Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

Obrigada

Respostas

    A

    Ale Martins Terça, 21 de agosto de 2012, 11h06min

    bom dia gostaria de saber o que devo fazer para denunciar os cachorros da minha vizinha que latem o dia todo e o pior é a noite...eu tenho um bebe de 01 mes e ele acorda de 3 em 3 horas pra mamar entao o resto nao consigo dormir por causa do barulho dos cachorros que trepam no meu muro e ficam latindo o tempo todo...nao sei o que fazer estou tao estressada que passo o dia todo com enxaqueca....me ajudem por favor...alessandra

    M

    Marcelo Tavares de Oliveira Segunda, 27 de agosto de 2012, 9h17min

    Prezados amigos. Lendo todo histórico desse Fórum, verificamos que a proponente da discussão está em grande desvantagem. Seja por argumentos, seja em número de pessoas que passam pelos mesmos problemas com barulho de animais alheios. Eu engrosso o caldo, afirmando que estamos diante de uma forma de pandemia desse comportamento totalitário dos donos de animais barulhentos. Longe de mim estar contra a guarda de animais de estimação, eu mesmo tenho um cachorro, que ficou na casa de minha mãe, pois não teria como lhe dar a devida atenção e fatalmente incomodaria os visinhos. Mas, vejam que essa "pandemia" atinge a grande maioria dos participantes, que prezam pelo sossego e paz em seus lares. Acredito que devemos nos mobilizar para que os nossos representantes nas prefeituras criem leis ou medidas eficazes contra esse abuso da proriedade e do direito alheio. Essa discussão não existiria se as pessoas tivessem o mínimo de educação e cultura e respeitassem o direito de seu visinho ao sossego. Frases como: "Os incomodados que se mudem", é na verdade uma distorção idiota. Acredito que quem incomoda é que deveria ser retirado. Um fraternal abraço aos que prezam pelo sossego e paz em seus lares. Aos donos dos barulhentos, por favor, se coloquem no lugar dos outros, se tiverem capacidade e decência pra isso!!!

    D

    Desespero-meajudem Quarta, 02 de janeiro de 2013, 16h09min

    Boa tarde a todos,

    Já não sei mais o que fazer, o meu problema não é apenas LATIDO DE CACHORRO DIA E NOITE, vai muito além disso.

    Dividimos, minha mãe e eu, terreno com uma familia, composta por 5 pessoas, 2 cachorros e já perdi a conta de quantos gatos.
    O corredor da minha casa dá para o corredor da casa deles,ou seja todos os barulhos são praticamente dentro da minha casa, a casa deles é cheia de puxadinhos, divida em duas por um dos filhos com sua mulher, por não suportar dividir o mesmo espaço com a mãe(a mulher mais "pobre"que já conheci em toda minha vida.

    Digo os problemas relevando som alto, gritaria, instrumentos musicais que incomodam demais além é claro na sujeira na frente da minha casa, barro, cimento, folhas e lixo.

    1° problema: atualmente são dois cachorros, um de porte pequeno, que late durante o dia, mas fica dentro de casa durante a noite (após muita reclamação por nossa parte)e um outro cachorro de porte medio, com latido muito alto e grosso, que por fome, maus tratos ou loucura mesmo late incansávelmente durante o dia e principalemente a noite toda o que está me deixando doente. Além dos gatos que fazem suas necessidades no meu quintal, mas ainda relevamos, pois fora a sujeira é muito raro eles fazerem barulho.Já conversamos diversas vezes, pedindo, dizendo o porque precisamos de silêncio, terminei minha faculdade esse ano, por diversas vezes desistia de estudar por causa do barulho insuportável, já prestei concursos, já tive que estudar para tirar duas certificações e quase infartei de tanto nervoso.
    Algumas noites acordo 10 vezes ou mais para mandar o cachorro calar boca, grito, já amassei a janela do meu quarto de tanto nervoso e bater com intuito em acorda-los e colocar o cachorro para dentro, já que se ele fica no corredor late o tempo todo, já passei noites em claro, já quebrei o vidro da porta da cozinha, cortei mãos e pés, de nervoso em ter que levantar a toda hoara para mandar o cachorro ficar quieto, já tomei remédios, já coloquei protetor de ruido nos ouvidos, mas nada resolve.
    Durmo nervoso, quando consigo dormir, acordo de mal humor, não tenho vontade de ir para casa, pois sei que ao inves de ser o meu refúgio é na verdade o meu martírio.
    Comprei um apartamento na planta que será entregue a pelo mens daqui a um ano e meio, mas não tenho mais forças, estou a ponto de ter que alugar outro local para morar para ver se consigo ter um pouco de paz e poder dormir, assistir TV, estudar, ou simplesmente ficar em silêncio.
    Tenho o visinho do outro lado que tem 3 cachorros, um de porte grande e dois médios, que latem também o tempo todo, se estou no quarto, o barulho não fica tão perto, o que de tudo não atrapalha tanto, mas na sala tenho que ficar com o volume da TV alto para poder ouvir alguma coisa.
    Já conversei, me disseram que não pode fazer nada, e ainda fui ameaçada a prisão caso acontecesse alguma coisa com os cachorros, se fosse para matar cachorro não teria sofrido esse tempo todo, já teria matado a muito tempo, mas sou da opinião de que ninguém tem direito a tirar a vida de ninguém e isso vale para os animais, além da lei de proteção aos animais tem a minha consciencia que pra mim vale muito, agora eu pergunto e a lei para me defender?
    Já li muitos relatos aqui de pessoas que fizeram BO, que se apoiaram na lei da perturbação do sossego alheio, porém não foram felizes, fico desgostosa em pagar tantos impostos, inclusive por vários anos pagamos o IPTU desses mesmos visinhos que nos pertubam, pois o terreno não estava desmembrado, e no final não ter nada que assegure meus diretos.

    2° problema: estou de férias do trabalho, e seria um mero engano eu pensar que teria paz ou sussego na minha casa, eles sempre estão fazendo alguma coisa, puxadinhos, paredes, quebrando, etc.... Já faz alguns dias que escuto barulho batidas em ferro, maquinas cortando ferro, um barulho infernal, pensei que fosse mais uma vez que estivesse fazendo algo na casa, mas para minha surpresa tinha um cartão na minha garagem como serralheria e estruturas metálicas, ótimo, ele está trabalhando, é digno e respeito demais, mas onde fica o meu respeito em assistir a TV, dormir, ou ter silência para esudar, me concentrar ou simplismente passar um dia sem sentir dor de cabeça por cua do barulho e do nervoso?

    Ficamos no dilema em fazer, BO, mover uma ação contra um tipo de pessoas como eles, ignorantes, alguns ex usuários de drogas, pessoas que não tem nada a perder na vida, ou continuar a sofrer, até enfim um dia podermos nos mudar daqui.
    Inclusive, em um domingo quando estava sozinha em casa, eles fizeram churrasco, com som altíssimo, começaram a brigar, gritaria, algo que infelizmmente já me acostumei, porém alguém deve ter chamado a policía, já que muitos visinhos estavam na rua, habito que não tenho, pois bem, a policia veio, e depois disso a mulher começou a gritar no corredor e na frente da minha casa, me xingando de todos os nomes, me ameaçando, falando pra eu sair la fora que iria me matar, liguei para minha que ligou para alguns parentes que vieram até aqui, foi quando eu fui lá fora, agora me ver batendo boca, tenho que ouvir insultos de uma mulher vagabunda, que já apanhou de homem em bar, que ouve dos filhos que é vagabunda e que eles tem vergonha dela, foi o fundo do poço pra mim, por muita burrice ou por medo, não gravei, não chamei a policía não fiz BO, não fiz nada.
    O fato de reclamarmos do cachorro infernal que late 24 horas por dia lhes dá o direito de achar que qualquer coisas que aconteça fomos nós que denunciamos, já aguentei som alto, baderna durante a madrugada e nunca chamei a políciaa, agora vou chamar para briga deles, é o fim pra mim.

    Se alguém já obteve sucesso em algum caso parecido, por favor, me ajudem.

    Com relação a essa serralheria clandestina o que eu posso fazer, todos tem direto em trabalhar, mas eu tenho direito a silêncio e a dormir.
    Acredito que eles teriam que ter alguma autorização e talvez até licença ambiental já trabalham com ferro, solda, além da poluição sonora, o que fazer, preciso de uma orientação.

    Desde já agradeço

    V

    Vânia Teixeira Quinta, 31 de janeiro de 2013, 10h16min

    Sinceramente é necessário vc mantér tantos animais sob seu domínio? Acontece q quem tem cachorros dificilmente assume que eles incomodam a vizinhança, até por q o dono dos animais ou já se acostumou com os latidos irritantes ou os mima de mais a ponto de não querer chamar atenção destes, preejudicando o descanso da comunidade! É necessário uma educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciencia ética de respeito ao direito dos outros!

    V

    Vânia Teixeira Quinta, 31 de janeiro de 2013, 10h26min

    Meu Deus quanta ignorância, querer comparar os direitos humanos ao direito dos animais, entenda que ambos precisam conviver e isso só é possível respeitando os limites uns dos outros, mas considerando que nos seres humanos devemos ter o devido descanso e respeito, afinal somos nos quem produzimos os bens!

    D

    Daniel Castro Quinta, 28 de fevereiro de 2013, 14h22min

    https://www.facebook.com/pages/Alpha-Dogs/267884369947184?ref=hl

    Saudações amigos, minha empresa tem a solução para seus problemas com comportamento animal. Entrem em contato comigo, assim poderei ajudá-los. Obrigado.

    N

    Nicolas Henrique Zaro Quarta, 22 de maio de 2013, 18h24min

    Erik ... se o cachorro for apreendido.. quem cuidara dele se na minha cidade e nas cidades proximas nao tem canil municipal?
    ninguem tem o direito de fazer eutanasia neles!
    e a proposito... quem nunca encomodou o vizinho com barulho que atire a primeira pedra.. e a maioria desses vizinhos eu aposto ser um aposetado que nao faz nada o dia todo..reclama de tudo.. e quer descansar? descansar de fazer o que?
    e como falei.. quem nao tem teto de vidro que atire a primeira pedra.. assim é desde os tempos de jesus cristo!
    Na minha cidade eu nao conheço uma pessoa que tem um cachorro que lata continuamente por 1 hora seguida sem estar sendo provocado por alguem..ou alguma coisa

    N

    Nicolas Henrique Zaro Quarta, 22 de maio de 2013, 18h50min

    Por tudo que vcs disseram.. entao quem mora do lado de um clube onde tem baile deveria chamar a policia todo vez..carnaval nao existiria.. e os eventos como baile promovidos pela prefeitura nao existiria mais..caros de som tbm nao..shows tbm nao..pois meu direito de paz e sossego é maior que tudo!

    C

    Cão Virtual Quarta, 31 de julho de 2013, 23h28min

    Meu objetivo é apenas compartilhar uma ideia que pode resolver esse tipo de problema, mas antes queria comentar rapidamente esse ultimo post desse rapaz Nicolas:

    Quer dizer que um aposentado não tem direito de ter paz por que não tem o que fazer?!?? Você não sabe que zoneamento estabelece os bairros residenciais, comerciais e áreas mistas?!? Que eventos e casas noturnas precisam de alvarás de funcionamento, e um deles é ter licença acústica para poder funcionar em determinada região (zoneamento)?!?? Que cidade é essa que não existe cachorro que late mais de 1 hora se não for provocado?!?!? Acorda rapaz!

    Primeiramente queria deixar claro que sou a favor de animais domésticos, isso deixa qualquer pessoa mais feliz, mas isso gera responsabilidades, especialmente quando envolve terceiros (vizinhos)! Como estou com um problema desse tipo, achei esse forum buscando uma solução pela internet e li vários comentários interessantes, outros absurdos. Primeiramente me coloquei no lugar dessa Barbara que abriu esta discussão se fazendo de vítima e sumiu, tentei analisar seu ponto de vista para conseguir entender o meu vizinho que acha que eu não tenho direito de reclamar do direito do seu cachorro em latir, mas não consegui tamanho egoísta e ignorante que me senti! A maioria daqui deve gostar de cachorro, o problema é a perturbação que alguns deles causam quando não são educados, apenas isso!

    Por experiência própria, não acho o melhor caminho recorrer à justiça e/ou à polícia, no máximo fazer uma notificação extra-judicial para tentar assustar o vizinho. “Briga de vizinho” é tratado como “mero aborrecimento” pela justiça brasileira. Então vamos usar isso à nosso favor e reverter os papeis, ou seja, a estratégia é transformar o vizinho na “vítima”, rs! É lamentável, mas quem segue por este caminho em busca de paz encontra tudo menos paz (reclamar, notificar, se deslocar, contratar advogados, fazer B.O, ect). Então ótimo se o vizinho seguir este caminho, ele vai ter todo o aborrecimento e você só vai lá na audiência e conta uma história “bonita”, se chegar a esse ponto.

    Vamos ao que interessa! Montei um plano de ação para tentar resolver o problema e queria interagir ideias com aqueles que seguem a mesma linha de raciocínio para termos uma solução criativa e não violenta para esse tipo de problema:

    1) Política de boa vizinhança. Falar pessoalmente com seu vizinho fundamentando sua reclamação para ele entender que você não é um chato, não é um mal amado e só quer um pouco de sossego;
    2) Recorrer ao condomínio. Reclamar com o sindico, deixar bem claro que a situação esta insuportável e analisar a convenção (regulamentos do prédio);
    3) Documentar que tentou ser legal. Falar novamente com o vizinho com a resposta do sindico via e-mail. Fazer o mesmo com o síndico documentando nova tentativa de manter a harmonia com o vizinho demostrando boa-fé. Talvez fazer outra reclamação pessoal ou via bilhete, mas nessa altura acho que será perda de tempo.
    4) Pesquisa. Descobrir se existem outros vizinhos incomodados e combinar que fará barulho por 1 semana com o objetivo de resolver o problema. Descobrir com o porteiro os horário que esses vizinhos ficam mais em casa;
    5) Gravar o som do cachorro do vizinho ou baixar o latido da mesma raça da internet e reproduzir repetidamente em volume alto sempre que sair de casa. Se conseguiu descobrir os horários do vizinho e tiver algum aparelho mais moderno, programe seu “cão virtual” para latir nesses horários, rs! Talvez ele perceba que estava incomodando.
    6) Sempre que ouvir os latidos (antes das 22:00 para não perder a razão), toque um instrumento musical, coloque o som alto, assista um filme ou faça qualquer coisa que possa incomodar esse vizinho e mandar a mensagem que os latidos serão punidos! Use um protetor auricular (ou um fone de ouvido com bom isolamento acústico) para conseguir aumentar ainda mais o volume mantendo seu conforto. Mentalize que transformou o problema numa solução duplamente prazerosa! Trocou os latidos do “animal” do vizinho por lazer e transformou o agressor em vítima ;)

    Estou na fase 5 e depois conto o resultado. Se não funcionar, irei investir num equipamento que dispara som de alta freqüência todas as vezes que ocorre o latido. Além de não machucar o cachorro, vai fazer o papel de educador no lugar do seu dono. Como é meu vizinho de porta, estou considerando também colocar uma porta com isolamento acústico.

    Rejeito qualquer comentário humanista ou filosófico, quero apenas compartilhar ideias de como resolver esse problema com quem tem consideração aos vizinhos, alguma sugestão? Abs!

    S

    Sukhoi Quinta, 28 de novembro de 2013, 4h02min

    Seus argumentos são bem interessantes .
    Que falta de visão a sua.
    Eu adoro animais ,natureza.Mais quando os cachorros latem,eu não estou sentindo raiva deles e sim dos seus donos.Eu tenho cachorro e ele dorme dentro de casa por que eu sei que se ele ve alguem passar na rua vai latir e incomodar os vizinhos.Eu li alguem dizendo que é gostoso ouvir latido de cachorro.Nossa ,na boa,ouvir um passaro cantar,ouvir o barulho do mar é maravilhoso,mais latido de cachorro ser prazeroso,aí é demais.Eu faço a minha parte com meu cachorro,tente fazer com o oseu tbm
    Abs.

    S

    Sukhoi Quinta, 28 de novembro de 2013, 4h02min

    Seus argumentos são bem interessantes .
    Que falta de visão a sua.
    Eu adoro animais ,natureza.Mais quando os cachorros latem,eu não estou sentindo raiva deles e sim dos seus donos.Eu tenho cachorro e ele dorme dentro de casa por que eu sei que se ele ve alguem passar na rua vai latir e incomodar os vizinhos.Eu li alguem dizendo que é gostoso ouvir latido de cachorro.Nossa ,na boa,ouvir um passaro cantar,ouvir o barulho do mar é maravilhoso,mais latido de cachorro ser prazeroso,aí é demais.Eu faço a minha parte com meu cachorro,tente fazer com o oseu tbm
    Abs.

    E

    Exatto Quinta, 28 de novembro de 2013, 8h18min

    Recentemente visitei casa de parentes em SP capital e vizinhos têm 23 cães super barulhentos. Denunciado por incomodados alegando maus tratos, fiscalização compareceu, nada constatou e nada fez também. Só foi alertado de que a legislação permite no máximo 11 cães por residência !!!

    Y

    Ysmael GS Terça, 18 de fevereiro de 2014, 11h12min

    seus cães deveriam ficar em silêncio de 22hs as 10hs, pois é o limite de horários para nao inflingir a Lei das contrarversões penais da paz públicas. Não é muito agradável para quem trabalha a semana toda acordando de madrugada praticamente, e qundo chega o fim de semana nao consegue dormir atá tarde por causa de barulhos de vizinhos ( ou de seus animais). Falo isso por que passo por essa situação.

    Y

    Ysmael GS Terça, 18 de fevereiro de 2014, 11h15min

    seus cães deveriam ficar em silêncio de 22hs as 10hs, pois é o limite de horários para nao inflingir a Lei das contrarversões penais da paz pública. Não é muito agradável para quem trabalha a semana toda acordando de madrugada praticamente, e qundo chega o fim de semana nao consegue dormir atá tarde por causa de barulhos de vizinhos ( ou de seus animais). Falo isso por que passo por essa situação.

    R

    Rodrigo Costa Quarta, 14 de maio de 2014, 16h09min

    Tenho cachorro em casa e late sim como td cachorro e eu repreendo quando ele esta incomodando os vizinhos

    Não levo o meu cachorro a praia porque deixaria em risco de ataque ou mesmo de doenças as outras pessoas que TEM O DIREITO DE NÃO GOSTAR DE ANIMAIS. Seja por alergia, pânico ou o nome que seja. Eu conheço meu cachorro mas o outro não!

    Dono Folgado, cachorro folgado.

    Queria ver se o dono do animal tivesse prejuízo com o mesmo se ele não providenciaria uma solução rapidamente.

    Em qualquer país desenvolvido as coisas são dessa forma.

    Tamara Helena Rodrigues Cestari

    Tamara Helena Rodrigues Cestari 323610/SP Quinta, 15 de maio de 2014, 2h31min

    dependendo do horário não tem direito, não.

    Tamara Helena Rodrigues Cestari

    Tamara Helena Rodrigues Cestari 323610/SP Quinta, 15 de maio de 2014, 2h31min

    Está aí uma pessoa não muito bem informada!

    Tamara Helena Rodrigues Cestari

    Tamara Helena Rodrigues Cestari 323610/SP Quinta, 15 de maio de 2014, 2h33min

    Prezada,

    o que pode ser feito é um BO preventivo na espécie ameaça por algo injusto. POde ser feito pela internet. Lá você menciona que está sendo ameaçada de algo que não comete, ou seja, maus tratos. Essa é uma forma de se prevenir de acusações futuras. Consegue fazer pela internet, no site http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/
    espero ajudar! Caso necessite, entre em contato.

    Tamara Helena Rodrigues Cestari

    Tamara Helena Rodrigues Cestari 323610/SP Quinta, 15 de maio de 2014, 2h43min

    Pode ter certeza que é fácil descobrir e você responderá por crime ambiental, gravíssimo. Além disso, tenho certeza que você não seria capaz disso... Você não pode ser uma pessoa tão ruim!

    Ã

    Ísis992 Terça, 29 de julho de 2014, 10h28min

    Olá, eu tenho uma cachorrinha que late o tempo todo quando eu saiu de casa, eu pesquisei e percebi que ela esta com uma doença chamada ''síndrome da ansiedade de separação'', eu to tentando fazer de tudo para cura-la ou ao menos amenizar os latidos, pois o prédio inteiro esta reclamando... Só que além de ela latir fora dos horários de silencio exigido pelo prédio, ela não é a unica que late, existem outros cachorros que também latem, e as vezes ate dentro do horario de silencio, só que como o latido é menor ''alguns'' vizinhos não o ouvem e por isso não reclamam. Outro dia o meu vizinho veio reclamar que na terça feira passada quando eu botei o pé para fora de casa minha cachorra começou a latir, só que eu sei que isso é mentira, pois minha faxineira estava em casa e a cachorra só late quando não tem gente em casa, eu perguntei e ela me disse que a cachorra não latiu em momento algum, até porque se tivesse latido ela teria acalmado, ou seja, na realidade isso seria até uma ''calunia''. Os vizinhos já me mandaram até carta anônima nos ameaçando a botar na justiça, isso que a maioria se dava bem comigo e se diziam até ''amigos'', mas foram os primeiros a reclamar, uma certa pessoa que era muito minha amiga aqui do prédio armou uma rebelião e juntou todos os vizinhos para ficarem contra mim. Eu não sei o que fazer, pois não posso me desfazer do meu bichinho e nem quero, estou tentando fazer minha cachorra se acalmar e resolver o problema dela, mas não sei até onde vai o direito dos meus vizinhos e o meu...

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.