Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

Obrigada

Respostas

    I

    Ilza Gonçalves Segunda, 04 de agosto de 2014, 21h32min

    É N.O.M eu estou com um problema assim os cachorros do meu vizinho só faltam cagar na boca dos donos e eles não podem fazer nada pois os cachorros dominam a casa , tem dois na casa mas parece ter dez , e quando os dois brigam só faltam se matar parece mais um ringue ,gostaria muito que me ajudassem.

    T

    Thais Serrano Segunda, 27 de outubro de 2014, 13h28min

    Prezados, Boa tarde!

    Gostaria da ajuda de vocês. Minha vizinha tem 30 cachorros que ela cria na vila que eu moro. Os latidos são o dia todo e não aguento mais, pois não consigo dormir e nem vem TV direito. No casso tenho 2 sobrinhos que nem na vila pode ficar pq ela deixa os cachorros solto na vila (Caga e mija a vila toda) a vila fede. Visita pra entrar tenho que pedir pra ela prender. resumindo... se sente a dona da vila.
    Já liguei para 1746 e nada resolve. To pedindo SOCORRO pq já não sei mais o que fazer.

    Att..

  • -1
    Welberth Assunção

    Welberth Assunção Segunda, 08 de dezembro de 2014, 19h23min

    Manda ele tomar no centro do cu dele , minha vizinha veio reclamar cmg hj mandei ela se fuder ela ficou de boa !

    Jorge Luiz Lucas Neves

    Jorge Luiz Lucas Neves Quarta, 17 de dezembro de 2014, 15h47min

    O que a maioria não,quer entender é quem. Lei do silêncio vigora 24 horas por dia e não somente após 22 hs, LEDO ENGANO, todos, sim, todos, temos o integral direito ao silêncio e respeito o dia inteiro, não tão somente quando as pessoas querem!

    Renato Souza

    Renato Souza Terça, 06 de janeiro de 2015, 7h24min

    Alguém pode me ajudar !!!
    Moto em SP na mesma casa a 2 anos, a proprietária do imóvel mora na parte de cima, e alguma duas casas na parte de baixo,sendo uma delas a minha.
    O Irmão dela (proprietária) veio morar nesta casa e trouxe com ele um cachorro super irritante. O problema é que o cão faz suas necessidades na parede da minha cozinha, e o cheiro e latidos estão me incomodando, sem contar que quando entro em casa, o cachorro me avança, ele está preso o problema é o susto que eu ando tendo pois chego tarde de casa e quando abro a porta me deparo com ele vindo me avançar.
    Fui reclamar para a proprietária e ela me disse que é super cabivel isso.
    Entendam algo, adoro animais, mas tenho bom senso e se não tenho é pq não quero atrapalhar ninguém.
    Isso realmente é cabivel ????

    Paula Tuono

    Paula Tuono Terça, 20 de janeiro de 2015, 9h52min

    Cães latem, gatos miam e seres humanos falam, e nem por isso ficam ao portão gritando para cada pessoa q passa ou aperta a campainha, cachorros são ótimos, mas os latidos são um saco. Vc está em sua casa, as os latidos invadem as casas alheias. como vc disse, quase todas casas tem animais, mas nao tantos como vc. Se os trata bem, claro q nao merece denuncia por isso, mas ngm tem obrigação de ficar ouvindo o barulho q SEUS animais produzem, sinto muito, mas seu vizinho tem direito de ter silencio. Mesmo durante o dia, há regras para barulhos. Se ele nao denunciar por maus tratos por vc nao merecer, deveria denuniar por perturbação da paz, afinal, VOCÊ nao tem q ouvir os latidos de dia pq está no trabalho, os outros q ficam em casa nesse período tem? Tenha dó

    Kelly Patricia Aguiar

    Kelly Patricia Aguiar Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 11h05min

    Boa tarde!

    Meu vizinho tem 3 cameras instaladas na casa dele para o lado de fora, e não sabemos para onde estas cameras estao viradas, vivo com a minha janela fechada pois não sei se meu quarto esta sendo vigiado, e me sinto totalmente sem privacidade.
    O que devo fazer?

    Obrigada!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Rodrigo Costa

    Rodrigo Costa Segunda, 06 de julho de 2015, 11h11min

    Hoje dormi três horas, fui acordado pelos cães dos meus visinhos o que é frequente, ja conversei e ofereci comprar coleiras anti-latidos ele ainda me disse que não aceitaria essa "judiação" com o bixinho dele.
    Ai vivo assim: se quiser gravo 24 horas de latidos initerruptos com volume de 35 a 75 decibéis dentro de minha casa, em qualquer comodo, em medições com decibelimetro, imagine quanta paz e sossego tenho na minha casa.

    C

    Claudia Regina Gonçalves Segunda, 06 de julho de 2015, 19h52min

    Eu acredito que dá para educar, pois tivemos um cachorro. E ele não incomodava. Assim como educamos nossos filhos com amor para serem cidadãos. Os animais são inteligentes e sabem quando aprovamos ou desaprovamos seu comportamento. Uma vizinha até nem sabia que tínhamos cachorro. Ele já se foi, mas deixou muita saudade.

    E

    EM Segunda, 20 de julho de 2015, 23h17min

    Meu Deus, estou indignada com certos comentários, pessoas dizendo em colocar venenos nos alimentos dos animais? Vocês são loucos, é isso? Pessoas sem um pingo de amor. Isso é crime!!!! Se vocês estão incomodados com os animais, que vocês se mudem, oras. Isso é crime, e não creio que numa página dessas "Jus", vocês aceitem esses comentários tão bárbaros desses rapazes. #Lamentável

    ortep

    ortep Domingo, 02 de agosto de 2015, 12h42min Editado

    Eu AMO e tenho animais em casa, a poodle por ser pequenininha dorme dentro de casa...porém,
    Sempre fico indignado quando leio texto relacionado a esse problema, onde as pessoas que tem cachorro não se importam com o ser humano que está sendo incomodado.

    Eu por exemplo, em hipótese alguma permito que meus animais perturbem meus vizinhos, sempre pergunto a eles se meus animais os incomodam quando eu não estou em casa. E quer saber de uma coisa? É tão fácil agir decentemente/educadamente/respeitosamente/carinhosamente....

    Acho uma tremenda ignorância não fazer os cachorros pararem de latir de uma vez por todas, já que, as pessoas trabalham e merecem e devem ter qualidade de vida em suas casas.

    Se você que tem cachorro, está lendo esse texto e discorda de mim, só por pensar que cachorro tem que latir mesmo só porque é cachorro, pense na seguinte situação. Imagine que você está em sua casa e assim como você adora cachorro, o seu vizinho é um adorador de FUNK, ele ama funk assim como você a cachorro, imagine ele ouvindo funk com o volume bastante alto a ponto de acordá-lo de madrugada, manhã e etc, e ele mesmo sabendo que te incomoda, não se importa. Tente se imaginar ouvindo ininterruptamente o funk do Mc Katra. VOCÊ, ADORADOR DE CACHORROS IRIA GOSTAR?. Não, é claro que não. Enquanto só você incomoda os outros aí pode não é mesmo? Quando te incomodam aí o vizinho está errado, não é mesmo? kkkkk.

    O batimento cardíaco acelera, a pressão sanguínea sobe, o intestino fica travado, o humor muda totalmente, causa insônia, depressão e vários outros problemas sérios. Esses e outros problemas aparecem em pessoas que são atormentadas por cachorros que latem o dia todo sem motivo algum. Mesmo sabendo que VOCÊ pode causar esses males em seu semelhante, você ainda prefere não fazer nada? Bem, se a resposta é sim, você com certeza é uma pessoa que não tem caráter e que possivelmente não teve referências de pessoas de bem dentro de casa quando você ainda estava em formação quando jovem ainda, não passa de um adorador de cachorro e nada mais.

    Já li em site americano que quando uma pessoa idolátra cachorros ou outros animais pode ser indício de vários fatores e eu irei citar dois deles:
    1) A pessoa pode estar com problemas sexuais, não é amado(a) ou simplesmente não tem capacidade de verdadeiramente amar alguém, é um frustado sexualmente, necessita ter atenção dos cachorros e não se importa com o ser-humano, simples assim.
    2) Problemas familiares, o pai era agressivo e batia na mãe, ou então o pai era alcoólatra e ausente dentro de casa. A mãe talvez era uma pessoa analfabeta e não tinha condições de instruí-lo adequadamente e hoje você se lembra disso e te incomoda, então você precisa da atenção de animais.

    As vezes eu acho que sou muito inteligente e os outros não, porque eu tenho a capacidade de ter animais e amá-los muito e conviver com meus vizinhos SEM problema algum. Enquanto outras pessoas não tem essa capacidade que pra mim é TÂO SIMPLES...simplesmente respeito o ser-humano primeiramente, depois os animais.

    Ahh, você “adorador de cachorros” que não se importa com os vizinhos, lembre-se do exemplo que eu dei sobre ter vizinho adorador de funk...kkkk.

    Sou contra dar veneno a animais, porêm sou mais contra ainda uma pessoa dizer que é pro vizinho se mudar por se sentir incomodado com os incessantes latidos, oras bolas... leia o que eu escrevi e REFLITA. Imagina só, uma pessoa ter que se mudar porque o vizinho adorador de cachorro não tem consciência!!!!

    Gente, é muito simples resolver essa situação, se coloque no lugar da outra pessoa.
    Se você não tem capacidade para fazer seu animal para de latir, você não está capacitado para ter animais. Se for preciso se desfazer do animal para viver em harmonia com seu vizinho....faça-o...simples assim. Eu tenho amigo que já fez isso e hoje é muito amigo do seu vizinho incomodado.

    No fundo mesmo, é tudo uma questão de caráter....simples assim.

    ortep

    ortep Domingo, 02 de agosto de 2015, 13h31min

    Para "EM"...
    você colocou "Pessoas sem um pingo de amor".. como você tem coragem de fazer isso?
    Você é que não tem "pingo de amor" pelo ser humano, não se importa com os sentimentos dos outros, só se importa com cochorro. Caramba... cachorro não trabalha/estuda/paga conta enfim, ponha a mao na consciencia o cidadã e leia atentamente o meu texto digitado anteriormente por "ortep" e reflita e se esforce pra ser uma pessoa melhor, sim, voce consegue.

    C

    Carlos L S Santos Quarta, 28 de outubro de 2015, 13h11min

    Quer uma solução simples e rápida, que funciona e não depende de mais ninguém? Custa só um real e realmente funciona de verdade: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717625008-anti-latido-pra-cachorro-chato-_JM

    E

    Edicleia Martins Sábado, 14 de novembro de 2015, 17h24min

    Prezado Erik,

    Parabéns por seu comentários, infelizmente as pessoas que possuem cachorros barulhentos não se incomodam com isso, todas tem o mesmo perfil e acham que os vizinhos são obrigados a suportar tudo.
    Eu por exemplo, estou vivendo um caus nos últimos 02 anos, minha vizinha tem 04 cachorros que latem praticamente o dia todo, eles que definem a hora que eu e meu esposo devemos acordar, falar no telefone, assistir televisão e tirar uma soneca a tarde nos finais de semana é impossível.
    Entendo que a partir do momento que o som ultrapassa o muro e chega dentro da minha casa, acabou o direito dela e começou o meu, mas é difícil resolver situações como essa, por falta de bom senso, hoje cada um olha para o próprio umbigo e dane-se o resto, cachorro tem mais direitos do que um ser humano, se eu fizer alguma besteira contra esses animais com certeza serei a maior prejudicada.
    Gastei mais R$ 11.000,00 com janelas acústicas (vidros quádruplos), melhorou todos os barulhos menos o de cachorro, é de enlouquecer, tenho duas alternativas entrar na justiça como você orientou ou ....

    Abraços.

    Garcia Freitas

    Garcia Freitas Domingo, 22 de novembro de 2015, 9h50min

    O dono do animal ruidoso não percebe que está incomodando ou quando abordado diz para outro morar num ap. Latidos não incomodam, o que inferniza são os protestos. O cão da minha vizinha protesta sem parar porque ela tranca o bicho para não atacar os visitantes. Ou seja, pode ficar horas ou o dia inteiro. Mesmo com a casa toda fechada e radio ligado, o ruído é mais alto. O cão vai latir até o dono o disciplinar. Seu vizinho está implorando por PAZ e você o julga um chato.

    Poliana Polly

    Poliana Polly Terça, 19 de janeiro de 2016, 22h40min

    Moro no meu apartamento há 1 ano e 9 meses, tenho minhas cachorras que só latem quando ouvem barulhos muito altos, são bem tranquilas, morava em uma casa que a vizinha de parede costumava dizer que não parecia que eu tinha as minhas cachorras de tão silenciosas que elas são.
    Tenho alguns vizinhos que sempre que passam em frente a minha porta, ficam imitando latidos, batem as chaves no corrimão, batem os pés bem forte nos degraus e entre outros barulhos desnecessários, ou seja, fazem de tudo para provocar as minhas cachorras. Sempre me preocupei em viver em harmonia com os meus vizinhos, não gosto de causar incômodos e não gosto de ser incomodada, mas acredito que eles não pensam dessa forma.
    Cuido muito bem da limpeza do meu apartamento, principalmente em relação as fezes e urina delas, e mesmo que os latidos sejam devido as provocações eu chamo a atenção delas, como eles não têm como me acionar judicialmente, ficam provocando para tentar ter alguma prova, só pelo fato de eu ter as minhas cachorras em apartamento. Já ouvi um vizinho comentando com o outro nas escadas, que não tinha como me denunciar, pois não têm mau cheiro saindo do meu apartamento e as minhas cachorras latem eventualmente. Sendo que nesse tempo todo nunca recebi uma multa, ou se quer notificação, pois particularmente gosto de silêncio, sempre cuidei das minhas cachorras e eventualmente elas latem, isso ocorre quando provocam elas. Estou tentando adestra-las, pois fico com raiva de ver o quanto elas ficam estressadas por causa desses vizinhos.
    Em vez de darem graças a Deus que as minhas cachorras não incomodam, eles ficam provocando, pelo simples fato de eu morar em apartamento e ter três cachorras de pequeno porte. Se elas não fossem acostumada a morarem em apartamento, eu jamais estaria morando em um, já teria me mudado, mas elas são acostumadas. Além disso, são vacinadas com vacinas importadas, se alimentam com ração Premium, a cada três meses são vermifugadas, vão ao banho e tosa sempre que precisa tosar e tomam banho semanalmente em casa, saem para passear, são amadas, respeitadas e recebem muita atenção e amor.
    E antes de me mudar, procurei saber sobre os meus,os direitos e a lei não limita o número de animais que eu posso ter no meu apartamento e também não pode proibir de ter animais, mas claro que tenho que ter os devidos cuidados, os quais sempre tive.
    Como devo proceder em relação a esses vizinhos?

    Paula Divina Vilela Teixeira

    Paula Divina Vilela Teixeira Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 10h32min

    Parabéns, Erick-PR suas respostas são muito esclarecedoras e vão me ajudar muito, pois estou com esse problema.

  • -1
    D

    Daiana Leite Quinta, 10 de março de 2016, 19h01min

    Boa noite!
    Moro em um quintal com três casas, onde em uma eu moro com minha família, em outra mora meu irmão com a família e mais uma da minha sobrinha recém-casada e seu esposo. Meu pai é o dono de tudo, hoje em dia não mora mais lá mas o mesmo nunca quis que tivéssemos nenhum tipo de animal de estimação. Porém de três anos para cá meu irmão tem adotado cães de rua. Há dois anos atrás tive a primeira conversa com ele sobre esse assunto, pois o mesmo já havia adotado 3 cães, foi uma conversa amigável onde ele se prontificou a coloca-los para adoção e resolver o problema. Porém, ao invés de disso, ele adotou mais 03. Nosso quintal ficou insuportável, pois os cães já são adultos e difíceis de doutrinar, sendo assim, latem durante todo o dia não deixando ninguém em paz um minuto sequer. Tentam avançar quando entramos no quintal e também temos o fato de um dos cães ter se soltado e atacado minha filha mais nova de 10 anos. Ou seja, desde a primeira conversa nada foi resolvido e estamos numa situação insustentável, pois agora meu irmão alega que não vai retirar nenhum dos animais. Gostaria de saber se existe alguma lei que me ajude nessa situação, se posso abrir uma ocorrência ou de preferência se posso abrir um processo de pequenas causas?
    Grato.

  • -1
    Luciano Alkimin

    Luciano Alkimin Quinta, 23 de junho de 2016, 17h18min

    Acho que deveria ter só um cachorro seu apartamento não é um canil
    acho que vc deveria ter mais respeito com os seus vizinhos

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.