C

    Chopan Segunda, 08 de outubro de 2018, 17h26min

    Aparentemente você não tem este direito.
    Não há recolhimento de FGTS para a maioria das classes de servidores públicos, garantido por lei.
    O FGTS é um fundo de amparo a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, o que não é o caso do servidor público que tem estabilidade profissional. Funcionários públicos podem ser realocados mas nunca demitidos sem justa causa.

    Mário Nery

    Mário Nery Quinta, 11 de outubro de 2018, 16h11min

    Ocorre que, no período eu trabalhei com carteira assinada e foram descontados o FGTS, e, à época, os funcionários iguais a mim eram celetistas e, ainda, colegas na mesma situação sacaram o FGTS, valendo ressalvar que não éramos estatutários.

    H

    Hen_BH Quinta, 11 de outubro de 2018, 17h34min

    "O prefeito liberou o FGTS para várias pessoas da mesma época em que trabalhei"

    Até onde sei, quem faz a liberação de FGTS é a CEF. Assim, não fica clara a afirmação acima. Em que sentido "o prefeito liberou FGTS"?

    De todo modo, o prazo prescricional para a propositura de ação visando à cobrança pelo não depósito do FGTS é de dois anos após o encerramento do vínculo, podendo-se cobrar os valores referentes aos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação.

    Mário Nery

    Mário Nery Quarta, 17 de outubro de 2018, 8h44min

    Eu me expressei errado. O Prefeito do Município entrou em negociação com a Caixa Econômica Federal, a qual fez a individualização dos servidores admitidos de 1974 para cá e com a convocação (pela Prefeitura), dos servidores nessa situação, foi possível a CEF liberar o FGTS, inclusive outros servidores moveram ação contra a Caixa, para uma possível revisão dos valores.