerantes, eu estava sim nos meus direitos – já que meus cães são anjos perto do que se ouve por aqui. O vizinho queria calar meus cães, gatos e até eu, e, no entanto, quem se calou foi ele – covarde. É por isso que prefiro aos animais. Boa noite para os que como eu, sabem o que é ter animais de estimação, e boa noite também aos acham que animal é como um objeto. Que a vida tenha misericórdia de todos estes.

    Para quem não sabe do que se trata, aqui o início da discussão.

    “Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

    Obrigada”

    S

    Silmar Ventura Segunda, 27 de outubro de 2008, 0h17min

    Desabafo...
    meus vizinhos devem ser surdos, de um lado musica no ultimo volume todos os dias... do outro gritaria (briga) durante o dia e cachorro latindo, sempre no horario das refeiçoes... ja falei com ele para dar comida pro bichinho, a resposta foi que eu não deveria estar entrometendo na vida deles (se fosse para nao entrometer, deveriam "brigar" um pouco mais baixo para que os vizinhos nao ouvissem os seus problemas)... Ja faz tempo que eu deixo uma mangueira ligada a noite para molhar o cachorro de manha (ele late todos os dias EXATAMENTE as 5:10hs, horario que o vizinho acorda)... essa madrugada (domingo) falei poucas e boas enquanto molhava o pobre do bichinho...

    É obvio que o cachorro late de fome, pois assim q ele ganha um pao durmido, volta a ficar calado ate a horario do almoço... acredito que só isso ja seria maus tratos, alem de ficar 24 hs por dia trancado no quintal, e todos sabem que o animal PRECISA passear.

    Essa semana vou comprar o "apito" que mencionaram acima para treinar o cachorro durante o dia e "rezar" para ele não latir a noite...

    Aproveito para pedir ajuda de vocês, a quem devo procurar para fazer denuncia? Essa denuncia cabe como maus tratos ao animal?

    Bom, tive uma cookie que faleceu a dois meses atras, estava com 16 anos e foi super bem tratada em vida. Sempre que latia a noite (foram pouquissimas vezes) eu acordava para ver o que estava acontecendo... cachorro bem tratado nao late a toa, se late é fome, frio, falta de exercicio durante o dia, gato, ladrão ou FALTA DE VERGONHA DO DONO...

    Espero que alguem me ajude ou que meu vizinho leia isso para queimar a cara de vergonha...

    Abraço a todos

    R

    Rose Sábado, 15 de novembro de 2008, 16h27min

    Olá Bárbara. Sabe, eu gosto de animais, gosto muito. Moro em Curitiba, num apartamento, e tenho comigo duas gatas, mas já tive cachorros também, isto tudo junto. Acabei doando meus cachorros porque entendi que eles ficavam estressados no apartamento. Porém, concordo plenamente com o Erik. O nosso direito de ter animais não pode prevalecer sobre o direito das demais pessoas de terem paz e sossego. Meus animais são tratados como filhos, ou seja, sempre tem alguém com eles, sempre são levados pra passear e procuro me certificar que estejam sempre bem e que não incomodem meus vizinhos. Moro aqui há 24 anos e nunca um vizinho veio reclamar que meus animais incomodavam com latidos ou uivos ou outras coisas, tipo fazer xixi no corredor e por aí afora. As leis todas protegem o animal que sofre maus tratos e as pessoas em geral de serem incomodadas por eles, assim como também responsabilizam penal e civilmente seus donos. Não espere que seu vizinho te acione juridicamente. Mais vale um bom acordo que uma boa demanda. Abraços

    L

    Luciana Sousa Domingo, 16 de novembro de 2008, 10h03min

    Olá! Erik, uma dúvida, aproveitando o gancho: eu moro em prédio e meus vizinhos tiveram gêmeos à pouco tempo. Os bebês berram a noite toda e dormem durante o dia, e isso vem me incomodando porque eu não consigo dormir. Eles não podem fazer nada, pois dizem que tanto eles quanto o pediatra já tentaram de tudo. O que eu posso fazer a respeito? Obrigada!

    S

    Sylvia Oliveira Domingo, 16 de novembro de 2008, 13h18min

    Olá Barbara, boa tarde!

    Meu nome é Sylvia,sou advogada moro na cidade de Santos\SP. Num apartamento com sete gatas e uma cachorra chamada Vitória.
    Me sensibilizo com a situação em que se encontra, pois há pessoas que ainda acreditam que o mundo foi feito apenas para elas.

    No entanto,pessoas especiais como você Barbara, sabem que o mundo tambèm pertence aos animais, ao passo, que outros destilam seu ódio sua frustração, buscando desculpas para impedir a sua bondade.
    Desta forma,para preservar a vida dos seus animais, procure um "educador" de cachorros para evitar latidos em excesso. Se é que há.

    Fique com Deus e boa sorte.
    Atenciosamente,

    Sylvia Oliveira.
    www.oliveradv.com.br

    J

    Julieta_1 Domingo, 16 de novembro de 2008, 15h44min

    Meu Deus!!!! como as pessoas estão egoístas, egocêntricas e mal educadas.
    Vendo toda essa polêmica sobre os latidos incessantes de cães, e a posição daqueles que se acham no direito de fazer de pinico os ouvidos dos vizinhos, achando que eles tem obrigação de ouvir dia e noite este ruído sem cessar, sob o pretesto de que "eu amo cães, cachorrinhos, gatos, piriquitos, maritacas e etc... e nada posso fazer se eles são ruidosos, e danem-se as demais pessoas". Eu quero dizer que sinto este drama na minha pele. Moro num bairro super tranquilo e meu vizinho de fundos tem dois cachorros tipo vira lata e ele construiu uma lage sobre o telhado da casa dele para colocar os cães. Lá em cima, os cães latem sem parar, incomodados com as pessoas que passam na rua, para os pássaros, que voam soltos e para nós que andamos pelo nosso quintal, seja trabalhando na horta, estendendo roupas, enfim, o território deles não é só o quintal da casa de meu vizinho e sim vai até onde os olhos e ouvidos dos cachorros alcançam. Eu já conversei mais que uma vez com esse vizinho, dizendo que os latidos incessantes de seus cães, das 07:00 da manhã e o dia todo sem parar nos incomodava bastante e ele diz que nada pode e nada vai fazer. Eu e meu marido tem dias que ficamos muito estressados com isso.
    A verdade é que os cães não tem culpa, são os donos que assim os educam, ou deixam de educar. Todos os outros vizinhos tem cães também, mas eles latem normalmente, quando tem que latir por alguma razão, tipo, a campainha da casa que toca ou alguém que chega.
    Este meu vizinho em particular é realmente mal educado, egoísta e não sabe conviver em sociedade. Estou seriamente pensando em mover uma ação contra ele por perturbação do sossego, mas juntamente vou pedir indenização por danos, pois meu marido já está tomando medicamentos para hipertensão advinda do stress causado pelos latidos incessantes e enlouquecedores desses cães.
    Acho que só a hora que mexer com o bolso desses mal educados, é que vamos ter respeitados o nosso direito de não ter os nossos ouvidos sendo bombardeados por esses latidos enlouquecedores.
    Ah, e o apito ultrassonico não resolve, pois já tentei e os cachorros latem mais ainda. Veneno, nem pensar, pois a culpa, volto a dizer, não é do animal e sim do dono.
    Shanti

    J

    Julieta_1 Domingo, 16 de novembro de 2008, 15h58min

    Caríssima Bárbara, você não gosta de animais. Você gosta mesmo é de infernizar a vida dos outros! Que pena que não haja paz na terra entre os homens de boa vontade. Amém nóis tudo....e salve-se quem puder.

    C

    Carlos_1 Domingo, 16 de novembro de 2008, 20h46min

    Concordo plenamente com a Julieta. Aqui em frente de casa tem um vira lata mal criado que vive sozinho o dia todo na grade da frente, os donos dele não dão a mínima. Esse infeliz não tem nada pra fazer a não ser acompanhar o movimento a rua. Ele late o dia inteiro com a boca virada pra minha casa, não tenho sossego, não posso ter um momento sequer de paz!!!
    A tal casa do vizinho tem um formato que intensifica os latidos que chegam a 75 decíbeis.
    Já falei com com esses vizinhos 6 vezes, eles dizem que não vão fazer nada e não mais procurá-los...se eu quiser que tome as providências cabíveis, pois já consultaram um advogado e foram instruidos a deixar tudo como está...eu que me lixe!!!
    A conclusão que eu chego é a mesma da colega acima: Esses vizinhos são frustrados, nao tem amigos, vivem reclusos e se incomodam conosco que somos uma família feliz e procuram de todas as maneiras "estragar" a nossa felicidade.
    Ou seja: eles querem mesmo é nos enfernizar, à nós e à vizinha do lado que também está prejudicada.
    Mas Deus é grande, tenho certeza que não vai nos desamparar!!

    M

    monica_1 Domingo, 14 de dezembro de 2008, 14h48min

    Barbara!

    Vc esta totalmente errada....eu tbem ja tive cachorro, sempre 1 por vez, e nunca os deixei incomodar ninguem...Tenho 2 vizinhas uma com 5 e outra com 4 labradores...
    A louca q tem 4 caes...simplesmente os solta na rua e nao quer nem saber, eles vem fazer xixi e coco em nossas calçadas e ela nem se quer liga..A outra que tem 3 labradores deixa os cães o tempo todo no quintal da frente..........sendo q temos 3 opçoes de quintais em nossas casas aqui na rua....eles latem até pára uma formiga, os 3 de uma vez, é INSUPORTAVEL..............temos idodos de 90anos na rua, bebes, pessoas que trabalham a noite e quere durmir de dia...eu trabalho em casa e tem horas q pego meu carro e saio pq nao dá ...eles latem o dia inteiro...

    O Pior os donos estao dentro da casa e nada fazem....qdo da na telha eles saem e chamam os caes pra dentro......

    Agora eu te pergunto?? isso é certo?? eu moro aqui há 30 anos, é uma rua sem saida onde sempre tivemos paz e pessoas coerentes.......Essa moradora esta aqui ha anos...........e aí vc diz q os cães tem q se adaptar??? 3 anos latindo sem parar????

    Sinto muito amiga vc esta totalmente errada, vc vai se defender pq os cães são seus........Olha ai a colega q tem caes no apartamento....disse q ha 24anos nunca ninguem reclamou........pq ela sabe como lidar com isso e esta preocupada em nao incomodar

    Voce tem que tomar providencias com seus caes...........mas porque vc mudou de casa? que coisa né...........e agora diz que mora numa rua q e uma verdadeira cachorrada.....................que beleza agora sim vc esta convivendo com pessoas do seu nível,,,,,,,,,,, Sem noção como você!!!!!!!!!!!!

    Mas um dia vc sera uma IDOSA, e com certeza precisara de paz para durmir.......e Não terá, Pq seu vizinho terá 30 caes...latindo na sua orelha o dia todo!!

    UM DIA SEU DIA CHEGA E VC AI LEMBRAR DE TUDO ISSO.............do tamanho do incomodo q vc causou............

    Já entrei com 2 açoes contra as 2 vizinhas.........elas vão receber a visitinha da prefeitura e serao autuadas e receberam orientação de como proceder com os cães...Uma vergonha, uma humilhação,,,,,,,,,,,Uma pessoa precisa receber a visita de um agente pra saber oque fazer............................Pela mor de Deus né!!

    VAMOOOOOOOOO SE TOCAR QUEM TEM CÃES E POR A MÃO NA CONSCIENCIA DE QUE TODOS TEMOS DIREITO A PAZ.....

    S

    Silvana_1 Quarta, 17 de dezembro de 2008, 18h11min

    Gostaria de saber da Bárbara o que ela acha de uma pessoa dizer que gosta dos cachorros que tem e mesmo assim passar 3, 4 e até 5 dias fora, viajando e deixa os pobres sozinhos... tá certo , tem água e comida, mas só isso basta??? E a sujeira e o mau cheiro ??? e dependendo da raça, o latido que incomoda os vizinhos é de pura solidão. E os vizinhos são obrigados a aceitar e ficar calados??? e quando falam e não são ouvidos devem apenas morrer de nervoso, quase ter um ataque do coração...Chego do serviço cansada, espero ansiosa um final de semana tranquilo e diante da situação de latido infernal dos cachorros do vizinho tenho que respeitar e não ser respeitada?????

    N

    N.O.M. Sábado, 27 de dezembro de 2008, 16h13min

    Parabéns Mônica! É isso mesmo!
    Tem que entrar com processo e botar essa gente no devido lugar!

    N

    N.O.M. Sábado, 27 de dezembro de 2008, 16h21min

    frase da Bárbara: "O vizinho, aquele que não gosta de cães, gente etc, agora tem um novo vizinho – com dois cães, olha que coisa. E ele abordou o novo vizinho? (estes cães sim, latem demais) – não. Por quê? Oras, primeiro porque o novo vizinho é homem e é da polícia"

    que absurdo o que essa Barbara escreveu, policial seria o primeiro a dar exemplo de civilização e não permitir que cachorro mal educado atrapalhe o sossego das pessoas!

    L

    lilian mendes_1 Terça, 30 de dezembro de 2008, 14h18min

    Olá Barbara, se eu fosse você, eu falava para o meu vizinho que se ele esta encomodado, ele que se mude, pois São Paulo é tão grande, e jamais você desfaça dos cachorros. Eu tenho um só, e amo muito ele, jamais vou dar ouvidos para algum vizinho.bjos

    F

    Fernando_1 Terça, 30 de dezembro de 2008, 14h32min

    BOM SENSO. A princípio é o que se pode notar que falta à maioria dos proprietários de cães. Todos temos direito de tê-los e de quantos pudermos cuidar. Mas, meu Deus, os vizinhos também tem direito ao silêncio, à paz, direito de ler um livro na sacada do quarto sem ter que dividir a leitura com os latidos constantes que te impedem de assimilar o que esta lendo, de assistir a um filme, conversar, receber amigos em casa sem ter que explicar os desagradáveis latidos insistentes. O que voces loucos por cães e donos da razão gostam de fazer quando estão em casa? Eu me recuso a acreditar que os latidos de seus próprios cães não te incomodam. Se não te incomodam então me desculpem, mas voces não pertencem a este mundo. Voces não falam ao telefone? Não ouvem rádio? Não assitem TV? Não fazem amor? Não cochilam à tarde num final de semana? Não sentam à mesa para fazer sua contabilidade doméstica? Me expliquem o porque deste egoísmo, desta arrogância. Os incomodados que se mudem uma ova. Os incomodantes que se adequem à lei e respeitem a nossa paz. Eu também tenho um cão. Mas um único cão. Uma cadela maravilhosa que creio nunca encontrarei outra igual. Uma vira latinha muito simpática a qual não permito que incomode ninguém. Portanto pessoal, BOM SENSO. O direito de voces termina onde começa o do seu vizinho. Tenham um Ano Novo de muita PAZ...

    R

    Rosimeri_1 Terça, 30 de dezembro de 2008, 19h18min

    Boa noite!! Não pude deixar de participar... No momento, estava pesquisando na internet para ver o que posso fazer em relação a esses malditos cachorros!!!!!!! Sempre gostei deles, mas no momento em que escrevo aqui, parece que está havendo uma festa de latidos. A noite é pior ainda, não consigo dormir pois, se um começa a latir, todos os outros também... e é tão alto que me incomoda no 6º andar. A vizinha (que mora em uma casa ao lado do prédio) tem 2, que, inclusive, quase morderam os transeuntes. São grandes e latem o tempo todo. Não consigo ter paz em casa. Chego em casa tarde (estudo e trabalho) e em qualquer lugar da casa dá para ouvir esses infelizes. Sinceramente, quem quer ter animal deve começar a pensar nesse tipo de coisa. Pela quantidade de depoimentos, por determinações legais que existem ainda não se tocaram que ter um animal desses em uma cidade interfere na convivência.
    Agora mesmo, ao invés de aproveitar minhas merecidas folgas tenho que ouvir o barulho insuportável de cachorros ao redor do prédio.
    Quais as sugestões?
    Abraços.

    R

    Ricardo_1 Quinta, 01 de janeiro de 2009, 12h37min

    Prezada Bárbara,

    Você deve ser um mulher rejeitada pela sociedade, deve ser assexuada como uma professora que eu tinha quando jovem... cabelo de joãozinho que nem mulheres teriam atraào çpor você... divorciada ou virgem... enfim... alguem que foi buscar amor nos cachorros pois assim sente-se valorizada na vida...

    O fato de você ir para cama cada dia com um dos seus cachorros faz com que você ame mais os animais que o SER HUMANO! Você virou escrava de seus próprios animais, o problema não são eles e SIM VOCÊ!

    GET A LIFE!

    (esse artigo é válido para todos que defendam a Barbára, pois existe um limite entre gostar de animais e venerá-los, achando que TUDO que eles fazem é certo e BONITINHO!)

    E

    Erik_PR Terça, 06 de janeiro de 2009, 16h14min

    O Ricardo disse tudo, deve ser algum disturbio que faz a barbara achar que os direitos dos cachorros são mais importantes que os dos seres humanos.

    Por exemplo, se eu pegar um microfone amplificado em casa e ficar cantando sozinho o dia inteiro, é justo? Pois é, eu não posso ficar fazendo isso, então o cão pode??

    O argumento de que "o animal é irracional e por isso não se pode esperar isto dele" não cola, pois irracional é o dono que não adestrou o animal (pois os animais domésticos sem exceção podem todos ser domesticados).

    Ou seja, deficiência do Dono em ensinar e não do Animal em aprender.

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.