com a separação sou obrigada a vender o imovel?
convivi por 8 anos com união estavel, ha dois anos adquirimos uma casa e hj com a separação meu companheiro deseja vender o imovel e repartir o valor. mas eu pretendo ficar com o imovel e idenizar a parte dele so que o mesmo estar dificultando de todas as formas. como devo proceder?
Os bens adquiridos pelo casal na constância da União estável pertencem aos dois. A venda do imóvel é uma maneira de realizar a partilha do bem, mas isso não é um obrigação imposta, se não é conveniente a um dos dois, existe a possibilidade do indenização, o artigo 1.684 do Código Civil diz o seguinte:
Art. 1.684. Se não for possível nem conveniente a divisão de todos os bens em natureza, calcular-se-á o valor de alguns ou de todos para reposição em dinheiro ao cônjuge não-proprietário.
Se não conseguir fazer esse acordo com seu ex-cônjuge, você pode acionar a justiça na busca de uma conciliação, e se não der certo você pode ingressar com uma ação definitiva pra resolver a questão.
Agatha se você quer comprar a parte dele simplesmente compre. Mas à vista. Se você quer comprar mas não tem dinheiro o seu ex pode pedir na justiça a extinção do condomínio e a casa será leiloada a preço bem abaixo do mercado.
No que exatamente ele está dificultando? Não seria interessante que então você vendesse sua parte a ele?
compramos a casa por um valor e nunca houve nenhum investimento a termos de melhorias da mesma. propus comprar pelo valor que haviamos comprado mais ele quer um valor muito superior cerca de 50% a mais do valor real da mesma, essa é a dificuldade. por fim tenho interesse em ficar com o imovel e pagar a parte que lhe é devida. tenho parte do dinheiro e qual seria a chance de negociação do restante.
esqueci de falar, a supra citada casa estar alugada e o valor recolhido do aluguel é dividido em partes iguais entre nos ha quase dois anos. sendo assim, caso eu esteja enganada, penso eu q não perderia nada em vende-la pelo valor original do documento de Novembro de 2016 já que não houve nenhuma melhoria para justificar o aumento no valor de venda.